WARFARE: HMS OCEAN. A perna longa dos fuzileiros navais britânicos.

FICHA TÉCNICA
Comprimento: 203,4 m.
Calado: 6,5 m.
Boca: 35 m.
Deslocamento: 21500 toneladas.
Propulsão: Dois motores a diesel Crossley Pielstick 16 PC2.6 V 200 que proporcionam 23904 Hps.
Velocidade máxima: 18 nós (33 km/h).
Autonomia: 13000 km.
Sensores: Radar BAe Type 997 Artisan 3D com 200 km de alcance; Um radar de navegação Type 1008; Dois radares Type 1007 para controle de aeronaves
Armamento: 4 canhões DS30M Mark 2 em calibre 30 mm; 3 sistemas de defesa antiaérea de ponto CIWS MK-15 Phalanx calibre 20 mm; 4 metralhadoras M-134 Minigun em calibre 7,62X51 mm ; 8 metralhadoras de uso geral FN MAG e, calibre 7,62X51 mm
Aviação: 18 helicópteros que podem ser combinações de Leonardo AW-159 Wildcat, Leonardo Apache, Boeing Chinook e leonardo AW-101 Merlin.
DESCRIÇÃO
Por Carlos E.S Junior
O navio que apresentarei hoje tem sido foco de recentes matérias jornalisticas do segmento de defesa nacional por estar sendo oferecido a marinha do Brasil. Estou falando do navio porta helicópteros britânico HMS Ocean, um navio que foi projetado no início dos anos 90 do século passado e comissionado em setembro de 1998 e que tem, relativamente, pouco tempo de serviço.
Nestes 19 anos de serviço na Royal Navy (Marinha Real Britânica), o navio encarou  uma vida operacional com pouco uso em combate real, fazendo o registro aqui de sua participação em missões no Iraque entre março e maio de 2004.
Acima: Embora seja uma embarcação relativamente nova, a marinha britânica pretende descomissionar o Ocean em 2018. A marinha brasileira está sendo sondada para adquirir este navio.
Construído pelo estaleiro KGL (Kvaerner Govan Ltd), o navio porta helicópteros HMS Ocean tem seu casco projetado tendo como base o porta aviões ligeiro HMS Invencible, bastante famoso pela sua ótima atuação na guerra das Malvinas e no Golfo Pérsico, porém, teve sua superestrutura modificada para poder operar como um navio de desembarque anfíbio também. Devido a restrições orçamentárias relacionadas a construção dos porta aviões da classe Queen Elizabeth, já apresentados aqui no WARFARE, foi decidido construir apenas um, dos dois navios planejados.
Acima: Com seu casco projetado tendo por base os porta aviões ligeiro da classe Invencible, a semelhança é inquestionável.
O Ocean é propulsado por dois motores a Diesel Crossley Pielstick 16 PC2.6 V 200 que proporcionam 23904 Hps levando o Ocean a uma velocidade máxima de 18 nós (33 km/h), pouco menos que seu similar norte americana da classe América. Seu deslocamento é de 21500 toneladas, e o navio tem autonomia de 13000 km, o que lhe permite operar em qualquer ponto do planeta. Navios desse tipo, normalmente tem velocidades mais baixas que suas escoltas, até porque não é necessário alto desempenho nesse tipo de navio. A função principal desse tipo de embarcação é prestar apoio a missões de desembarque  anfíbio e para as tropas que estiverem operando em terra.
Acima: Propulsado por dois motores a diesel Crossley Pielstick 16 PC2.6 V 200, o desempenho de velocidade do Ocean é bastante limitado não chegando nem a 20 nós
O principal sensor instalado no Ocean é seu radar tridimensional BAe Type 997 Artisan 3D capaz de rastrear até 800 alvos simultaneamente a um alcance máximo de 200 km. Por não ser um navio com capacidade de auto defesa de bom desempenho e com sensores cujo alcance de detecção é cerca de 50% menor que a de navios como porta aviões ou mesmo navios de escolta, o Ocean deverá estar sempre escoltado por um navio que tenha sensores e armas de maior desempenho para garantir a segurança da integridade da embarcação em situação de batalha assim como de seus 1295 tripulantes, somando a ala aérea, marinheiros e fuzileiros navais que ele transporta. Além deste radar, foram instalados dois radares de controle aéreo Type 1007 e um radar de navegação Type 1008.
Acima: O radar BAe Type 997 Artisan 3D é o principal sensor do Ocean. Trata-de de um moderno radar de arquitetura aberta que permite rastrear até 800 contatos aéreos simultaneamente.
O Ocean está equipado com um sistema de defesa ativa anti-míssil composto por um lançador de iscas DLH  que é a versão de exportação do sistema Sirens de iscas que interferem no sensor dos mísseis anti-navio para que eles desviem do alvo, preservando a integridade do Ocean durante um ataque inimigo. O sistema de comunicação usa rádios para intercambio da dados (data link) com link 16, padrão da OTAN, assim como link 11 e 14 também.
Já o armamento instalado no Ocean, é relativamente leve, como normalmente sempre é nesse tipo de navio. São 4 canhões DS30M Mark 2 em calibre 30 mm mais 3 sistemas de defesa antiaérea de ponto CIWS MK-15 Phalanx calibre 20 mm, de origem norte americana e baseado no canhão de canos rotativos GE M-61 Vulcan. Armamentos mais leves como metralhadoras de uso geral FN MAG em calibre 7,62 mm foram instaladas em numero de 7 assim como 4 metralhadoras de canos rotativos M-34 Minigun, no mesmo calibre.
Acima: Bem na proa do Ocean pode ser visto um de seus 3 sistemas de defesa de ponto CIWS Phalanx com um canhão M-61 de canos rotativos em calibre 20 mm.
O Ocean pode operar até 18 helicópteros que podem ser do tipo AW-101 Merlin usado para transporte e guerra antissubmarino, AW-159 Wildcat, usado para guerra superfície, antissubmarino e busca e salvamento; Boeing Chinook para transporte pesado e o helicóptero de combate AH-64 Apache, fabricado sob licença pela Leonardo. Embora se possa transportar jatos de combate como Harriers ou mesmo F-35B, o navio precisaria de adaptações no convés e em sua estrutura para poder dar suporte operacional a este tipo de aeronave.
Além de aeronaves, o Ocean pode transportar até 40 veículos leves e 830 fuzileiros navais para suas operações de desembarque anfíbio.
Relativamente novo, com menos de 20 anos de serviço, a real marinha Britânica (Royal vavy) pretende descomissionar o navio em 2018 e por isso apresentou uma proposta de venda para a marinha do Brasil. Embora este tipo de navio tenha uma grande valor para apoiar operações dos fuzileiros navais, o custo envolvido na aquisição e, principalmente, na manutenção de um navio desse porte impactará fortemente em um orçamento já comprometido onde mal se consegue planejar a compra de navios de escolta para substituir suas velhas fragatas da classe Niteroi e da classe Greenhalg, onde o planejamento contempla o uso de corvetas para o lugar destes navios. Por isso considero que a aquisição deste navio não se justifica enquanto estivermos sem condições de possuir navios de escolta que sejam, efetivos.
Acima: Aqui vemos o Ocean navegando ao lado de um navio de desembarque anfíbio da classe Mistral, da marinha francesa.

