Plataforma robotica Uran-9 é testado pela última vez antes do lançamento

O complexo militar-industrial russo está se preparando para lançar no mercado o seu primeiro robô modelo Uran-9, um veículo terrestre não tripulado que irá desempenhar atividades de reconhecimentos de terreno, proteção de instalações militares e dará apoio de fogo à infantaria.

Equipado com sistemas de mísseis do tipo Ataka e Igla, o robô pode executar uma vasta gama de tarefas, como atingir aviões que voam em baixas altitudes e destruir veículos blindados leves e fortificações inimigas.

O novo veículo representa apenas o primeiro passo da robótica militar. Engenheiros projetistas, tanto na Rússia como ao redor do mundo, ainda precisam solucionar uma série de questões antes que essas tecnologias possam ser integradas em todos os tipos de armamento pesado.

Características

Na versão básica, o Uran-9 é equipado com um canhão automático 2A72 de 30 mm e uma metralhadora de calibre 7,62 milímetros. A velocidade de disparo das armas é de cerca de 350 a 400 tiros por minuto.

O kit de armamento também inclui mísseis guiados antitanque 9S120 Ataka e mísseis antiaéreos Igla. Ambos os sistemas podem atingir alvos inimigos a distâncias de até cinco quilômetros. Além disso, de acordo com os desenvolvedores, a plataforma do robô pode ser equipada com diferentes tipos de armas.

Principais desafios

“O maior problema de todos os sistemas robóticos é a necessidade de controle remoto. O robô não pode tomar uma decisão independente no campo de batalha e caso seja atingido por um projétil, o rompimento da conexão com o satélite deixará o veículo sem energia”, disse à Gazeta Russa Dmítri Safonov, analista militar do jornal “Izvestia”.

De acordo com o especialista, o veículo pode operar em diversos ambientes, como montanhas, florestas e áreas urbanas densamente edificadas. Durante os testes foi dada ênfase especial ao funcionamento do veículo sob efeito de recursos de guerra eletrônica (EW, na sigla em inglês) empregados pelo inimigo, capazes de “desligar” o veículo no meio do campo de batalha.

“Como se sabe, a Rússia está testando na Síria todas as suas armas e equipamentos mais recentes. Não é segredo que, depois de ter sido testada em combates contra o Estado Islâmico, uma série de modelos de armas russas foi enviada de volta aos fabricantes para aperfeiçoamento e correção de defeitos. Não descarto a possibilidade de que num futuro próximo o Uran-9 poderá ser usado na Síria, para testar suas capacidades em combate real e sob os efeitos dos sistemas de guerra eletrônica do inimigo”, disse à Gazeta Russa o editor-chefe da revista “Arsenal Otetchestva” (Arsenal da Pátria), Viktor Murakhovski.

“No caso dos testes, vigora o princípio do ‘quanto pior, melhor’. Quanto maior a quantidade de deficiências dos primeiros modelos experimentais revelada em situações de combate real, mais vidas poderão ser salvas no futuro”, acrescentou Safonov.

Especialistas enfatizam que o sistema de disparo dos primeiros veículos robotizados não pode ser comparado a um tanque nem a um veículo de combate da infantaria. Ele não é capaz de definir o resultado da batalha e não tem capacidade de inverter o jogo numa guerra – sem dúvida, hoje, o robô poderá salvar as vidas de integrantes dos serviços secretos, mas o fator humano continua determinando o resultado da operação e da guerra.

Nikolai Litôvkin

Foto: Iliya Pitalev/RIA Novosti

Fonte: Gazeta Russa

15 Comentários

  1. O nosso veículo OGUN, seria a plataforma ideal para um veículo robótica terrestre.
    Mas;porem;entretanto !!!!

    • Estaba pensando o mesmo, mas com misseis anti tank e aereos ocidentais, como o sueco RBS70 e os modelos israelenses. Quem sabe ate com o sistema ARMADILLO DE misseis de 70 mm.

