Venezuela: Petróleo é bênção e maldição

Navio-tanque venezuelano: dívidas ao redor do mundo dificultam exportação de petróleo

Com a maior reserva petrolífera mundial, país está à beira do colapso. Lojas vazias e hospitais sem remédios levam população ao desespero. Economia sem diversificação, dependente do “ouro negro”, está na raiz da crise.

Um sistema econômico destinado a libertar os venezuelanos da pobreza e de um governo corrupto agora os está matando de fome. Subsídios alimentares, acesso ao ensino superior e ao sistema de saúde eram apregoados por Hugo Chávez como provas de que sua revolução socialista era um sucesso.

Mas foi também nos tempos de Chávez no poder, entre 1998 e 2013, que foram criados dois fatores que estão na raiz da atual crise econômica da Venezuela: a expropriação da indústria do petróleo em nome da nacionalização e a expansão dos produtos importados.

Nicolas Maduro, seu sucessor escolhido a dedo, continuou esta tendência quando assumiu o cargo, em 2013. A Venezuela está enfrentando a pior crise econômica de sua história e a menor produção de petróleo – apenas 2,5 milhões de barris por dia – em 23 anos.

Abaixo, cinco pontos-chave para se entender o que deu errado:

1. Rico em petróleo, pobre em dinheiro

A falta de diversificação está por trás dos problemas econômicos da Venezuela.
De acordo com cifras de 2015 da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), a Venezuela tem as maiores reservas de petróleo bruto do mundo, com mais de 300 milhões de barris. Isso coloca o país à frente de Arábia Saudita (266 milhões de barris), Irã (158 milhões de barris) e Iraque (142 milhões de barris).

Mesmo que petróleo não seja dinheiro, o governo venezuelano gastou seu dinheiro como se fosse petróleo. A falta de transparência dificulta que se determine números exatos sobre os gastos. O que é certo, porém, é que Chávez colocou o ouro negro no centro de sua economia: mais de 90% das exportações da Venezuela e aproximadamente metade da receita do governo vêm do petróleo.

Quando o preço do petróleo caiu de 115 dólares por barril em 2014 para quase metade disso, o PIB da Venezuela encolheu 10%. O custo de um barril de petróleo tem pairado em cerca de 50 dólares desde o ano passado.

2. Petróleo sem know-how é inútil

Os preços do petróleo não contam toda a história. A abordagem de Chávez para lucrar a partir do petróleo – que foi agravada por seu sucessor – pode ser resumida em uma palavra: má gestão.

A Petróleos de Venezuela (PDVSA), empresa estatal de petróleo da Venezuela, passou por uma greve em 2002, após um golpe fracassado para remover Chávez do poder. Em resposta, ele demitiu cerca de 18 mil funcionários da empresa. A medida marcou o início de uma abordagem intrusiva na gerência da estatal do petróleo.

Em 2006, Chávez começou outro movimento perigoso: minimizando investimentos em infraestrutura e maximizando o controle dos campos de petróleo. A produção caiu, sem a ajuda de tecnologia de ponta de empresas estrangeiras, para não mencionar produtos, como injeções de gás natural para extrair óleo.

No ano passado, Caracas importou 50 mil barris de petróleo leve apenas para preparar petróleo bruto pesado para exportação. Sem ele, o petróleo venezuelano é inútil.

3. Navios-tanque não conseguem entregar

O direito marítimo só permite a navegação em alto mar se os cargueiros cumprirem as normas ambientais, o que não é o caso das envelhecidas embarcações da Venezuela. A PDVSA tem uma série de contas que não consegue pagar por serviços de limpeza dos transportadores. De acordo com uma reportagem recente da agência de notícias Reuters, a espera pela liberação de petroleiros dura até dois meses.

A Rússia tem dado à PDVSA ainda mais motivos de preocupação. Em outubro, o conglomerado estatal de transporte russo Sovcomflot, que fornece 15% dos petroleiros da Venezuela, se recusou a liberar uma embarcação com petróleo venezuelano por causa de 30 milhões de dólares em dívidas.

A Venezuela deve dinheiro em todo o mundo, deixando de pagar por novos petroleiros ao Irã e a estaleiros em Portugal. Notícias de que a PDVSA perdeu, em novembro, o prazo de pagamento de cupons de três de seus títulos de dívidas, no valor de 404 milhões de dólares – títulos com vencimento em 2021, 2024 e 2035 – deixaram os investidores ainda mais preocupados. A empresa negou as notícias, atribuindo o atraso a um problema técnico.

