Caracal traz tecnologia e concorrência para indústria bélica brasileira, afirmam especialistas

Com a promessa de investimentos na ordem de R$ 500 milhões ao longo de 10 anos, a Caracal Internacional lançou no início deste mês a pedra fundamental para construção da nova filial da indústria em Anápolis. A empresa fabrica pistolas, metralhadoras e refiles e tem sede Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. A filial em Goiás é a primeira do Brasil e deve gerar 1.250 empregos diretos e indiretos no Estado.

A Caracal encontrará no País o mercado bélico dominado pelas empresas Imbel e Taurus. A primeira é a responsável pelo fornecimento de armas para o Exército e principal concorrente da Caracal, que aposta na fabricação de armas com maior calibre. O foco da Taurus – empresa gaúcha – são as policiais.

A vinda da Caracal para o Brasil foi firmada após visita do governador Marconi Perillo aos Emirados Árabes, em março deste ano. A operação da empresa deve começar em um ano e meio.

Professor de Empreendedorismo e inovação do Instituto de Pós-Graduação e Graduação (Ipog), Vandelei Villarino, afirma que o primeiro setor a ser beneficiado com a vinda desta empresa para Goiás é a construção civil. Além disso, Villarino acredita que o investimento na valorização de profissionais locais que se especializaram em engenharia mecânica e áreas semelhantes também será maior.

“É claro que eles trazem os cabeças da empresa de fora para colocar ordem na casa nova, mas com certeza darão oportunidade para mão de obra especializada local”, afirma o professor. A Universidade Estadual de Goiás (UEG) já firmou parceria com a Caracal para realizar pesquisas no setor e fornecer mão de obra.

Espera-se ainda, afirma Villarino, grande retorno em tributos e na compra de matéria-prima. “Este tipo de empresa já traz confiança de fora. A Caracal não está mirando apenas o mercado brasileiro, mas de toda a América do Sul”, afirma o especialista.

Tecnologia

Para Ivan Hermano Filho, especialista em segurança e diretor da empresa Tecnoseg, a vinda da Caracal para Goiás é uma excelente notícia por diversos motivos, entre eles a tecnologia de ponta que a indústria bélica traz para o Brasil. “Eles têm acesso aos maiores especialistas em armas do mundo, entre design e engenheiros”, afirma Hermano Filho.

Inicialmente, a Caracal vai focar a produção de armas de calibres utilizados pelas forças policiais, o que não beneficiará as empresas privadas de segurança que atuam no Brasil. Vale lembrar as policiais brasileiras apenas podem comprar armas de fabricação nacional.

“Isso quer dizer que a segurança pública terá acesso ao que existe de mais avançado, o que beneficia a população de forma geral. Se a empresa decidir fabricar armas de calibres menores, os clientes de empresas privadas de segurança também podem ser beneficiados diretamente”, explica Hermano Filho.

Fonte: Mais Goiás

58 Comentários

  1. Pra mim a vinda dessa empresa de capital privado é uma merda. Como capitão do Exército Brasileiro, sigo confiante e satisfeito com as pistolas Imbel

  2. “Tudo haver com o política do atual governo, valorização da indústria internacional.”

    Anônimo

  3. é o aparelhamento total deste pais por estrangeiros…todas as grandes empresas e indústrias nacionais deste pais estão sendo sabotadas e desmanteladas para abrir caminho para concorrentes estrangeiros senhores…nossas empresas e estatais estratégicas estão sendo privatizadas ou desmanteladas para abrir caminho para os estrangeiros tomarem o controle e monopólio sobre o mercado consumidor deste pais…que é o quarto maior do mundo…

    Povo Desprotegido…

  4. Desde quando concorrência e desmanche ? Se estivéssemos fechados as indústrias estrangeiras ainda andariamos de fusca e chevette, nossa aviação nem existiria , ou vai me falar que a Embraer teria o potencial que tem hoje, não fosse as parcerias internacionais ??
    Tem que trazer sim , indústrias de defesa com tecnologia de ponta, concorrência é tudo

    • O Sr. tem a mais plena razão… só os “nossos” trolladores pensam diferente porque recebem pixuleco pra isso… 🙂

    • desde de quando Clientelismo é desenvolvimento?!… fomentar a indústria nacional traz a concorrência e o desenvolvimento da tecnologia de ponta nacional…consolida a independência e o desenvolvimento do pais..

