Sobe a tensão: China envia 100 mil militares para fronteira com a Coreia do Norte

 

A China enviou um grupo de 100 mil militares para a sua fronteira com a Coreia do Norte, como parte de uma estratégia preventiva diante das fortes tensões na Península Coreana, informou nesta terça-feira o jornal japonês Yomiuri.

De acordo com uma fonte militar chinesa, a adoção da medida aconteceu há algumas semanas, enquanto os Estados Unidos apresentavam fortes discursos contra o regime de Kim Jong-un, o que gerou forte temor ao governo chinês.

Em mais de uma oportunidade a Casa Branca declarou que “todas as opções estão na mesa” para lidar com o programa nuclear de Pyongyang. Noticiou-se na Ásia que os norte-coreanos teriam levado a cabo mais um teste bélico nesta terça-feira.

No Mar do Japão, o porta-aviões USS Carl Vinson e parte da frota norte-americana se dirigem à península, para a realização de exercícios militares conjuntos com os navios de guerra japoneses Ashagara e Samidare.

As forças da Coreia do Sul também são aguardadas para esses exercícios na região, algo sem precedentes desde o armistício que paralisou a Guerra da Coreia, em 1953.

Foto: © REUTERS/ Damir Sagolj

Fonte: Sputnik News

18 Comentários

  1. a Coreia do Norte é um pais vassalo da China e importante aliado estratégico…é o único pais satélite e aliado dos Chineses de fato na região…tem a mesma importância estratégica para a China que a Síria para os Russos..é a “Síria” dos Chineses !…como no caso da Síria para o Russos a Coreia do Norte é vital para a China contra possíveis incursões exploradas pela região…

    os Chineses devem estar repassando muito Know How deles pra Coreia do Norte…com toda certeza…a China deve estar ajudando e prestando auxilio a Coreia do Norte na evolução…no aumento de força e capacidade de sua defesa…pois os Norte Coreanos são os mais importantes aliados estratégicos dos Chineses…

    • A maioria dos equipamentos militares norte-coreanos são russos e chineses. Porém você tem razão ao comparar a importância da Síria aos Russos e a Coreia à China. Sabe-se, ou melhor, acredita-se, porém, que a China vai usar a Coreia do Norte como teste de seus próprios equipamentos contra os americanos, sul-coreanos e principalmente contra seu arqui-inimigo: o Japão. Ou seja, um laboratório militar na prática. Lembro-me que a China foi a primeira a se manifestar interessada pela incursão contra a Coreia Norte. Pareceu-me, à rigor, que os chineses foram em terras do Tio Sam para dar aquela empurrada que faltava. Ao final, os chineses vão assistir de camarote o desgaste militar americano, japonês e sul-coreano. É uma jogada de mestre para se tonar a única potência militar!

  2. Alguém ainda duvida que a CN nada mais é que um território comandado pela China (e por trás da China, pela Rússia) para servir de fator de desestabilização e ameaça ao eixo ‘ocidental’ CS e Japão?

    Não duvido nem um pouco que o ditador norte coreano fugirá para algum lugar assim que as vias de fato americana chegarem ao país. Vale lembrar que a esposa dele já não aparece mais em público desde o mês de março.

    • Ah. Esqueceu de mencionar que o Japão e a Coreia do Sul são territórios comandados pelos USA para servir de desestabilização e ameaças a China e Coreia do Norte..

      • Não esqueci não, pois não concordo com a sua afirmação. E a Coreia do Sul e Japão não ameaçam jogar bombas nucleares na Coreia do Norte.

        E se os EUA não corressem pra ‘tomar’ o Japão em 45, hj (e na melhor das hipóteses) a Coreia do Sul estaria literalmente cercada por países comunistas e hostis…

        Já pensou na falta que um smartphone iria fazer? 😀
        Se não existisse a Samsung talvez nem haveria o conceito de smartphone, visto que o mesmo surgiu na Coreia do Sul… isso tudo graças ao livre mercado e à livre iniciativa.
        Qual foi o resultado para a Coreia do Sul? Riqueza e prosperidade baseado numa educação robusta associada ao direito individual do cidadão de livre criação, livre manifestação, livre mercado.

        Ah, e o estado sem burrocratizar a vida do cidadão sul-coreano e cobrando dele o MÍNIMO de imposto possível. Chato né….

  3. Se necessário 1 milhão cruzariam o rio Yalu, mas dessa vez não com fome, frio e pouca munição…. mas com coletes, capacetes, vasta artilharia, tanques novos e apoiados por satélites e uma força aérea com quase 2 mil aeronaves de combate.

    ps. e 60 submarinos fazendo o diabo no pacífico.

    • Tá na hora dos chinas darem um cascudão no anãozinho e por ele pra dormir, pois já passou da hora de criança brincar com arma atômicas e fazer pipi nas próprias calças… 🙂

      • Será? Sabemos que a Coreia do Norte não está no mesmo nível da China, da Coreia do Sul e dos EUA militarmente. No entanto, todos esses países (que logo se chamarão de “aliados”) estarão lutando com um inimigo pequeno, porém entusiasmado, motivado, para lutar. Talvez esse princípio básico não esteja sendo avaliado pelos grandes. Aliás, é o mesmo erro cometido contra o Vietnã. Você lutaria contra alguém motivado a ganhar sob qualquer condição mesmo estando militarmente à frente? Eu não lutaria por enquanto!

      • “porém entusiasmado, motivado, para lutar.”… rsrsrrsrsrsssss… só se for para matarem o inimigo e literalmente come-los, pois a fome por lá é imensa… 🙂

  4. se esse contingente aumentar pode haver uma ocupaçao de uma parte ou toda a coreia do norte caso esta chegue a vias de fato com os eua. estratégia antiga usada até por stalin com a polonia. teríamos uma “china coreana” ou algo do tipo.

  5. Parece exagerada a notícia, mas em parte deve ser verdade. Os chineses devem estar mandando um recado tantos para os americanos quanto para os governantes da CN. Não querem a guerra e isso é apenas um detente. Diplomaticamente devem estar pressionando o governo norte coreano para não fazer provocações e suspender os teste

  6. Essa movimentação de efetivo tem vários propósitos, o primeiro e mais importante, é evitar a fuga em massa de imigrantes norte coreanos num eventual conflito, segundo, uma resposta pros EUA, que apesar da China estar apoiando uma eventual derribada do ditador não apoiará e não aceitará a perda de sua influencia do país, o que nos deixa refletindo: porque um efetivo tamanho para controlar fronteiras? Ou seria para adentrar e tomar o controle do país? creio que a segunda opção é a mais viável e mais sensata, até porque os EUA desejam demonstrar poder, —– pois tomar o controle da Coréia do Norte seria arrumar um briga com a China, e nessa briga os EUA sabe bem que não haverá vencedores, somente perdedores. Existem outros motivos mais para essa movimentação de tropas, mas creio que esses sejam os principais.

  7. Tem gente que ainda acha que a China controla a Coréia do norte mas a verdade é que já perderam o controle sobre a Coréia do norte faz tempo, e a própria China vê o programa nuclear norte coreano como uma ameaça.

Comentários não permitidos.