Rússia começa a modernizar sistema de defesa de Cuba

Os trabalhos para modernização do sistema de defesa de Cuba, com o auxilio da Rússia, já estão andamento, anunciou o vice-diretor do Serviço Federal de Cooperação Técnico-Militar do país (FSVTS, na sigla em russo), Anatóli Puntchuk.

“Nós assinamos um acordo no ano passado, e o trabalho está em andamento”, disse Puntchuk a jornalistas na semana passada.

O acordo, celebrado entre os governos de Moscou e Havana em dezembro de 2016, estabelece as bases para um programa de cooperação técnica no setor da defesa até 2020. O documento foi assinado em Cuba pelos copresidentes da Comissão Intergovernamental para a Cooperação Econômico-Comercial e Técnico-Científica, de Cuba e Rússia, Ricardo Cabrisas Ruiz e Dmítri Rogózin, respectivamente.

Em entrevista à agência de Sputnik, Rogózin, que é também vice-primeiro-ministro da Rússia, afirmou que o programa de cooperação militar russo-cubano inclui assistência em termos de planejamento.

“A Rússia oferecerá conselhos para formular um programa de planejamento de longo prazo para modernizar as Forças Armadas de Cuba”, disse o vice-premiê, antes de acrescentar que não se trata de venda de armas à ilha.

“O Exército cubano tem armas de fabricação soviética, e hoje estamos criando centros de manutenção com novos suprimentos para garantir a ampla segurança de Cuba, para que o país possa lidar aos desafios contemporâneos”, disse Rogózin.

Segundo o vice-diretor do FSVTS, outros países latino-americanos também já demonstraram interesse na ajuda russa para modernizar seus complexos militares.

ÍGOR RÔZIN

Foto: Mil.ru – Ministro da Defesa russo Serguêi Choigu (dir.) em visita a Cuba 

Fonte: Gazeta Russa

 

15 Comentários

  1. os cubanos só não podem deixar os russos manusear os seus próprios equipamentos na ilha, tirando isso acho que irão fazer um bom negócio.

    imagina num ataque hipotético dos EUA contra cuba de Tomahawks, o presidente americano liga pro russo 2 horas antes e avisa, “ó Putin, vai chover em cuba saí daí”, iria ser maior cilada pro cubanos, todo mundo viu oq aconteceu lá na Síria.

    apesar de achar que todo governo comunista tem que levar chumbo mesmo, mas pow, seria muita trairagem dos russos com os comunas da ilha rsrs…

    • Sabe, as vezes me questiono o que leva um ser que deveria ter um cérebro, a ser tão retardado.
      Cuba só sofreu UM (1) ataque, no qual obteve a vitória, que foi na Baía dos Porcos, algo que um analfabeto igual você nem deve imaginar do que se trata.
      Mas a questão não é essa.
      É esse “prazer” mórbido, imbecil, sem sentido de ficar desejando a morte de milhões de pessoas comuns, que ao contrário desse verme, cuidam da sua própria vida e nunca atacaram nenhum país.
      Nessas horas, confesso que gostaria muito de encontrar um bostinha valentão de internet na rua, aí quero ver qual o prazer que ele sentiria, se a dor fosse nele.

      • Empalador vc foi tão infeliz no comentário quanto a pessoa alvo dos seus insultos ao se predispor a brigar com alguém que vc nem sabe se teve a intenção de tudo de ruim que vc o acusou pelas SUA própria interpretação do comentário dele.

      • sabe oq eu acho engraçado, é o seu nickname, mas só poderia ser de um puxador de s4co dos comunas mesmo com esse apelidinho “carinhoso” rsrs..

        a palavra hipotético significa alguma coisa pra vc ? Em nenhum momento eu disse pra atacar o povo cubano, pelo jeito vc só é mais um socialista de araque analfabeto funcional que fugiu da escola

        vai aprender a ler garoto

    • Se fosse as uns 2 ou 3 anos atras essa modernização seria financiada pelo nosso BNDS, mas nos dias hoje é bem difícil Cuba conseguir um financiamento externo.

    • Considerando-se o aumento de forças próximo às fronteiras russas na Europa, acho que o custo desta modernização será pago pela relativa vantagem estratégica de se estar às portas dos EUA.

  2. Os EUA são tão malvados… só não destruíram a ilha inteira com alguns misseis por causa da comoção que seria ….

    • Por quê, se cuba acabou de melhorar as relações com EUA?
      Acabaram de se abrir para o turismo americano e outros negócios.

      Por que vão querer se isolar e novo?.

      O povo cubano quer progresso e não atraso.

Comentários não permitidos.