Eugenia: como movimento para criar seres humanos ‘melhores’ nos EUA influenciou Hitler

A uma hora de Nova York, no vilarejo de Cold Spring Harbour, há um laboratório de investigação genética que foi fundado em 1890, pouco depois de Charles Darwin publicar a teoria de evolução e seleção natural.

A logomarca do programa de eugenia dizia: ‘Eugenia é a direção própria da evolução humana. Como uma árvore, retira seus materiais de muitas fontes e os organiza em uma unidade harmoniosa’ – Foto: Domínio Público / BBCBrasil.com
.

O guia do local explica que, “entre o final do século 19 e o começo do século 20, havia uma tendência de reprodução seletiva. Se um humano era considerado indigno de transmitir sua hereditariedade a gerações futuras, era esterilizado contra sua vontade”.

“Felizmente, essa prática já não é aceitável, mas nós somos muito honestos sobre essa parte da nossa história. Falando sobre os erros do passado se pode aprender a adotar práticas melhores no futuro”, afirma. Essa é a história da eugenia nos Estados Unidos.

“Muita gente associa a palavra ‘eugenia’ aos nazistas e ao Holocausto. Mas isso está errado. Na verdade, Hitler aprendeu com o que os EUA haviam feito”, afirma Daniel Kevles, historiador da ciência da Universidade de Yale, aposentado recentemente.

Segundo Kevles, para entender a eugenia, é preciso voltar à Inglaterra vitoriana, em meados de 1800. “Tudo começou com as ideias de Francis Galton, cientista que era primo de Darwin. Ele era antropólogo, geógrafo, explorador, inventor, meteorologista, estatístico, psicólogo. Mas o que lhe fascinava acima de tudo era a genialidade e a herança biológica.”

Galton acreditava que, se conseguíssemos encontrar a maneira de quantificar essa hereditariedade, poderíamos controlá-la e produzir humanos melhores, como fazemos com o gado e com as plantas. A esse novo programa de reprodução seletiva que permitiria tomar as rédeas da nossa evolução, se deu o nome de eugenia.

“Não era irracional que biólogos como Galton pensassem que, se as ciências físicas estavam mudando o mundo tão dramaticamente – as ferrovias, a luz elétrica, o telefone -, as ciências da vida poderiam fazer o mesmo.”

Contexto americano

Local onde se realizavam esterilizações agora se chama Centro de Treinamento Central da Virgínia – Foto: BBC / BBCBrasil.com
 .

Até a virada do século, a ideia de Galton estava se disseminando pelo mundo. Começou a enraizar-se nos Estados Unidos em parte porque nessa época as pessoas estavam preocupadas com o que estava acontecendo com suas cidades. Seus apoiadores tinham uma tendência de ser “da classe média, brancos e bem educados, que se sentiam perturbadas com as favelas industriais”.

Desde a Revolução Industrial, a partir de meados do século 19, os camponeses começaram a ir para as cidades em busca de trabalho nas fábricas. Foi uma das primeiras vezes na história que os Estados Unidos tiveram de enfrentar problemas sociais urbanos.

“Crime, prostituição, alcoolismo, pobreza. Além dos camponeses, os imigrantes também estavam chegando em grandes ondas vindos do sul e do leste da Europa. Houve uma confluência de fatores nos primeiros 15 anos do século 20 nos Estados Unidos que criou um público para a eugenia”, explica o historiador.

A teoria deu àqueles que estavam aterrorizados com o que viam nas ruas uma estrutura biológica para a compreensão da situação: tudo se resumia a problemas hereditários. No entanto, não era precisamente a isso que Galton se referia: para o vitoriano, a eugenia tratava de fomentar a reprodução de gênios.

Foi nos Estados Unidos que a eugenia ganhou contornos mais negativos: o controle de quem se reproduziria e quem não teria esse direito. “Isso acontecia porque os Estados Unidos pareciam estar se ‘degenerando’ – essa era a palavra usada na época”, disse Kevles.