    • Talvez você esteja com saudades do “Estado Odebrecht” onde uma empreiteira se uniu a um ParTido para juntos saquearem o país e se perpetuar no poder.

      • Sem essa

        O Odebretch disse que essas coisas ja ocorrem no Brasil há 30 anos

        Não dá mais pra esconder a corrupção tucana, Tirelless
        O Mascara caiu pra todo mundo

        Ta todo mundo na lama

        E a culpa não é do PT
        É do proprio sistema de ruiu de podre

        Culpar só o PT por tudo é retirar uma maçã podre de uma macieira toda envenenada e apodrecida

      • Náo mesmo

        Segundo Emilio Odebretch a Lua de Mel entre empreiteiras e Governo atingiu o auge durante a Ditadura Militar

        Ou tu achas que não teve dinheiro desviado na Transamazonica?
        Ou tu achas que não teve dinheiro desviado em Itaipu?

        Sei…

        Me engana que eu gosto

        Abraço

      • Então toma mais uma… ANTONIO PALOCCI sozinho embaçou 130 MILHÕES DE DÓLARES do esquema da Odebrecht… satisfeito ???… e Rafa, deixe de ser mentiroso… a Odebrecht só se alçou a grande empreiteira na década de OITENTA, falacioso, logo após a compra de outra empreiteira gigantesca pelo Odebrechts… vá tentar enganar outro…

      • Sim, você está certo em apontar que isso já ocorre desde tempos imemoriais. Não foi o PT que inventou a corrupção contudo foi durante o seu período no poder que esta se estruturou de forma a tornar-se praticamente uma praxe administrativa. E especificamente no mercado de defesa, que é a nossa discussão, foi durante o governo do PT que a corrupção se instalou de forma gritante. Basta ver o PROSUB.

  2. Isso para não falar nas denúncias dos ex diretores da Petrobrás, que foram mascaradas e escondidas;máfia dos anões do orçamento (que diga se de passagem eram todos de partidos de direita), do inss e por aí vai.
    É como digo;se forem realmente perder ladrões e corruptos desde os primórdios desse país; terão que prender que iniciou essa roubalheira toda, ou seja os Orleans de Bragança; descendentes diretos dos corruptos mor; Don Pedro e compania.
    Ou se esqueceram que foram eles que corromperam os nativos Brasileiros com pedras coloridas sem valor?
    E foram eles que retiraram do Brasil uma montanha de ouro e diamantes, literalmente falando !!
    O problema é do Brasil é sua elite de direita burra corrupta e preconceituosa.
    Aí tudo o que faz para pobres negros e minorias acham que é o fim do mundo.
    Pois querem manter essa parcela da sociedade sob suas botas comendo as migalhas que caem da mesa.

    • “O problema é do Brasil é sua elite de direita burra corrupta e preconceituosa.”… realmente, a culpa é dazelite… rsrssrsrssss… se vc considerar genoino, dirceu, dilma, lula, palocci, e demais petistas, além é claro dos demais indiciados de outras siglas como ELITE e DIREITA, ai eu concordo… 🙂

    • “O problema é do Brasil é sua elite de direita burra corrupta e preconceituosa.”

      E o que dizer da nossa esquerda, igualmente burra, corrupta e preconceituosa. E para piorar incompetente e autoritária?

  3. Não vou perder nem tempo em debater com alguém com inclinação anti socialista e extrema inclinação capitalista.
    Se não soube ler nas entrelinhas do que escrevi;vou facilitar para você.
    O que quis passar é que a culpa sempre foi e será da mínima elite dominante desse país; em sua maior parte de inclinação captalista.
    Ou seja os 1% que detém mais de 80% do PIB nacional.
    Os ditos por você; detém sua culpa sim;assim como outros como Collor; Itamar; Sérgio Motta; Maluff etc..
    Mas são soldados comparados aos generais da corrupção desse país.

    • “alguém com inclinação anti socialista e extrema inclinação capitalista.”… G.R.A.Ç.A.S A DEUS !!!…

Comentários não permitidos.