4. O financiamento de Rússia e China

A maior preocupação agora é se a Venezuela vai pedir moratória, deixando de honrar sua dívida soberana. A agência de rating Moody alterou a perspectiva para a Venezuela em 2016 de “estável” para “negativa”, à luz da “alta probabilidade” de um calote.

Os bancos internacionais há muito tempo vêm se distanciando de Caracas, que impôs controles cambiais que exigem que as empresas comprem seu dinheiro não através de bancos privados, mas através do governo.

Em 2014, a Venezuela pegou emprestado quase 50 bilhões de dólares da China e estimados 5 bilhões de dólares da Rússia, quando os preços do petróleo eram mais favoráveis. O acordo era para pagar os credores em óleo e combustível. Uma reportagem da agência Reuters de janeiro cita documentos internos, segundo os quais embarques foram atrasados por até 10 meses.

Impossibilitada de extrair mais petróleo e muito menos de enviá-lo rapidamente, a PDVSA tem poucas opções para aumentar seu fluxo de caixa – tornando mais provável uma crise da dívida soberana.

5. Como essa crise pode respingar nos EUA

Um nome muitas vezes ouvido em conexão com a crise da Venezuela é Citgo. A PDVSA comprou a refinaria sediada em Houston na década de 1980. No final de 2016, a estatal do petróleo da Venezuela usou quase a metade de suas ações na Citgo como garantia para empréstimos que recebeu da empresa russa Rosneft.

Embora especialistas financeiros tenham questionado a probabilidade de a Rússia assumir a Citgo se PDVSA deixar de pagar seu empréstimo, os legisladores americanos não têm tanta certeza disso. Em abril, os legisladores republicanos e democratas em Washington advertiram o presidente Donald Trump sobre esses negócios curiosos. De acordo com a carta, o envolvimento russo na empresa baseada em Houston pode representar um problema para a segurança nacional dos EUA.

O único lado bom da crise política na Venezuela é a perspectiva de eleições antecipadas. Manifestações lideradas pela oposição podem desgastar Maduro o suficiente para que ele seja levado a deixar o cargo antes de 2019. Sinais de uma mudança política em direção a uma diversificação econômica e a uma vontade de abrir o mercado a empresas estrangeiras podem elevar a confiança do mercado e salvar a Venezuela de se afogar em seu próprio petróleo.

Fonte:DW

82 Comentários

  1. A venezuela e o brasil amanha dividiram o povo em esquerda e direita. Igual aqui e ficam disputando o poder mas quem quer entrar e podre e entreguista igual aos que deram o golpe no brasileiro

    Estados unidos estão de parabens dividir para conquistar

    Aqui o exército de pijama soltava notinha quando o governo da dilma fazia algo sem expresao

    Hoje o exercito da medalha para o temer e mouro um vende terras a estrangeiros presal e etc e tal o outro perdeu o almirante e travou todo projeto nuclear

    Nunca confiei nessas academias militares os guerreiros eles madam para os confins do brasil nunca vao ver promoções mas os aliadinhos que vao sentar gostoso no colo do pateta la na Disney. Esses ficam do ladinho deles

    Acorda praças

    • Pé de cão,
      Realmente uma verdade, meus cumprimentos ao seu comentário, o petróleo nem sempre trás prosperidade, porque com ele vem a interferência estrangeira na estrutura política. Água mole e pedra dura tanto bate até que fura. Um país como o Brasil não tem a mínima chance de se defender contra sabotagem e influência externa, por causa da falta de patriotismo, nacionalismo, e tendência pra levar vantagem em tudo que é inerente ao típico cidadão. Em outras palavras, muitos indivíduos em cargos públicos são corrompiveis. Sim, dividir pra conquistar é a estratégia do sistema de controle, sempre tentam manter putocracias 50% esquerda 50% direita. Outra tática de controle é o cabalismo, problema/solução=resolução
      Um exemplo: o governo cria um problema, o terrorismo, oferece a solução, a guerra. A resolução vem com a conclusão do esquema, quando o país atacado estiver totalmente dominado. Então criam um novo esquema de distração…

    • ESQUERDANDO, pra variar, pézito ???… analisar sob uma óptica técnica, razoável e realista, nem pensar, não é mesmo ???… DEMAGOGIA ULULANTE CREMATÓRIA DE REPUTAÇÕES e só… NADA a incrementar o texto postado… até o maquineta troll tem mais conteúdo que tu… 🙂

      • zé ninguém , para de pagar de zé povinho fica ai curiando o texto dos outros sem falar o que realmente pensa fica apenas em cima do muro
        diz ser direita mas vota no aebrio never , que direita é essa rsrs

        esqueceu , eu não !
        não adianta mudar o nick a forma que vc escreve é a mesma , apenas mais escondido e escamoteado rsrs

        parece um camaleão mudando o nick todo ano
        vamos fazer uma campanha para voltar o blue eye rsrs

        paga 10 ze ninguém !!!

