“Storm”, o novo cruzador pesado que será entregue às Forças Armadas russas em 2030

O próximo programa de armamento para o período de 2019 a 2025 abrangerá o maior porta-aviões do mundo. Intitulado “Storm”, o novo cruzador pesado ficará baseado na cidade de Severomôrsk (1.900 km a norte de Moscou) e será entregue às Forças Armadas russas em 2030.

A necessidade de se criar esse navio surgiu durante a campanha militar russa na Síria, quando o país enviou o porta-aviões “Almirante Kuznetsov” e com um grupo de ataque aéreo para realizar operações ali.

Apesar de a missão ter sido bem-sucedida, analistas afirmaram que o “Almirante Kuznetsov”, fabricado há mais de 30 anos, já esgotou seus recursos.

“Peça-chave da frota russa, o ‘Almirante Kuznetsov’ pode levar apenas 30 aviões, enquanto os porta-aviões americanos levam até 90. Além disso, os aviões precisam de vários minutos para decolar no ‘Almirante Kuznetsov’, enquanto três aeronaves decolam por minuto nos porta-aviões americanos. Há muitas tarefas que o Almirante Kuznetsov russo já não pode realizar”, explica uma fonte no complexo militar-industrial russo que não quis ser identificada.

“No cenário geopolítico atual, a Rússia precisa estar presente nos oceanos para se proteger de possíveis agressores e, obviamente, para os americanos o nosso porta-aviões não significa nada, uma vez que eles têm 19”, completou.

Fotos: Bastion-opk.ru

Caraterísticas técnicas

O “Storm” russo será semelhante ao porta-aviões nuclear americano “Gerald R. Ford”, de acordo com o professor da Academia de Ciências Militares da Rússia, Vadim Koziúlin.

Como o navio norte-americano, o projeto russo terá um convés completamente aberto que não será protegido pela artilharia, da mesma maneira que o “Almirante Kuznetsov”.

“Será um aeroporto flutuante acompanhado por um esquadrão de navios de guerra”, diz Koziúlin.

A área do convés será de 14 quilômetros quadrados, ou seja, equivalente a três campos de futebol, e terá quatro pistas para a aceleração dos aviões e um sistema de lançamento misto: “trampolim” e “catapulta-trampolim”.

Segundo Koziúllin, devido à ausência de sistemas de mísseis a bordo do porta-aviões, o “Storm” será protegido por cerca de dez navios: fragatas, destróieres, cruzadores e submarinos.

Dois motores nucleares “RITM-200” permitirão alcançar a velocidade de 30 nós (cerca de 55 km/h). O decolagem total do navio será de 100 mil toneladas, o calado será de 11 metros e a tripulação será composta por quase 4 mil pessoas.


O que falta

O “Storm” alojará a bordo  caças “MiG-29K” e a versão naval do caça de quinta geração “T-50”, segundo Koziúlin. Os aviões “MiG” já estão em produção e foram testados na Síria.

“O porta-aviões ‘Storm’ precisará de sua própria infraestrutura: será preciso construir um cais especial e proteger o navio da terra, do ar e do mar. Isso significa que o Ministério da Defesa terá que criar unidades de guarda costeira e de defesa antiaérea adicionais”, disse o analista militar e vice-diretor do Instituto dos Países da CEI (Comunidade dos Estado Independentes), Vladímir Evséev.

A construção do “Storm” custará entre 350 bilhões e um trilhão de rublos (de US$ 6,15 bilhões a US$ 17,5 bilhões), dependendo dos componentes do navio, segundo estimativas de especialistas.

“Considerando a encomenda dos 90 caças para o ‘Storm’ e a construção da infraestrutura necessária, os custos poderão dobrar”, completa Evséev.

NIKOLAI LITÔVKIN

Fonte: Gazeta Russa

 

21 Comentários

  1. Sou totalmente contra. A Rússia não precisa de porta-aviões, a Rússia não precisa projetar poder.

    Mas e na Síria? alguém poderia perguntar. Num cenário como a Síria, o Almirante Kuznetsov dá conta do recado, desde que não precise enfrentar os americanos. o Almirante Kuznetsov deve atuar, contra os americanos, perto da costa Russa, apoiado pelo seu fogo amigo e suas corvetas.

    Em qualquer outro cenário não envolvendo os EUA, o Almirante Kuznetsov dá conta.

    • Professor , isso ai só faz parte da doutrina estratégica russa; se não vejamos; eles os russos como sempre, fazem o veneno e o antidoto, por mais que spexialistas em tecnologia russa da década de 60 do século passado se contorcem para desdenhar as façanhas do poderio militar russo.
      .
      Essa história do porta-avião russo só corrobora com eu afirmo, os russos fazem o veneno e o antídoto, assim como é com os aviões de tecnologia furtivas ( stealth )
      .
      O Tsirkon, o novo míssil hipersônico anti-navio russo, já se сonverteu em uma dor de cabeça para a Aliança Atlântica,tal míssil capaz de destruir porta-aviões ele é capaz de alcançar oito vezes a velocidade do som, o que faz com que ele seja praticamente inatingível pelos sistemas de defesa aérea existentes..

