EUA começam a instalar escudo antimísseis na Coreia do Sul

Sistema foi projetado para interceptar e abater mísseis norte-coreanos em altitudes elevadas e gerou protestos da China, que teme que balanço de poder regional seja perturbado.

Veículos militares americanos atravessam protestos em Seongju contra a instalação do THAAD

Em meio ao aumento de tensões na península da Coreia do Norte, os Estados Unidos deram início nesta quarta-feira (26/04) à instalação de um polêmico escudo antimísseis na Coreia do Sul. A operação foi recebida com preocupação em Pequim, o maior aliado de Pyongyang, além de provocar protestos da população local.

Durante a madrugada, caminhões camuflados entraram na região próxima à cidade de Seongju, no centro do país, carregando equipamentos balísticos. A instalação do Sistema de Defesa Terminal de Área a Grande Altitude (Thaad) foi acordada no ano passado por EUA e Coreia do Sul, que deixaram claro que seu objetivo é conter ameaças de Pyongyang.

Projetado para interceptar e abater mísseis em altas altitudes, uma bateria do Thaad inclui seis lançadores de autopropulsão (cada um com 50 mísseis interceptores) e uma unidade de controle de lançamento e comunicações conectadas a um potente sistema de radar de longo alcance de banda X.

“A Coreia do Sul e os Estados Unidos trabalham para garantir uma capacidade operacional inicial do sistema Thaad em resposta ao avanço da ameaça nuclear e de mísseis da Coreia do Norte”, disse o ministério da Defesa sul-coreano em comunicado.

Moradores de Seongju, região agrícola famosa pelo cultivo de melões, temem que o local se transforme em alvo de ataques norte-coreanos, além do possível impacto ambiental decorrente dos radares do Thaad.

Outros acreditam que a instalação deve ser adiada para depois das eleições presidenciais, marcadas para o dia 9 de maio, já que alguns candidatos, como o favorito, o liberal Moon Jae-in, acreditam que a decisão da implantação tem que ser revista pelo Executivo.

Centenas de manifestantes entraram em confronto com a polícia durante a operação, com saldo de 10 feridos, três deles hospitalizados, segundo ativistas.

A China alega que o sistema de defesa antiaéreo pode minar suas próprias capacidades de defesa e perturba o balanço de poder regional. Devido ao projeto, Pequim já havia imposto uma série de medidas – interpretadas como retaliações econômicas – contra a Coreia do Sul, como o banimento de grupos turísticos.

Pequim exibiu nesta quarta-feira o primeiro porta-aviões construído inteiramente na China, no estaleiro de Dalian (noroeste). Ele foi apresentado durante uma cerimônia realizada no estaleiro da empresa China Shipbuilding Industry, numa demonstração do desenvolvimento da indústria de Defesa chinesa.

Fonte: DW

 

 

40 Comentários

  1. estes escudos anti mísseis na Ásia e na Europa expõem o total desespero desta gente com o avanço, progresso e consolidação dos emergentes no mundo….são ações inúteis já que estes sistemas de mísseis poderão todos ser neutralizados pelos sistemas anti mísseis deles…

    • O Mundo sendo Mundo a 5000 mil anos kkkk
      Vitrine para venda de mais e mais Armas.
      Comunismo,socialismo.republicanos,democracia e etc …..
      Tudo com o mesmo objetivo …vender e faturar.
      E tem gente que [ acha ] isto uma evolução.kkkkk
      O Fato é ….. Isto tambem passa.

    • maquina , sobre armas acho que quem sacar primeiro é o dono da festa .
      mas vendo essa noticia e a imagem
      dizendo não ao sistema de misseis norte americano

      o povo da coreia do sul sabe que os estados unidos esta la como isqueiro apenas para por fogo no pavio e colocar a região de volta no século passado

      igual estão fazendo com o brasil , primeiro privatizações , retiradas de direito juros abusivos , depressão , fome miséria para no ano que vem
      INTERNACIONALIZAÇAO DA AMAZONIA isso vai voltar a tona pois esse governo do temer aquele que tem uma mãozinha mole de quem nunca trabalhou como HOMEM na vida

      esta afinado com os interesses estrangeiros do supra sumo do entreguista .

      mas voltando a matéria o povo coreano do sul sabe que são BOI DE PIRANHA , os japoneses sabem que SAO BOI DE PIRANHA

      mas o governo sul coreano e japonês com seus bunker fartos estão nem ai para a população

      acho que por isso que fizeram o impedimento daquela senhora que era presidente da coreia , ela era aliada dos estados unidos mas acho que não concordava em usar seu pais como boi de piranha deles

    • Se esses escudos na Asia e Europa não são nada, então porque tanta chiadeira de russos e chineses…?