      • Não falei !!!… não acrescentou NADA… mais do mesmo… mas se vc quiser, eu mudo o nickname só pra te agradar… 🙂

  2. senhores…a Venezuela se tornou uma das principais e mais importantes parceiras/aliadas estratégicas dos Russos e Chineses…e isso significa a conquista dos Russos e Chineses de áreas de mercados e influencia na região…dai o desespero desta gente dos eua de acabarem com o Chavismo e com o Bolivarianismo a qualquer custo…pois o Bolivarianismo e o Chavismo se constituem numa ameaça a Hegemonia e Status Quo desta gente na região…a Venezuela hoje esta sendo alvo de incursões, sabotagens e manobras de todo o tipo pelos eua e seus países fantoches da região…para impedir aproximações e sabotar alianças/acordos estratégicas deste pais com Russos e Chineses…

    em 2002 Washington é reivindicado ter aprovado e apoiado um golpe contra o governo venezuelano….altos oficiais incluindo o enviado especial para a América Latina e figura condenada pelo Irã-contras Otto Reich e o “czar da democracia” de George W. Bush o Elliott Abrams foram parte da trama….os golpistas incluindo Pedro Carmona o homem instalado durante o golpe como o novo presidente visitaram a Casa Branca meses antes do golpe e continuaram até semanas antes do golpe….os conspiradores foram recebidos na Casa Branca pelo encarregado do Presidente George W. Bush sendo responsável político para a América Latina o enviado especial Otto Reich….Reich foi o mentor do golpe de Estado…

    o eua também financiaram grupos de oposição no ano que antecedeu ao golpe…centenas de milhares de dólares foram canalizados em doações dos eua a grupos de oposição da Venezuela incluindo grupos trabalhistas cujos protestos desencadearam o golpe…os fundos foram fornecidos pela National Endowment for Democracy (NED) uma organização sem fins lucrativos cujas raízes de acordo com um artigo publicado na Slate traçam de volta para a final dos anos 1960 quando o público soube que a CIA secretamente fazia maquinações para financiar partidos e ativistas para se opor aos soviéticos…o congresso estadunidense criou o NED em 1983 que desembolsa dinheiro para grupos “pró-democracia” em todo o mundo e fazem isso abertamente …

    a empresa estatal de petróleo, a PDVSA, desempenhou um papel fundamental em dezembro de 2002 durante “a greve nacional” que terminou em fevereiro de 2003 e que buscava a renúncia do presidente Chávez…gestores e técnicos qualificados bem pagos da PDVSA fecharam as plantas e deixaram os seus postos e de acordo com alguns relatos sabotaram equipamentos fazendo com que a produção e o refino de petróleo PDVSA quase parasse…as atividades foram lentamente reiniciadas e os trabalhadores do petróleo substituídos…oficiais da administração Bush e fontes anônimas reconheceram a reunião com alguns dos planejadores do golpe nas várias semanas que antecederam 11 de abril mas negaram veementemente que incentivaram o golpe em si dizendo que insistiam em meios constitucionais…

    é como diz o ditado né…Na Grécia a democracia funcionava muito bem porque os que não estavam de acordo se envenenavam…rs…

      • S88
        Não tenho opinião sobre o bolivarianismo porque é um direito dos venezuelanos escolher seu próprio sistema político. Nós brasileiros temos problemas demais em casa para tentar dar palpite na casa do vizinho. Quanto ao populismo, significa que a maioria das população apóia o trabalho desenvolvido por um dito governo, então todos os bons governos deveriam ser populistas. A quem o governo deve servir, ao povo ou multinacionais e países estrangeiros?

