Defesa antiaérea síria pode conter os Tomahawks norte-americanos?

Numa entrevista, o presidente sírio Bashar Assad declarou que Damasco mantém interesse em comprar sistemas russos de defesa antiaérea.

Hoje em dia o exército sírio possui sistemas soviéticos S-200, que não permitem garantir a defesa nas condições modernas de combate.

O presidente sírio, em uma entrevista à Sputnik em 21 de abril, declarou que Damasco tem planos de adquirir sistemas russos de defesa antiaérea, porque a maioria do material antiaéreo sírio foi destruída pelos terroristas. Ele acrescentou que agora Moscou e Damasco estão negociando o fornecimento de sistemas suplementares.

“Não podemos dar quaisquer números específicos porque, como sabe, é informação militar, mas posso dizer que é mais de 50%”, comunicou Assad falando sobre o arsenal antiaéreo sírio restante. 

O exército sírio possui sistemas de mísseis terra-ar S-200 fornecidos ainda em 1983 pela União Soviética.

“No início dos ataques eles começaram a destruir a defesa antiaérea síria, que não tinha nada a ver com o que eles chamaram na época de “manifestações pacíficas”. A maioria das instalações antiaéreas está localizada fora de cidades, nas zonas periféricas, é por isso que eles começaram a atacar estas infraestruturas, o que por sua vez teve um impacto acentuado durante a crise”, explicou o presidente da Síria à Sputnik. 

Em novembro de 2016 o Ministério russo da Defesa declarou que as forças russas tinham reparado alguns sistemas de defesa antiaérea da Síria para que ficassem operacionais.

Apesar de que este sistema de defesa antiaérea foi desenvolvido para proteger as infraestruturas militares e civis de qualquer tipo de ataque aéreo, ele não pode garantir a defesa completa durante um combate moderno.

Foto: © AP Photo/ Amir Kholousi, ISNA

Fonte: Sputnik News

 

12 Comentários

  1. Tem diversos outros sistemas como o Pantsir, Buk-m2, SA-6 e SA-13 alguns deles alegadamente capazes de conter tomahawks.

    O Sputnik esqueceu dessa parte.

      • Pare de alimentar os trolls, caríssimo… esses tem que ser tratados na ponta do coturno porque eles GHOSTAM, Raimundo… 🙂

    • E para testar o sistema russo..rsrsr.. eles usaram CINQUENTA E NOVE TOMAHAWKS ! .. tá … HAHAHAHAH… até parece que os russos vão gastar munição atoa em um momento como esse.. tudo é pensado e analisado como se fosse um jogo de xadrez .. ah ! ..rsrsr … esqueci que os americanos jogam dama .. HAHAHAH..

      • “”tudo é pensado e analisado como se fosse um jogo de xadrez “”

        Jogo de xadrez é mostrar para mundo que suas defesas não fazem tudo aquilo que prometem???

        Ou jogo de xadrez é abaixar a cabecinha para o Trump???

        Essa era a matéria com a oportunidade perfeita para você não se manifestar.

      • Fato: 60 tomahawks lançado. Um falho no lançamento e dos 59 só 26 atingiram o alvo. A defesa aérea funcionou sim, senhor. E não se utilizou dos S-300 ou S-400, mas do sistema de interferência eletrônica. Onde foram para os outros 33 tomahawks?

        Desempenho pífio dos tomahawks.

        E claro que a Rússia não quer a Terceira Guerra Mundial, eles não são estúpidos. Os americanos, tresloucados, é que desejam essa guerra. A Rússia vai adiá-la até o último minuto.

      • Prof…

        Será…?

        http://imgdepo.com/id/10502250.jpg
        https://a.disquscdn.com/get?url=http%3A%2F%2Fimgdepo.com%2Fid%2F10502252.jpg&key=9eo-vapSADyoOSyCJLjFIQ&w=800&h=236
        https://a.disquscdn.com/get?url=http%3A%2F%2Fimgdepo.com%2Fid%2F10502251.jpg&key=EfK_f1ibP9kM2vtyhOrsLg&w=800&h=457

        O Tomahawk utiliza um sistema de voo inercial associado ao GPS. Quando o GPS falha, ele vai para o INS… Há também o TERCOM para navegação a baixa altura, associado ao DSMAC para guiagem terminal…

        Ao contrário do que tanto se propala, não é fácil desorientar um ‘Tomahawk’… Na verdade, creio não ser possível… Se pode, se muito, reduzir sua precisão em um punhado de metros desorientando o GPS… E interferir no TERCOM estando o míssil voando baixo é tarefa inglória…

        Os russos alegam que 23 ‘Tomahawk’ acertaram… Tá legal… Mas aí vem a pergunta: se tanto ‘Tomahawk’ caiu sem acertar o alvo, cadê os restos desses outros 36 artefatos…?

      • Professor, você sendo professor sabe que deve postar fontes confiáveis para embasar seu argumento, senão não tem credibilidade alguma….

      • Não entendi JPC3, quem baixou a cabeça para os americanos? Concordo com o lucena quando ele diz que é um jogo de xadrez. Os americanos fizeram um grande lance, mas estão perdendo a vantagem adquirida e se não agirem vão ficar ainda mais para atrás do que estavam.

        Explico minha tese. Os EUA não estavam mais no núcleo das decisões sobre a Síria. Russia e Turquia estavam mais a frente. A cartada do ataque dos mísseis até pôs os americanos de volta ao jogo, mas parece estar sendo pouco aproveitada. Será?

        Na verdade, na minha opinião, há dois caminhos para os americanos: – continuar com a alta pressão (ataques) e se arriscar com os próximos movimentos russos (coisa que não esta sendo feita), ou; – estabilizar os ‘rebeldes’ na frente ocidental (melhor dizer frente sul-norte) da Síria com ajuda e ‘ocupar’ o lado Leste da Síria com aliados, dividindo o país para ter o que negociar.

        Esta segunda ideia parece a que está sendo implantada e nada mudou desde Obama. Porém, os russos reagiram, apesar de poucos terem comentado ou mesmo percebido. O contra-ataque na região de Hama está contando com um fortíssimo apoio aéreo russo. Apoio que não se via desde dos primeiros meses dos russos na Síria.

        É nesse ponto que acho que a intervenção americana pode dar frutos inesperados e contra a troca de governo por eles desejada.

        Claro, é tudo muito dinâmico e pode mudar a qualquer hora.

Comentários não permitidos.