“A eugenia é normalmente tratada como uma pseudociência. Mas, no meu ponto de vista, ciência é o que os cientistas fazem. E nessa época, muitos cientistas estavam interessados na eugenia.”

Mãos à obra

Uma revista do começo do século 20 exibe a manchete: ‘Devemos reproduzir ou esterilizar os defeituosos?’ – Foto: Getty Images / BBCBrasil.com
 .

A eugenia não interessou somente a cientistas maus, mas também àqueles que queriam saber como herdávamos certas características. Em 1910, foi criado um laboratório perto da cidade de Nova York, citado no começo dessa reportagem, que se chamava “Oficina de Registro de Eugenia”.

Lá, as informações eram coletadas, processadas e arquivadas. Eles estavam interessados em todo tipo de característica: desde a cor dos cabelos e olhos até o daltonismo e a epilepsia, além de curiosidades como “o amor pelo mar”, algo que chamavam de “ciganismo”, “genes de guerreiros”, até outros menos exóticos, como a promiscuidade, controle moral, “vagabundagem” e sobriedade.

Apesar disso, a eugenia se converteu em uma palavra familiar nos Estados Unidos: aparecia nos jornais, no rádio, nos filmes. Nas feiras agrícolas, começaram a aparecer alguns “concursos de famílias mais aptas” – eram como os de gado, só que as famílias se submetiam a provas médicas, psicológicas e de inteligência, além de entregarem um histórico familiar. Os ganhadores recebiam uma medalha com a seguinte frase bíblica: “Tenho uma bela herança” (Salmo 16:6).

Além desses, também havia concursos nas universidades, e os jovens mais privilegiados eram incentivados sobre o “dever de se reproduzir”. “Todo mundo era eugenista, porque não sabiam dos crimes que seriam cometidos por causa dessa palavra”, afirmou Kevles.

‘Três gerações de imbecis são suficientes’

A teoria de Francis Galton foi bem aceita nos EUA, mas resultou em limpezas étnicas e esterilizações forçadas – Foto: Getty Images / BBCBrasil.com
 .

Em meados de 1920, esterilizar pessoas era legal em alguns Estados americanos. Mas ainda não havia uma lei federal para a esterilização compulsiva nos EUA. Muitas das leis estaduais foram levadas às cortes e anuladas, porque os juízes não aprovavam esterilização sem consentimento.

Mas em 1927 foi emitida uma decisão sobre a constitucionalidade da esterilização por eugenia. O caso Bucks versus Bell ficou famoso na Suprema Corte e representou um ponto de inflexão na história da eugenia nos Estados Unidos.

Carrie Buck era uma jovem interna na Colônia Estatal de Virginia para Epiléticos e Débeis Mentais. O superintendente era John Bell, que queria impedir que ela tivesse filhos. O caso chegou à Suprema Corte, e os juízes, depois de aceitarem que tanto ela como a mãe era “débeis mentais e promíscuas”, votaram 8 a favor e 1 contra por sua esterelização.

Além de determinarem que isso era constitucional, os juízes ainda afirmaram que seria “irresponsável” não fazê-lo. O veredito escrito pelo juiz Oliver Wendell Holmes Junior em 2 de maio de 1927 dizia:

“Concordo com o senhor se o que quer dizer, como suponho, é que a sociedade não tem por que permitir que os degenerados se reproduzam”, diz a carta de Theodore Roosevelt (1858-1919) ao biólogo eugenista Charles Benedict Davenport (1866-1944) – Foto: Science Photo Library / BBCBrasil.com
.

“É melhor para todo mundo se, em vez de esperar para executar os descendentes degenerados por algum crime ou deixar que morram de fome por causa da imbecilidade, a sociedade possa prevenir aqueles que são manifestadamente inaptos de se reproduzirem. O princípio que sustenta a vacinação obrigatória é suficientemente amplo para cobrir o corte das trompas de Falópio. (…) Três gerações de imbecis são suficientes.”

