O presidente da China, Xi Jinping, pediu que todos os lados demonstrem cautela durante um telefonema ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a Coreia do Norte nesta segunda-feira, enquanto o Japão realiza exercícios com o grupo de ataque de um porta-aviões norte-americano que ruma para águas coreanas.
Trump enviou o grupo de ataque para manobras no litoral da península coreana devido aos temores crescentes de que os norte-coreanos realizem outro teste nuclear em desafio a sanções da Organização das Nações Unidas (ONU).
Irritada com a aproximação do grupo de ataque do porta-aviões USS Carl Vinson, a desafiadora Coreia do Norte disse nesta segunda-feira que a movimentação é “um ato extremamente perigoso daqueles que planejam uma guerra nuclear para invadir”.
“Os Estados Unidos não deveriam perder o controle, mas analisar cuidadosamente qualquer consequência catastrófica de seu ato militar provocador tolo”, disse o Rodong Sinmun, jornal oficial do governista Partido dos Trabalhadores, em um comentário nesta segunda-feira.
“A única coisa diante dos agressores são cadáveres”, afirmou.
Dois destróieres japoneses se uniram ao grupo de ataque para exercícios no oeste do oceano Pacífico, e a Coreia do Sul disse nesta segunda-feira que também está negociando a realização de exercícios navais conjuntos.
Os EUA e seus aliados temem que Pyongyang esteja se preparando para realizar outro teste nuclear ou lançar mais mísseis balísticos.
A China é a única aliada da Coreia do Norte, mas tem expressado revolta com seus programas nuclear e de mísseis e frustração com a beligerância do regime.
Pequim, que vem pedindo a desnuclearização da península coreana, está cada vez mais receosa de que a situação saia de controle, levando a uma guerra e ao colapso total de seu vizinho isolado e empobrecido.
Em uma conversa por telefone, Xi disse a Trump que seu país se opõe resolutamente a qualquer ação que contrarie as resoluções do Conselho de Segurança da ONU, segundo o Ministério das Relações Exteriores chinês.
A China “espera que todos os lados relevantes demonstrem cautela e evitem fazer qualquer coisa que piore a situação tensa na península”, disse a chancelaria em um comunicando, parafraseando Xi.
A questão nuclear só pode ser resolvida rapidamente com todos os países relevantes seguindo na mesma direção, e a China está disposta a trabalhar com todas as partes, inclusive os EUA, para garantir a paz, disse Xi.
Ben Blanchard / Ju-min Park
(Reportagem adicional de Takashi Umekawa e Linda Sieg, em Tóquio; James Pearson, em Seul; Philip Wen e Michael Martina, em Pequim; e Steve Holland em Washington)
Foto: © Reuters / ARQUIVO – Porta-aviões norte-americano USS Carl Vinson transita pelo Estreito de Sunda
Fonte: Reuters
Trump está com a sua popularidade lá em baixo e para aumentá-la o cara tem que jogar bombas nos outros ..os presidentes americanos buscam popularidade é assim sacaneando os outros paises e assim recebem aplausos dos idiotas da casa ..HAHAHAH… e para aqueles que acham que populismo é coisa de 3° mundo … está ai o TRUMP SHOW .. o pão e circo para os comedores de alfafa do McDonald’s .
Só lembrando que a elite norte coreana,iraniana não é de vira-latas .. eles não se curvam e nem se amedrontam com os músculos do tio Sam . 😉
Vão morrer todos então, uma bomba nuclear bem no meio de Pyongyang, onde a elite se concentra toda, e acabou o regime, o resto do país não vai mover um dedo para proteger quem sempre escravizou eles.
E, Infelizmente muitas outras em um montão de lugares espalhados pelo mundo afora…É realmente isso que desejas? Cuidado com seus desejos! Eu desejo a paz para a humanidade.
Eu só desejo a liberdade para o povo norte coreano, iraniano e venezuelano.
Sim , pulverizar , somente se eles atacarem PRIMEIRO !
Só se for com peido atômico, caro Mariano… vc acha mesmo que os chinas irão se magoar em nome do anãozinho ???… os chinas são pragmáticos… preferem continuar exportando pros EUA ao invés de se meterem em encrencas que lhes custarão caro…
Não? Estranho, pq baixaram a bolinha depois dos 59 tomahawk na Síria…
Mas a menos de um mes atras vc idolatrava o TRUMP por ele ser um amiguinho do Putin ,nao estou entendendo , sua convicçao tem a duraçao de um pum , assim fica dificil entender sua cabeça , nao vai dizer que mudou de ideia depois daquele teatrinho bombardeando a Siria ? Isso se chama instabilidade emocional ,tem tratamento , nao pelo SUS !
Mais um comentario que comprova sua falta de coerencia , VIVE criticando as elites ocidentais que geram emprego e renda , agora esta defendendo elites que exploram os mais pobres naqueles paises , nem um fisico quantico ou um biologo molecular consegue acompanhar seu raciocinio !
trump como o Obama não manda em nada ele fingem que mandam
é melhor o trump um inimigo declarado do que o Obama que era um falso amigo
quem manda nos estados unidos é monarCIA eu li isso esses tempos atrás e concordo
e quem acha que o povão apenas da coreia do norte esta esperando o estado ruir para fazer igual na síria libia , iraque ,egito , esta enganado no mundo todo
no japao os japoneses que atacam as bases americanas são condenados a morte e o japao é um dos países que mais condenam as pessoas a morte ele arabia saudita tudo aliado yanke
imagina uma guerra nuclear que pode envolver china russia estados unidos ,esses três arrastam o resto em meses para o conflito
aqui no brasil já esta dividido , Venezuela Paraguai argentina , também estão
ate os estados unidos esta dividido o povo não gosta de outra etnia basta ler os sites deles próprios
pode ser um salseiro ou pode ser nada também ,mas o trump não vai ser o culpado pois é apenas um fantoche para esse mundo hipócrita falar que é regido por leis democráticas
isso não existe
Lá não é a américa latrina, pézito… 🙂