CH-53K King Stallion: Mais caro que um F-35 – será que justifica os custos?

O novo helicóptero norte-americano CH-53 King Stallion pode concorrer com os caças F-22 e F-35, mas só em termos do preço, que bate todos os recordes.

Conhecemos o helicóptero não pelo seu armamento ou capacidade de manobra, mas especialmente pelo seu preço, que ultrapassa o dos caças F-35 e F-22.

Segundo o Bloomberg, a nova aeronave custa cerca de 138 milhões de dólares. Por isso, os 200 helicópteros custariam 31 bilhões de dólares ao orçamento norte-americano. Além disso, os jornalistas acrescentam que o preço do aparelho aumentou 7 vezes em um ano.

É claro que o Congresso norte-americano não está satisfeito com estes valores, mas, segundo os construtores, o seu preço pode ser reduzido se os países aliados dos EUA decidirem igualmente destinar uma parte importante do seu orçamento de defesa para o novo CH-53K King Stallion.

 

https://www.youtube.com/watch?v=S4wVQjV-m6Q

O CH-53K está em serviço do exército norte-americano desde 1964. A sua versão modernizada é dotada de pás feitas de materiais compósitos e de motores mais potentes. Graças a estas melhorias ele pode transportar mais de 12 toneladas a bordo, o que o faz o helicóptero mais pesado do exército norte-americano.

Mesmo que o aparelho justifique o preço, existem análogos mais potentes e mais baratos. De fato, é possível adquirir seis Mi-26 russos em vez de um norte-americano, que serão capazes de transportar até 20 toneladas de carga a uma distância de 800 quilômetros.

Foto: Lance Cpl. Molly Hampton / Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA – CH-53K King Stallion voo teste em West Palm Beach, Flórida / 22 de março de 2017

Fonte: Sputnik News

 

 

20 Comentários

    • Espere terminar o processo de escolha do caça de treinamento avançado. Vai ser outra chiadeira em cima do preço que neste momento está girando em torno de US$ 17 bilhões por cerca de 300 unidades. E todos os candidatos ainda são aeronaves que mal passaram da fase de protótipo, que provavelmente sofrerão adaptações com o decorrer do tempo, o que significa mais grana sendo injetada no programa.

      Os EUA estão torrando uma grana maluca sem conseguirem mostrar que toda esta nova tecnologia usada em aeronaves, navios, mísseis, etc., lhes dá alguma vantagem sobre aqueles considerados oponentes. Se juntar a isso a questão da dívida do Estado, a longo prazo a conta vai chegar e não será a coisa mais bonita de se ver.

    • Com certeza a banana-split entro para a História na politicagem surubal da vida americana , lá a ODEBRECHT é principiante … rsrs … não é a toa que a AMERICANAER companny está indo para lá de mala e cuia .

    • Pois é, mas aqui tem umas crianças que querem que brinquemos com estas cousas do Ocidente , quando a RUSSIA , tem cousas até melhores com preço justo , mas as nossas FFAA gostam de estar penduradas no Saco dos EUA , e têm sempre Desculpas Prontas para isso!!

  1. “Mas, segundo os construtores, o seu preço pode ser reduzido se os países aliados dos EUA decidirem igualmente destinar uma parte importante do seu orçamento de defesa para o novo CH-53K King Stallion”

    È assim com o F-35 ..Ė assim com muito material de Guerra made USA ..E agora querem o mesmo com o CH-53k. Importante ė impor a Abacaxi Goela a baixo dos Aliados dos EUA para darem dinheiro as industrias militares americanas. Quem ganha com tudo isso mesmo?
    Ė Preciso dizer mais?

    • Não é mesmo que o F-35, ele foi projetado com a participação dos aliados desde o início. Muito diferente.

      Nunca li nenhuma pessoas séria chamando o F-35 de abacaxi, só russófilos que não entendem nada sobre coisa nenhuma.

      Na Rússia é fácil ser barato, tudo custa um terço do que nos EUA, ainda mais com eletrônica inferior como é normalmente, ou pacotes que não incluem o suporte.

      Fácil cobrar 50 milhões por um caça quando não vem com suporte e treinamento incluídos.

      • Daqui 20 anos talvez quando o F-35 estiver voando em plena capacidade você fala alguma, já li ai que até o F-35 voar sem NENHUMA limitação vai demorar mais 10 anos.

      • Posso falar agora, pois nenhum dos compradores está dizendo que é um abacaxi.
        Muito pelo contrário.

        Quando um dos operadores disser que o avião não presta aí vocês talvez tenham razão.

        Atualmente prefiro confiar na opinião da força áerea de Israel ou do Japão.

      • EUA possuem e operam alguns Mi 17, já alugam o Mi 26 no Afeganistão, inclusive o utilizaram para recuperação de uma célula do CH 47 ( https://youtu.be/5UebThCNR_w ). Muitos aqui defedem o compras de prateleira, dadas as qualidades deste C-130 de asas rotativas e a pexinxa (pague 1 leve 6). Que comprem o Mi 26 então. Rs. Ainda bem para os americanos que o lobby e legalizado nos EUA o teriam uma “washing the” made in América por lá. Rs.

      • ” Mi 17″”

        Que eu saiba o Mi 17 é um ótimo helicóptero.

        Sou a favor de comprar dos russos quando nos serve.

      • Me caro.. russofilos pk? Por criticar os EUA ou algo feito pelos EUA? Eu ao menos sou livre do meu pensamento. Nao sou escravo ideologico nem da Russia nem dos EUA. Quanto a abacaxi me referia a mt do material belico imposto pelos EUA aos seus aliados. Ah ja agora meu caro. Se tal f-35 fosse isso tudo faziam o mesmo que o F-22 nao tem pra ninguem.
        Sei o seu impenho como nts outros de lamber aquelas partes dos EUA ou da Russia .mas è um pouco exagerado. Comentei da situaçāo do heli vc vem correndo me chamar de russofilo e falar da russia.. sofrera o sr de russofobia?

      • Ja agora.. nao è so os EUA ou Russia que fazem Caças e Helis. Nao sei se o senhor sabe disso.
        Tem o EH-101 da Merlin que sou fā ..dai a minha opniao. Pense as de falar e nao se deixe levar pela sua paixao de labet botas. Obrigado

      • É quem compra o avião discorda da sua opinião de que é abacaxi.

        Eu confio mais neles, afinal eles conhecem aviação militar e sabem do que estão falando.

        Enquanto você só fala mal por é dos EUA império do mal, fim do capitalismo e essas “coisas” de sempre.

      • Aqui tem gente que deveria estar na Globo , la eles gostam de Especialistas , que só cometam como eles querem .

  2. Quanto a eu nao entender nada de nada.. o sr especialista pode me dizer qual material de guerra mde USA made RUSSIA made Paises da Europa o sr conhece viu de perto ..sem ser na net ou revista.. diga me ai

Comentários não permitidos.