Se a eugenia era popular antes desse veredito, a partir desse momento, era lei. “Nos anos 30 a esterilização disparou”, lembra Kevles. Os surdos, cegos, epiléticos, “débeis mentais” e até pobres eram esterilizados, já que a pobreza tinha seu próprio diagnóstico médico: o pauperismo. Qualquer pessoa considerada um obstáculo para a sociedade estava em risco.

Cerca de 60 a 70 mil indivíduos foram esterilizados nos Estados Unidos. E o mais surpreendente é que, em alguns Estados, como a Virginia, a esterilização continuou até 1979.

Esquecimento

Alguns dos participantes do concurso “família mais apta” no estado do Kansas, nos anos 1920 – Foto: Science Photo Library / BBCBrasil.com
.

Quando o advogado Mark Bold, da cidade de Lynchburg, na Virginia, estava cursando a universidade, uma de suas aulas era dedicada a “sentenças lamentáveis’. Entre elas, ele ficou obcecado pelo caso Bucks vs. Bell. “Eu me dei conta de que a maioria das pessoas não sabia do que tinha acontecido.”

Depois da 2ª Guerra Mundial, a eugenia foi associada aos nazistas, e, quase ao mesmo tempo, nossa compreensão sobre a genética começou a se expandir e ideias como a da teoria caíram em descrença. Por isso, a lembrança da eugenia não relacionada ao Terceiro Reich foi se apagando.

Bold sentiu que “tinha que fazer algo”, por isso estudou a história, conversou com a maior quantidade de pessoas que conseguiu e até encontrou alguns dos útimos sobreviventes. Um deles, E. Lewis Reynolds, tem 88 anos de idade. Quando criança, seu primo jogou uma pedra na sua cabeça, o que lhe causou convulsões.

E. Lewis Reynolds recebeu indenização, mas nunca pôde ter filhos – Foto: Christian Law Institute / BBCBrasil.com
.

Pelo menos, essa é uma versão do que pode ter acontecido, já que não se recorda muito bem. O que ele sabe, e está registrado, é que o levaram à Colônia Estatal da Virgínia para Epilépticos e Débeis Mentais.

Somente anos mais tarde, depois de fazer um exame médico para se alistar no Exército dos Estados Unidos, é que ele foi saber do que havia acontecido. “O médico me disse que eu poderia dormir com quantas mulheres eu quisesse, porque eu ‘disparava cartuchos vazios’ – foi isso que ele me disse”, contou ele à BBC.

“Contei para minha noiva, mas ela disse que gostava muito de mim para me abandonar. Casamos e ficamos juntos muitos anos. Ela morreu há oito. Acho que me fizeram mal. Não deveriam ter me operado. Tiraram meu direito de ter uma família”, lamenta Reynolds.

Perguntas perigosas

Cartazes afirmava que tanto a epilepsia quanto a pobreza são herdadas e que no ‘triângulo da vida’ se pode melhorar a educação, o ambiente, mas não se pode fazer nada para melhorar a hereditariedade – Foto: Science Photo Library / BBCBrasil.com
.

Já há alguns anos, Mark Bold pressionava os legisladores de Virgínia para que compensem as vítimas . “Não podemos esperar, elas vão morrer”, disse.

Finalmente, seu trabalho surtiu efeito: o Estado aceitou pagar US$ 25 mil (R$ 77mil) para cada uma. “Não sei como colocar um preço quando te tiram o direito de ter filhos, por isso é arbitrário. Mas é um gesto: declara que o Estado se portou mal”, afirmou Kevles.

Mas não há dúvida de que o Estado não foi o único culpado – a ciência também foi. “A ciência é um processo, sempre está em mudança constante. O que hoje é verdade absoluta, não será amanhã. É especialmente importante prestar atenção quando o que está em jogo é a liberdade, a dignidade, e os direitos humanos”, acrescentou.

Ao nos esforçarmos para entender e melhorar a condição humana, Kevles pede que não nos esqueçamos da eugenia porque, ainda que muito tenha mudado desde que Francis Galton concebeu a ideia, há algo que segue igual: os cientistas seguem sendo seres sociais.

