Coreia do Norte

Autor: De Leon* para o Plano Brasil

Com a movimentação do porta-aviões norte-americano “USS Carl Vinson” para a península coreana várias informações (muitas exageradas) têm transbordado a mídia a respeito da questão da Coréia do Norte. Porém, oito considerações precisam ser feitas.

1 – “O Ditador Louco”

É muito comum ouvir como em coro “o cara da Coréia do Norte” é louco.

A única evidência de sua loucura são os seus penteados. De resto sua política é absolutamente fria, realista e matemática. Não apenas o Governo norte-coreano consegue controle absoluto sobre a população como também sobre seu território, em escalas raramente observadas na história.

Por sua vez, na política externa sua estratégia de chantagem tem funcionado muito bem. Aliás, historicamente tais estratégias sempre costumam funcionar quando o Estado (ou grupo) que faz as ameaças é capaz de causar estragos superiores ao que seria o equivalente de sua própria destruição. Ou seja, a Coreia do Norte é capaz de causar danos políticos e econômicos que superam em muito a tudo que eles têm. É claro que há um limite até onde isso pode ser levado mas no caso Norte-Coreano parece que ainda há espaço para isso, uma vez que apesar de tais pressões, os norte-coreanos estão geograficamente contidos.

2-“Coreia do Norte como Estado fantoche da China”

Outro exagero a respeito sobre crise coreana é o quanto a China pode de fato influenciar a Coréia do Norte. De fato, a China é a única aliada dos norte-coreanos (em escala bem menor a Rússia). Porém, a China não controla e muito menos influencia.

A relação Beijing-Pyongyang é puramente estratégica e não por amizade ou laço ideológico. Qualquer conflito causaria um deslocamento de refugiados norte-coreanos para a província chinesa de Liaoning, algo que preocupa o governo chinês. Outro fator são as relações comerciais entre China e Coréia do Sul, que obviamente são fortes e em caso de conflito poderia afetar a economia chinesa.

3- O programa Nuclear Norte-Coreano I

A ascensão da nuclear da Coreia do Norte foi praticamente através de recursos do mercado negro (algo que foi tentado pela Líbia de Kadafi também). Não tendo apoio chinês, uma vez que outra nação vizinha e nuclear podem afetar seriamente os interesses chineses, mesmo sendo um potencial aliado. Lembrando que a China já divide espaço geopolítico com três nações nucleares além da própria Coreia do Norte (Rússia, Índia e Paquistão).

4- O programa Nuclear Norte-Coreano II

Apesar dessa atenção e discussão enorme em cima da bomba atômica norte-coreana, ela não é nem de longe o maior poder dos norte-coreanos.

De fato há um simbolismo por trás da bomba atômica que pode se materializar futuramente em poder real caso o programa continue juntamente com a sua capacidade balística, porém,  neste momento as armas nucleares são relativamente fracas, algumas fontes indicam que seriam até mais fracas dos que a que os Estados Unidos soltaram no Japão ao final da Segunda Guerra Mundial e outras fontes indicam que elas também não podem ser ainda empregadas em conflitos (daí mais uma ameaça futura do que atual). E mesmo que fosse o caso atual, as defesas THAAD e Patriot dos Estados Unidos na Coréia do Sul poderiam neutralizar tais ataques.

Porém, o problema real, pouco falado e que nada poderia ser feito são as dezenas de milhares de peças de artilharia, foguetes, morteiros e etc. que estão dispostos ao longo da fronteira. Estes dispositivos, apesar de antigos, iriam uma chuva de ferro e fogo sobre as cidades sul-coreanas que poderiam matar até mesmo centenas de milhares de pessoas em questão de pouquíssimas horas, além do dano material que causaria prejuízos incalculáveis.

5- Invasão dos EUA a Coreia do Norte

Anos atrás em simulações nas Forças Armadas dos EUA, foi constatado de que uma guerra contra a Coreia do Norte precisaria de pelo menos 150 mil soldados,(é mais do que o que foi usado no Iraque em 2003) apoiados por duas frotas navais dos EUA simultaneamente levando vários meses para atingir algum resultado militar. Isso sem falar em uma força de ocupação do pós-guerra.

É altamente questionável que haja capacidade e disposição do emprego desse tamanho hoje em dia por parte dos Estados Unidos. E bem como tais números são baseados numa simulação em que não haveria envolvimento chinês, nem direta ou indiretamente.

 6-Terra dos Unicórnios

A Coreia do Norte NÃO acredita em Unicórnios.

Apesar de vários “especialistas “divulgarem que a Coreia do Norte teria divulgado a descoberta e prova de unicórnios, não foi nada disso que aconteceu.

O que ocorreu é que uma tumba de um imperador local (Rei Tongmyong do Reino Koryo entre 918-1392) cujo nome era “Lar dos Unicórnios” ou em coreano “Kiringul” foi descoberta por arqueólogos locais. A imprensa norte-coreana então divulgou a descoberta dessa tumba e não a existência de unicórnios.

Aliás, o animal mitológico Kirin (ou Qilin) nem mesmo é um unicórnio e é uma criatura bem popular em diversas mitologias do leste e sudeste Asiático. Falar que os norte-coreanos anunciaram a existência de unicórnios seria o equivalente a dizer que o Governo dos Estados Unidos divulgou a existência de aves fênix por que existe uma cidade desse mesmo nome.

 7 – O efeito das sanções é nulo

Uma vez que a Coreia do Norte já está praticamente isolada do cenário global, novas sanções não terão muito efeito, se é que podem ter algum. Uma vez que não há quase mais nada a se retirar dos norte-coreanos, estes podem se dar ao luxo de não ter nada a perder em rodadas de apostas e por consequência sempre apostar alto, pois qualquer lucro é lucro.

 8-Ninguém quer a unificação

Outro problema frequente é a ideia de que a China não gostaria de ver uma Coréia unificada. Sim é verdade ela não tem muita vontade, porém, Japão e Estados Unidos também não gostam muito dessa ideia.

Uma Coreia unificada lança duas alternativas futuras problemáticas. Numa primeira possibilidade, suas ligações econômicas com a China somada a uma tradição Confuciana poderia fazer que ela viesse a se alinhar mais com a China. Na segunda possibilidade, seu potencial de crescimento político, econômico e militar seria desagradável a todos da região, para  o Japão que goza de ser a segunda força na região poderia eventualmente se ver retraído para uma terceira colocação e para a China que teria um novo competidor capaz de equilibrar (ou desequilibrar) a geopolítica regional a seu bel prazer.

No caso dos Estados Unidos, sua presença militar na Coreia do Sul oficialmente é voltada para defender esse país de agressões Norte-Coreanas e não como uma peça para ser usada contra a China, mas na prática é obvio que o grande alvo é a China e uma eventual unificação ou não justificaria a presença militar norte-americana na península o que os obrigaria a uma retirada ou a tomada de uma posição oficial anti-China que diplomaticamente resultaria em aumento de tensões.

*De Leon Petta Gomes da Costa. Pesquisador de Doutorado da Universidade de São Paulo. Pesquisador visitante da Virginia Commonwealth university (EUA) e Pesquisador Honorário da Universidade de Hong Kong (China).

184 Comentários

    • Mas é isto que eu não entendo sabe…são estas coisas que eu ainda não consigo entender…o regime da Coreia do Norte é o mais sanguinário, desgraçado e atroz que existe…mas porque que não atacam aquele regime déspota para salvar aquele povo de lá da tirania e da exploração como fizeram no Iraque?!… 😀

      • A quem a Coreia do Norte já ameaçou ? Eles se armam apenas para manterem seu Regime ,mas agora o BOZO TUMPALHÃO chegou e precisa mudar o apoio do povo de seu país ,em sua grande maioria IDIOTA ; passou a Agressões e Idiotices ,primeiro na Síria ,mas lá recebeu um Chaga Pra Lá da Rússia ,virou-se para cima do ——- ,estão vendo se Ganham no Grito . Espero que o —— não caia na Gritaria do BOZO ,e se for atacado ,faça as maiores Desgraças Possíveis !!

