Odebrecht, da Prússia à Operação Lava Jato

Família que controla maior empreiteira do país propagandeava “ética protestante alemã” de ancestrais como atestado de rigor empresarial.

Retrato de família: Marcelo, à esquerda, ao lado do pai, Emílio, e atrás, de terno claro, Norberto, fundador da organização

Durante décadas o sobrenome Odebrecht foi sinônimo de riqueza e influência no Brasil. Batiza a maior empreiteira nacional, braço de um dos maiores grupos empresariais do país. Nos últimos dois anos, também passou a evocar o maior caso de corrupção político-empresarial da história brasileira. Com a imagem despedaçada, executivos do grupo vêm discutindo mudar o nome para reverter o desgaste. Surgiram sugestões como adotar a sigla “ODB” ou criar marcas independentes para cada subsidiária.

Antes de ser tragada pela Lava Jato, a Odebrecht ostentava orgulhosamente o nome como uma espécie de “Made in Germany”. Em livros escritos por membros da família e na história oficial do grupo, a origem alemã do seu fundador, Norberto Odebrecht, sempre foi citada com destaque, como um suposto atestado de veia empreendedora e de rigor em relação ao trabalho.

A saga brasileira dos Odebrecht começou há 160 anos, com a chegada ao Brasil do bisavô de Norberto, Emil Odebrecht, um nativo do vilarejo de Jacobshagen, então na parte pomerana da Prússia (e hoje na Polônia, com o nome de Dobrzany).

A família pode facilmente traçar sua genealogia até o século 17. Em uma igreja ainda em pé em Greifswald, no Estado de Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental, existe o túmulo de um Andreas Odebrecht. A data: 1686.

O pioneiro Emil Odebrecht

Emil nasceu em 1835 em uma família culta e próspera. Seu pai era juiz, e sua mãe vinha de uma linhagem huguenote (os protestantes franceses). Aos 21 anos, deixou a Prússia e seguiu para a colônia de Blumenau, em Santa Catarina. O local ainda era primitivo. Os colonos conviviam com doenças e ataques de índios. “Aqui parece que tudo parou no primeiro dia da Criação”, escreveu o fundador Hermann Blumenau.

O jovem prussiano logo se tornaria um dos homens de confiança de Hermann. Em 1859, foi à Europa para estudar engenharia e cartografia na Universidade de Greifswald. Naturalizado brasileiro, regressou e ofereceu seus novos talentos para a expansão da colônia.

Projetou estradas, demarcou lotes e instalou linhas telegráficas. Deixou cartas em que se queixou das autoridades imperiais e manifestou sua desconfiança em relação aos brasileiros. Foi também voluntário da pátria na Guerra do Paraguai. Era amigo do naturalista Fritz Müller, que batizou uma espécie de caranguejo com o nome Aeglea Odebrechti em homenagem ao engenheiro.

Antes de partir para a guerra, se casou com uma imigrante de Hamburgo. Tiveram quinze filhos. Hoje, a descendência de Emil é estimada em mais de 1.300 pessoas. Em 2006, uma celebração em sua memória reuniu mais de 300 descendentes em Blumenau.

O ramo baiano

Vários netos de Emil se tornaram engenheiros, entre eles Emílio Baumgart, que foi responsável pelo projeto estrutural do hotel Copacabana Palace. Outro, Emílio Odebrecht, construiu uma ponte na zona rural de Blumenau. A estrutura foi levada por uma enchente, e os colonos exigiram indenização. Arruinado, deixou a região e se mudou para o Recife. Depois, seguiu para Salvador. Nascia assim o ramo baiano dos Odebrecht.

Em 1923, fundou a empresa Emílio Odebrecht e Cia. Era casado com a catarinense Hertha, que foi educada em uma rígida escola para futuras mães em Greifswald, fundada no início do século 19 por uma certa Johanna Odebrecht – a instituição ainda existe.

Em 1920, nasceu o filho do casal, Norberto, que em 1944 fundaria a Organização Odebrecht. A educação de Norberto ficou a cargo de um pastor luterano chamado Otto Arnold, que comandava a comunidade evangélica de Salvador. Nas aulas em alemão, o pastor repetia conceitos protestantes, como a “saúde moral é a base para a saúde material”.

Quando a Organização Odebrecht completou 60 anos, em 2004, os princípios éticos passados por Arnold foram citados em vários textos elogiosos. No Senado, Romero Jucá (PMDB), um dos políticos mais implicados na Lava Jato, disse que Norberto “seguiu a tradição familiar germânica, em que o trabalho duro é o único caminho para a riqueza merecida”.