As perguntas que eles fazem podem ser produtos de seus preconceitos sociais.

“‘As meninas são melhores em matemática do que os meninos’ ou ‘as pessoas de cor são menos inteligentes do que as outras’… por que fazemos essas perguntas? Também há perguntas sobre as características genéticas da violência, ou do vício. E fazemos essas perguntas porque elas têm uma importância social, política e econômica, não porque sejam inerentemente interessantes”, explica.

E conclui: “Devemos ter muito mais cuidado e não ‘genetizar’ ou ‘medicalizar’ as condições humanas que nos assustam, nos incomodam e nos custam”.

BBC Brasil

Foto: 1°- PhotoBucket

Fonte: Terra

 

 

 

 

 

 

29 Comentários

  1. Tem muitas coisas que os nazistas alemão aprenderam com os americanos e tem muitas coisas que os americanos aprenderam com os nazistas alemães em especial todo o programa aeroespacial dos EUA.
    .
    Hoje os EUA e seus pau-mandados usam muitas táticas nazistas como a propaganda na mídia golpista sionista .. isso sem falar dos campos de concentração como o Guantánamo , a Blitzkrieg que o seu pau-mandado de sião faz na Palestina e os “camisa parda” lá na Ucrânia .
    .
    Hoje mais do que nunca os fascistas estão de volta.. na Europa é o que mais se vê … e no braZil também …. quem diria que um dia na hebraica do RJ .. um desses vermes fez palestra lá dentro .

  2. A Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (United States Agency for International Development), mais conhecida por seu acrônimo em inglês USAID, é um órgão do governo dos Estados Unidos supotamente encarregado de distribuir a maior parte da ajuda externa de caráter civil. É um organismo independente, embora siga as diretrizes estratégicas do Departamento de Estado americano…

    A USAID surgiu em 1961, com a assinatura do Decreto de Assistência Externa, pelo então Presidente John F. Kennedy, unificando diversos instrumentos assistenciais dos Estados Unidos. Diretamente ou através de agências subsidiárias, a USAID atua como um reforço à política externa dos EUA, cooperando com os países receptores nas áreas de economia, agricultura, saúde, política e assistência humanitária. No entanto, a agência tem sido objeto de críticas e acusada de trabalhar em colaboração com a CIA ou de realizar atividades de inteligência na desestabilização de governos não alinhados com as políticas dos EUA. Em 3 de abril de 2014, a imprensa revelou que a partir de 2009, a USAID organizou e participou ativamente em uma operação secreta estadunidense para derrubar o governo de Cuba, com a criação de uma rede Twitterfalsa visando provocar uma “Primavera Cuban”. O programa foi financiado pelo governo dos EUA e criou uma rede semelhante ao Twitter, mas falsa, com o objetivo de criar uma comoção e incitar uma revolta popular levando a queda do governo cubano. O programa, chamado de ZunZuneo, também armazena dados dos assinantes cubanos e informações demográficas, incluindo seu gênero, idade, receptividade e tendências políticas…

    Os organizadores do ZunZuneo criaram uma rede que pareceria negócio legítimo. Criaram um portal de internet, e uma campanha, de maneira que os usuários pudessem se inscrever e enviar suas próprias mensagens de texto a grupos de sua escolha. A USAID e seus contratantes tentaram esconder que o projeto tinha ligações diretas com Washington. Para tal, criaram uma rede de empresas de fachada com sede em Espanha e contas bancárias nas Ilhas Cayman, na tentativa de esconder as transações financeiras e recrutaram executivos de empresas privadas para fazer parte da fachada do projeto, de forma que não ficasse claro que o projeto foi financiado com o dinheiro dos contribuintes americanos e estava sendo executado pela USAID…

    No Peru, entre 1995 e 2000, a USAID foi acusada, juntamente com a UNFPA, de apoiar financeiramente um programa de esterilização forçada, implementado durante o governo de Alberto Fujimori. Segundo o Ministério da Saúde do Peru, nesse período 331.600 mulheres e 25.590 homens foram esterilizados.
    A revelação do programa veio confirmar afirmações anteriores de Raúl Castro que em janeiro de 2014, havia afirmado haviam tentativas contra de introduzir o capitalismo neocolonial em Cuba…