 

 

Fonte:  Warfare

37 Comentários

  1. o Brasil perde por ano 200 bilhões de reais por corrupção

    Dava para comprar esse navio com tudo lá dentro (apaches, lanchas etc) terminar o Prosub, começar a fazer as corvetas da classe tamandarés, comprar uma meia dúzia de fragatas de 6000 ton. e deixar uma MB de primeira qualidade

    Mas a realidade se comprar esse navio, ele irá vim desdentado, sem helicópteros legítimos de ataque, e perigosamente é capaz de colocar em risco a continuação do Prosub

    • Piada, você dizer que 100 milhões de dólares parcelados a perder de vista pode por em risco o prosub, ou você não tem a menor ideia do que você tá falando ou você é mal intencionado. O que pode colocar em risco o prosub é a delação da Odebrecht que indicou, para começo de conversa, os 40 milhões de dólares desviados do prosub. Digo e repito se o navio estiver em boas condições a MB tem que comprar sim, não é ele que vai por em risco o prosub, ficamos com o São Paulo encostado esse tempo todo na Baia de Guanabara(navio encostado, custo dobrado) e não vi ninguém dizer que o São Paulo estava pondo em risco o prosub

      • Jr

        dinheiro tem, sabemos disso, o problema como sempre é a classe política, vc confia ?

        o problema é esse meu caro, eu não ! Espero que vc esteja certo, e não prejudique os outros projetos em andamento, se o navio estiver apto torço pela compra, só espero que a classe política faça a parte deles, fim !

