Irã apesenta o seu mais novo treinador avançado Kowsar

Em uma cerimônia realizada com a presença do presidente iraniano, Hassan Rouhani o Irã apresentou o seu mais recente produto de sua industria militar o seu primeiro treinador a jato avançado Kowsar.

Segundo o Ministro da Defesa iraniano Brigadeiro General Hossein Dehqan o novo avião além de realizar missões de treinamento avançado poderá ser empregado como aeronave de apoio aéreo aproximado, devido as suas capacidades de transportar um grande leque de armamentos.

Segundo Houssein o Kowsar e o primeiro treinador a ser desenvolvido e produzido no país e colocou o Irã dentro da lista dos poucos países no mundo com capacidade para projetar e construir aeronaves do tipo.

[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=bV_A1owMEYs[/embedyt]

24 Comentários

  1. Estão evoluindo cada vez mais os projetos hein e ainda vai ter gente desmerecendo mais este projeto iraniano, mas enquanto falamos mau e definhamos por aqui ,eles desenvolvem sua tecnologia bélica cada vez mais e mais lá. Parabéns aos iranianos pela persistencia e seriedade em se desenvolver em prol da defesa da nação(o brabo é que eles tbm apoiam alguns grupos extremistas, mas fazer o quê ….ninguém é perfeito e eles só estão seguindo suas tradições).

    • Foi assim com a China meu amigo.
      A 5/6 anos atras todos os anúncios de novos desenvolvimentos daquele país eram sarcasticamente criticados pelos “especialistas” de plantão. Hoje se calaram e são obrigados a admitir que os Chineses estão se colocando na vanguarda do desenvolvimento de novas tecnologias na área militar.

  2. Eu fico com o pé atrás em relação a esses avanços, por exemplo até hoje não vi o Qaher F-313 voando, a única coisa que tenho visto são imagens dessa aeronave taxiando e aquele vídeo opaco em que aparece uma aeronave que mais se assemelha a um aeromodelo mas eles dizem(sic) ser o Qaher F-313 .

    Quanto a esse Kowsar ,parece ser uma cópia do HAL HJT-36 Sitara indiano .

    • O Qaher F-313 é uma tentativa sem sentido de mostrar uma capacidade que o Irã não tem e que acaba levantando incertezas sobre os programas em andamento nesta nação.

      Já o Kowsar é algo muito mais viável e interessante e gostei bastante dele e acredito que a maior influência neste projeto seja do treinador de Taiwan o AIDC AT-3, comparando a disposição dos motores e nacele dos pilotos e pode ter também um pouco o CASA C-101.

      Mas não deixa de ser uma boa noticia.

      • Achei que era mockup de madeira!

        Mas mesmo assim, o piloto fica num espaço muito apertado e com a cabeça muito próxima ao cockpit canopy… ainda tá estranho… muito desproporcional….

  3. Pena que não liberaram informações como velocidade, alcance, teto operacional, carga bélica, etc. Vamos ver se vai pra frente.

  4. ………….. eles estão evoluindo bem….já fabricam até helicopteros de ataque….bem diferente de nós brasileiros que dependemos das permissões de outros paises pra ter qualquer avanço militar significativo……párabéns aos iranianos

  5. são nestes momentos que a gente tem uma boa noção da dimensão das bandalheiras e maracutaias neste pais aqui…de quanto somos reserva de mercado de indústria de armas estrangeira…só tem verba/recursos quando é pra adquirir refugo de sucatas estrangeiras…enquanto este pais é sabotado e mantido neste estado o Irã avança no progresso, desenvolvimento e independência de sua nação…é uma vergonha que uma nação de economia e PIB inferior a nossa esteja tão a frente de nós…..a maioria do povo deste pais tem que se fud@#$ na vida mesmo cara….tem que tomar no #…

  6. Em pouco tempo o Irã será uma potência militar regional … o valentão de sião que arregale bem seus olhos … os persas não são palestinos .

    • os eua é um dos maiores copiadores de tecnologia do mundo inclusive dos russos e estes deles também…algo que fazem todos os dias é pagarem milhões a estrangeiros para que realizem pesquisas para eles… financiam tudo…e todos os resultados são de propriedade do governo estadunidense…o que mais tem nos eua é brasileiro trabalhando pra eles inclusive dentro da NASA….

      • RSRSSRSRRSSSSS… não é a toa que o PIB americano é “só” SEIS/OITO vezes maior que o russo… sorry… bando de copiadores yankes !!!… copiaram automóveis, aviões, maquinas copiadoras, telefones, ipods, PCs, mísseis, navios e até motores a jato, sem falar em televisão e até liquidificadores… tudo dos criativos russos que só não sabem ganhar dinheiro com tanta criatividade… rsrsrsrsrsrsrss…

      • “Zé Ninguém
        16 de abril de 2017 at 19:02

        RSRSSRSRRSSSSS… não é a toa que o PIB americano é “só” SEIS/OITO vezes maior que o russo… sorry…”