      • Tergiversando anatemamente ou é só pura ignorância mesmo ???… estude “populismo” e suas nefastas consequências para qualquer povo antes de surfar na própria jactância, lord fracasso…

      • Querido Ze pequeno, O populismo é uma maravilha, o impopulismo é que nao presta. Veja o governo Temer “o mais impopular da hitoria” tambem o pior governo que o Brasil ja teve.Voce meu caro Ze pequeno, o mais impopular internalta do PB, tambem um Ze ninguem. Rede Grobo, prim prim

      • A resposta e pro lord,kkk,nao tem esta opçao apos o comentario dele ,kkkkkk. O populismo levou a Alemanha do sucesso ao fracasso total , 15 anos para alavanca-la e 4 para enterra-la , ser impopular no brasil nao faz diferença , uma populaçao burra e preguiçosa em quase sua totalidade se tiver a chance de opinar sobre oque eh bom para o pais , a escoria iria escolher trabalhar 4 horas por dia , de quarta a quinta , cerveja e cocaina de graça , aposentar com 35 meses de contribuiçao e ganhar um salario igual a salario de um neurocirurgiao que estudou 25 anos , entao este papo de ser popular dentro de uma naçao recheada por burros,semi-analfabetos e preguiçosos nao faz diferença , este discurso so faria sentido se a naçao fosse uma desenvolvida , trash nao vale !

      • “Ricardo André
        20 de abril de 2017 at 10:43

        Quanta besteira junta…”

        Argumentum ad lapidem

        Desqualificar uma afirmação como absurda, mas sem provas. Argumentum ad lapidem é uma falácia lógica que desqualifica uma afirmação acusando-a de ser absurda sem, no entanto, dar uma explicação. É uma estratégia do tipo ad hominem.

        Ex.: João, ministro da educação, é acusado de corrupção e defende-se dizendo: “Esta acusação é um disparate”.

        Baseado em quê? Onde estão as evidências em contrário?

      • Vc tem problema serio cara, nao gosta de ser contestado, ai precisa sempre demonstrar que e superior no intelecto.

      • “Ricardo André
        20 de abril de 2017 at 15:30

        precisa sempre demonstrar que é superior no intelecto.”

        Claro que sim…

      • Vc eh o comentarista que mais desqualifica comentarios , isso sem aumenos apontar provas ou fontes convicentes , ta acusando os outros de usarem seus metodos pouco ortodoxos ,kkkk, uma piada pronta vc 1

      • E quem disse que defendo ou apoio esquerdismo ?!…para de tentar criar cortina de fumaça para encobrir/mascarar as tuas intenções aqui…panfletam ou militam o mesmo que estas quadrilhas da laia do psdb ou dem…como neoliberalismo, “conservadorismo” de extrema direita e subserviência/submissão a estrangeiro…apoiam quadrilhas de pilantras e vagabundos corruptos…além de serem antipatriotas/antinacionalista…e contra a soberania, desenvolvimento e independência do pais…a agenda de vcs consiste só de fazer apologia destas quadrilhas e atacar suas facções rivais…é facção do morro A contra facção morro B…quem está de fora não vê a hora de assumir o controle da “boca”…custe o que custar…..”Pros amigos tudo, para os inimigos, a Lei”…engaveta, arquiva, abafa que a facção do morro A precisa reassumir o controle da “boca” conquistada pela facção do morro B….bobo quem pensa que nesse jogo a mocinhos e bandidos…bobo de quem acredita em “salvadores da pátria”…só tem bandido…

      • Ta, e pq vc estava defendendo outro dia a volta de um bandido, o LULA?! Pq ele se enquadra exatamente no que vc acabou de dizer.

      • “E quem disse que defendo ou apoio esquerdismo ?!…”… rsrsrsrsrsrssrsrsssss… é aquela história: tem orelha de coelho, dente de coelho, pata de coelho e diz que não é coelho… 🙂

      • mas Zé Ninguém…ele não é culpado?!….não existe inúmeras provas como tanto atestam?!…então porque esta solto até hoje?!… porque não foi preso até hoje?!…

      • Esta técnica de colar uma etiqueta na testa de quem está argumentando contra é velha demais. Já funcionou por muito tempo quando havia comunistas embaixo da cama…Alargar a classe média, reduzindo a pobreza, é capitalismo no seu mais puro sentido (aumenta o mercado, a concorrência e reduz preços das mercadorias). Precisa ler mais sobre o grande comunista, Henry Ford. Qua,qua,qua,qua!