Em um livro, Norberto disse que baseou a política empresarial da sua empresa nessa visão protestante e discorreu sobre a ideia de “Bildung” (formação, em alemão). Esses conceitos foram empacotados em um conjunto de princípios chamado “Tecnologia Empresarial Odebrecht”. No texto, Norberto disse que a empresa “preserva o gosto e a consciência alemãs com relação à Filosofia”.

A empreiteira

Mas antes da prosperidade veio a Segunda Guerra. A construtora de Emílio sofreu com a alta dos preços de materiais e se afundou em dívidas. Em 1941, Norberto, então com apenas 21 anos, assumiu os negócios do pai, que voltou para Blumenau. Passou os três anos seguintes concluindo as obras deixadas incompletas pelo pai. Em 1944, fundou sua própria empresa: a Construtora Norberto Odebrecht, a primeira empresa da Organização Odebrecht.

Em Salvador, Norberto encarnava o tipo alemão nos trópicos, sempre usando terno de linho branco. Era chamado de “doutor” pelos funcionários. Mas também se desviou da tradição familiar e se casou com uma católica sem laços com o país europeu.

Apesar da propaganda sobre ética protestante, “doutor Norberto” viu sua empresa decolar graças a um ator menos espiritual: o Estado. No final dos anos 1950, tirou vantagem do financiamento estatal que promoveu construções pelo Nordeste após a criação da Superintendência para o Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). Também executou os primeiros projetos para a novata Petrobras, que concentrava suas atividades na Bahia. Ainda limitada ao Nordeste, a empresa ficou de fora de grandes obras nacionais do período, como Brasília.

A nacionalização das atividades só veio com o golpe militar de 1964, que impôs um regime ainda mais ávido por grandes obras. Os militares também proibiram em 1969 a atuação de empreiteiras estrangeiras, o que criou uma reserva de mercado para empresas como a Odebrecht.

Segundo o historiador Pedro Campos, autor de um livro sobre as empreiteiras e o regime, o crescimento da Odebrecht nesse período caminhou com a expansão da Petrobras. “Quando a Petrobras começou a crescer, a Odebrecht foi junto”, disse. Em 1969, Norberto recebeu do então presidente da petrolífera (e futuro presidente da República) Ernesto Geisel, outro descendente de alemães, a incumbência de construir a sede administrativa da Petrobras no Rio de Janeiro. Rapidamente a Odebrecht virou uma favorita dos militares e dos políticos alinhados com o regime.

Nos anos seguintes, Norberto conseguiu obras importantes, como o Aeroporto do Galeão e a usina nuclear Angra I. Isso mudou completamente o perfil da empreiteira. Entre 1969 e 1974, a Odebrecht pulou do 19º para o 3º lugar no ranking das construtoras nacionais.

Com o fim do “milagre” brasileiro e a paralisação de grandes obras no final dos anos 1970, a Odebrecht passou a se expandir para países como Peru, Chile, EUA e Angola. No Brasil, começou a comprar empresas de saneamento e polos químicos privatizados nos anos 1990 durante os governos Collor e FHC.

A liderança do grupo foi passando para os descendentes de Norberto, seguindo um rígido sistema de sucessão familiar. Cada membro recebia uma parte do negócio, mas apenas um de cada geração ficaria com o comando. Em 1991, Norberto passou a tocha para seu filho, Emílio Alves Odebrecht. Em 2008, foi a vez do neto, Marcelo.

Com o tempo, o ramo baiano foi se afastando dos menos bem-sucedidos parentes catarinenses, criando seus próprios costumes. Se reuniam regularmente em uma ilha particular no sul da Bahia. Lá, as gerações mais jovens assistiam a aulas de alemão, enquanto os mais velhos discutiam negócios.

A Era Lula

Após a saída dos militares do poder, a Odebrecht reformulou a sua rede de influência. Segundo Campos, a relação direta com os militares e ministros deu lugar a uma aproximação com congressistas e partidos.

Durante a devassa na companhia na Lava Jato, investigadores descobriram o setor de “operações estruturadas”, na prática um departamento de propinas para políticos e funcionários de estatais, que funcionava pelo menos desde o governo Sarney (1985-1990) e que se expandiu nas administrações seguintes, quando a Odebrecht começou a abocanhar estatais privatizadas.