      O desconforto dos russos em particular é evidente, visto que esses sistemas, se dotados dos mísseis certos, tem potencial para neutralizar uma ofensiva missilística russa ainda em território russo…!

      E quanto aos chineses, estes sabem que é apenas um primeiro passo… E o “nervosismo” é por saber que não podem retaliar diretamente…

      • “JPC3
        26 de abril de 2017 at 16:43

        Os russos acreditam que o SM-3 Block IIA pode interceptar ICBMs na fase de ascensão.”

        não se seus S-400s ou breves S-500s neutralizarem antes…

      • Não, Máquina

        O SM-3 B2 é mais rápido que o S-400 e S-500. Além de alcançar altitudes maiores.

        Não tem com alcança-los.

      • “JPC3
        26 de abril de 2017 at 19:26

        Não, Máquina

        O SM-3 B2 é mais rápido que o S-500. ”

        como é que vc sabe?!..o novo sistema nem foi lançado ao publico ainda…ainda esta em fase de desenvolvimento…kkkkk… 😀

        da mesma forma os sistemas antiaéreos Russos podem interceptar e neutralizar os sistemas estadunidenses…na fase de ascensão de seus misseis antiaéreos… quando utilizado para atacar alvos a grande distância o sistema S-400 utiliza o radar do próprio míssil para detectar os alvos….os dados do radar do próprio missil são enviados para o sistema de controlo que os interpreta e dirige o míssil…ao contrário dos sistemas dos eua o S-400 não precisa rastrear o alvo…

        o sistema THAAD tem alcance mais curto que o Russo e é incapaz de atingir alvos além do horizonte….é puramente um sistema de mísseis antibalísticos projetado para derrubar foguetes….o S-400 é o único complexo de mísseis no mundo capaz de atingir alvos localizados além do horizonte…

        o S-500 segundo informações dispersas publicadas pela imprensa russa terá capacidade para atingir mísseis balísticos a distâncias de 3500km…

        O S-400 utiliza três mísseis diferentes para cumprir seu envelope de desempenho, cada um com suas características…Estes são:

        40N6 – Extremo longo alcance
        48N6 – Longo alcance
        9M96 – Médio alcance

        Alcance
        Operacional

        400 km (míssil 40N6)

        Velocidade

        Mach 6.2 (48N6)
        Mach 2.9 (9M96E2)
        Mach 2.3 (9M96E)

        Altitude

        185 km/607,000 ft(míssil 40N6)

        Maximum target velocity

        4,800 m/s – 11,000 mph; Mach 14 (míssil 40N6)

        THAAD:

        Operational
        range

        >200 km

        Speed

        Mach 8.24 or 2.8 km/s

      • “”da mesma forma os sistemas antiaéreos Russos podem interceptar e neutralizar os sistemas estadunidenses…na fase de ascensão de seus misseis antiaéreos… ”

        1-Não porque o S-400 não atua fora a da atmosfera.

        3-Não porque não ficam próximos a fronteira dos EUA.

      • “”o S-400 é o único complexo de mísseis no mundo capaz de atingir alvos localizados além do horizonte…””

        Não é.

      • Já usaram o SM-3 para destruir um satélite a 247 Km de altura, o Block IIA tem alcance de 2.500 Km e tem gente que acha os 300km do S-300 grande coisa HAHA

      • Os Russos dizem que estão preocupados com essa questão e o máquina Troll querendo provar que “Eu” tô errado.

        Como se informação fosse minha!!!

      • JCP3 ,o maquina eh um falastrao , sai falando oque da na telha , nao sabe de nada , nao eh atoa que foi agraciado por 2 anos consecutivos com o trofeu ” FAZ ME RIR “, ja virou um folclore aqui no PB , vai fazer falta quando morrer !