    • Rafa e Máquina … nessa historia toda .. quem está mais confortável é os EUA pois estão bem longe não só de uma provável artefato nuclear ( bomba contaminada por radioativos ) como a própria bomba nuclear assim também como as armas químicas e bacteriológicas que a Coreia do Norte tem .
      .
      Já os sul coreanos, estão entre a cruz e a espada pois eles e os chineses moram bem ao lado,já os japoneses são os seus vizinhos de “esquina” é bem diferente dos EUA, que é do outro lado do planeta.
      .
      A Coreia do Norte não é tão indefesa como muitos pensam.. eles provavelmente tem mais bala na agulha que o Irã.. .são tão “indefesos” quanto é o Israel com sua bombas atômicas e químicas.
      .
      Se por acaso os EUA atacar a Coreia do Norte as consequências são imagináveis,más será aquela bem clássicas dos americanos, como foi com os homens da floresta ( Vietcongues ), e os homens das cavernas ( talibãs ) .. rsrs ..vão ganhar todas as batalhas más perder a guerra .
      .
      Só lembrando… os norte coreanos tem armas químicas e bacteriológicas, assim como as armas químicas que tinha o Iraque ( fornecidas pelos EUA ) e a Líbia( fornecidas pela França ) e que hoje estão nas mãos do ISIS dos garotinhos dos EUA; e que hoje, estão sendo usados cotra a população civil em especial as crianças da Síria como pretexto para os EUA atacar a Síria.

  1. Pra vc ver né cara…um pais desse isolado do mundo…em situação de precariedade…de economia insignificante/fraca….a maior parte do povo literalmente morrendo de fome…mas tem armas nucleares, foguetes, misseis intercontinentais e o escambau…até SLBM…e este pais aqui nessa situação…falta de recursos não é…gasta centenas de bilhões em copa do mundo/olimpíadas…com aumento de salários, gratificações e privilégios pra juiz e pessoal do mpf…tem infraestrutura…tem tecnologia…tem pessoal capacitado…projetam sistema de propulsão nuclear, míssil de cruzeiro, tanque…só o que falta é vergonha na cara…só o que não tem ainda é vergonha na cara mesmo…porque o resto tudo tem…

    Enquanto isso é juiz que da carteiraços…é juiz que fura fila ou não paga multa porque é “otoridadi”…é juiz que vende sentença pra bandido ficar livre…é juiz que trabalha pra facção criminosa…é até Ministro do STF que é ligado/envolvido ao PCC…Na Turquia foram mais de 2 mil juízes pra CADEIA…..ACORDA BRASILLLLL…

    • Agora pé campanha para desqualificar os juízes?
      E sem provas…

      Mais uma matéria que vai estragada em defesa do lula ladrão e dos corruptos do PT.

      • a agenda desse pessoal consiste só de fazer apologia destas quadrilhas ditas “Neoliberais” e atacar suas facções rivais…

      • Defende sim!
        Deixe de hipocrisia

        a partir do momento que vc “esquece” a tucanada vc está defendendo eles

        com ctza

      • “Rafa_positron
        12 de abril de 2017 at 7:41

        Defende sim!
        Deixe de hipocrisia”

        panfletam ou militam o mesmo que estas quadrilhas da laia do psdb ou dem…como neoliberalismo, “conservadorismo” de extrema direita e subserviência/submissão a estrangeiro…apoiam quadrilhas de pilantras e vagabundos corruptos…além de serem antipatriotas/antinacionalista…e contra a soberania, desenvolvimento e independência do pais…a agenda desta gente consiste só de fazer apologia destas quadrilhas e atacar suas facções rivais…

        é facção do morro A contra facção morro B…quem está de fora não vê a hora de assumir o controle da “boca”…custe o que custar…..”Pros amigos tudo, para os inimigos, a Lei”…engaveta, arquiva, abafa que a facção do morro A precisa reassumir o controle da “boca” conquistada pela facção do morro B….bobo quem pensa que nesse jogo a mocinhos e bandidos…bobo de quem acredita em “salvadores da pátria”…só tem bandido…

      • Pode chorar Troll… Lula será preso, o PT que já diminuiu um monte vai diminuir ainda mais em 2018… a esquerda está sendo varrida do país, o PT vai virar um PSOL 2, faz barulho mas não tem força pra nada.

        Espere e verá, pode chorar com seu mimimi em todos os posts, entendemos como você deve estar triste com a situação.

  2. O texto deixou de citar a imensa frota de submarinos de que SUPOSTAMENTE dispõe a Coreia do Norte, eu pus o supostamente em maiúsculo justamente para ressaltar a maior arma desse país, que a meu ver é o SEGREDO,tudo que se fala é uma incógnita, um jogo de adivinhação, nunca se tem certeza de nada !
    A China não permitira os EUA na Coréia do Norte, não permitiu nos anos 50 e não o permitirá agora, o Trump é um fanfarão essa é a verdade ele não é louco de tentar essa invasão !

    • Vai pagar pra ver e novamente e sair desiludido, C. Pereira ???… lembra-se do “não vai ter gópi” ???… lembra-se do “dilma não cai” ???… vcs da esquerda NUNCA acertam suas premonições porque usam o coração para analisar a situação concreta ao invés de usarem o cérebro… aquele órgão que fica dentro do nosso coco… 🙂

      • Ta bom, você acredita que o Trump vai ter essa coragem toda ?
        Novamente você peca por sua tagarelice xenófoba,comparando duas coisas que não guardam semelhança alguma, sugiro que você compre um cérebro para você e pare de pensar pelo seu aparelho excretor !
        Grande abraço !

      • Calma ai pessoal ta no noticiario Zero Hedge que porta voz do Ministro de Defesa Chines anunciou que China esta preparada para resolver essa questao o que fazer com o regime da Corea do Norte, botou 150.000 soldados chines na fronteira com aquele pais e que China esta preparada para lancar umas bombas atomicas no Centro Nuclear coreano do Norte. Essa nem Trump ouou ate agora falar dessa maneira. Dado que Trump e Chefao Mafioso, sera que ele fez alguma proposta para o presidente chines quando este esteve nos EUA, proposta a la Don Corleone, que o lider chines nao pode recusar? Mao Tse Tung e Lin Piao devem estar chutando os caixoes onde estao enterrado porque esta eles nunca sonhariam que iria um dia ocorrer

      • rsrsrsrssss… como sempre, prever possíveis situações político/estratégicas não é pra qualquer um… apostei que o Trump iria dar um xeque-mate na China e parece que está se concretizando… “Esperneia mulher feia !!!… arrebita mulher bonita !!!…”… 🙂

      • “Zé Ninguém
        12 de abril de 2017 at 12:23

        Basta um embargo as linhas navais chinesas e em seis meses entregam os pontos… isso é sabido e aceito até por “sua gente”… chinês não é burro não, meu caro comuna… são pragmáticos… se precisar, dão um pescotapa no anãozinho e fim da linha pra ele… ?”…

    • realmente sabe se pouco sobre os sub,
      EUA não tem coragem de atacar a c.norte, pois tem muitas instalações americanas na região, certamente algumas iam ser atingidas,

  3. JCP3 criticando a falta de provas contra os juízes ao mesmo tempo que chama o Lula de ladrão MAS NÃO APRESENTA NENHUMA PROVA

    mas uma demonstração da falta de coerência que reina no país atualmente

    em nem discuto mais essas bobagens… pq depois de uma década vendo as pessoas radicais daqui e da trilogia com as mesmas conversas e os mesmos argumentos, eu simplesmente cansei

    não me envolvo mais nessas brigas imbecis que JÁ ENCHERAM O SACO

    “Lula Lula Lula Lula Lula Lula Lula Lula Lula Lula Lula”

    Pq esse pessoal não admite de uma vez por todas que tem atração física pelo ex-presidente? Talvez um tesão reprimido?

    Isso pra mim só Freud explica

    • Vocês estragam todas as matérias com essa defesa retardada do PT.