      • Concordamos então, dinheiro nunca faltou, só com a cobertura do Maracanã foi gastos 400 milhões a mais do que precisava, 400 milhões de reais roubados do nosso bolso, com esse dinheiro dava para pagar o Ocean a vista e ainda sobrava dinheiro para uma modernização considerável

      • Eu sempre ouvi dizerem que a manutenção do São Paulo colocava em xeque boa parte do orçamento da Marinha como um todo, pior ainda sua inimaginária modernização. E convenhamos, o Ocean apresenta-se sim como uma excelente compra de oportunidade… mas não para nós: não possuímos helicópteros de ataque e tampouco navios para escoltá-lo, de modo que seríamos forçados a investir muito mais grana em ambos. Grana essa que poderia ser investida puramente na aquisição de meios de superfície mais adequados às nossas necessidades.

      • Mesmo assim só pidera ateapalgar o Prosub , se o Judiciario se comportar como Apatrida , eles que prendam e façam devolver o valor pelos responsáveis, o que tem o BRASILe seus Interesses com usso?

  2. este navio vai da sinal vida marinha certamente logo termos helicópteros combate vamos te grande raios de ação agora eu sou favor compra navios prateleira semi novos ou novos e acabar ez prosub so foi criado ajuda vermelhos . digo Ferrari bom estado não e velharia não Hms ocean e Ferrari usada excelente navios nosso bolso sou fá dele . navios Tamandaré so favor compra china ou da coreia vem rapidinho em anos ka.

  3. esqueceram de dizer também que é um alvo flutuante de blindagem vagabunda/fraca…

    estes são nossos amigos e parceiros estratégicos:

    “O documento do MoD, o caráter futuro do conflito, prevê que, até 2029, o controle sobre os recursos “irá aumentar a incidência de conflitos”, à medida que a população mundial sobe para 8,3 bilhões. As disputas de fronteiras, como no Ártico, no Golfo da Guiné e no Atlântico Sul “ficarão inextricavelmente ligadas à obtenção de suprimentos energéticos”, com a Grã-Bretanha “dependente criticamente das importações de energia”. Isto exigirá “uma forte influência regional e, se necessário, a capacidade de projectar e manter o poder militar”.

    The MoD’s seminal document, the Future Character of Conflict, predicts that by 2029, control over resources will “increase the incidence of conflict”, as world population rises to 8.3 billion. Boundary disputes, such as in the Arctic, Gulf of Guinea and South Atlantic will “become inextricably linked to securing energy supplies”, with Britain “critically dependent upon energy imports”. This will demand “strong regional influence and, if necessary, the ability to project and maintain military power”. The paper warns of high-end warfare (without mentioning Iran). It adds (without mentioning China) that “it cannot be assumed that the West will retain sufficient military advantage over rising powers in all circumstances, which may embolden actors where previously they had been deterred.” The possession of nuclear weapons “perceived as essential for survival and status” will remain “a goal of many aspiring powers”.”

    http://www.telegraph.co.uk/news/uknews/defence/8001936/Strategic-Defence-and-Security-Review-four-future-scenarios-and-how-they-might-play-out.html

    😉

    • Deixa ser mentiroso sujeito! Os nossos “Parceiros estratégicos” eram a turma do queijo podre. E a única parceria se deu no assalto ao cofres públicos com o vergonhoso PROSUB onde, após pagar um pedágio de 4 cascos convencionais o bananão aqui supostamente receberia “transferênfia di tequinúlugia” para fazer um Scópene esticado para caber o reator. Na verdade tudo isso foi uma cortina de fumaça para o ParTido e a empreiteira “cúmpanhêra” se darem bem.

      Quanto ao navio, é adequado para as tarefas para as quais foi projetado, bem diferente das banheiras russas que você venera

    • Que blindagem…?