      • “RR_
        26 de abril de 2017 at 16:17

        Se esses escudos na Asia e Europa não são nada, então porque tanta chiadeira de russos e chineses…?”

        porque aquela gente dos eua veem desenvolvendo o conceito de “ataque relâmpago global”….o Prompt Global Strike(Ataque Global Instantâneo) programa desenvolvido pelos eua constitui um conjunto de medidas visando a modernização de armamentos estratégicos convencionais existentes e a criação de outros tantos não nucleares…. no primeiro caso, se trata, sobretudo, de mísseis balísticos intercontinentais de todos os tipos, munidos de cargas convencionais….algumas projeções iniciadas pressupõem a criação de mísseis de cruzeiro hipersônicos e drones estratosféricos, também hipersônicos….a combinação de sistemas modernos de teleguiamento com as velocidades hipersônicas deverá garantir a realização da meta principal…a possibilidade de desferir um golpe em qualquer ponto da Terra uma hora após a respectiva ordem….

      • Maquineta, os meninos de ouro do conhecimento técnico militar ficam a lhe dar conversa… eu simplesmente lhe diria: aguarde pra ver quem vai engolir quem… rsrsrrssrsss… os fodásticos dos russos engoliram 59 totós e ficaram caladinhos… então é melhor vc torcer mais e acender bastante velas vermelhas pro tio Putin se dar bem nessa, porque, pelo visto, tão em apuros se se meterem no imbróglio sino/americano/coreano… 🙂

      • Sim, senhor Máquina… 🙂

        O Prompt Global Strike, embora seja um outro elemento, é realmente parte da equação. Mas ele não descreve o todo…

        Os escudos antimísseis da Europa e Coréia, se orientados contra russos e chineses respectivamente, teriam por propósito deter ou dificultar a capacidade de retaliação. E é isso eles temem… o fim do equilíbrio…

      • Sim, senhor Máquina… 🙂

        O Prompt Global Strike, embora seja um outro elemento, é realmente parte da equação. Mas ele não descreve o todo…

        Os escudos antimísseis da Europa e Coréia, se orientados contra russos e chineses respectivamente, teriam por propósito deter ou dificultar a capacidade de retaliação. E é isso eles temem… o fim do equilíbrio…

        O Prompt Global Strike, até aqui, tem visado principalmente uma capacidade de ataque convencional rápida e fulminante contra alvos cujo tempo de reação seja crítico. Por exemplo: um transporte de armas ilegal que por ventura tenha sido localizado por forças de inteligência e não há tempo de acionar outras forças convencionais…

        Até se pensa realmente em substituir armas nucleares para alvos específicos ( provavelmente armas táticas ), mas essa aparentemente não vem sendo a prioridade.

        Por isso o principal elemento de estudo tem se centrado em veículos hipersônicos; notadamente aqueles de voo sub-orbital…

    • “”são ações inúteis já que estes sistemas de mísseis poderão todos ser neutralizados pelos sistemas anti mísseis deles…””

      O máquina sabe mais que todos engenheiros do mundo, ele quer prever as tecnologias secretas de 2030.

      “””desespero desta gente com o avanço, progresso e consolidação dos emergentes no mundo….”””

      Cara, a Coréia do Norte tem mísseis balísticos e estão certo eles de criar um escudo, se fosse com gente eu seria a favor.

      Na Europa, pois é. Não avisaram os russos que eles perderam a guerra fria. Se eles querem fazer mais mísseis certo eles, mas que aquentem a resposta.

      Uns podem outros reclamam.
      Besteira ficar discutindo quem bom ou quem é mau, o mundo não quer saber do que vocês gostam ou não gostam.

      • “JPC3
        26 de abril de 2017 at 16:41

        O máquina sabe mais que todos engenheiros do mundo, ele quer prever as tecnologias secretas de 2030.”

        não preciso saber mais que os engenheiros para perceber o óbvio…

      • Sim, mas quando se é ignorante a respeito de um assunto o inteligente permanece em silêncio.

        Mas tem outros que afirmam sem saber.

        Por que reclamam tanto de uma coisa que não funciona?

        Porque funciona ( mesmo que parcialmente), e possui capacidades sigilosas além do divulgado.

        Essa é preocupação da Rússia.

        Eles acham que um AEGIs pode interceptar os ICBM russos, Topol e Bulava, enquanto eles estão subindo.