      “””não me envolvo mais nessas brigas imbecis que JÁ ENCHERAM O SACO”””

      Então fica na sua.

      Vocês são defensores de mentiras, porque não são homens para assumir estão errados.

      • “Vocês estragam todas as matérias com essa defesa retardada do PT.”

        To defendendo ninguem
        Só quero que seja preservado um direito que é meu, seu e de todo mundo: o de ser presumido inocente e não ser condenado sem provas

      • Rafa… ODEBRECHT manda lembranças… ligue sua TV pra receber as novidades… se vc ouvir o áudio, vai entender que “a vaca já foi pro brejo”… 🙂

      • Meu chapa
        Falar e nada é a mesma coisa

        e se eu for ali na Delegacia e dizer que o Blue Eyes é envolvido com o crime organizado?

        Só por isso vc vai ser condenado?

        Claro que não!

        No processo penal é quase impossivel condenar alguem só pq veio uma testemunha e te acusou de algo sem apresentar uma prova sequer

        QUEM TEM BOCA FALA O QUE QUER

        E ANTES DE TUDO SE LEMBRE DISSO: AMANHÃ PODE SER VC, EU OU QUALQUER UM DE NÓS QUE ESTAREMOS NESSA SITUAÇÃO

      • Ah tá… só quem não conhece os Odebrecht pra acreditar que eles não tem provas para materializar o que disseram… até porque, se assim fosse, a delação premiada deles não valeria nada e muito menos seria aceita pelo judiciário… ACEITA QUE DÓI MENOS… e não se preocupe… o seus amigos petistas lula e dilma terão companhia na papuda de pmdbistas, psdebistas e até democratas… só não podem ficar na companhia de presos comuns… senão eles perverteriam ainda mais os recuperandos amigos… quanto a mim não há chance de eu ir parar lá… eu tenho foro privilegiado… não… não no STF… o meu é mais graduado… é diretamente com o Homem lá de cima… 🙂

      • Pois se tem provas.. então apresentem

        e sem essa de ACEITA QUE DÓIS MENOS

        esse clichê chato e infantil já se esgotou há muito tempo

        provas materiais que é bom, NADA!!!!!

  4. Não se pode fazer nada quanto a morteiros e foguetes? HAHA que piada, as phalanx interceptam foguetes e morteiro e os EUA tem até sistemas de laser que interceptam também e são mais baratos.

    • Os sistemas de laser ainda não foram postos para funcionar. E quanto às defesas anti-aéreas, elas não seriam suficientes, pois estariam altamente saturadas por milhares de ogivas sendo lançadas de uma vez. Mesmo que acertem 1/5 do que lançou, seria suficiente para destruir muitas cidades sul-coreanas e a economia local.

      • Está desatualizado, já faz uns 3 anos que mostram laser interceptando morteiro, foguete, artilharia, tudo isso. Israel já tem até o iron beam, basta colocarem uma boa quantidade que freia esse ataque fácil.

      • O que eu lhe digo que não foram postos para funcionar significa que ainda não entraram em serviço. As defesas de laser estão ainda em testes e processo de instalação em navios ou baterias terrestres móveis. Uma arma tão poderosa e útil não pode dar o luxo de falhar, por isso esse zelo todo

    • Se fosse tão fácil os USA já teriam atacado como fizeram com o Iraque. Eles só vão na certa.
      Os adoradores de yankes falam que a CN passa fome e vive na miséria, enquanto a Coreia do Sul é rica e maravilhosa. Mas a “miserável” Coreia do Norte é livre e tem todo o tipo de arma que desejar ter, enquanto a Coreia do Sul só pode fazer o que os USA permitem.

    • Você esqueceu de mencionar : A Enterprise do capitão Kirk,o Braddock, o Rambo,o capitão America,os 4 fantásticos e a Britney Spears com seus marinheiros dançarinos … HAHAHAHAH…

  5. Vou lamentar pelos norte-coreanos, porque sofrerão muito nessa guerra, claro. Mas não tenho dúvida que eles darão uma cocha nos EUA histórica. Quero ver! se nem com Vietnã os EUA aguentaram, vão aguentar com CN que se prepara para essa guerra há 7 décadas?

    Só se usarem armas nucleares; e nesse caso, estarão sujeitos à retaliação. Não sei se CN consegue atingir os EUA, mas podem levar os subservientes Japão e Coréia do Sul com eles para o Paraíso. Assim os aliados dos EUA aprendem como é bom ser servil aos EUA.

      • Perderam no Vietnã ué

        Mas msm assim: sempre há uma primeira vez pra tudo nesse mundo

        repito: é melhor não pagar pra ver

      • “SmokingSnake
        11 de abril de 2017 at 21:27

        não, na verdade os EUA ganharam todas as batalhas, espero que você não seja professor de história”

        Perdeu 2 guerras para os ingleses mas foi salvo em ambas ocasiões pelos os Franceses…se não fosse os Franceses feios, bobos e malvados teria voltado a ser colônia do Reino Do Opio Unido….Me poupem viu….o Brasil Império até tinha mais potencial na época do que esta gente…rs…

      • Que duas guerras que perderam…?

        Os franceses deslocaram tropas para a guerra de independência americana somente após a campanha de Saratoga, que colocou a guerra em equilíbrio, dando ciência de que a vitória americana era possível. Só a partir daí resolveram entrar… Antes do final da guerra, os franceses teriam a influência no conflito drasticamente reduzida, após a derrota naval em Saintes…

        O Reino Unido contou com mais de trinta mil mercenários alemães; esses sim um terror para os americanos… Mo mais, a força militar mobilizada pelo Reino Unido teve dezenas de milhares de desertores…

        Também não foram somente os franceses a participar… Espanhóis também tiraram proveito da situação, visando posses britânicas pelo Atlântico.

        ——

        Na guerra de 1812 os EUA lutaram praticamente sozinhos, com seu exército e suas milícias… Houve apenas um apoio marginal de algumas tribos indígenas locais, que proporcionaram menos de 200 guerreiros. Mas a esmagadora maioria delas se opôs aos EUA ( como não poderia deixar de ser… ).

        Nem que quisesse, Napoleão poderia auxiliar os americanos, visto estar envolvido em sua campanha na Rússia e haver franco controle dos mares pelos britânicos… E se pensarmos bem, foi a campanha americana que ajudou os franceses, e não o contrário, visto que permitiu a Napoleão poder se mobilizar contra a Rússia sem que os ingleses pudessem intervir de um todo ( se bem que duvido que os ingleses quisessem mesmo intervir nesse caso… ).

        E os espanhóis, que lutaram a favor dos EUA durante a Guerra de Independência, alinharam-se com os britânicos nessa ocasião, lançando assaltos a partir da Flórida. E milícias canadenses fizeram o caos ao norte…

      • é impressionante o viralatismo desta gente…como são alienados e como enaltecem esta gente…como dão valor mais a eles do que ao próprio pais que vivem…patético…para este pessoal é uma nação e imaculada…que nunca sofreu perda..nunca conheceu derrota ou ficou pra trás em nada em sua historia….

        são uma gente que nos consideram e sempre nos consideraram como uma nação paria…assim como um povo ralé e inferior…a pérfida, o racismo, a xenofobia e a perversidade são culturais desta gente..

        são na verdade uma grande farsa…falsa liberdade…falsa democracia…falsa igualdade…falsa vida…é com esses ideias que a “potência mundial” é exaltada como FALSO exemplo de nação plena…lucraram bilhões com as guerras que promoveram ao longo de décadas pelo o mundo e se auto declararam/titularam o país da liberdade e da esperança mas não conseguem resolver os seus problemas mais básicos como os da Saúde…

        apesar de ser o pais mais rico economicamente estão longe de ser um paraíso e de ter uma sociedade funcional…apesar de ter um poderio militar e econômico muito maior que o nosso não são em nada superiores a nós…claro que é um ótimo pais…mas para quem tem dinheiro…até o Zimbábue é um ótimo pais para quem tem grana por lá…

        estudem a história da Guatemala e verão como os eua e os outros países ocidentais de “primeiro mundo” fizeram sua riqueza…o grande desafio é crescer, se desenvolver e promover justiça social sem precisar oprimir…mas esta gente sequer conseguiu fazer isso oprimindo..pfff…

        fica fácil achar o mundo e o “estilo de vida” desta gente uma maravilha…o lado ruim fica para os pobres e miseráveis como no caso de Detroit… que é uma cidade marginal devido as políticas de endividamento do governo de Ronald Reagan…estas que permanecem até hoje…