  5. acabar com a indústria nacional de armas…dar o monopólio do mercado do pais para a indústria de armas estrangeira(como estão fazendo com os aeroportos/linhas aéreas) …acabar com o estatuto do desarmamento e liberar geral o porte de armas…estão ligando as coisas!…

      • Fale por você companheiro….

        Infelizmente tem faltado comentários saudáveis e com capacidade de questionamento…
        Ataque a mensagem, não o mensageiro…

        Concordo com o colega A Máquina Troll, estamos internacionalizando nosso país, e não somos convidados a participar desses ganhos, já que quem vai pagar essa conta seremos nós…

        Somo detentores de um mercado consumidor gigante, mas logo logo, seremos apenas os consumidores pois o mercado não vai mais ser do Brasil…

      • rsrsrssrsrsss… é claro que a cumpanheirada é contra o fim do monopólio estatal que não deixa o país avançar… como ficaria os sindicatos do país sem o pixuleco de sempre, né ???… essa corja que não deixa o país crescer e progredir… SARAVÁ meu pai… que esse olho gordo não atrapalhe a abertura de mercado que a Caracal vem nos trazer… armas mais baratas e melhores…

      • no governo collor como hoje pregavam que as estatais eram improdutivas, que davam prejuízo, que estavam endividadas, que eram cabides de emprego e antro de corrupção, que sobreviviam somente devido aos subsídios governamentais, enquanto as principais empresas privatizadas como são os casos da Companhia Vale do Rio Doce e da Companhia Siderúrgica Nacional, eram empresas lucrativas e competitivas…

        querem restabelecer um governo assim pra continuar com isso e entregar de volta aos estrangeiros o controle/domínio de toda a infraestrutura que sustenta o pais…a geração elétrica, o fornecimento de água, de gás, de combustíveis, a indústria de alimentos…toda a base da produção nacional…

      • “FabioVargas
        25 de abril de 2017 at 10:42

        Concordo com o colega A Máquina Troll”

        Obrigado amigo FabioVargas…

  6. so lesa-patria pra aceita essa empresa multinacional vindo para o brasil,o brasil tem que comprar de empresas brasileiras visto a nossa imbel, veja o caso da engesa que a mando dos estado unido o governo sanery nao vendeu para arabia saudita e pior nao comprou nenhum tanque osorio deixando a empresa morrer.

    • rsrsrsrssss… já pensou se os americanos pensassem assim e parassem de comprar armas da BRASILEIRA Taurus ???…

    • A Taurus Armas e Acessórios é uma das três maiores fabricantes de armas leves do mundo….é uma das que mais vende/fatura no mercado estadunidense…pagar gente pra falar mal e fazer propaganda difamatória de produto de concorrente é uma técnica manjada, usada por empresas a séculos…

      • Se essa —– que tu falou fosse verdade a Kalashnikov não fabricaria armamento dentro dos EUA. alias, varias outras empresas…

        Sobre a pistola da Taurus que dispara sozinha é fato, vários pessoas já morreram ou ficaram com sequelas por conta disso…

      • O trollador maquineta é um bonachão… ele mesmo não acredita nessas m… que ele fala… é só pra ter o prazer lúdico de encher o saquinho de nosotros… rsrsrsrsrssss… é um sádico… 🙂

      • Profundo como um pires… edite um livro de pensamentos e fique milionário… não vai faltar mortadela pra comprar se a capa for vermelha e editada pela fundação molusco… 🙂

  7. Os mutilados pelas porcarias da Taurus agradecem. A Imbel e suas máquinas da era industrial precisa de um choque, ser animada, e talvez privatizada para se tornar eficiente.