  2. Eu concordo
    A Russia não tem a menor necessidade disso

    Por dois motivos:

    1. Pela extensão do seu território, a Rússia consegue estar, ao mesmo tempo, na Europa e na Ásia sem fazer esforço algum

    2. A Rússia já tem a Crimeia, que é um porta-aviões natural e inafundável

    Resumindo, o Russos não precisam se esforça muito para estar nos locais de seu interesse…. Seria muito mais proveitoso uns bons porta-helicopteros do tipo do Mistral….

    Mas enfim… se os Russos querem… fazer oq né…

    deixa eles

    • Discordo Rafa…..

      Embora tenha um território gigantesco a maioria dos mares russos fica congelada durante o inverno. Um Czar mesmo dizia que a Rússia vivia em uma prisão continental. Assim creio que um NAe pode ser útil a eles.

      • Pois é
        Mas os Russos tem o mar negro e a frota de kaliningrado né

        Eu sinceramente não vejo que um NAe possa ser prioridade pra eles

        Mas…..
        como eu disse, se eles querem

  3. A Rússia é banhada por: mares do Oceano Ártico (Barents, Branco, Kara, Laptev, da Sibéria Oriental, Chukchi), mares do Oceano Pacífico (Bering, Okhotsk, Japonês), mares do Oceano Atlântico (Báltico, Negro, de Azov).

    Na minha opinião a Russia precisa sim, de não um, mas nó mínimo uns quatro porta- aviões ao contrário do BRASIL a Rússia é um player e precisa impor seu poder e nada melhor que um porta-aviões moderno e 100% para demonstrar projetar poder em qualquer mar, por fim se ela tem cacife para bancar, então o faça !

    • A grande questão é dinheiro. Vontade de serem grandes e poderosos não falta aos russos
      Porém o PIB americano é varias vezes superior ao deles.
      Mais um, e bem moderno e capaz, é o ideal.

  4. Megalomania pura… A Russia precisa é de 2 ou 3 Kuztnestov a diesel que é o suficiente.
    .
    Os EUA não são exemplo pra ninguém com 10 supercarriers nucleares. É caríssimo e a economia dos EUA é uma bolha desde o Nixon Shock…
    .
    Quando a China começar a valorizar o Yuan (e não vai demorar muito) o dólar vai deixar de valer o que vale hoje… Ironicamente a China quer atrasar isso o maximo possível, por motivos óbvios, foi o país que mais lucrou com a Globalização kkk

    • Para o yuan desbancar o dólar, só se bilhões em títulos chineses lastrearem sua moeda no mundo.
      Porém, quem vai investir em títulos chineses? Em títulos de país comunista?
      Eu não. E espero que nosso governo chamais o faça.
      O yuan pode se valorizar dentro da China, mas internacionalmente precisa de lastro, e não apenas de vontade interna.

      Exemplo real: Por todo continente americano, qualquer comerciante, até vendedor de rua, taxistas etc, aceitam a moeda local ou dólar. Mas tente achar um único país (Paraguai por exemplo, onde tem bastantes chineses) que aceite yuan.
      Dessa, forma vamos dizer que vc, particular, comprasse alguns títulos chineses, e no seu vencimento, o governo chinês em sua conta lhe depositasse seu crédito em yuans, o que vc faria com eles?
      Nada. Seria preciso converte-los ou em reais ou em “dólares” moeda que são aceitas por todos. Assim, mesmo que o governo chinês colocasse juros tentadores em seus títulos para serem comprados aos milhares, inunda-se o mercado internacional com caudalosa oferta deles, e milhares fossem vendidos, ainda assim a moeda final para uso não seria o yuan.

      E, podemos falsificar yuan, ou recebermos yuans falsos? Afinal eles são os reis da falsificação. Imaginemos o mercado internacional sendo inundado por yuans falsos a desacreditação que seria.
      Yuan desbancar o dólar é muito mais difícil do que parece para alguns.

      • RSRSRSRSRSRSSS… majestosa aula de economia e política internacional, meu caro Viventt… A REALIDADE É UM SOCO NA CARA DE QUEM A INSULTA… coitado dos utopistas… é esse povo que odeia gestores como João Dória, que em 100 dias fez o que o Huindad não fez em QUATRO ANOS… 🙂

      • Não sabia que ele é candidato… ele mesmo disse no programa Roda Viva que não é… é melhor já ir se acostumando com gestores em cargos da administração pública… é o que o povo quer… 🙂

      • Tu sabes bem o que postas ? Onde tu tiraste a informação que a China é Comunista ,desde Deng Siao Pin ,ela abandonou o Comunismo . Comunismo lá só no nome do Partido Único ,ela é apenas Capitalista de Estado e Ditadura ,hoje o jovem chinês só conhece o Comunismo em aulas de História ,Vídeos antigos e Museus !

      • CAPITALISMO DE ESTADO = COMUNISMO disfarçado… o partido continua hegemônico no poder… oh oh oh NADA MUDOU… 🙂

  5. ………………. ha um oceano no qual a Russia tem interesse…o oceano Ìndico (base de Diego Garcia e um passo rápido pro mar Vermelho e Golfo Pérsico) penso que dois exemplares cairiam bem pra marinha russa………

Comentários não permitidos.