      • Alargar a classe média é capitalismo quando feito com seriedade e de forma sustentada. Seu ParTido é um engodo no seu mais puro sentido pois esse “alargamento” da Classe Média se deu através de crédito barato para as pessoas se endividarem. Para piorar ainda criaram as condições para a crise atual

      • E a fundação de dezenas de campus federais no interior? Você também se esqueceu da fundação de mais de uma centena de escolas técnicas, do Ciência sem Fronteiras, das crescentes verbas para a pesquisa básica e aplicada, do deslanche do projeto da fonte de luz síncrotron Sirius, das crescentes campanhas de vacinação pública, da construção de três grandes hidroelétricas, do ressurgimento da indústria de defesa, da transposição do São Francisco, da recuperação dos falidos estaleiros parados desde o tempo dos governos militares, ufa…

      • Mariano,
        Realmente, estão tentando ressuscitar a ameaça vermelha que levou ao golpe de 64. O maior inimigo do Brasil é a interferência externa e a safadeza dos governantes.

      • E nisso a esquerda brasileira é pródiga… se vende por centavos aos externos em troca de ficar mamando bilhões do erário público interno… isso que é safadeza…

      • Ze pequeno, quem te disse que sou esquerdista? o que é ser esquerdista? Voce adora polarizar opinioes nao é? das esquerda, das direita… sempre tentando dividir…mas é claro, qualquer opiniao diferente da sua voce logo rotula a pessoa. Cabecinha polarizada… existe uma outra realidade além dessa bobagem de direita e esquerda, ve se cresce e aprende a respeitar as pessoas…

      • Zé ninguém adora chamar os outros de esquerdista (existem inúmeras gradações) porque isto lhe poupa trabalho de pensar.

    • Onde esta a evidencia? Na propria Venezuela Bolivariana. E me poupe do seu Latin, todo esquerdista tenta demonstrar superioridade intelectual , se realmente fossem nao eram de esquerda.

      • Isso eu sempre soube… se o sujeito esquerda é porque bom sujeito não é… ou é ruim da cabeça ou doente mental… 🙂

    • Parceria caracu , a china e russia entrou com a cara os venezuelanos com o ……kkkkkkk ,vc eh guerreiro cara ,mas ja eh tambem um velho conhecido , conhecido pela soberba e mentira ,kkkk !

  3. Eu discordo da afirmação de que o Petróleo pode ser maldição. Recursos naturais, em especial os estratégicos como petróleo, são sempre bençãos, dádivas. Maldições são governos corruptos e populistas. E esse é o caso da Venezuela onde desde 1998 existe um governo corrupto, populista e para piorar socialista e autoritário. E falando em socialismo não custa lembrar do sábio vaticínio de Churchill. Segundo o velho leão o socialismo é a filosofia do fracasso, a crença na ignorância, a pregação da inveja cujo defeito inerente é a distribuição igualitária da miséria.

    Tudo isso na Venezuela conduziu a um resultado trágico visto que além de inflação, recessão, desemprego, desabastecimento e aumento da violência vemos o Estado desmoronar. Um claro exemplo dessa falência institucional reside no fato de as forças armadas venezuelanas hoje, serem um dos maiores cartéis de drogas do mundo, o Cartel de Los Soles, que vem sendo intensivamente investigado pelo DEA e que conta com a participação de altos oficiais do exército bolivariano.

    Por fim é impossível esquecer do Brasil e o petróleo existente na chamada “camada do Pré-Sal”. Igualmente uma dádiva que foi criminosamente usada por um governo populista, corrupto e de viés político de esquerda. A PETROBRÁS foi saqueada por um esquema criminoso onde o ParTido governista se aliou a uma empreiteira voraz com o único objetivo de lesar os cofres públicos para permitir a perpetuação no poder desse consórcio criminoso. A exploração dos aludidos campos de petróleo foi objeto de uma regulamentação tacanha, obtusa cujo único mérito foi permitir que o ESTADO CHINÊS se apropriasse de 20% do primeiro campo a ser licitado. Felizmente o Brasil tem instituições fortes que permitiram o desmonte dessa engrenagem criminosa, em que pese o lamento dos incautos.

    • Petróleo e ouro nas mãos de corruptos é a desgraça de qualquer nação, seja socialista ou capitalista… agora, socialismo pra qualquer nação é a desgraça em si mesmo para qualquer povo… 🙂

  4. A maldição do petróleo é que dá munição para governos de esquerda alardearam falsas propagandas de que os outros querem roubar o petróleo e usam isso para justificar uma ditadura socialista.
    Os países que não tiveram esse câncer como Arábia saudita, Emirados árabes, Catar, ficaram riquíssimos, já os de esquerda ficaram paranoicos e miseráveis.

    • População desse tamanico, deserto abandonado, a família real é dona de tudo, e vai por aí afora…Bem parecido com o Brasil, né?

