Quais seriam os maiores afetados por uma guerra entre EUA e Coreia do Norte?

Uma hipotética guerra entre os Estados Unidos e a Coreia do Norte poderia levar a sérias perdas de civis na Coreia do Sul e no Japão, além de ataques contra bases militares norte-americanas nestes dois países. É o que avaliou o especialista Vasily Kashin, da Escola Superior de Economia de Moscou.

“Em caso de guerra, não há maneira dos EUA prevenirem grandes danos na Coreia do Sul e danos significativos no Japão”, afirmou Kashin ao colunista do site The National Interest, Dave Majumdar.

Ainda segundo Kashin, “seria um desastre humanitário e um choque para a economia global”. “Há de 24 a 25 reatores nucleares no sul. O norte possui milhares de mísseis que são difíceis de parar”, emendou.

No mesmo artigo, o diretor do Programa de Não-Proliferação para a Ásia no Instituto Middlebury de Estudos Internacionais, Jeffrey Lewis, disse acreditar que o arsenal convencional norte-coreano pode ter a capacidade de superar as defesas antiaéreas dos EUA e seus aliados, sobretudo por possui “centenas” de mísseis de médio alcance, podendo assim causar danos significativos.

Além disso, um eventual ataque preventivo dos norte-americanos, como aquele visto na Síria, tende a levar Pyongyang a usar as suas armas nucleares, até para compensar o que o artigo chama de “óbvias deficiências em outros aspectos militares”. Não está claro também o tamanho do arsenal norte-coreano, sobretudo o nuclear.

“Se você tem uma guerra total, o plano norte-coreano é atingir forças dos EUA através da Coreia do Sul e Japão”, afirmou Lewis.

Foto: © AP Photo/ Wong Maye-E

Artigo base: The National Interest by Dave MajumdarHow North Korea Could Kill Millions of People

Fonte: Sputnik News

 

2 Comentários

  1. Neste exato instante centenas de bombardeiros pesados Chineses e centenas de tanques Chineses estão na fronteira coma Corea do Norte.
    Voce não buliu Trump agora ature.

Comentários não permitidos.