    Experimento Tuskegee

    Durante quatro décadas (1.932 -1972) os serviços de saúde pública dos EUA fizeram uma série de experimentos em afro-americanos com sífilis, na cidade de Tuskegee, estado do Alabama, afim de observar a progressão natural da doença quando não tratada. Para o experimento eram escolhidos em sua maioria, pobres e analfabetos, a maioria sequer tinham conhecimento de sua doença. Os pacientes não foram informados sobre o seu diagnóstico, foram enganados. Disseram-lhes que tinham sangue ruim e que teriam tratamento médico gratuito, além de transporte para a clínica, refeições e seguro funeral em caso de morte, se eles participassem do estudo.A verdade sobre o experimento Tuskegee foi revelada e confirmada em 1.997 pelo presidente Bill Clinton, que pediu desculpas em público a oito sobreviventes.Experimentos semelhantes foram realizados por médicos norte-americanos em território da Guatemala, entre 1.946 e 1.948, quando cidadãos infectados da Guatemala, com sífilis e outras doenças venéreas, como gonorreia, foram usados para testar para a eficiência de novos medicamentos antibióticos. Somente em 2.010 o governo americano reconheceu o que aconteceu. Hillary Clinton, então Secretária de estado, pediu desculpas publicamente ao povo da Guatemala.

    • Em pleno século XX, os EUA iniciaram um plano de esterilização forçada de mulheres índias, pedindo-lhes para colocar uma cruz num formulário escrito em idioma que não compreendiam, ameaçando-as com o corte de subsídios caso não consentissem ou, simplesmente, recusando-lhes acesso a maternidades e hospitais. Mas que ninguém se espante, os EUA foram o primeiro país do mundo oficializar esterilizações forçadas como parte de um programa de eugenia, inicialmente contra pessoas portadoras de deficiência e, mais tarde, contra negros e índios.

    • Maquina vc fez um bom resumo sobre o assunto, que tenho lido desde os meus tempos de militancia nas decadas de 1970/80. A febre amarela, que matou milhoes de pessoas no final da decada 1910, resultado de uma experiencia em armas biologicas que laboratorios do Exercito Norte americano estavam desenvolvendo, foi lancado como experiencia mas escapou do controle. Pouca gente sabe disso, mas os cientistas nazistas que foram recrutado pelo Governo yanque,Operacao PaperClip tinham conhecimento disso e fizeram comentarios..

  3. Acabamos de ter a confirmação que Lucena e Máquina Troll são a mesma pessoa. Agora apenas precisamos saber se ambos são alteres ego de Ilya-Relojoeiro-BobSap-Professor-Heitor-Farias, e também Xarliane…rs!

    • Pelo jeito você é daqueles que encontram provas e acusam qualquer um de qualquer modo. Ponha seu nome como ponho o meu e pare de assacar acusações contra os outros no anonimato.

    • Eu adoro esse esquerdopatas do site falando asneiras,quando eu estou entediado eu venho aqui e leio os comentários deles e começo a rir. Continuem Lucena,Maquina Troll,Relojoeiro,Ilya e outros,você são os nossos Os Trapalhões.

      • Quero agradecer todas palavras de carinho e apoio de meus Fãs….vcs são a motivação de que preciso para continuar e me empenhar ainda mais na causa do nosso grande filho do Brasil…Fã: duas letras,um amor, uma razão, uma imensidão de sentimentos, loucuras, lágrimas, sorriso e vitórias!… 😀

      • Joao Bernardes? Nao me digas pa, que tu es aquele professor academico, antigo anarquista comunista portugues, autor do livro Poder e Dinheiro. ele vive no Brasil.