    • Mas é isso que eu não entendo sabe….são estas coisas que eu ainda não consigo entender…porque então vende tanto nos eua?…porque nos eua… o mercado mais concorrido e disputado …vendem e lucram tanto?….porque lá são tão premiados?…porque os produtos da Taurus ganham/acumulam tantos prêmios nos eua? … 😉

      em 2000 a Taurus International foi escolhida pelos membros da Academia de Indústria de Esportes de Tiro americana como a “Fábrica do Ano” e suas pistolas e revólveres Titanium Millennium e Total Titanium como “Arma do Ano”….em 2001 recebeu o troféu “Fabricante do Ano” da Associação Nacional de Atacadistas de Artigos Esportivos dos EUA (Nasge)….em 2003 conquistou novas premiações destacando-se a Taurus Copper Bullet.45 e a 480 Raging Bull..

      em 2011 comemorou a sétima conquista do Prêmio “Handgun of the Year” considerado o mais importante da Indústria de Armas dos Estados Unidos….a pistola PT 740 foi reconhecida pelo design inovador, avanços tecnológicos no uso de materiais, ergonomia e segurança…..

      serão estas premiações dos eua indícios de fraude, maracutaias e cultura da corrupção… como ocorre aqui?!… 😀

  8. Esta vinda da Caracal só será benéfica se acontecerem duas coisas, que eu acho difícil.

    1. Se o Exército no novo decreto de produtos controlados largar o ranço do paternalismo e permitir que as empresas vivam sem encomendas dos (des)Governos estaduais e do Federal. Para os leigos do tiro que não entenderam. Que o Exército pare de complicar a vidas dos atiradores, caçadores e colecionadores com as mesquinharias de sempre e interpretações criativas da legislação ou “criando” outras só porque o tenente do SFPC quer!

    2. Se mais de uma fábrica estrangeira vier para cá.

    No fim é bem capaz de ser mais uma vendendo produto que dá problema e não dá o devido respaldo ao consumidor público ou privado.

    Quando uma fábrica estrangeira se instala no Brasil, ela não está acabando com a indústria nacional! Pelo contrário ela está gerando empregos e treinando pessoal em tecnologias melhores.

    Assim funciona nos EUA. Se você quer vender para as FFAA e polícias, tem que instalar uma fábrica em território americano.

    Se a Caracal que também tem fábrica nos EUA resolver ir embora, que vá…

    O conhecimento dos funcionários e maquinário ficarão lá, como ficarão aqui…

    Ninguém desmonta uma fábrica do dia para noite e some com tudo.

    Cresçam e parem de falar bobagem.

    A Taurus, que vocês pregam proteção não é mais brasileira a anos! Ela pertence a CBC que a bem mais tempo tem mais de 90% das suas ações em propriedade de uma Holding nas Ilhas Jersey ou seja ninguém sabe quem é o real dono da CBC.

    Só considera IMBEL topo de linha, quem compara com Taurus.

    Nunca vi um atirador experiente e com base de comparação chamar IMBEL de topo de linha. Uma IMBEL nos EUA custa menos de US$500.00, uma 45ACP topo de linha da Kimber, ParaOrdnance ou Wilson Combat sai por mais de US$1500.00

    Da para entender a diferença de qualidade ?

    • o que vemos atualmente neste pais é um uso agressivo de guerra de propaganda, lobby e guerra econômica de concorrentes estrangeiros contra a indústria nacional consolidada no mundo …todos os tipos de manobras sujas e estratagemas para difama-la e derruba-la são usados hoje por concorrentes estrangeiro dos eua… que inclui até o uso pesado de Astroturfing….

      • Medidas ordinárias das quais vc faz parte e está atolado até o pescoço, caro maquineta… só que do lado sujo do jogo…

  9. Enquanto no brazil todas nossas empresas e estatais estratégicas são “privatizadas” para estrangeiros ou sabotadas e desmanteladas com a ajuda/comunhão de corruptos tupiniquins…em países grandes as empresas em dificuldades são socorridas pelo o estado…em nenhum lugar do mundo se pratica este negocio de Neo-Liberalismo…nem nos eua o pais onde mais se faz guerra de propaganda deste engodo isso é praticado…uma serie de corporações estadunidenses na época da grande recessão econômica de 2008 como a GM e Citibank foram socorridas pelo o governo estadunidense..desde que a crise de confiança se agravou e se generalizou paralisando o sistema de empréstimos interbancário mundial o governo estadunidense decidiu pôr de lado suas teorias neoliberais e passou a socorrer ativamente as suas empresas em dificuldades…para evitar colapso o governo estadunidense chegou a reestatizar as agências de crédito imobiliário Fannie Mae e Freddie Mac privatizadas em 1968 que agora estão sob o controle do estado por tempo indeterminado…um pacote aprovado as pressas pelo congresso estadunidense destinou setecentos bilhões de dólares de dinheiro do contribuinte a socorro dos banqueiros do pais…desde a quebra do Bear Stearns até outubro de 2008 o governo estadunidense e a Reserva Federal já haviam despendido cerca de dois trilhões de dólares para salvar instituições financeiras do pais…