  5. é a Venezuela hoje esta sendo alvo de incursões, sabotagens e manobras de todo o tipo, mas do modelo populista, autoritário que escolheu ser, mas a culpa não é deles, é dos EUA como sempre rsrs..

    Como tem agentes da cia disfarçados de “mocinhos” nesses governos de esquerda aqui no continente americano meus amigos rsrs.. a cia tomou conta de tudo

    é Lula, Dilma, PT, Psol, PSDB, PMDB, Maduro, família Kirchner, Chávez, Rafael Corrêa, Evo Morales, Aécio, Serra, todos agentes da cia, roubando e quebrando seus países pra favorecer os EUA.

    tenho que reconhecer, os americanos são fo#$ mesmo !!

    • “tenho que reconhecer, os americanos são fo#$ mesmo !!”

      eles são é COVARDES mesmo….isso que temos que reconhecer…rs..

      • pode até ser, mas fazem a parte deles assim como os outros players globais, infelizmente nós brasileiros é que não fazemos a nossa.

      • Qual é sua parte?

        Passar o dia na internet espalhando mentiras e defendendo corruptos?

        Não faz nada, tem o dia inteiro livre para escreve bobagem.

        Chamando o próprio povo de lixo???
        E se diz patriota…

      • Seu problema com os estados unidos é pessoal, pois é único país que conhece pela televisão.

        Você precisa viajar para conhecer o mundo.

        O dia que você conhecer a Alemanha vai ver com tem sido engando aqui no Brasil.

      • “JPC3
        20 de abril de 2017 at 14:58

        Qual é sua parte?

        Passar o dia na internet espalhando mentiras e defendendo corruptos?

        Não faz nada, tem o dia inteiro livre para escreve bobagem.”

        mas que coincidência…é exatamente o mesmo que eu penso de vc..rs…

      • “JPC3
        20 de abril de 2017 at 15:02

        Seu problema com os estados unidos é pessoal, pois é único país que conhece pela televisão.”

        Graças a Deus…rs…

        Você precisa viajar para conhecer o mundo.

        O dia que você conhecer a Alemanha vai ver com tem sido engando aqui no Brasil.”

        conhecer o que daquele lugar deprimente?!….campo de concentração?!…rs….me poupe…não obrigado prefiro a Itália ou Portugal…

      • “”conhecer o que daquele lugar deprimente?!….”””

        De novo prova que você não tem a menor ideia do que está falando.

        Vai trabalhar que você ganha mais.

        O dia inteiro livre na internet passando vergonha e falando mal do próprio povo.

        Olha quantos post meus tem, e olha quantos post seus dizendo asneira em cima de asneira.

        Seu problema com os EUA não é nada mais que pura inveja…

      • A sua parte vale menos que um pastel de vento… te pago R$ 1,00 por todos esses anos de absolutamente NADA… rsrsrsrsrsssss…

      • “Alessandro
        20 de abril de 2017 at 23:10

        troll

        eu sei que vc faz a sua parte, e muito bem feito diga-se de passagem, foi bem doutrinado !”

        fui bem doutrinado sim…Pelos meus pais e minha religião… ao contrario de vcs… 😉

      • Sua religião é o SOCIALISMO ATÁVICO… deve ser por isso que vc diz que aprendeu sua religião com seus pais…

  6. A questão da crise na economia da Venezuela todo mundo sabe que foi originada no preço do petróleo .. muitos diziam que tal coisa foi para afetar a economia da Rússia .. rsrs .. me lembro de um tipinho que viu na VEJA que a economia da Russia tinha pés de barro .. HAHAH .. que coisa né .. está ai a Russia firme e forte , más não podemos disser o mesmo da Venezuela altamente dependente dessa commoditie chamada petróleo.
    .
    O mais engraçado é que tem muito golpista para desviar o lamaçal em que se encontra a vida política do braZil com sua economia aos frangalhos sem um horizonte ensolarado .. de vez por outra busca uma descaça maior do que essa que se encontra o braZil para conçolo .. como se o futuro do braZil não corre o mesmo risco da Venezuela com seu petróleo .
    .
    Esses “espelhos quebrados” que maldosamente ainda acham que a corrupção que se encontra nos três poderes e na PETROBRAS é uma coisa bem recente e não antiga …como os próprios fatos levantado na VAZA-JATO … mostram .
    .
    Hoje está ai o braZil ..mesmo depois do golpe ainda continua corrupto como sempre e seus “espelhos quebrados” apontando para a ruína dos outros rindo que nem um bobo más não vê as rachaduras dá sua própria casa…. como sempre hipócritas .
    .
    E enquanto isso a política externa dos camundongos … mostra para o mundo o que eles tem de melhor .. exportar golpe para os seus vizinhos ..os corruptos do braZil apontando a corrupção dos outros … que pobreza de espirito .. 😉

