INTERNACIONAL: ONU vistoria aeronaves da FAB para emprego em missões de paz

Empregar aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) em missões de paz. Esse é o objetivo da vistoria de uma comitiva da Organização das Nações Unidas (ONU) a esquadrões aéreos em Manaus (AM) e Porto Velho (RO) a partir desta semana. A visita de assessoramento e aconselhamento faz parte de um programa da instituição que avalia as condições de emprego aéreo dos países voluntários, chamado United Nations Peacekeeping Capability Readiness System (UNPCRS).

Militares do Ministério da Defesa (MD), do Centro Conjunto de Operações de Paz no Brasil (CCOPAB), do Comando de Preparo (COMPREP) e do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER) também acompanham a comitiva que visitou, nesta segunda-feira (24/05), o Esquadrão Arara (1º/9º GAV), operador do C-105 Amazonas.

Cinco aeronaves da FAB foram colocadas à disposição para atuarem em missões de paz: um C-105 Amazonas, dois H-60L Black Hawk e dois A-29 Super Tucano. A visita da ONU visa avaliar as condições de emprego, assim como o histórico de missões. O Brasil, atualmente, está no nível 1 do UNPCRS, quando coloca à disposição os meios aéreos e se candidata a operações de paz.

Ao todo, o UNPCRS possui quatro fases. A vistoria in loco pode elevar o Brasil ao nível 3, quando a operacionalidade é aprovada pela ONU dentro de todos os pré-requisitos necessários (nível 2) e se dá início ao planejamento das missões de paz (nível 3). A última etapa é a prontidão para o emprego em, no máximo, 90 dias.

Doze países em situação de conflito fazem parte da lista da ONU, como Chipre, Líbano, República Centro Africana e Congo. Quatro países tiveram baixa aceitação depois de avaliação minuciosa do Ministério das Relações Exteriores (MRE) e do MD, por questões logísticas e de risco, como Sudão do Sul e Mali.

Segundo o Coronel Humayun Chohan Zia, líder da comitiva da ONU, o Brasil é um dos países que tem oferecido considerável contribuição às Nações Unidas, como o apoio ao Haiti (Minustah), e também grandes representações individuais em inúmeras missões, como staff e observadores. “O Brasil tem grande possibilidade de empregar meios aéreos na África e em outras missões muito bem”, pontua.

Para o Subchefe de Operações de Paz, Contra-Almirante Rogério Ramos Lage, o Ministério da Defesa está sempre atuando no sentido de mostrar à ONU que o Brasil possui condições de apresentar tropas, material e pessoal para o emprego em missões de paz. “Tenho orgulho de mostrar nossa capacidade de cumprimento de missão de paz e atendimento aos compromissos assumidos diante dessa organização e à comunidade internacional”, avalia.

Aprovação

Major Dailo Gonçalves de Aquino Júnior, do EMAER, explica que existe um processo com inúmeras etapas, cuja previsão é que as aeronaves da FAB, caso sejam aprovadas, possam ser empregadas no segundo semestre de 2018. Segundo ele, depois da visita e do sinal verde, o próximo passo é uma consulta informal da ONU ao MRE sobre o interesse do Brasil em empregar seus meios aéreos em determinada missão.

A partir daí, são feitas reuniões entre MRE, MD e FAB e, caso seja de interesse o emprego na missão ofertada, os custos são enviados ao Ministério do Planejamento e Congresso Nacional para se verificar a disponibilidade de recursos financeiros. “Com o orçamento pré-aprovado, a ONU é informada da resposta positiva do Brasil e é, então, disparado o processo formal com documentação, que irá seguir o mesmo trâmite, porém com votação no Congresso. Numa previsão otimista e célere, o emprego deve acontecer no segundo semestre de 2018”, comenta.

Vistoria

Parte da comitiva da ONU segue com a visita aos esquadrões aéreos da FAB até quarta-feira (26/07). Nesta terça-feira, o grupo viaja para Porto Velho (RO), onde está sediado o Esquadrão Grifo (2º/3º GAV), com aeronaves de caça A-29 Super Tucano. Na quarta-feira, a vistoria a unidades aéreas finaliza em Manaus, no Esquadrão Harpia (7º/8º GAV), com os helicópteros H-60L Black Hawk.