    e o mais interessante de se notar nisso tudo é que nunca vemos nenhum destes ditos “Neo Liberais” tupiniquins daqui fazendo qualquer panelinha contra estas praticas nestes países…mas somente contra estas praticas no Brasil…enquanto estes países sempre protegem suas empresas independente do governo que administra…aqui no brazil curiosamente só militam privatização de tudo a estrangeiro e ausência completa de qualquer forma de ajuda/apoio do estado a alguma empresa ou estatal nacional, mesma que estratégica…

    O fortalecimento da indústria de produtos de defesa no Brasil se constitui numa peça fundamental na redução das vulnerabilidades militares do país mas grandes conglomerados estrangeiros da indústria de defesa bloqueiam tentativas de desenvolvimento das empresas similares de países menos poderosos….Países sérios protegem suas empresas importantes….protegem suas empresas e programas estratégicos….mas aqui a troco de propina sabotam, destroem e sepultam as nossas para depois fazerem negociatas com empresas estrangeiras…as licenças de exploração são vendidas por mixaria em troca de doações para campanha eleitoral e depósitos em contas pessoais no exterior…e ainda bate tambor, sacode as cadeiras, brinca de carnaval e trabalha absurdos cinco meses por anos só para pagar tributos e impostos….para depois morrer nas filas dos hospitais, do transporte público e tomar tiro de bandido no sinal porque teve progressão de pena de nossa justiça “imparcial, honesta e isenta”..

    ESTADO MÍNIMO – Reflexão

    https://www.youtube.com/watch?v=chJOV46wj9g

  10. A diarréia ideológica que vemos na Venezuela é o que alguns ainda teimam em defender. Pobre povo. Com certeza a falta de comida e papel higiênico foram provocados pelos imperialistas que destruiram a indústria local, como foi em Cuba que roda carros dos anos 50. Santa ignorância que graças a Deus foi varrida deste país.

    • me poupem de suas panfletagens esdrúxulas e ridículas…os governos destes partidos ditos “neo liberais” para qual vcs estão a serviço e que fazem panfletagens foram os governos mais corruptos, pilantras e ruins da historia deste pais…pois em troca de malas de propina e apoio rifam o pais para quem der mais…sabotam o progresso e a soberania do pais para mante-lo atrasado e sob a correia/controle/influencia de estrangeiros…literalmente privatizam o pais para potencias corsárias estrangeiras em troca de malas de propina, apoio e financiamento de campanhas…vagabundos…

      • Já lhe avisei maquineta sem lubrificação das ideias… o termo NEOLIBERAL só é usado por ignorantes que não estudaram o tema… é vergonhoso até para um trollador da sua magnitude não se abster dessa apelação sem amparo histórico/sociológico/filosófico… tá pedindo pra ser tratado como um pé de cãozinho ignorante… 🙂

    • é uma vergonha uma das maiores nações do mundo ser facilmente dominada e controlada por empresas ou pais estrangeiro…enquanto formos quintal de estrangeiro não teremos a mínima chance de sermos um país protagonista no mundo…o problema deste pais não é esquerdismo…o problema deste pais é a grandeza e riqueza dele que atrai e sempre atraiu a cobiça e a espreita de potencias corsarias estrangeiras…

  11. é engraçado como neste pais se inconformam, se revoltam e fazem protestos apenas contra os corruptos do partido rival…com os corruptos do partido que militam fazem vista grossa e abafam…nunca falam/citam nada dos partidos pilantras que militam…a falta de vergonha na cara deste pessoal é tão grande que negam que militam ou que estão a serviço pra estas quadrilhas…pois são mais sujos que o Rio Tiete…mais envolvidos em corrupção e maracutaias que os petralhas…