      • Dá um tempo…

        Pra eles, brasileiros consistem apenas em um povo “exótico”. A maioria, ou se baseiam em esteriótipos, ou não tem uma verdadeira opinião formada ( principalmente os mais jovens )… Mal compreendem nossa cultura…

        As imagens que americanos tem de nós, não que seja tudo essencialmente maldoso ou bom, mas são realmente esteriotipadas… Samba, pagode, futebol, festa, etc… A esmagadora maioria sabe apenas isso…

        O americano do interior sim é bem mais ressabiado… tipo matuto mesmo… Muito diferente de quem vive nas grandes metrópoles ou nos Estados mais economicamente desenvolvidos.

        E você fala de americanos, nenhum outro povo difere muito nesse aspecto com relação a nós…

        E verdade seja dita, brasileiro é um “choque” onde quer que vá… A cultura brasileira é simplesmente incompreensível para a maior parte; principalmente para povos mais ordeiros…

        —–

        “…falsa democracia…”

        Ao contrário, são os que mais se aproximam hoje da democracia original, tal como era aplicada pelos gregos antigos…

        —–

        “…estão longe de ser um paraíso e de ter uma sociedade funcional…”

        Se não tivessem uma sociedade minimamente funcional, jamais seriam um país… Para um país surgir, é condição ‘sine qua non’ ter uma sociedade com um mínimo de funcionalidade…

        No mais, nem os orientais, ordeiros como são, possuem uma sociedade 100% integrada… Que o digam os chineses, batendo cabeça no Tibet, Hong Kong, etc…

      • e ainda querem falar mal ou malhar da Coreia do Norte…tomem vergonha na cara…pobreza, miséria, mazelas, abusos, autoritarismo, censura, discriminação, perseguições, manipulação, conspirações, sabotagens, expansionismo, neo colonialismo, despotismo, corrupção, desgraças, atrocidades, opressão, repressão…em nada esta gente difere de regimes como da Coreia do Norte…

      • Os EUA nunca perderam? já ouviu falar de Vietnã?

        Mas mesmo que nunca tivesse perdido, quero lembrar que o Brasil também nunca perdeu nenhuma guerra. E daí? Isso torna o Brasil invencível?

      • “Professor
        13 de abril de 2017 at 0:08

        Os EUA nunca perderam? já ouviu falar de Vietnã?”

        é que este pessoal realmente acredita ou quer fazer acreditar que aquela gente nunca perdeu nada…que nunca ficou pra trás em nada na historia….que no Vietnã não foram derrotados e sim pressionados a desistir do conflito por causa da falta de apoio do povo do pais…da opinião publica negativa…

      • Onde ganharam ? Cemeçamos da II guerra para cá , II IIGuerra Vencedor; União Soviética sem ela estávamos falando alemão .
        Coréia ??, Viet Nam Kapput , Iraque atacaram em Bando da 1a vez e precisou de mais uma vez ,e em Bando ,roubaram e destruíram o país, Líbia destruíram o maior IDH de toda a Africa ,para roubar tb ,mas até agora a bagunça lá é maior que a Siria , Afeganistão esta como antes , Siria conseguiram acabar com um País antiquíssimo ,e vai por aí

    • “Teacher” e seu universo paralelo! Agora quer comparar a Coréia do Norte do ———
      maluco com o Vietnã, realidades absolutamente diferentes. Além disso avilta as figuras de Ho Chi Minh e Nguyen Vo Giap. Mas o pior mesmo é ele achar que o sociopata adiposo, que condena seu povo à fome enquanto brinca de Dr. Strangelove, está correto no que faz

  6. “Japão já apoia ação militar americana contra Coreia do norte, China já entregou ditador norte coreano nas mãos de Trump.
    A frota norte americana, além do porta aviões nuclear Carl Vinson, há um porta helicóptero acompanhando, praxe.”

    Vire-se agora ———-! Tá aí o que vc queria! Divirta-se! 😀

  7. Quanta bobagem.
    Na primeira guerra do golfo Saddam tinha o quarto maior exército do mundo, bem treinado e armado, após 8 anos de guerra como Irã. Eram mais de um milhão de soldados em suas fileiras, com 47 divisões de infantaria, 9 divisões blindadas, inúmeras, mecanizadas e 12 divisões da guarda republicana, além da segunda força aérea da região (atrás apenas de Israel). Diziam que os EUA seriam trucidados, um banho de sangue, que fariam o Vietnam parecer um passeio, etc. O que foi que aconteceu?
    As forças iraquianas foram liquidadas em apenas 40 dias. Numa guerra simetrica, não há como fazer frente ao poderio americano, senão pelas armas nucleares. Pela primeira vez se viu um avião stealth, eliminando as defesas aéreas. Também foi a primeira vez que se ouviu falar em radares com a função Look down/Shoot down, dizimando a força aérea iraquiana (e seus poderosos caças russos). O resto é história…
    O Iraque daquela época possuía vastas reservas, coisa que a Koreia do Norte não tem. Após o colapso da união soviética e a abertura economica chinesa, manter o regime norte koreano deixou de ser prioritário.
    Entretanto, qualquer ação desencadearia uma reação com seríssimas consequências às populações koreanas (norte e sul), e talvez toda região. Vale a pena?

    • Primeiro que caças invisíveis não assustam mais ninguém hoje em dia como assustavam nos anos 90. Segundo que o contexto da epoca era diferente, foi uma guerra barata para os EUA q contaram com a grana de grande parte do mundo, hoje em dia teria q ser na raça em plena uma série de crises.

      Além disso, como o autor disse foram feitas simulações pelo próprio pentágono sobre isso. E outra, ele também deixou bem claro que a Coreia do Norte cedo ou tarde iria sim ser derrotada, mas que a devastação q ela pode causar é desproporcional ao que ela valeria.

      • Vocês não estão entendendo. Até a Guerra do Golfo, tais armas eram inexistentes, ninguém sabia de sua existência. E o mundo ficou perplexo.
        Vocês acreditam, piamente, que com o maior orçamento militar do mundo (maior do que a soma dos 5 seguintes) a tecnologia militar dos EUA não avançou nada nesses últimos 20 anos?
        Que se outro conflito simétrico surgir, novas e espetaculares tecnologias seriam reveladas, alterando novamente a balança do poder?
        Desculpe-me, mas chega a ser pueril tal colocação.
        É óbvio que o problema é a geopolítica regional, com implicações continentais, quiça mundiais. Korea do Sul, Japão (e talvez outros) pagariam o maior preço, imediatamente, mas, no final das contas, o regime norte koreano seria dizimado. Isso é fato.
        Em caso de conflito bélico não há como tal regime resistir, porque outros, maiores, mais bem armados e financiados já tentaram… e falharam.

    • Assim os esquedinhas PIRAM, meu caro… eles não aguentam tão alto grau de realidade… rsrsrssrsrssss…

    • pois é Satyrico..então porque não invadem aquele regime da Coreia do Norte?!…porque ainda não atacaram aquele regime?!…ele é o mais perverso e atroz que existe…é mais tirano e desgraçado que o do Saddam Hussein…então porque os eua ainda não libertaram e salvaram aquele povo da tirania, opressão e exploração?…porque não libertam e salvam aquele povo?…porque não levam a sua democracia e liberdade tipo exportação para aquele lugar?…

      • Tudo a seu tempo, caro troll… depois ficam choramingando “num vai tê gópi”… rsrsrrsrsrssss… vai ter é Tomahawk chovendo na cabeça do anão chinês… 🙂

    • A diferença é grande. Veja a marinha da Coreia do Norte e vai perceber como eles estao preparados para uma guerra nao convencional. A Coreia do Norte tem 100 mil comandos e a maior frota do mundo de minisubmarinos… Eles nao vao enfrentar os EUA frente a frente.