Fonte: FAB

13 Comentários

  1. Essa ONU e um cabide de emprego, sao milhoes gastos a toa, vide o chefe da delegaçao, capaz de seu pais estar na idade da pedra em termos de Força Aerea.

  2. Por que a ONU não foi fiscalizar as crianças obrigadas a servirem em grupos guerrilheiros no 3º Mundo (inclusive as FARC e os narco-terroristas do RJ e SP)?

    Por que a ONU não foi investigar o tráfico humano travestido de “migração de refugiados de guerra” para a Europa (e, futuramente, para cá)?

    Por que a ONU não foi fiscalizar o ciclo de produção, refino e distribuição de drogas na Amazônia e nos países andinos?

    ONU – onde a hipocrisia é a única política.

  3. Muito Importante para as FFAA ganharem experiência, mesmo que seja em paz, e são testadas ao extremo face as situações adversas que encontram, e que nhão ganhariam se ficassem aquarteladas no Brasil.

  4. Eu fico p da vida quando vejo esta subserviência do Brasil á ONU,nós não temos que gastar nossos parcos recursos com aventuras na África,este tipo de missão é no fundo uma maneira de indiretamente mandar refugiados para o já falido brasil,podem observar que a cada missão desta,seja no Haiti ou em algum país da África sempre chega depois uma leva de refugiados,para causar mais problemas para o país,já não basta nossos problemas ainda temos que resolver problemas dos outros.

  5. Não temos o meios suficientes disponíveis na região Amazônica‎ os poucos que possuímos vamos mandar para missões da ONU é o mesmo caso da MB não temos navios em condições para patrulhar nossas águas Jurisdicionais e estamos acabando com nossos meios que restam patrulhando a costa do libano.

  6. Nunca vi a ONU visitar aeronaves de país algum que presta missão de paz.
    Só os bobos dos Brasileiros mesmo,!
    Não precisamos nos preocupar com espionagem, facilitamos tudo kkkkk.
    A CIA nem precisa de grandes esforços, vamos entregar nossa base espacial que estão cansados de sabotar, sabem onde construímos submarinos via google Eart, com localização via GPS, Nossas empresas de defesa estão todas nas mãos dos aliados deles, compramos um satélite de comunicações que vai vim recheado de Back Doors, chips ilícitos etc..
    Brasil, sonho de todo espião preguiçoso kkkkkkkk

  7. parabéns aos globalistas iludindo o brasil novamente

    eu sou ignorante gostaria de saber qual o valor que nosso pais vai receber para trabalhar de batalhão de guarda em algum pais de terceiro mundo onde o povo não aquenta mais ser explorado igual aqui no Haiti e tocaram o fodase la

    mas acho que vai ser nada !!!

    brasil virou um GRANDE BG bichoo de guarita para nações de primeiro mundo poder ir destruindo outros paise para depois nos fazermos o puxa-saquismo

  8. A ONU não é séria, não é neutra. Além de cabide de empregos que virou é uma entidade internacional hipócrita e manipulável por um grupo isolado e blindado politicamente.
    É totalmente incoerente a existência de um grupinho intocável dentro dela, o tal Conselho de Segurança. Ou seja, a ONU é o retrato de uma ditadura, onde um grupo se apropriou de forma imexível do Poder.
    Enquanto existir o tal CS, dentro da ONU, ela não é exemplo de democracia, pelo contrário, é exemplo de ditadura. E pasme-se, a intelectualidade internacional, se omite sobre essa ditadura em plena atualidade, e com interferência quase absoluta na autodeterminação dos povos.

    Vejam, a ONU, sendo totalmente igualitária entre seus membros, seria uma instituição exemplar. Mas nos moldes em que está forjada, é um tremendo mal exemplo de entidade que se diz representativa da humanidade = INCOERENTE.

Comentários não permitidos.