Rússia: Novo bombardeiro poderá atacar inimigos sem deixar seu território

O primeiro voo do protótipo do novo bombardeiro russo de quinta geração PAK DA será realizado no início da próxima década, segundo uma fonte do complexo militar-industrial do país que não quis ser identificada.

Os PAK DA serão fabricados segundo o esquema “asa voadora”, ou seja, sem empenagem e com asas separadas da fuselagem.

O avião poderá voar a uma velocidade supersônica de até 1.250 km/h, o que é significativamente menor do que a do bombardeiro Tu-160, que hoje é a principal unidade de longo alcance da aviação russa.

Mais barato e seguro

“O Tu-160 foi criado para ultrapassar a defesa antiaérea do inimigo. Assim, graças à sua alta velocidade, o avião pode entrar na estratosfera e bombardear o território inimigo sem riscos, porque essa altitude é inatingível para interceptores ou mísseis”, explica o professor da Academia das Ciências Militares da Rússia Vadim Koziúlin.

Hoje, a aviação russa tem poderosos mísseis de longo alcance Х-555 e X-101, com uma distância de voo de até 5.000 quilômetros. Assim, os bombardeiros estratégicos já não precisam das características do Tu-160. “Os bombardeiros estratégicos podem desempenhar suas funções sem deixar o território russo, sendo cobertos pelos sistemas de mísseis antiaéreas do país”, diz Koziúlin.

O armamento da aeronave será transportado dentro dos compartimentos internos, como exige a tecnologia Stealth.

Segundo o chefe do laboratório internacional de mecânica e sistemas de energia da Universidade das Tecnologias de Informação, Pável Bulat, o PAK DA não vai levar mais mísseis do que o Tu-160 ou outros aviões estratégicos russos. O peso de armamentos será de 40 toneladas. “O PAK DA poderá ser equipado com todos os tipo de munições nucleares ou convencionais: de perfuração, fragmentação etc”, diz Bulat.

.

Atrasos no desenvolvimento

A criação do novo bombardeiro estratégico teve início em 2009, quando o fabricante do Tu-160 Tupolev recebeu o contrato. Inicialmente, o Ministério da Defesa queria realizar os voos de teste até 2020 e comprar os novos aviões até 2025. No entanto, o projeto foi adiado e o fabricante voltou a produzir a versão modernizada do Tu-160.

“Os americanos também começaram o desenvolvimento de bombardeiros da nova geração há 20 ou 30 anos. Tudo ocorre muito lentamente porque os americanos e os russos realmente não precisam de uma aeronave desse tipo. Os velhos B-52 norte-americanos e os Tu-160 russos continuam a resolver todos os problemas da tríade nuclear”, completa Bulat.

NIKOLAI LITÔVKIN

Imagem: PAK DA – Primeira simulação em escala real

Fonte: Gazeta Russa

25 Comentários

  1. Cada Vez que Vejo.a Velocidade + Poder destruicao e Alcance de Misseis + Estas Tais Nanotecnologia + Drones + Etc infinidades.
    Dificil crer que este tipo de Arma ou …. tenha tantos Investimentos.
    Pelo menos por uns 30 a 50 anos quem sabe.
    O video Promo relativamente Bom.
    Paises U.S.A. – Russia – China – Reino Unido – India – Japao e etc .. Investe em outros produtos.

    rsrsrsrsrssss….Certamente Nem aqui estarei …e estando do ouro Lado rsrsrsrs Tudo isto passa.

      • Acho que o seu problema é falta do que fazer. Ou seria falta de mulher mesmo meu caro Ilya-Relojoeiro-Mariano-BobSap-Heitor-Professor-Xarliane……

      • Eu não uso pseudônimo. Você quer parecer que é só uma pessoa a lhe contrariar mas deve haver uma porrada delas!

      • Ignorância minha mesma 😀

        O PAK-DA poderá bombardear DA RÚSSIA os navios dos EUA baseados na AUSTRÁLIA….

        rs!