  8. Os EUA só não atacam a Coreia do Norte pois sabem que haveria uma onda de refugiados para a China, que de gente já ta é cheia, sem falar que o ditador loquinho lá tem bombas nucleares e poderia jogar na Coreia do Sul ou no Japão, países aliados dos EUA e com economia parceira das deles.

    A resposta é tão óbvia que da pena de alguns comentaristas aqui, como sempre o Ptistas mortadela sem noção…

    Mas se o Trump for bom mesmo, descobre onde estão armazenadas estas bombas e faz um ataque relâmpago e maciço sobre este país de m*, tenho pena do povo norte-coreano, mas este ditador doido quanto mais o tempo passar mais vai desenvolver seu potencial nuclear, algo de fato deve ser feito.

    Coreia do Norte, Cuba, como sempre ditaduras COMUNISTAS mostrando o horror do mesmo, e a ptezada pira.

    • “mf
      11 de abril de 2017 at 23:47

      Os EUA só não atacam a Coreia do Norte pois sabem que haveria uma onda de refugiados para a China, que de gente já ta é cheia”

      mas esta é exatamente mais uma motivação para aquela gente atacar o regime…kkkk… 😀

  9. Neste presente momento a China estacionou 150.000 soldados na fronteira com a Coreia do Norte…
    O jogo Geopolítico é pesado, e frio.

    • 150.000 soldados NÃO… 150.000 buchas de canhão… sem apoio aéreo adequado, seriam dizimados em minutos… então complete sua fala com mais informações que não leve-nos a crer que não passam disso mesmo: BUCHAS DE CANHÃO…

    • Só esqueceu de mencionar que os chineses pagam um altíssimo preço político por defender o gordinho maluco afinal termina por se indispor ainda mais com vizinhos (Japão e Coréia do Sul) com os quais já tem relações muito difíceis.

    • A China ja venceu os EUA na Coreia em 1950 com um exercito cansado, com frio e com fome. Agora com tudo na mao seria facil. Os yanks estao mto longe de casa.

      • A China não venceu os EUA pois o conflito terminou em um empate cidadão! E não custa lembrar que haviam muitos pilotos russos, veteranos da II GM inclusive, pilotando os Migs-15.

        Não custa falar a verdade de vez em quando viu!?

      • Basta um embargo as linhas navais chinesas e em seis meses entregam os pontos… isso é sabido e aceito até por “sua gente”… chinês não é burro não, meu caro comuna… são pragmáticos… se precisar, dão um pescotapa no anãozinho e fim da linha pra ele… 🙂

    • “China estacionou 150.000 soldados na fronteira”

      Pra fazerem engenharia reversa das iluminações provenientes dos bombardeios? Só pode né! 😀

  10. Na minha opinião a Coreia do Norte não importa armas,sofre embargos de tudo fabrica o que pode,crio que consegue arrastar bem essa guerra, o padrao dolar ouro Giap explodiu ele,o gordinho pode explodir o petreodolares arrastando esse conflito.
    Outra coisa interessante que pode acontecer pela primeira vez,devido a Europa está quase falida os EUA pode encarar sua primeira guerra sozinhos.

  11. O que eu acho interessante nesse tema delicado que é a coreia do norte, é o discurso comunista por trás, disfarçado de uma falsa sensatez para que os americanos e seus aliados não enfrentem os nortes coreanos pq vão se dar mal.

    Parece ser uma forma encontrada para agradar o orgulho ideológico, um jeitinho de defender essa ideologia totalitária e assassina que é o comunismo. Então como forma de não transparecer no comentário todo o seu orgulho que está desse regime, pq sabem inconscientemente que é um governo criminoso, acham outras formas de expressar seus sentimentos pra se auto enganar da vergonha que é o regime instalado na coreia do norte.

    Não existe santo nessa história, cada um defende seus interesses, mas a questão que fica é que o povo norte coreano tá pagando o “pato”, é só isso que interessa no fim das contas, são esses que estão lá no dia a dia lutando para sobreviver, e ninguém quer saber.

    Espero que essas nações tenham bom senso e resolvam de forma pacífica isso, mas principalmente esse merd#$%¨norte coreano, pq é o povo dele que tá passando por necessidades, e não o americano, sul coreano e japonês (chinês tbm tá meio lascado lá)

    Sabe oq eu pago pra ver ? se o ——– lá tem coragem de dar uma vida digna para o povo dele, isso eu pagaria pra ver, pois comunistas são covardes, são falsos patriotas, pq pior que conspirar, oprimir e matar outros povos, é fazer tudo isso contra seu próprio povo, e só comunistas, ou melhor, socialistas de araque mesmo para adorar uma mer#$% de uma ideologia dessas.

    • “Alessandro
      12 de abril de 2017 at 0:01

      Não existe santo nessa história, cada um defende seus interesses, mas a questão que fica é que o povo norte coreano tá pagando o “pato”, é só isso que interessa no fim das contas, são esses que estão lá no dia a dia lutando para sobreviver, e ninguém quer saber.”

      das vitimas civis inocentes das incursões desta gente na Síria e das vitimas civis inocentes dos seus drones tu não fala nada…não esta nem ai…né demagogo….enquanto uns se revoltam e se indignam com as barbáries do regime norte coreano os drones e bombardeios desta nação paria dos eua promovem atrocidades e genocídios impunemente pelo oriente médio alvejando mais civis inocentes do que terroristas….civis inocentes que para esta gente vil e desgraçada não passam de números…de “danos colaterais”…e como sempre…vemos aqui nesta republiqueta, vira latas desta gente tentando justificar suas atrocidades…tentando defender os genocidas da democracia e da liberdade…com falácias de porque é a guerra…porque na guerra é assim…e coisas assim…rs..

      • é que o tema do post é sobre a coreia do norte meu caro, leia lá com atenção.

        eu me preocupo sim com o povo sírio, tanto é que torço para o Assad cair para o refugiados voltarem a ter uma vida normal e reconstruir o seu país, então não coloque palavras no meus dedos.

        e tem mais, não sei pq vc faz essa comparação do gordinho lá da coreia do norte que é comunista (aliado da China), com Assad que é aliado dos russos, e tenta de alguma forma ligar os EUA ao regime dele.

        por acaso o Assad era aliado dos EUA antes e continua sendo nessa guerra na Síria ?

        por acaso a Síria do Assad era uma democracia, e por causa disso começou essa guerra pq o seu povo estava descontente ?

        por acaso quem é que está nesse momento lá bancando o Assad no poder, Rússia ou EUA ?

        Olha a única coisa q concordo com vc, é que há civis inocentes morrendo devido a interesses lá, e os EUA não é santo nessa história.

        agora, se vc quer usar a Síria como desculpa pra defender o regime norte coreano, e passar uma imagem de “bom menino” não vai colar amigo rsrs…

        se tem um demagogo aki é vc meu caro ! Ataca os americanos (com até certa razão) mas se cala dos erros dos russos, dos chineses e norte coreanos mundo afora.

        Vc é o eu expliquei lá no comentário anterior, um comunistinha frustrado, que tem vergonha de assumir sua ideologia, pq no seu inconsciente sabe a verdade. Por isso se doeu ae

        A diferença entre eu e vc, é que eu torço para que os nortes coreanos, assim como os sírios tenham uma vida DIGNA, se for pra ser com o gordinho maluco lá, então que seja, prefiro que o gordinho fique no poder mas dê a eles uma vida de VERDADE, e os russos convençam o Assad a fazer o mesmo lá na Síria.

        Já vc, vc torce por essa ideologia assassina e totalitária e não tem coragem de assumir, não é homem pra isso !