Norberto e Emílio também nunca adotaram o alarmismo de alguns empresários dos anos 1990 em relação ao esquerdista Lula. Emílio disse em um de seus depoimentos da Lava Jato que conheceu o petista em 1985. Citou ainda uma frase do general Golbery: “Lula não tem nada de esquerda. Ele é um bon vivant”. Também apoiou a campanha do petista em 2002, organizando reuniões entre Lula e empresários.

Marcelo é levado pela Polícia Federal

A prosperidade da Odebrecht durante o regime militar quase foi obscurecida pela experimentada na Era Lula (2003-2010), quando o Estado retomou a prática de financiar grandes obras. Sob os petistas, o grupo viu o faturamento pular de 17,3 bilhões de reais em 2003 para 107,7 bilhões em 2014. Parte da expansão se deu graças a generosos empréstimos do BNDES e grandes obras para a Copa e as Olimpíadas. Ao mesmo tempo, segundo revelações da Lava Jato, a organização irrigava campanhas políticas do PT e de outros partidos, inclusive da oposição.

O sistema começou a ruir a partir de 2014, quando a Odebrecht caiu na mira da Lava Jato. Em 2015, Marcelo, então o nono homem mais rico do Brasil, foi preso. Acabou sendo condenado a 19 anos de prisão. À época, a Odebrecht empregava 175 mil funcionários em 25 países.

Norberto não chegou a ver o que aconteceu. Morreu aos 93 anos em julho de 2014, quando a Lava Jato ainda não havia alcançado o grupo. Obituários destacaram sua “veia empreendedora” e “disciplina germânica”. Sua fortuna pessoal foi estimada em 10 bilhões de reais.

Na semana passada, os baianos da Odebrecht voltaram a cruzar com Blumenau. O atual prefeito da cidade apareceu na lista de Fachin como suspeito de ter recebido ilegalmente 500 mil reais da Odebrecht Ambiental durante a campanha de 2012. Segundo a delação de um executivo, os três principais candidatos naquele ano receberam o mesmo valor. Seria uma forma de garantir apoio à empresa, que detinha contratos milionários para operar o sistema de esgoto blumenauense.

Um jornal da cidade que foi construída com a ajuda do tataravô de Marcelo classificou o escândalo como “o maior caso de corrupção” da história de Blumenau.

Fonte: DW

 

23 Comentários

  1. Romero Jucá (PMDB), um dos políticos mais implicados na Lava Jato, disse que Norberto “seguiu a tradição familiar germânica, em que o trabalho duro é o único caminho para a riqueza merecida”.

    Quando li isso tive certeza da podridão, onde já se viu Romero Jucá , trabalho duro e riqueza merecida combinarem ? Esta na cara que ele estava tramando uma de suas muitas surubas ou tentando esconde-las quando disse isso !

  2. Só quero saber ….quando a VAZA-JATO que está no Rio de Janeiro vai chegar em São Paulo e no Paraná ! … quando ? 😉 … esse MP do braZil vou te contar viu ? …
    .
    Será que mais uma vez devemos esperar pelos profissionais da Suíça ? … de novo ? … pois foi só assim que prenderam o golpista criminoso do irmão Cunha … o José Serra,Aécio e TODO AQUELE QUE TENHA ALGUMA PROVA QUE O INCRIMINE … que se cuide .. claro …se depender dos profissionais da suíça . 😉 ..

    • ATENÇÃO RAPAZIADA DO BLOG …parece que na Venezuela teve mais outro dia de Ferguson … não sei como lá não tocaram fogo no congresso como foi lá no Paraguai .. e olha que o Paraguai e os EUA não são bolivarianistas e nem tão pouco são governado por comunistas.

  3. Depois do Marcelo e seus subordinados da Odebrecht abrirem a boca, chegou a vez do Palocci, todo bonzinho, abrir a sua para o Moro. Não satisfeito, ainda deixou claro que está a disposição da Lava Jato, para uma enxurrada de informações, e que tem material para mais de um ano de investigações.
    Tai duas eminências pardas que o nosso país se livrou: José Dirceu e agora Antonio Palocci (O Italiano na folha de pagamento da Odebrecht. Ele negou ser o Italiano, dizendo que são mais de 40 milhões no Brasil. kkkkk!.. Além de picareta é piadista.)

    Sim Lucena… Todos os estados, municípios, órgãos e autarquias deste país precisam de Lava a Jato. O país inteiro precisa ser lavado e espremido de sua sujeirada política-administrativa.