    • Pode ate ser que o Ilya esta correto, eu nao sei, nao sou jornalista, mas eu creio que nao e o caso de algum Pessoa escondido atras desses heterenonimos, pelo menos em alguns casos.Eu estou seguro que o S-88 e o Tireless e a mesma pessoa, um jornalista que e pago para defender os interesses dos sionistas no Plano Brasil, dai ele ver isso como trabalho. Quando escrevi algo sobre quem apoia o Brexit na Inglaterra, ele disse que eu lhe poupei o trabalho de ter que responder a pessoa a quem meu comentario era uma resposta. Eu nao encaro como trabalho escrever meus comentarios para o plano Brasil, e uns sites em ingles que publicam o que escrevo. Para mim e uma chance de ver publicado o que penso sobre certos assuntos, mas nao e trabalho. Muito pelo contrario, eu so posso escrever essas coisas quando chego do trabalho ou nos meus dias livres. Mas o Tireless nao pode ser o terapode, nem Fernando Pessoa conseguiria criar dois heterenonimos tao diferentes. Um e nazista, deutschland uber alles, heil Hitler, o outro e likud sionista, ambos usam a mesma bandeira norte americana como guarda chuva, mas e uma associacao por necessidde nao por amor. Quanto ao Seu doutor delegado Ze Ninguem, antigo Blue eyes, eu creio ser uma terceira pessoa no esquema. Como bom delegado de policia ele visita os EUA now and again, gostaria de saber se ele j visitou o Panama, frequentou as Escolas das Americas. O homem e Opus Dei, adora Olavao, serm saber que este e um gnostico mulssumano embutido, iniciado numa religiao que pratica o homosexualismo. Mas sao tres pessos fisicamente diferente, ainda que todo brancos..E falando em delegado de policia eu nao esqueci o ultimo comentario do Seu Doutor Ze Ninguem sobre o livro Cocaina Vermelha, vou responde-lo assim que achar um assunto pertinente. Vai ser num final de semana porque eu tenho que trabalhar pra viver.

  4. A Eugenia foi pensada como uma ferramenta para se evitar defeitos congenitos , pegando o embalo dos avanços na Biologia , foi uma epoca em que fisicos e Biologos disputavam as paginas de jornais , sim , a ciencia ganhou muito com estas filosofias que com o passar do tempo foram se convertendo em ciencias , a eugenia visava uma evoluçao fisica e intelectual , mas se esqueceram que ha mais um fator limitando o crescimento humano , o carater nao se seleciona pela eugenia , o cara pode ser loiro de olhos azuis , medir 1.90 ,ter um QI enorme e ao mesmo tempo ter uma carater arrogante , egoista , enganador !

  5. eita states, mais sujo que pau de galinheiro. e tem uma feminista envolvida nesse crime também, esqueci o nome.

    • exiled se vc le ou entende ingles falado, google Kay Griggs interview youtube. Seu marido foi Coronel Marine vinculado com a Casa Branca, que gostava de se embebedar nos dias de folga e quando bebado, no inicio da vida conjugal, contava para ela o que fazia. So digo isso, e de estarrecer, sao 8 horas de entrevista..Se vc visitar Washington e decidir ir jantar pizza, cuidado onde vai, porque voce pode entrar em alguma pizarria, onde os nomes das comidas e bebidas tem duplo sentido, sao pizarria com andares subterraneo, onde sarifica-se criancas em rituais satanicos, bebe-se o sangue das vitimas e pratica-se o canibalismo. Os Clintons e seus associados, os Bushes sao aderenters desses rituais. Trump havia prometido expor, prender as pessoas que envolvem nesses crimes. No inicio de sua administracao, mais de 1.500 pessoas foram presas acusadas de estarem envolvidas nesses crimes mas a Midia nao toca no assunto. De repente, Trump abandonou suas promessa de atacar esses pedofilos satanistas. Aquele pessoal que lancaram a candidatura de Trump, com uma plataforma de entre outras coisas atacar essa podridao que ocorre nos EUA, entre a gente da alta sociedade e agora sentem-se decepcionado com Trump, estao dizendo que Trump deve ter culpa no cartorio, que ele teria matado uma menna menor de idade durante uma sessao de orgia sexual,que o FBI a CIA teria gravado e agora usa esse fato para fazer chantgem e obriga-lo abandonar suas promessas eleitorais. Dsi o ataque contra Siria. Enfim pau de galinheiro e sublime perto do que ocorrenaquele pais. Mas nao e so la. Bruxela,na Belgica e outro antro. a Mafia Nhadrgueta capitura criancas a bandonada nas ruas e vendem para as elites de Bruxelas que usam essas criancas em sacrificios satanico. O Youtube esta cheio de sites serios sobre o assunto, mas e en ingles, frances e outras linguas europeias…..