      Até onde eu sei ( e posso estar enganado ), mesmo navios destinados a combate de projetos atuais não tem nada que possa ser considerado uma “blindagem” ( como encouraçados e seus cinturões blindados, por exemplo )…

      O que se costuma ter por aí de navios militares são cascos duplos com reforços estruturais, com compartimentos estanques, além de medidas de combate a incêndios ( anteparas anti-fogo e/ou sistemas de combate as chamas ). Existem até vasos preparados para guerra NBQ, como os novos ‘Arleigh Burke’. Fora isso, é cada vez mais comum algum tipo de proteção ( Kevlar, por exemplo ) em áreas absolutamente sensíveis, como centro de comando e partes da casa das máquinas e geradores; mas nada como uma “blindagem”…

      Barcos destinados a ações em rios até podem contar com proteção contra armas de fogo, muito similar ao que é feito em veículos blindados, mas só.

      A única “reclamação” com relação ao Ocean é que ele teria sido construído obedecendo a muitos parâmetros civis/mercantes ( algo que não encontrei fontes para confirmar ). Mas aí também temos o Mistral francês ( a “garota dos olhos” dos russos e sonho de muitas marinhas como a brasileira ), cujos compartimentos estanques existem somente abaixo da linha d’água; e não que isso seja demérito dos franceses, já que ninguém tem grada pra esbanjar com projetos de características puramente militares ( ainda mais esses monstrinhos acima das 10000 toneladas )…

      • Acho que não entendeu…

        Nenhum navio desse tipo tem “blindagem”…

        No máximo, podem ter alguma coisa de proteção em áreas consideradas vitais ( chapas de kevlar ou coisa que o valha ).

        —–

        “…é vulnerável a incêndios…”

        Fontes…

        Até onde já li, o HMS Ocean conta ao menos com sistema integrado de detecção de fogo, no que evidentemente é complementado por sistemas de combate a incêndio em todos os decks e convoo. É o que normalmente se tem em navios de convés corrido…

      • Ora pois… Basta mostrar alguma informação de fonte crível que diz que o HMS ‘Ocean’ não tem sistema de alerta a incêndio… É simples assim…

      • ai é muito diferente…o objetivo é dar apoio e prestar auxilio, como aos sírios, a seus aliados/parceiros estratégicos na região…como a Venezuela…que como na síria esta sendo alvo de incursões alienígenas…

        “A Rússia nunca fez nada ao Brasil. Já os Usa interferiram diversas vezes aqui. A aberração intelectual é exatamente apoiar os Usa e,se dizer patriota. Isso sim é aberração.”

        Wagner

      • Essa “desculpa” também cola pro outro lado, amigo…

        Africa do Sul, Guiana e outros países com margem para o Atlântico são membros do Commonwealth… São aliados dos britânicos…

        Puft… Como se russos também não jogassem seus dadinhos…

      • enquanto os outros povos lutam pelo o melhor para eles…pelos interesses de sua nação… aqui se faz exatamente o contrario….um povo desse tem futuro?!….claro que não….um povo que abertamente despreza tudo relacionado a sua Cultura, Identidade ou Pátria….que defende abertamente subserviência a estrangeiro e a submissão aos seus interesses não tem e jamais terá algum futuro…pois respeito não se mendiga…respeito se conquista…SE IMPÕE….quem não se da ao respeito e ao valor jamais será respeitado e valorizado seja por quem for…é por isso que este pais nunca ira para frente….nunca será algo…

        este tipo de mentalidade só tem uma explicação…a falta de educação de berço….falta de educação moral, ética e religiosa…o problema do Brasil é o brazileiro…povo cínico e sem vergonha na cara em sua maioria…sem princípios e valores…pais católico, mas de maioria dos chamados “católicos não praticantes”…se inconformam, se revoltam e fazem protestos só contra os corruptos do partido rival…mas com os corruptos do partido que militam fazem vista grossa e defendem…Um governo consiste no reflexo de seu Povo…Se há aqui um governo corrupto é porque o povo que o ELEGE é corrupto…A Corrupção não é um privilegio de políticos…Não existe político corrupto…. Existe o Corrupto que foi transformado em político…Representante real daqueles que o colocaram no poder!…