        E isso é um problema bem sério. Por isso eles reclamando do AEGIs em terra na europa.

      • No seu caso, maquineta, tu é ignorante em todos os assuntos… ai é foda ter que discutir o óbvio contigo… 🙂

    • Maquina mais uma vez o maquina boquirroto postando besteiras ,kkkk, ja faz parte do folclore do PB , quando vc nao posta estas piadinhas a vida segue sem graça !

      • “teropode
        26 de abril de 2017 at 18:29

        Maquina quando vc nao posta estas piadinhas a vida segue sem graça !”

        Obrigado amigo teropode…vc sempre será o nosso Tamagotchi/mascote…sempre ira morar em nossos corações….hihihihi… 😀

      • Ele é como aquele palito de dentes que deixamos no canto da boca pra mastigar de vez em quando e quando o cuspimos fora sentimos sua falta… 🙂

  2. Como se a cidade de Seongju não fosse alvo de algum ataque da Coreia do Norte, tendo ou não o radar instalado, tem que instalar mesmo e logo depois vão vir os misseis para interceptar as ameaças Norte Coreanas, se Israel não tivesse desenvolvido o sistema Iron Dome quantas cidades teriam sido atacadas e vidas teriam perecido por conta de tantos ataques de foguetes de terroristas palestinos, sírios e palestinos,etc.

  3. Quero ver se em vez de armas nucleares eles usam armas biológicas ou bacteriológicas. de nada essa força toda vai adiantar até eles conseguirem controlar muito gente no mundo já vai tá morta.. afinal de contas agente não sabe o que eles possuem e eles não vão ter nada a perder. Todo sacrifício para um bem maior destruir o Estados Unidos.. o Pato Donald tá mexendo em algo que agente não conhece.

    • 1up red e ainda tem a prova dos. Coreanos do sul de que se confiassem. Mesmo nesse s Sistema de defesa Dos estados unidos Eles não estariam Fazendo tanto os protestos contra instalação

      Queria ver se na america latina tivesse um pais com armas nucleares apontadas da mesma forma brasil do norte brasil do sul

      E os estados unidos cutucando. Uma guerra nuclear esses mesmos que diZem confiar. Cegamente. Nos estados unidos estariam no protesto contra instalação. Do sistema

      Mas como estão longe dizem que isso vai resolver rsrs

      Os famosos SEM Noção!!!

  4. E verdade. Mais se eles usarem armas biológicas vai fazer mais estrago do que armas nucleares, porque até eles perceberem que foi usado armas biológicas. já vai ter muitos contaminados. Na minha opinião acho que esse tipo de arma e mais covarde do que as nucleares. E os primeiros a pagar vai ser o Japão e a Coreia do sul. Onde a bastante densidade populacional. São tempos de incertezas onde um futuro vai depender de um baixinho coreano, um Pato que acha que pode passar por cima de qualquer um. E de Urso que tá só atrás dá moita observando tudo pacientemente esperando dá o bote. Em quanto isso agente aqui esperando pra ver que final vai levar as investigações contra políticos corruptos. E uma nova reforma trabalhista.

  5. os chineses estão colhendo oq plantaram, criaram e sustentaram esse monstrinho no poder, os americanos estão dando a chance a eles de acabar com isso de forma pacífica, está nas mãos dos chineses esse imbróglio, é só parar de financiar os nortes coreanos e dar uma chega pra lá no gordi#$ maluco !

    mas preferem ficar enrolando, vai chegar uma hora que os americanos não vai mais esperar pelo chineses.

    • Foi o caso da Síria… avisaram que não permitiriam uso de armas químicas… não acreditaram nos yankes, se finaram… 🙂

    • Esta enrolaçao chinesa esta dando eh oportunidades para os EUA encherem aquilo lah de armas e anti-misseis , depois aparecem aqui alguns iluminados dizendo que a china eh mestre das extrategias ,kkkkkk , se quiserem esvaziar o discurso americano e ao mesmo tempo tornar sua presenças na regiao algo injustifiocavel , bastaria fomentar a reunificaçao Coreana e fazer um acordo com Taiwan , reconhecendo sua condiçao de estado chines com prerrogativas independentes na area politica e economica !

Comentários não permitidos.