      • Ilya , nada pessoal cara ,de coraçao , mas este bombardeiro se entrar em operaçao vai entrar com um atraso de 35 anos em relaçao ao B2 e ,este ja faz tudo isso e mais um pouco que esperam do Pak da , o maior gape da aviaçao entre Russos e americanos era de 10 anos entre as decadas de 70 e 80 , a coisa disparou , citando apenas os bombardeiros esta diferença tecnologica pulou pra 35 anos cara , a verdade ta ai pra todo mundo ver , a industria Russa passou a ter muitas dificuldades quando no inicio da decada de 90 muitos cientistas judeus migrarao para Israel e quando na decada anterior muitos cientistas alemaes ja nao existiam ,nao eh uma questao de torcida ou de ignorancia cara , sao fatos , pode ateh parecer o contrario mas sou admirador de produtos aeroespaciais e maritimos Russos , mas nao eh por isso que vou acreditar em fantasias !

  2. Pensei que a Russia ja tinha alocado os recursos para a modernização do Tu-160

    No entanto, como a tecnologia é toda produzida lá, eles não devem ter tantas dificuldades para desenvolver o PAK-DA

    • Vão modernizar os Tu-160 existentes e encomendar mais alguns, enquanto mantém o desenvolvimento do PAK-DA que será subsônico. Aliás, pedra cantada neste mesmo Plano Brasil há muito tempo atrás, no formato e capacidade.

      😉

  3. Já perceberam uma coisa … quando os russos mandam os velhões Tu-95 para fazer uma visitinha aos americanos , como foi o mais recente os americanos mandam F-22 a espinha dorsal da sua força aérea para interceptá-los … se podendo mandar F-15,,F18,F16. estranho não é mesmo ?..se os russos mandarem velharias e os americanos mandarem o melhor que eles tem ? … fico imaginando quando os russos mandarem os mais ou menos que eles em …ou .. o melhor deles .
    .
    Um Tu-95 pode ser um laboratória para teste, além de ser um bombardeio ..será que os americanos já imaginaram isso ?

      • Quando os americanos mandaram o melhor contra- torpedeiro deles para o mar Negro os russos mandaram uma velharia de um avião SU-24 e olha no que deu … HAHAHAH.. pois é ..HAHAH… como são as coisas né ..HAHAHAH …

      • Claro que sim… esse é o verdadeiro VIRALATISMO brasileiro… xingam, esperneiam mas não tem competência pra concorrer… ficam no coitadismo esquerdopata e no mimimi vermelhinho…

    • Caro Lucena, aquela area onde ocorreu o encontro com o F22, e somente a Base Area onde estao baseados esses avioes. RESUMINDO : O QUE OS RUSSOS FORAM FAZER ALI, FOI TESTAR A CAPACIDADE DE REACAO DESSES AVIOES.

      • Você acha que o Lucena que entender alguma coisa?

        Ele tem medo dos americanos como os índios tinham dos colonizadores.

        Ele se sente menor, por isso esse ódio todo contra americanos e europeus.

    • Bicho nao te entende , em outro poste vc conclamou a elite iraniana e a Norte coreana para resistirem e nao largarem o osso , vindo de vc ,um socialista que odeia as elites , agora critica o IMPERIO por mandar F22 escoltarem TU95 , se nao manderem o F22 vcs dizem que ele eh a rainha do hangar , quando mandam questionam o porquê de-se mandar alta tecnologia escoltar ferrugem ,kkkkk , mas lembre-se de uma coisinha , quando os Russos manderem algo melhor ,ou seja daqui a uns 20 anos , a USAF manda-ra figthers G6 , autonomos com uma IA de terceira geraçao !

  4. Se tudo der certo a PAK DA será uma bela aeronave em relação ao armamento os Russos podem criar um míssil ar terra com velocidade hipersônica capaz de chegar aos Estados Unidos ja que os estadunidenses são seus maiores rivais desde a querra fria os Russos tem capacidade de desenvolver para a PAK DA uma gama de míssil ar-ar, ar-terra e ar-superfície com velocidade hipersônica

Comentários não permitidos.