  6. Bom as ideias e praticas americanas que educaram os nazistas na sua solucao final, sao muito bem sabidas, para qualquer um que faca uma busca na historia desse pais.
    Eu me recordo de estudar que seus legados ancestrais anglosaxoes, ou germanicos de forma geral, foram escravizados e passaram por varios massacres por serem considerados menos dignos da vida, do que os gregos e principalmente romanos.
    O problema e que este povo e outros parecem desconhrcer esta Historia e fixam apenas nos ultimos 500 anos, e portanto nao aprendem sobre os males da ignorancia.

    • Os gregos, Aristoteles em particular, consideravam os loiros, e cabelos vermelhos, tipos os Celtas, como proximo dos imbecis, por causa do clima frio e os pretos do Sul do Saara, como preguicosos,por causa do clima,quente. Os gregos se consideravam superior, inteligente, capaz de ciencia, filosofia e arte, porque vivia num clima temperado.

  7. Comecemos a nossa limpeza intelecto/ideológica castrando todos os socialistas… quem sabe ainda temos solução… mas tem que ser na marreta, como os pantaneiros fazem com os novilhos… 🙂

    • Seu Doutor se o senhor aplica esse metodo sadico nas Delegacias quando interroga os prisoneiros, nao me e de estranhar que, que o pessoal do PCC confessa tudo que o senhor quer ouvir.

      • Temos uma certa prática em lidar com fezes… o importante é usar luvas pra não se contaminar… e sempre enterrar bem fundo pra que as fezes não voltem mais… capiche ???… 🙂

    • Precisamos também regenerar rapidamente a sociedade brasileira desencadeando ao lado da operação Lava a Jato a operação “Bomboras”:
      Nesta operação nem o loirinho, o riquinho, o geniozinho, mas também safados, escapam da limpeza social, pois…
      Bomboras =
      Borracha no lombo das tranqueiras.

      • nos bons tempos, Seu Dotor Delegdo, o filho do coronel fulano de tal desrespeitava seu professor, nao fazia as licoes, quem apanhava e ia ficar de joelho em cima de milho era o Benedito Carvao, o crioulinho filho da preta Isaura. Na Inglaterra existia a frase whipping boy, o garoto que apanhava pelas artes cometidas pelo filho do aristocrata…

      • rsrsrsrsrssssss… VITIMISMO SEGREGACIONAL… rsrsrsrsrssss… nem vou dar como exemplo os casos ingleses de onde vc mora (sic)… mas até onde eu sei, em toda a Europa, o pensamento eugênico prevalecia durante o século IXX… e sabe qual a fonte de onde os eugenistas beberam primordialmente ???… a velha e bondosa ÁFRICA… sim… lá onde negros que sofrem de falta de melanina, os famosos “negro aço” são perseguidos e mortos para que não tragam mal agouro para a tribo… pra vc ver, ein, caro comunista !!!???… como o mundo é tão redondo que, sem ao menos esperar, votamos ao mesmo ponto por vias diferentes… 🙂

      • ´´Criou-se uma situação realmente trágica: — ou o sujeito se submete ao idiota ou o idiota o extermina.´´
        Nelson Rodrigues
        É isso que tu que ?

      • Como perceberia… um ser que se diz pensante e que acredita na vida moderna sem capitalismo !!!… rsrsrsrrsrssrsrsrsssss… volta pra tribo, índio… só lá isso é possível… 🙂

Comentários não permitidos.