        As duas formas matam pessoas reparou ? Mas com uma grande diferença, a sua ideologia depois que venceu, ainda CONTINUA matando, só que agora o seu próprio povo

        a minha ideologia q resolvi defender (liberdade e democracia) mesmo q para vc não represente nada, depois que vence, dá sim o direito de ESCOLHA, mesmo q ainda não seja o ideal, a sua NÃO !

        Então, não tente perder o seu precioso tempo subestimando a minha pouca inteligência, até pq não precisa de muita para perceber a diferença.

      • Você perguntou quem está mantendo o Assad no poder, Rússia ou EUA? Eu respondo: Rússia, claro.

        Mas agora eu pergunto: quem está mantendo o Daesh e vários outros grupos terroristas no poder? Rússia ou EUA?

      • Volta pra escola teacher… como diz o rafinha positrônico: tem que ter prova pra acusar… PROVE !!!… pois falar é fácil, mas provar, é outra coisa…

  12. A coreia do norte fabrica de tudo naquele pais. Sua provincia mais ao norte tem 1500 fabricas subterrâneas para produzir desde fosforos a mascaras de gas em caso de guerra nuclear. Tem ate plantaçao de cogumelos nos tuneis… pois crescem no escuro.

  13. Amigos…

    Do jeito que a coisa vai, é mais fácil os chineses encherem o saco de uma vez e varrerem o governo norte coreano…

    Não é de hoje que a China chama a atenção dos norte-coreanos quanto ao seu comportamento…

    ttp://exame.abril.com.br/mundo/china-e-coreia-do-sul-consideram-medidas-contra-a-coreia-do-norte/

    Acreditam que as armas nucleares norte-coreanas miram apenas americanos, japoneses e sul-coreanos…? 😉

    • Pelo que vi em outras fontes a própria China está ameaçando invadir a coréia do norte para acabar com o arsenal nuclear deles, já deslocaram até tropas para a fronteira com a coréia do norte.

  14. sera que a china entrou em acordo com eua (como na polonia na ww2) trump e um negociador! seria vantajoso para china depois do estrago que coreia do norte faria nos aliados do eua o povo veria o aliado egoista do outro lado do mundo como um perigo o e a china ganharia dois aliados em um perto de sua front e poderia ser a justificativa de aumentar as despesas militares e quero ver os americanos terem folego para acompanhar a produçao em massa comunista sem o lucro bilhonario das elites e sua divida maior que o proprio reino e resolveriam os problemas de vizinhança
    o perigo e a china passar de um capitalismo selvagem par um imperialismo comunista por recursos estrategicos(oriente medio e africa) ai se segurem que a coisa vai ficar doida e as ´´profesias´´ vao tar se cumprindo
    os banqueiros tao tentando impedir o trump e ele nao e bobo e vai fazer eles tremerem nas ´´base´´ !

  15. Só bobo acha que China vai tolerar um ataque dos EUA contra Korea do Norte. OS EUA querem mostra força e não vai passar disso. A popularidade Trump está bem em baixa e ele precisa fazer guerra param melhorar a sua popularidade. Se ele for louco bastante em atacar korea do Norte, a coisa vai ficar bem feia para os EUA.

    • com os eua destruindo e a china invadindo humanitariamente a estilo show do presidente trump ! nao sei nao ! uma coisa e certa depois de tanto boicote americano e chantagem os eua nao vao deixar a coreia do norte ter poder de chantagearem a voluvel democracia americana na pior hora !

  16. “_RR_
    12 de abril de 2017 at 12:07

    Que duas guerras que perderam…?”

    a primeira e a segunda guerra pela independência….se não fosse o apoio do Franceses nunca teriam conseguido a independência… 🙂

    Durante a sua história, os Estados Unidos participaram de muitas campanhas militares. No entanto, há algumas em que as autoridades norte-americanas não deveriam ter se metido. A revista The Nacional Interest elaborou uma lista:

    https://br.sputniknews.com/mundo/201511082688586-as-guerras-em-que-eua-nao-deveriam-ter-se-metido/

    No Vietnã os eua perderam mais de 100.000 soldados segundo diversas organizações de assistência a ex-combatentes fã guerra do Vietnã… embora o governo dos eua sempre omitiram o número real de mortos e mutilados….

  17. “_RR_
    12 de abril de 2017 at 13:24

    “…falsa democracia…”

    Ao contrário, são os que mais se aproximam hoje da democracia original, tal como era aplicada pelos gregos antigos…”

    São imperialistas e expansionista como os ingleses, espanhóis e romanos foram….A PAX ROMANA foi adotada por eles….falsa democracia onde quem realmente manda e da as cartas são os banqueiros e os grandes conglomerados industriais que exploram o mundo inteiro e espalham/levam a miséria e a fome pelo Planeta….se dizem democráticos mas se você tem uma opinião política diferente você não pode se quer entrar lá…Assange…Snowden…são caçados por exporem a verdade/crimes…

    • “_RR_
      12 de abril de 2017 at 13:24

      “…falsa democracia…”

      Ao contrário, são os que mais se aproximam hoje da democracia original”

      Ao contrário, são os que mais se aproximam hoje do Neo Colonialismo original….

      são o grande pilar da democracia que lutam pela liberdade…a “liberdade” pra saquear e impor os seus interesses…

  18. Artigo lúcido e objetivo, com ponderações se atendo aos
    fatos, sem se deixar levar por demonizações e pela luta de propaganda ideológica de direita ou de esquerda.

    Bom texto…

  19. Tem um detalhe viu… e já vou logo dizendo: não to defendendo NADA e nem NINGUÉM

    Mas tem um documentario (ocidental mesmo) muito bom na NETFLIX

    “O jogo da propaganda” … ou alguma coisa assim

    Nesse documentario mostra q a Coreia do Norte evoluiu muito… em termos de melhoria de vida e tecnologia

    Mostraram as universidades Coreanas…. todas com computadores novos…. prédio novos… enfim… um padrão de vida bem diferente do nosso imaginário leigo (até pq eu, assim como muitos aqui, não fui lá e não conheço)

    Tem um espanhol que trabalha pro Governo norte-coreano que não falou onde eles conseguiram os computadores para evitar embargos

    mas nota-se que hj em dia embargos são falhos

    • “Bullying”….”Sexting”…adivinha só qual foi o lugar onde estas coisas foram inventadas e disseminadas para o mundo…tudo que não presta, que perverte, subverte, que é ruim e que desgraça a vida hoje no mundo vem desta gente…inúmeros jovens neste pais e no mundo hoje se suicidam por conta/causa desta “moda” disseminada por esta gente pelo o mundo todo…porque as pessoas copiam e imitam…pois querem ser como eles…querem ser iguais a eles…

      • “”“Bullying”….”Sexting”…””””

        Isso são só substantivos, não foram eles que inventaram.

        Difícil respeitar a sua opinião, máquina. Você está no lugar errado.

      • Auto respeito é o fruto da disciplina……O senso de dignidade cresce com a capacidade de dizer para si “não”…..