    Bay bay Odebrechts, que peninha né? Ficar bilionário assim, com assinatura dos padrinhos, é fácil!
    Se sumir do mapa, no fundo, já vai tarde. E se levar outras iguais de arrastão… Ótimo!!!
    Um novo e bem melhor Brasil agradece.

  4. é isso que eu não entendo, o pessoal de esquerda que não passam de uns socialistas de araque, estão sempre falando mal da elite, que há uma elite que governa esse país, uma casta que se acham superiores.

    Ae quando tem uma operação como a lava jato, que está investigando os crimes cometidos por essa gente mesmo que ainda não esteja ideal, mas tá prendendo alguns desses elementos, os mesmos socialistas de araque ficam indignados !!

    Começam a denegrir o poder judiciário (que tem sim problemas de corrupção) mas generalizam, inventam mil e umas teorias conspiratórias, parecendo proteger os tão criticados e malvados da elite branca, é isso que eu não consigo entender rsrs..

    A esquerda que jurou aos pobres o compromisso com a verdade e justiça contra a elite branca desse país, tá implorando em suas reuniões Brasil afora, para os juízes da lava jato pegar leve com os “coitadinhos” dos empreiteiros, pq estão “preocupados” com os rumos do país…. Oooh, não são fofos gente ? Depois de assaltarem os cofres públicos, tão preocupados com oq vai acontecer com a economia do Brasil rsrs.. Beluzzo junto com o apedeuta só faltou chorar na ultima reunião deles em SP

    é isso que eu não entendo, pq agora os mentores socialistas e seus militantes querem aliviar para a elite branca atacando todos do poder judiciário ?

    “MISTÉRIO” !!! rsrs…

    • Vocês como eu devem ter o mesmo pensamento,nós trabalhamos para pagar impostos e sustentar Bandidos da Politica,sindicatos,STF,está merda da CUT esses vagabundos do MST que tiveram 13 anos para arrumar terra e vivem pedindo terra e benécias do governo. Eu como a maioria dos Brasileiros os honetos que Trabalham, fomos enganados pelo PT de Lula e seus partidos Satélites que pregavam serem ilibados mas quando no poder foram tão ou mais bandidos que os outros,com certeza mais pois onde passam fica tudo igual a terra arrasada,eles roubam até a esperança de dias melhores.
      Ai surgem gente pregando que isto tudo é armação do imperialismo dos EUA,eles como toda a nação dominante querem servos,mas aqui no Brasil nosso governo ao inves de nos proteger nos roubam e nos entregam a própria sorte,ao inves de nos unirmos e colocarmos está corja no seu devido lugar,surge um monte de gente culpando os outros paises e vitimizando nossos politicos,vamos ter muito o que evoluir como povo e nação para tornarmos dignos de governos decentes,não esta morto quem peleia.Brasil acima de tudo só abaixo de Deus.

    • (…) é isso que eu não entendo, pq agora os mentores socialistas e seus militantes querem aliviar para a elite branca atacando todos do poder judiciário ?

      “MISTÉRIO” !!! rsrs… (…)
      .
      .
      Alessandro … vamos solucionar esse mistério então ..rsrsr … quem acompanhou a via crucis da derrocada da democracia do Brasil e que culminou nessa suraba braZil ( palavras de um notório golpista e corrupto ) … sabe que nos primórdios do golpe …rsrsr .. os coxinhas insinuaram que o STF era bolivariano ( Gilmar Mendes até falou algo parecido a isso ) pelo simples fato da sua maioria ser nomeada por petistas … foram até bater panelas na porta do finado Teori Zavascki …. naquela época … só quem estava indo em cana eram os corruptos do ParTido .
      .
      Depois mais tarde, vem Reinaldo Azevedo e tantos outros .. como advogados,juristas e até uma ex-ministra o STF( Eliana Calmon ) , esta chegou a afirmar que dentro do poder judiciário tinha bandidos.
      .
      Olha que motivos de questionar a seriedade da justiça no braZil no combate à corrupção há e exite .. Gilmar Mende está ai para mostrar.. anda com políticos envolvido em corrupção para cima e para baixo …rsrsr … e até o Sérgio Moro de braços e abraços com um notório corrupto que não sabe perder para uma MULHER ..e até os corrupto golpistas chegaram a nomearam para o STF um simpatizante deles … 😉
      .
      Não é a toa que Reinaldo Azevedo chamou os coxinhas de direita xucra. HAHAHA..
      .
      Alessandro ..a história é uma mãe generosa para uns e madrasta impiedosa para outros … rsrsr ..a tempos que se tenta pegar o LULA ( lidera com 30,5% dos votos em eventual disputa em 2018 ) … e pode até colocá-lo na cadeia … mesmo sem prova criveis e/ou forjadas na escuridão …Assim como a história foi muito generosa com Nelson Mandela … nem ficarei surpreso se no futuro bem próximo ouviremos e veremos o “LULA DAY ” … 😉

      • minha criança, estou com preguiça de explicar pra vc.

        eu fui irônico, não há nenhum mistério rsrs..

        os entendedores, entenderão !