        não devemos nos alinhar a nada e a ninguém e sim apenas a nossa pátria e aos nossos interesses/melhor para nós…..eu me lixo para estas nações, blocos e ideologias pois esta gente só esta preocupada com seus interesses….com o melhor para elas…não existe mocinho ou bandido algum…todos são abutres….mal intencionados que visam apenas se fazerem “não importe os meios”…estão se lixando para nós e qualquer outra coisa….que se danem as vitimas e danos colaterais….que se danem os civis da Síria, Ucrânia ou povo de qualquer outra republiqueta….mas não adianta…fazer um povo que viveu séculos na base do voto do cabresto e do coronelismo entender essas coisas é impossível…é cultural…são séculos de uma cultura arraigada na mentalidade….a maioria dos brazileiros nasceu para puxar carroça mesmo…..termos/expressões como “curral eleitoral” não foram cunhados por acaso para descrever o povo deste pais…

  4. “Não deixe o ópio morrer… não deixo ópio acabar… o morro foi feito de ópio… o ópio é pra gente opiar…”

    Zé Ninguém

    • Espero que a MB compre o Ocean. Aí vou ver você se jogar no mar de Itaguaí para morrer junto com o PROSUB….KKKKK

      Ps: Já fez terapia para se recuperar da surra que tomou na Trilogia ou vai continuar com o choro de que “foi atacado por uma matilha”….kkk

  5. Como o titulo da matéria diz.”A perna longa dos fuzileiros navais britânicos”.A roupa é feita sobre medida para eles.Olhem as fotos, dessa matéria e outras do Ocean abarrotados de armamento, e nunca mais….

  6. Campanha troque um porta aviões por um porta helicópteros os dois sao veios

    Mas um e da inglaterra aquele pais que foi todo nosso ouro roubado
    E outro e franceses que os tietes de gringo nao gostam

    O pre sal sendo saqueado vendido para laranjas e a marinha nao fala nada apenas quer trocar uma lata velha por outra. Lata velha

    Chama o sionista luciano huk para dar um talento na lata
    velha

    Marinha mesmo era no tempo da monarquia .

  7. Os sensores deixam mto a desejar. Os britanicos escoltavam isso com Destroyers. Nós mal temos fragatas. Um Flanker Venezuelano armado com um par de Kh 59 faria um estrago nesse trombolho antes de ser detectado!!! Essa banheira de segunda mão faz salivar qualquer comandante submarinista inimigo.

    • Os flankers da Veneavela estão voando? A última notícia que vi na net é que a FAV estava usando os velhos F-16 para interceptação e isso mesmo sob embargo, ou seja, flankers venezuelanos só nos desfiles militares

    • Relojoeiro,

      Esse navio existe com um propósito distinto… Ninguém espera que saia pra combater por conta própria. Aliás, não seria lógico faze-lo…

      Seus sistemas de proteção são somente para combater ameaças assimétricas ou defender a embarcação contra ataques missilísticos. E não se espera que façam mais que isso…

    • Os Su-30 do Paraíso socialista do Século XXI nem voar estão voando e quando decolam caem. O que dirá atacarem algum navio mas ainda assim nossos comunossocialistas de araque continuam falando suas besteiras por aqui…..

  8. Sucata da Venezuela su 30 só vou época desfile ele não saber nem opera navio e operações navais estratégia ataque Venezuela está situação tão precária um simples tucano e capaz de bambadeia aeroporto venezuelano até hoje não acharam su 30 Venezuela sabe cai em Roraima ele achou pilotos não avião pq foi derrubado H m s ocean ‘. ele navio multi usor próprio helicóptero são operações alerta intecepitar

  9. Acho que só seria interessante para a marinha se fosse realizado nesse navio um retrofit, para troná lo apto a operar aeronaves tipo caças harrier ou F35, já que segundo o almirante porta aviões está na lista de prioridades da marinha, seria interessante visto a quantidade de aeronaves que a marinha opera estar na faixa de 6 a 8 unidades…..

    • E facil e rapido a construçao de um ski jump naproa, e nao seria preciso mexer na torre do phalanx, vejam em fotos e videos..

  10. CHORA GURIZADA VERMELHA !!!… mas pelo jeito, o Ocean vai vir pra nosotros mesmo a contragosto de alguns resmungões e mentirosos… rsrssrsrsrsrsssss… pior seria termos que começar a montar uma marcenaria como os iranianos fizeram… 🙂

Comentários não permitidos.