      • “É preciso admitir que a guerra contra as drogas fracassou e que as consequências “indesejadas” dessa luta foram desastrosas na América Latina. Por isso, continuar com esse combate é ridículo. Descriminalização é um ato de civilidade. O usuário não pode ser posto na cadeia. Estamos na mão da discricionariedade da polícia”

        FHC

      • Carinha… saca só… se liga na parada… Trump deve ter dado um “Ultimate Fighter” nos chinas e, ao mandar o NAV para as costas chinesas, obrigou os chinas a chamar o japinha no colo… garanto pra ti que ele não passa dessa noite… Trump deve ter dito: “ou vcs resolvem a parada ou nós resolvemos… e ai vcs vão de rodo também…”… rsrsrsrsssss… a China não é besta e nem tem como enfrentar os USA… vão resolver a coisa de modo pragmático… vão rapar o coco do japinha new age… 🙂

      • tu tem noçao do que seria para cultura americano sentenas de cidades destruidas por bomba atomicas
        eu mesmo duvido que china com a sobra de dinheiro que tem tenham so 400 bombas atomicas ja oviu falar em muralha da china(subterania) e 200 milhoes de soldados da quantos vietnam e se a russia que nao vai poder ficar de fora e nao quiser infrentar o colosso resolver ficar contras os eua ai lasco vao ter que chamar o rambo,capitao,america,power rangers,super man,os gordos comedor de macdonalte,os copachas das americas e olha la que vao perder feio mesmo porque comunista adora guardar segredo(tecnologico)e trabalham duro enquamto plutocracia adora contar vantaguem e se gabar em meio ao seu reino de luxo
        se ta falando de economia creio que eua e europa na mare que ta e quem mais sai prejudicado de uma guerra economica

      • No seu mundinho utópico, caro mente de veludo, eu tenho certeza que vc tem toda razão… agora, na REALIDADE NUA e CRUA, duvido !!!… sorry… aceita que dói menos… os USA não precisam da China… o contrário sim… por mais que isso possa lhe tirar o sossego… 🙂

      • Ze ninguém
        E o mundo que precisa de dólares e sua divida bilhonaria ze tu acha mesmo que os bilhonarios querem perder o negocio da china , nao ve que o ocidente decadente de bilhonario ta desmoronando ate o trump ta sendo impedido por defender trabalhista e querer que o capital vadio(wall street)passe a prodizir nao enriquecer so de especulaçao e se impedido por wall street impeachagem na fajutagem como aque esse mete fogo no mundo sem do nem piedade e se torna yma senao amais famosa personalidade dos prosimos mil anos e os idiotas uteis de torsidinha organizada futebolista direita esquerda mas mula e mula faze oque!

      • “os EUA têm estado em uma guerra comercial com a China há décadas, por isso temos o défice [do orçamento dos EUA]”.
        Wilbur ross
        United states secretary of commerce

  20. “_RR_
    12 de abril de 2017 at 12:07

    Que duas guerras que perderam…?

    Na guerra de 1812 os EUA lutaram praticamente sozinhos, com seu exército e suas milícias…”

    Engraçado esse pessoal…tudo o que é contra os eua é mentira ou fonte não confiável enquanto que tudo o que é contra a Rússia ou China é verdade absoluta e incontestável….é impressionante o viralatismo desta gente…como são alienados e como enaltecem esta gente…como dão valor mais a eles do que ao próprio pais onde vivem…patético…para este pessoal é uma nação imaculada…que nunca sofreu perda..nunca conheceu derrota ou ficou pra trás em nada em sua historia…no final das contas quem perde a credibilidade e a moral são eles mesmos…que se mostram pessoas extremamente alienadas, parciais e clubistas…como diz o ditado: “O meu amigo não tem defeito, já o meu inimigo senão tiver, eu invento”…

    suas respostas são sustentadas apenas em falácias, distorções e achismos…

    • Eu só valorizo e respeito quem me valoriza e me respeita…simples assim…pois foi esta a educação que recebi de berço….eu estou me lixando para aquela gente e para aquele lugar deles…eu estou me lixando se eles são a pica das galáxias…se eles tem a Disney ou não sei o que…até porque eles estão se lixando pra este pais e para o povo daqui…e eu aprendi a respeitar apenas a FORÇA MORAL…a única coisa que eu aprendi a respeitar e a valorizar foi a A PALAVRA DE DEUS/RELIGIÃO(acima de tudo), A MINHA FAMÍLIA E AO QUE TENHO E AO QUE SOU…

      • Se nós não tivéssemos defeitos não teríamos tanto prazer em notá-los nos outros……….Detestamos nossos defeitos…..Principalmente aquele que encontramos nos outros……..Mentes Brilhantes Descutem Ideias…Mentes Medianas Descutem Eventos E Fatos……Mentes Pequenas Discutem Pessoas…..

      • Me Preocupo Mais Com Meu Caráter Do Que Com A Minha Reputação….Porque O Meu Caráter É O Que Eu Realmente Sou……Enquanto Minha Reputação É Apenas O Que Os Outros Acham De Mim……. 😉

  21. Um conflito com a Coreia do Norte traria sérias consequências para a Coreia do Sul pois haveria muitas baixas naquele país. É isso que contém um eventual ataque àquele pais pois se fosse em regiões como Iraque, Libia etc… já teriam feito a maior bagunça lá.
    Mesmo obsoletos os norte coreanos tem números … milhões de soldados e peças de artilharia… bem ou mal isso incomoda muito na hora de se planejar uma ação pois é incontrolável.
    A única forma de desabilitar o governo N.Coreano é por dentro. Conseguir apoio de seus militares e fazer uma ação militar que desabilitasse o “topete” e seus principais comandantes.
    Fora isso… China e Coreia do Sul não irão querer um conflito armado em suas fronteiras…. a guerra da Coreia já mostrou no passado o quanto isso é penoso ..

  22. “_RR_
    12 de abril de 2017 at 13:24

    E verdade seja dita, brasileiro é um “choque” onde quer que vá… A cultura brasileira é simplesmente incompreensível para a maior parte; principalmente para povos mais ordeiros

    _RR_
    12 de abril de 2017 at 13:24

    “…falsa democracia…”

    Ao contrário, são os que mais se aproximam hoje da democracia original, tal como era aplicada pelos gregos antigos

    _RR_
    12 de abril de 2017 at 12:07

    Que duas guerras que perderam…?

    Na guerra de 1812 os EUA lutaram praticamente sozinhos, com seu exército e suas milícias

    mateus
    11 de abril de 2017 at 17:51

    Cara você já percebeu que você só fala merd@?, você não é nenhum especialista, é somente uma criança

    Zé Ninguém
    10 de abril de 2017 at 14:53

    Néscio… toscos como vc…SABE NADA INOCENTE

    Zé Ninguém
    12 de abril de 2017 at 22:07

    Pena sua família não poder contar com sua inteligência”

    As pessoas direitas são guiadas pela honestidade…..A maldade dos falsos é a sua própria desgraça……O falso é tão vizinho do verdadeiro que o sábio não deve aventurar-se num desfiladeiro tão perigoso…..Os hipócritas são como as tâmaras…O doce está fora…..O mel nas palavras e o duro lá dentro……Na alma……O que encobre o ódio tem lábios falsos..E o que divulga má fama é um insensato…A justiça do sincero endireitará o seu caminho….Mas o perverso pela sua falsidade cairá…..O hipócrita com a boca destrói o seu próximo….Mas os justos se libertam pelo conhecimento…

    Quem Cava Uma Fossa Ali Cai…Quem Rola Uma Pedra Cairá Debaixo Dela…Aquele Que Semeia O Mal Recolhe O Tormento….A Vara De Sua Ira O Ferirá…….

  23. “JOJO
    12 de abril de 2017 at 23:12

    Calma ai pessoal ta no noticiario Zero Hedge que porta voz do Ministro de Defesa Chines anunciou que China esta preparada para resolver essa questao o que fazer com o regime da Corea do Norte, botou 150.000 soldados chines na fronteira com aquele pais e que China esta preparada para lancar umas bombas atomicas no Centro Nuclear coreano do Norte. Mao Tse Tung e Lin Piao devem estar chutando os caixoes onde estao enterrado porque esta eles nunca sonhariam que iria um dia ocorrer”

    e vc acredita mesmo nisso?!…é tudo jogo de cena…o ocidente faz pressão contra os Chineses pois sabem que a Coreia do Norte é um pais vassalo da China e importante aliado estratégico…é o único pais satélite e aliado dos Chineses de fato na região…tem a mesma importância estratégica para a China que a Síria para os Russos..é a “Síria” dos Chineses !…como no caso da Síria para o Russos a Coreia do Norte é vital para a China contra possíveis incursões exploradas pela região…

  24. senhores editores..vcs ainda não sacaram qual é a destes sockpuppets aqui?!…eles ficam provocando para que se responda e a discussão se desvirtue para que assim se crie situações que façam vcs apagarem os meus comentários e o deles…assim eles conseguem fazer vcs apagarem postagens minhas….e sabotar as minhas participações/contribuições aqui…

  25. A Máquina ( 12 de abril de 2017 at 18:08 );

    A guerra de 1812 foi desencadeada pelos próprios americanos… Que foi uma campanha idiota, não se nega, mas não teve nenhuma “guerra de independência” aí. Embora tenha tomado essa conotação posteriormente, o objetivo inicial da campanha americana não era esse… E não teve de fato ajuda francesa nenhuma nesse conflito, como você insistiu lá em cima… Os americanos lutaram sozinhos contra todo mundo ao seu redor…

    No mais, repito:

    Nem que quisesse, Napoleão poderia auxiliar os americanos no conflito de 1812, visto estar envolvido em sua campanha na Rússia e haver franco controle dos mares pelos britânicos… E se pensarmos bem, foi a campanha americana que ajudou os franceses, e não o contrário, visto que permitiu a Napoleão poder se mobilizar contra a Rússia sem que os ingleses pudessem intervir de um todo ( se bem que duvido que os ingleses quisessem mesmo intervir nesse caso… ).