    • Vaza-Jato ? os desgraçados dos políticos quase quebraram a Petrobras a ponto de quase chegar a ser vendida, e você me vem falar uma merd@ dessas?, ou você é um completo burro ou age de má fé mesmo. Cadê “o petróleo é nosso!” ?, se aqui a gasolina custa mais caro que a gasolina vendida a Bolívia.

      • Meu filho acorda ! … a PETROBRÁS esta sendo vendida aos pedaços .. em que planeta você está ? .. em quanto o preço da gasolina e do gás que se usa nas casas para fazer comidinha .. bem … pergunte aos golpistas lá de Brasilia ..a não ser que você é daqueles que ainda acha que panelas é só para bater na rua … HAHAHAH

      • “golpistas”, é tudo da mesma laia, PT, PMDB, PSDB, PSOL, TUDO, são a mesma merd@, só querem destruir nosso país.

    • Isso mesmo! A grande diferença é que a Rússia tem milhões de engenheiros e cientistas. A Venezuela, assim como o Brasil, não tiveram o tempo necessário para remover milhões do analfabetismo e transformar uma grande parte destes em bachareis e PhDs. Já notou que o Ciência sem Fronteiras acaba de ser destruído e que os grandes cientistas brasileiros estão se queixando e realizando manifestações contra o enorme corte de recursos? Quer me convencer que eles estão agindo assim porque são todos comunistas?

      • Afirmar que nem Brasil e tampouco a Venezuela não tiveram tempo de formar profissionais é uma falácia sem tamanho. Houve tempo sim, e muito! Ocorre que as forças de esquerdas no comando desses países de 1998 até hoje nada fizeram nesse sentido pois preferiram investir no assistencialismo barato e no populismo rastaquera.

      • Sr. Mariano … tem muita gente que vem aqui e fala só por falar sem analisar os fatos correlatos similares na região … se não vejamos.
        .
        Esse pessoal quer insinuar que a questão central do problema na Venezuela é mais uma questão ideológica do que capacidade do presidente na gestão de um país, Maduro é incompetente .. ele não é como foi o Hugo Chaves … o cara é simplesmente incompetente.
        .
        Muitos pais nesse continente Americano, teve, tem ou terá o seu dia de Ferguson… basta vê também o caso mais recente que houve no Paraguai …lá até o congresso foi incendiado pela população em fúria.. até morte teve também e pelo que me consta .. o Paraguai não é bolivariano e tão pouco governado por comunistas.
        .
        O dia de Ferguson da Argentina e do braZil … é só uma questão de tempo .

  7. A falta de diversificação econômica e pobre produção agricola e industrial pode sim tornar o petróleo uma “maldição”. Não faltam exemplos no ?. A exemplos do contrario tambem. Governos anteriores tambem cultivaram a mesma dependencia, a erro permanecer com a fe depositada no ⛽. Mas a Venezuela ja era pobre anteriormente em governos e décadas. anteriores e com pouco ou nenhuma projecao político económica.

      • Fala dos bandidos da direita corrupta , mas apoia um bandido da esquerda , que um delator o acusou de ser tambem mercenario. Esse nao roubou somente dinheiro, mas os sonhos de milhoes de brasileiros.

      • O povo se acostumou a comer merda, caro máquina… aliás, os acostumaram assim… fosse na década de 70/80, o molusco não ganharia nem pra vereador, como realmente não ganhou nada… só depois de muita lavagem cerebral da rede globo (essa emissora que vcs esquerdistas detestam) através de novelas e outros artifícios (quem não se lembra de novelas como O Rei do Gado, onde a protagonista era uma sem terra, cuja a atriz a estrelar tal papel era na época a mulher de um propenso candidato a presidência dazisquerdas) que candidatos mais a esquerda tiveram alguma chance de concorrer a cargos públicos no Brasil… vc só engana os novatos, caro trollador… comigo vc só leva chumbo na asa… 🙂

      • Lidera com os 28 % dos mortadelas , nao vai passar disto , nas pesquisas ha mais de 40% de indecisos , o resto pulverizou os palpites , somente a irmandade dos embutidos ,kkkk, mortadelas estao coesos ,kkkk

      • colegas do Plano brasil,por favor menos brigas,O s que defendem esqerdistas e simples:muden-se pra Venezuela,Cuba e desfrutem de toda sua democracia,fartura e desenvolvimento.Detalhe vivam como eles e nao como turistas endinheirados.Esquerda caviar e assim,acha bonito os outros morrerem de fome enquanto tiram ferias em Paris!!!!!