        Com um orçamento bem mais inferior ao dos eua os Russos conseguem paridade tecnológica em diversos setores e até superioridade em outros… pois o poder militar de um pais não se medi pela sua economia e sim pela suas armas..se poder militar se medi pela economia então me diga quem é mais poderoso militarmente o Japão ou a Coreia do norte que o povo come capim para sobreviver!?….temos que ter o Russos como exemplo, investir e desenvolver “nossa” tecnologia, aperfeiçoar nossa cultura científica, acabar com nosso complexo de vira-lata e criar nossa independência tecnológica….mas enquanto a bandalheira e maracutaia correr solta por aqui Prosubs serão sabotados e sepultados em detrimento de esquemas fraudulentos com estrangeiros….Prosubs serão sepultados em detrimento de hms ocean……

      • Sinal de que é lá que está o dinheiro, senão essas pessoas estariam trabalhando por aqui. Vai ver se algum deles está triste por estar trabalhando por lá.
        Milhares de pessoas de todos os cantos do mundo trabalham por lá e recebem muito bem por isso. Indianos tem aos montes. O problema é lá ou no resto do mundo?
        É cada uma que a gente tem que ler…

      • “Doug385
        16 de abril de 2017 at 21:37

        Sinal de que é lá que está o dinheiro”

        Não…é sinal de que é lá o grande centro das bandalheiras, dos negócios sujos e da corrupção do mundo …

        em qualquer lugar do mundo há corrupção!…nos países ricos ela é refinada e no brazil grosseira…os países ricos de longe são os mais corruptos que existem…os esquemas de corrupção são muito maiores, mais refinados e difíceis de serem expostos/punidos.…

        países como Austrália, Canadá e Coreia do sul são exemplos de grandes países corruptos atualmente….onde esquemas de cartas marcadas e reserva de mercado para os eua são uma tradição já….só que estes países nunca sairão na relação dos países mais corruptos do mundo feitos no ocidente…só quem sairão claro, serão as nações que vão de contra a influencia e os interesses dos eua e rivais/ameaças a sua hegemonia como Rússia e China…

        “senão essas pessoas estariam trabalhando por aqui. Vai ver se algum deles está triste por estar trabalhando por lá.
        Milhares de pessoas de todos os cantos do mundo trabalham por lá e recebem muito bem por isso. Indianos tem aos montes. O problema é lá ou no resto do mundo?”

        toda a tranqueira desenvolvida no mundo vem da força de trabalho dos indivíduos que trabalham para as empresas desta gente…a Coca Light que tu bebe por ex foi um BRASILEIRO que trabalha para a Coca Cola que inventou/criou…o identificador de chamadas que vc usa foi um Brasileiro que inventou…o cartão eletrônico que vc usa foi um Brasileiro que criou…o remédio Captopril que vc usa para controlar sua pressão arterial foi um Brasileiro que desenvolveu…a peça do carro que tu usa que impede que os automóveis se incendeiem quando colidem…que corta o sistema elétrico do carro evitando que ele se incendeie foi um Brasileiro que desenvolveu…até o Walkman foi um Brasileiro que desenvolveu…

        pois o que acontece é que a maior parte dos gênios e inventores deste pais saem para trabalhar para as empresas desta gente pois os governos corruptos e vira latas daqui não só não dão apoio/amparo algum a eles como também os sabotam de todo o jeito que puderem para impedi-los de entrarem no mercado pois são comprados por estas empresas estrangeiras em troca de malas de propina e financiamento para suas campanhas…

        é por isso que os gênios e inventores deste pais buc@#$ hoje são obrigados a saírem daqui para trabalharem para grandes corporações estrangeiras…para trabalharem para as empresas desta gente…

      • Já sei… já sei… a culpa é da CIA se nossos trabalhadores qualificados buscam novas oportunidades de emprego… imagina como deve estar enorme a folha de pagamento da Central… 🙂

  7. Para quem falava que os Iranianos não estavam produzindo nada, olha a resposta a isso.
    Após modificações no F-5 ( incluindo a instalação de mais um estabilizador vertical no mesmo), partiram para um projeto próprio.
    Enquanto que em um das maravilhas, as “Alices” do GF e Militares de alta patente; vivem gastando fortunas em brinquedos táticos cada vez mais caros.
    Com uma falsa promessa de T.OT kkkkkk.
    Só rindo mesmo, pois nem sei se essa palhaçada existe !
    Mas nesse país, onde o povo é leigo e iludido, os piratas governam e os militares apoiam; os estrangeiros nadam de braçada .
    Qualquer semelhança não é mera coincidência !!!

  8. Boa noite a todos. Enquanto o Irã fabrica e produz não sei de forma seu arsenal, nós aqui, capengamos visto ter uma política que pensa que não haverá conflito pois temos “países ‘amigo’, além da falta de visão em notar que defesa gera divisas e tecnologia. desenvolver a nossa indústria de defesa é primordial com parcerias, sozinhos, seja com for. não existe amizades entre países e sim negócios, interesses. nossa nação possui recursos hídricos, minerais e agricultáveis por isso que acredito que não haverá guerra nuclear ,pois todos perdem. terras esse é o ideal. basta ler um pouco de Machado de Assis em Quincas Borba para entender, não precisa ir muito longe, ” …ao vencedor as batatas…’. Abraços a todos.

Comentários não permitidos.