Coreia do Norte acusa EUA de levar península à beira de uma guerra nuclear

Bombardeiros americanos realizam exercícios militares com Coreia do Sul e Japão no mesmo dia em que Trump afirma que “ficaria honrado” em se reunir com Kim Jong-un.

Bombardeiros supersônicos B-1B dos EUA realizaram exercícios militares conjuntos com a Coreia do Sul e o Japão

A Coreia do Norte acusou os Estados Unidos nesta terça-feira (02/05) de elevar as tensões na Península da Coreia, exacerbando o risco de um conflito nuclear, após bombardeiros americanos realizarem manobras na região.

As Forças Armadas do Pacífico (Pacaf) dos EUA confirmaram em comunicado que dois bombardeiros supersônicos B-1B partiram da base aérea Andersen, na ilha de Guam, e realizaram exercícios militares conjuntos com a Coreia do Sul e o Japão.

Antes do anúncio, Pyongyang havia denunciado as manobras militares, que considerou como mais uma grave provocação americana. “As provocações militares irresponsáveis deixam a situação na Península da Coreia à beira de uma guerra nuclear”, afirmou a agência estatal de notícias norte-coreana KCNA.

Os norte-coreanos afirmam que os bombardeiros conduziram uma simulação do lançamento de uma bomba nuclear, numa época em que o presidente americano, Donald Trump, e outros “instigadores da guerra se preparam para atacar seu território”.

O Ministério da Defesa da Coreia do Sul disse que os exercícios militares visam impedir as provocações do país vizinho e testar a prontidão das Forças Armadas dos três países.

Trump “ficaria honrado” em se reunir com Kim Jong-un

O voo dos bombardeiros nesta segunda-feira ocorreu no mesmo dia em que Trump afirmou, durante uma entrevista à emissora Bloomberg, que “ficaria honrado” com a possibilidade de se encontrar com o líder norte-coreano, Kim Jong-un, “sob circunstâncias adequadas”. Mais tarde, a Casa Branca esclareceu que as tais circunstâncias “por enquanto não existem”.

A última reunião entre uma autoridade do alto escalão do governo americano com o regime comunista em Pyongyang ocorreu em 2000, durante o governo Bill Clinton, quando a então secretária de Estado, Madeleine Albright, encontrou-se com Kim Jong-Il, pai de Kim Jong-un, na capital norte-coreana, para discutir o programa nuclear.

As tensões vêm aumentando na região nos últimos meses em razão dos testes de mísseis norte-coreanos e com o endurecimento da retórica de Washington. Os EUA chegaram a sugerir possíveis ataques preventivos à Coreia do Norte e enviaram para a região o porta-aviões nuclear USS Carl Vinson para tomar parte nas manobras militares, encerradas neste domingo.

Há temores de que Pyongyang realize um novo teste nuclear a partir da base de Punggye-ri. Imagens de satélite do local feitas no mês passado registram possíveis preparativos.

Também contribui para o acirramento das tensões a instalação do polêmico  escudo antimísseis Thaad na Coreia do Sul, com o objetivo de conter ameaças de Pyongyang.

O exército americano confirmou nesta terça-feira através de comunicado que o Thaad já está em funcionamento, com “capacidade de interceptar mísseis norte-coreanos e defender a República da Coreia (nome oficial da Coreia do Sul)”.

Fonte: DW

 

5 Comentários

  1. “Os norte-coreanos afirmam que os bombardeiros conduziram uma simulação do lançamento de uma bomba nuclear”

    Ops esqueceram que o B1-B não carregam mais bombas nucleares, esse serviço fica a cargo do B-2. Esses coreanos são uma piada mesmo.

  2. Antes de se iniciar uma guerra de qualquer natureza não devemos pensar no quanto o adversário tem a perder mais do que nós mas sim na consequência do que nós temos a perder…. Não é só uma questão de vencer… é uma questão de inteligência…

    • No seu caso,como vc nao tem nada a perder , so perde algo quem tem algo , nao ha como perder oque nunca se teve , portanto nao se perde nada , nem tempo ! a CN nao perde nada , nao sao nada , passam fome , sao tratados como cachorrinhos pulguentos pelos Chinas , alem de um monte de ferro velho e armas de destruiçao em massa , oque eles perderiam ? , nada , a morte seria a libertaçao dos escravos de um estado falido e maluco , ja a CS , esta sim tem muito a perder , em cada metro quadrado sulcoreano ha mais vida e felicidade doque em cada km quadrado do norte , alias no norte nao ha nem muitos alvos interessantes , apenas lançadores de misseis e algumas pistas , seria mais ou menos como matar um cadaver ,kkkkkkkk

    • Inteligência não se aplica no seu caso, maquineta… se Trump mandar chuva de Tomis na cabeça do japinha, não haverá consequência alguma porque os chinas não são bestas de se meter nessa camisa de sete varas… tão mais preocupados em exportar suas tranqueiras para os EUA que destruir seu consumidor maior… quanto aos coreanos, que podem fazer contra as esquadras americanas… NADA, p nenhuma…sorry, antiamericano perdedor…

Comentários não permitidos.