      • Mas eu acho engraçado que aqui todo mundo acha ruim a Venezuela, mas ninguém quer ir pra Síria se mudar pra lá…pra ver e sentir na pele como é a democracia tipo exportação da “terra da liberdade e da democracia”…falam da Venezuela mas ninguém aqui quer ir viver lá junto com os Sírios na liberdade e na democracia levada pelos eua…mas são essas coisas que eu não entendo nessa caboclada daqui…rs..

      • Deixe eu adivinhar… vc coletou esses números no 247 ???… rsrsrsrsrsrssrsrssss… aquele site que recebeu dinheiro da Odebrecht pra defender o partidão… rsrsrssrsrsrsss… o Mito sozinho tem o DOBRO que o molusco e a chassi de grilo JUNTOS em aceitação pública… eu aposto… quer tirar a prova ???… mande os três a restaurantes distintos e veja quem vai levar a pecha de LADRÃO, CAIA FORA quando por lá aparecer… 🙂

    • Ninguém está defendendo aqui o socialismo da URSS. Tenho certeza que a maioria quer um estado de bem estar social, como os da Europa.

    • Queria saber por que estão apagando meus comentários?, eu não falei nada inadequado, só postei uma pesquisa eleitoral realizado pelo Yahoo Noticias. Com mais de 200 mil participantes, inclusive eu participei.
      ____________________________________________
      Normas para participação e postagem de comentários.

      * É vetado o uso do PLANO BRASIL, propaganda ou indução de ideologias políticas, não está autorizada a reprodução das matérias no PLANO BRASIL em nunhuma manifestação politico Partidária.

      Mais detalhes aqui: http://www.planobrazil.com/normas-do-pb/
      Plano Brasil

      • Ué? se quer argumentar com esse povo tem que mostrar que você fala a verdade apresentando suas fontes. E outra, tem pessoas há pessoas aqui disseminando falácias, tentando promover seu ideal politico, partidário, e ideológico, isso vai contra as regras não é mesmo?
        __________________________________________________
        Mateus, apenas faça seu comentário [ desde que dentro das regras do PB ] se assim desejar. — Deixe que da ‘moderação’, cuide o Plano Brasil.
        Plano Brasil

  8. quero Venezuela seja destruída guerra civil todos aqueles acredita bandeia vermelha povo de la toma verginha faz igual ao Brasil se libertou13 anos destruição.

    • Eles irão chegar lá… só que com sangue nas mãos… pode apostar… o madurinho vai parar na ponta de uma corda… e isso não vai demorar muito não… é só seus comparsas entenderem que tem mais a perder se continuarem o genocídio contra o povo venezuelano que ele roda rapidinho… vão entrega-lo as massas só pra ver o que acontece… 🙂

      • O grande embaraço dos movimentos de modernização (libertação) da Venezuela é que o povo inteiro está debaixo dos cacetetes e fuzis das forças armadas, que foram cocptadas pelo Hugo Chaves (as separando completamente do povo), e que permanecem seduzidas por promoções de fachada através de Nicolás Maduro.

        Justamente o maior embaraço do fortalecimento do PT no Brasil foi chamais ter coaptado nossas FFAA, o que o levou a tentar criar sua própria força particular, a tal guarda nacional.
        Essa tem sido a grande diferença do Brasil e a Venezuela: Nossas FFAA sempre foram independentes, apolíticas, não se deixando seduzir infantilmente por nenhum governante. Parabéns as nossas FFAA.

        Ao povo venezuelano, sufocado por canalhas civis e militares, realmente a saída dessa opressão esquerdista de cumpanheiros de farda e terno (com zero meritocracia, mas só puxa-saquismo) aponta para muita violência.

      • Entendestes porque esses vagabundos do nosso congresso esquerdista não querem o povo armado ???… PELO FIM DO MONOPÓLIO DE ARMAS NO BRASIL… que liberem a importação de armas permitidas a baixo custo… só assim o cidadão brasileiro deixará de ser um “pato sentado” nas mãos de meliantes e déspotas bandidos…

Comentários não permitidos.