      • 1º querem manter suas prerrogativas corporativistas, corruptivas, etc, etc, etc…
        2º medo de ir para o xilindró e pior, que a sentenças confisque os eles roubaram da sociedade a vida inteira, etc, etc, etc …
        Deu prá entender ?

  5. Como dizia Bismark tambem lá da Pomerania terra dos Odebrecht : se soubessem c omo se fazem as salsichas…..

  6. Materia prato cheio para esquizofrenicos ideológicos kkkkkk esquecem-se apenas que a corrupção e a propinagem é institucionalizada na Republica de Ratazanas Brasileira.
    A corrupção tambem é institucionalizada no sistema Americano mas la é legalizada e sincronizada com o sistema.
    Aqui a esquizofrenia por notoriedade corporativa acabara encaminhando tudo para o descredito pois não existe crime sem prova material convincente e eu ouvi dizer eu ouvi falar não é material aceitavel de condenação.
    Se desde o começo primassem pelo sigilo das i vestigaçõrs podetiamos chegar a um resultado aceitavel.
    Pelo andar da carroagem com um cocheiro querendo amostrar o rabo mais do que o outro visando notoria midia vai acabar tudo mesmo em suruba.
    Se a equizoftenia fascista nazistoide protestante não encontrar uma forma de prendetem o demonio roxo inviabilizando sua candidatura em prol de eleição indireta onde dabem que o nazistinha racista não tem a minima chance ja fazem corinho pelo empresario da CELITE PAULISTANA kkkkkkkkkkkkkkkk Deveriamos é passar o rodo geral extermina do tanto os microbios de direita quanto de esquerda. SO TEM BANDIDOS E TRAIDORES.
    Abaixo essa Republica de Ratazanas Viva Dom Bertrand.

    • A corrução existe em todos os países, em maior ou menor grau de incidência, mas nos países em que a lei impera, independente da posição que o indivíduo ocupa no sociedade ou na política, quando apanhado em infringência, responderá ao judiciário.
      Quando as raposas tomam conta do galinheiro
      Quando não há contestação que reprima a atitude de rapina
      As instituições ficam prejudicadas pois inexiste previsão legal que freie as atitudes dos políticos que tem foro privilegiado, que não podem ser alcançados nos seus mandatos, mesmo por crimes comuns que nada tem a ver com a política.
      Esperemos que eventualmente o Brasil chegue a ser um país sério.