    • As noticias de hoje na tv aberta era que morreu 28 na venezuela as aqui no brasil estado espirito santo no aquartelamento da pm
      A imprensa so começou. A falar quando ja tinha morrido mais de 58.
      Bando de hipócrita

      Estão doando. A Petrobrás para empresas mais corruptas e cheia de laranjas do que antes

      Os corruptos de estimação deles tudo sao delatados com conta no estrangeiro alkimim foi delatado por roubo a sabesp corrupção e nada na tv
      Os lixo estão falando do transito se fosse ao contrário era o dia todo falando

      • Agora que o pais esta tomado de assalto é que a bandalheira vai correr solta…é que vai correr doida meu amigo…se preparem caboclada porque vai ser grande o arrastão…o pais todo esta sofrendo um arrastão…o que estrangeiros vão faturar aqui com esquemas e maracutaias não esta escrito no gibi…

        o Aécio já é Hexa…6 vezes já delatado…mas tudo arquivado e engavetado pelo o bando do juiz …não é a toa que a cúpula da quadrilha já quer “tirar de cena” o noia e substitui-lo pelo Doria…pois sua ficha/imagem/reputação já esta mais suja que o Rio Tiete…nem no estado dele tem mais popularidade, apoio ou aceitação…e as delações da Odebrecht estão escrachando todas as bandalheiras e maracutaias dele, do Alckmin e do Nosferatu Serra…por isso este forjou doença e saiu do cargo que ocupava no Ministério de Relações Exteriores…será mesmo problema de saúde ou será problemas com a Lava Jato?!…o cara nasceu pobre…foi político a vida toda e hoje a família é bilionária…que milagre é esse?…

      • isto sem falar do caso Banestado que foi arquivado pelo o mesmo bando do juiz vagabundo…cujo pai é fundador do psdb do Paraná……o Banestado foi o maior esquema de corrupção que o Brasil já teve…as cifras do roubo giram por volta de 124 bilhões de dólares….e ninguém quer investigar os esquemas do governo petralha pra traz….sendo que as denuncias e delações expõem esquemas que vem desde o fim do governo militar…

  12. Alguns comentaristas passam o dia inteiro escrevendo idiotices esquerdistas.

    Parece que são bancados pelo PT – parte do dinheiro que roubaram do contribuinte…

    Que venham a Caracal e outras indústrias!

    E que liberem as armas para os civis de bem.

    • E quem disse que defendo ou apoio o esquerdismo ou petismo?!…para de tentar criar cortina de fumaça para encobrir/mascarar as tuas intenções aqui…

      panfletam ou militam o mesmo que estas quadrilhas da laia do psdb ou dem….neoliberalismo, extremismo de direita e subserviência/submissão a estrangeiro…apoiam quadrilhas de pilantras e vagabundos corruptos…além de serem antipatriotas/antinacionalista…e contra a soberania, desenvolvimento e independência do pais…

      a agenda de vcs consiste só de fazer apologia destas quadrilhas e atacar suas facções rivais…é facção do morro A contra facção morro B…quem está de fora não vê a hora de assumir o controle da “boca”…custe o que custar…..”Pros amigos tudo, para os inimigos, a Lei”…engaveta, arquiva, abafa que a facção do morro A precisa reassumir o controle da “boca” conquistada pela facção do morro B….bobo quem pensa que nesse jogo a mocinhos e bandidos…bobo de quem acredita em “salvadores da pátria”…só tem bandido…

  13. A Máquina Troll, às vezes vc escreve coisas até bacanas (não que minha opinião tenha alguma importância), mas defender um estilo de governo falido(vide Venezuela,Cuba etc.) e diante de tanto lixo vindo à tona diariamente depois do reinado do PT (mesmo que todos/ou quase todos os partidos tbm teem seus podres e seu envolvimento ) e que quase conseguiu aparelhar os tres poderes (ainda acredito que no supremo há paus mandados do PT,PSDB,PMDB ). O país foi desmontado, mais de 11 milhões de pessoas ficaram desempregadas entre Dezembro de 2013 e o final de 2016 e vc vem falar certas asneiras. Sobre estatizar tudo ser uma boa, a Embraer manda lembranças viu !!!

Comentários não permitidos.