Instituto Militar de Engenharia e o Centro de Avaliações do Exército realizam avaliações de viaturas Iveco Guarani 6×6 e Mowag Piranha IIIC 8X8.

No dia 18 de abril, foi concluída uma bateria de testes com a “Viatura Blindada de Transporte de Pessoal” (VBTP) Mowag Piranha IIIC e com a “Viatura Blindada de Transporte de Pessoal – Média sobre Rodas” (VBTP-MR) Guarani.

Esses testes foram realizados no Centro de Avaliações do Exército (CAEx), com o objetivo de realizar a medição da aceleração vertical dos pontos de ancoragem da suspensão, dos assentos dos tripulantes e do centro de gravidade dos veículos, monitorando seus respectivos comportamentos dinâmicos.

Tais medições serão utilizadas no desenvolvimento das dissertações de Mestrado do Major Alejandro Oscar Peralta, do Exército da Argentina; do Capitão de Corveta André Noronha de Oliveira, da Marinha do Brasil e da 1º Tenente Caroline Goulart Campos, do Exército Brasileiro, todos Mestrandos do IME.

Esse projeto, desenvolvido pelo IME em conjunto com o CAEx, servirá de subsídio para desenvolvimento de novos “Materiais de Emprego Militar” (MEM), particularmente no seguimento de viaturas blindadas sobre rodas, pelo Exército Brasileiro, pela Marinha do Brasil e pelo Exército da Argentina.

Major Alejandro Oscar Peralta, do Exército da Argentina; da 1º Tenente Caroline Goulart Campos, do Exército Brasileiro e do Capitão de Corveta André Noronha de Oliveira, da Marinha do Brasil  todos Mestrandos do IME.

Fonte: Instituto Militar de Engenharia via Facebook

6 Comentários

  1. Excelente esse tipo de iniciativa. São nesses “pequenos grandes atos” que nascem as mentes que definem os rumos da defesa.

  2. Quem sabe pode aí surgir o Guarani 8×8, somando pontos positivos do Mowag Piranha III.

    Eu adicionaria uma equipe de engenheiros para companhar e trocar idéias.

  3. O bom será o comparativo de comportamento e desempenho de cada tipo de blindado. Um anfíbio 6×6 em comparação a outro anfíbio 8×8. Apesar de ser um projeto de mestrado, de repente, podem aproveitar para o tal projeto do Guarani 8×8.

  4. Não tem porque o Guarani vir com motor 380cc , o melhor motor da Iveco é o 440 cc . ele é mais econômico . menos barulhento pois não é preciso acelerar tanto quanto o 380cc ,,,,AAhh,, o preço é o mesmo ,,,,,,ATÉ +

  5. Só espero que os argentinos nos permitam fazer os mesmos estudos quando eles receberem as viaturas chinesas…

Comentários não permitidos.