      • Vargas vc nao faz jus a esse sobrenome. O Getulio deve estar se contorcendo no caixao de raiva de ver gente com seu sobrenome escrever tal asneira; PAIS ONDE A LEI IMPERA. Como dizia Doctor Johnson “such stupidity cannot be in nature”. O que diferencia o Brasil e alguns paises tipo os EUA, Inglaterra, Alemanha, Suecia, besta que quer impedir corrupcao suicidam-se. Os jornais norte americanop estao cheio de noticias de bestas, almirante, coronel, general, engenheiro, policial, jornalistas, que decidiram suicidar depois de terem iniciados investigacoes sobre caso de corrupcao, trafico de narcotico, trafico de criancas para serem sacrificadas rituais satanicos. O que e de fazer rir, e que esses individuos anti corrupcao quando decidem que eles devem suicidar diante de tantas iniquidades, eles escolhem a maneira mais complicadas para se matarem. Por exemplo, o almirante Boodas, que decidiu suicidar, diante da corrupcao que ele encontrou quando Chefe de Operacoes Navais da Marinha norte americana, trafico de narcotico e armas, em vez de pegar sua pistola 9mm e dar um tiro na boca, resolveu pedir emprestado um revolver 38 e dar dois tiros na proppria nuca, angulo reto. Que malabarismo fisico esse almirante teve de fazer para conseguir dar esse dois tiros na propria nuca. O banqueiro que tinha um encontro marcado com o entao Chefe da CIA, Colby, quando o banco na Australia que a CIA e os militares norte americanos usavam para lavar o dinheiro que conseguiam com o trafico de heroina no Vietnam declarou-se em bancarrota, suicidou-se com 2 tiros na nuca bala calibre 12. Esse banqueiro era velho, mas que malabarismo ele demonstrou quando decidiu suicidar.. Ele estava dirigindo seu carro, desligou o motor numa rodovia, sem levantar-se do assento de onde dirigia seu carro, pegou um rifle calibre 12, deu dois tiros na propria nuca, claro, esmagou sua propria cabeca, mas antes de morrer, colocou o rifle no banco traseiro do carro, e com a cabeca esmagada no volante do carro falecido esperou a policia chegar. O prorpio Colby, ex Diretor da CIA, corrupto e assassino como era, chocou-se quando o escandalo de Nebraska veio a publico. Aquele famoso escandalo que veio a tona quando um banco naquele estado foi a bancarrota nos tempos de Ronald Reagan e George Bush Senior. O Diretor desse banco, um afronorte americano, membro do Partido Republicano, que cantava o hino nacional nas conferencias do partido, foi revelado como um individuo que fornecia criancas para as elites nao so de Nebraska, mas ate para a Casa Branca, se saciarem sexualmente e para quem assim o desejarem e conseguir pagar, criancas para serem sacrificadas. Ele conseguia as criancas nas ruas, nos orfanatos. Um grupo de white hats, chapeus brancos, gente da elite, decidiram que isto ja era demais, e decidiu investigar e e levar os culpados a justica. Colby era um desses individuos, assassino e corrupto como era ele, no entanto ele tinha seu limite, crianca nao! O que ocorreu com ele? o mesmo que ocorreu com o Chefe de Policia que estava investigando o escandalo. O Chefe de Policia, decidiu explodir o helicoptero que viajava e se matar. O dito cujo poderia ter suicidado de uma maneira mais silenciosa e menos suja. Colby, um oficial marine e portanto bom nadador, decidiu se afogar num corrego que passava no fundo do quintal de sua casa. Nao fiu facil, a agua corrente nao dava para cobrir os peus de um individuo, mesmo assim Colby conseguiu a facanha de se afogar nesse corrego. Foi um suicidio mais digno e menos sujo. Helicoptero quando se explodem espalha debris, isto e sujeira, que tem que ser varrido. Eu gostaria de estar lendo sobre esse tipo de suicidio espalhando entre os white hats patropicanos.

        duos que decidiram bloquear um ato politico entre homens honrados, militares e civis, consegue tal facanha, tal malabarismo no suicidar.

  7. Corta a fese amigos, vamos ao que importa. Propina e forma de fazer negocio. Qualquer empresa grande paga propina para ganhar contratos e vencer competicao. Quando o Exercito estava construindo parte da Rodovia Federal BR153 eu presenciei uma discussao entre o Comandante da Unidade Militar que comandava, mais outros Oficiais, o Gerente da Caterpillar na area e eu o datilografo. O assunto a ser discutido era a compra de uma escavadeira, que na epoca so a Caterpillar vendia no Brasil, e qual seria a propina que ele, o gerente , daria aos militares para eles decidir pela compra dessa escavadeira. Nao havia alternativa, so a Caterpillar tinha essa escavadeira no Brasil, mas os milicos queriam propinas para compra-la. O gerente da caterpillar antes de abrir a boca, levantou-se da cadeira, veio a mim e me revistou, para ver se eu nao tinha um gravador minusculo no bolso, em forma de um maco de cigarro. Eu fui a unica pessoa revistada, porque os outros eram oficiais. O quer se ve no Brasil e uma tentativa imperialista norte americana de destruir uma empresa capitalista brasileira porque esta pode competir com as empresas norte americanas no mercado internacional. Em tempo de estagnacao economica, como a que ocorre no mundo hoje em dia, competition is no good for business.

  8. a lava jato vai entrar na historia como estrumento da elite para acobertar o verdadeiro e maior roubo das riqueças nacional em menos de um ano da historia ! historia como fez o povo de trouxa !

    • O povo brasileiro já está vacinado contra essa sua retoricazinha de buteco… O FUTURO É PROMISSOR… é só não deixarmos azisquerdas tomarem conta novamente… O PREÇO DA LIBERDADE É A ETERNA VIGILÂNCIA…

Comentários não permitidos.