    E ela de fato não perdida… Terminou com o estabelecimento do “status quo” antes da beligerância para ambos os lados…

    —–

    A Máquina ( 12 de abril de 2017 at 18:15 )

    Estude a democracia grega e depois estude a democracia americana… Vai descobrir que é incrivelmente similar…

    —–

    A Máquina ( 12 de abril de 2017 at 20:21 )

    Qualquer livro de história digno desse termo ou que aborde a história americana contém as informações que postei…

    No mais, esse papinho pra mim não cola… O que cola é argumento, baseado em fontes históricas… Cadê os seus…?

    Achismos…? Bah…

  26. A Máquina ( 12 de abril de 2017 at 20:25 );

    Esses termos, que estão longe de serem uma “cria exclusivamente americana”, surgiram impulsionados pelo movimento New Left, que derivou de sub-divisões malucas, amplamente diversas e distantes, do pensamento marxista original em diversos países, fortemente influenciadas por tipos como Marcuse, Sartre e Beauvoir, além de outros movimentos pelo mundo, como a Revolução Cultural na China ( a parte que toca aos estudantes e jovens se rebelando para formar o futuro, e não os objetivos em si )… Daí que esse negócio nunca foi parte da cultura americana original ( que é voltada absurdamente para o conservadorismo, além de fortemente cristã ).

    Se há uma coisa que realmente define a cultura americana, esta é o ‘american way of life’, termo popularizado anos 50, que impõe pragmatismo e dinamismo, além de individualismo, o que é totalmente oposto as correntes pensantes da New Left…

    Seja como for, isso vem sendo sonoramente rejeitado… As novas gerações americanas ( e no mundo ocidental, de uma forma geral ) estão cada vez mais conservadoras. Mesmo a geração que participou da “libertinagem”, em boa parte saiu fortemente desiludida e se tornou mais conservadora… A eleição de Trump, aliás, é em boa medida um reflexo disso…

    —–

    A Máquina ( 13 de abril de 2017 at 6:10 )

    “…e a discussão se desvirtue…”

    Estávamos falando de Coréia do Norte e uma possível intervenção americana ao país… Você quem iniciou o debate sobre “cultura americana”, caso não tenha reparado…

    No mais, atente ao que você mesmo fala antes de ficar passando pito nos outros…

    • “_RR_
      13 de abril de 2017 at 10:07”

      Saiba quais os riscos do “Sexting”

      Fernanda Colavitti e Andres Vera

      “O fenômeno de fotografar ou filmar a si próprio em momentos de intimidade e transmitir as imagens por celular nasceu nos Estados Unidos, onde é chamado de “sexting” – neologismo que une sex (sexo) e texting (a troca de mensagem de texto pelo telefone). Em pouco tempo, a mania se espalhou como vírus. ” :

      http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI66866-15228,00-SAIBA+QUAIS+OS+RISCOS+DO+SEXTING.html

      O fenômeno foi criado por volta do ano de 2005 e chegou em meados de 2009 ao Brasil….

    • Adolescentes aderem ao ‘sexting’ e postam fotos sensuais na internet
      Meninas e meninos de 12 a 17 anos buscam fama virtual em sites.
      Fenômeno preocupa Promotoria e polícia pelo risco de pornografia.

      Kleber TomazDo G1 SP

      Em busca da fama virtual, adolescentes de 12 a 17 anos estão aderindo cada vez mais ao “sexting”. O fenômeno criado por jovens nos EUA há cerca de cinco anos chegou recentemente ao Brasil. :

      http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2010/05/adolescentes-aderem-ao-sexting-e-postam-fotos-sensuais-na-internet.html

    • “A eleição de Trump, aliás, é em boa medida um reflexo disso…”

      Trump não teve a maioria dos votos e sim a Hilary…foi eleito pelo colégio eleitoral e não pelo voto popular…não pelo voto da maioria do povo do pais…suas colocações são todas baseadas em achismos e falácias….sem fundamento ou sentido algum…

      • FALACIOSO… se o sistema criado lhe garantiu a vitória não há que se dizer que o voto direto lhe daria mais representatividade… até porque, voto direto num país como os USA é torna-lo outro paiseco populista a lá américa latina… e é isso que eles, americanos do norte, não querem… falar do que não entende/conhece é a sua praia, maquineta trolladora… as suas sandices sim, são TODAS baseadas em achismos e falácias perversas…

      • “Vandrade
        13 de abril de 2017 at 18:03

        De todas, essa realmente foi a melhor , kkkkkkkkkkkkk”

        Obrigado amigo Vandrade….na verdade o que dizem é que ela hoje realmente se tornou uma piada mesmo…pois não tem mais profissionalismo de antes…prova disso que a inteligência Russa conseguiu se infiltrar no pais e até interferir nas eleições…sabotar um candidato para favorecer outro…e conseguiram o objetivo…o candidato que queriam esta no poder….rs…..isto sem falar dos Chineses que roubaram, espionaram e hackearam a torto informações e segredos de todo tipo…principalmente tecnológicos dos programas militares deles… 😉

  27. “_RR_
    13 de abril de 2017 at 10:07

    A Máquina ( 12 de abril de 2017 at 18:15 )

    Estude a democracia grega e depois estude a democracia americana… Vai descobrir que é incrivelmente similar…”

    Estude a Neocolonialismo e depois estude a “democracia americana”… Vai descobrir que é incrivelmente similar…

    “E não teve de fato ajuda francesa nenhuma nesse conflito, como você insistiu lá em cima… Os americanos lutaram sozinhos contra todo mundo ao seu redor…Qualquer livro de história digno desse termo ou que aborde a história americana contém as informações que postei…No mais, esse papinho pra mim não cola… O que cola é argumento, baseado em fontes históricas”

    não só teve ajuda dos Franceses como dos Espanhóis e Holandeses…os colonos tinham força de vontade mas interesses divergentes e falta de organização….das colônias do Sul só a Virgínia agia com decisão…a Aliança Francesa(1778) mudou a natureza da guerra….deu forte apoio principalmente pelo mar…mas rapaz vc não assistiu o filme “O Patriota” do Mel Guibisun não?!… 😀

    http://historiadomundo.uol.com.br/idade-moderna/independencia-dos-eua.htm

    Seja Dono Do Seu Silêncio Para Não Ser Escravo De Suas Palavras…..Quem conhece a sua ignorância revela a mais profunda sapiência…..Quem ignora a sua ignorância vive na mais profunda ilusão….

    • ““_RR_
      13 de abril de 2017 at 10:07 ”

      os meus argumentos são sustentados por fontes…enquanto suas respostas são sustentadas apenas em negação, falácias, distorções e achismos…estou começando a ter certeza de que vc não é Brasileiro…de que pais vc é?…o que significa RR?…por acaso significa Rolls-Royce?….pra qual empresa estadunidense vc esta a serviço?…não é nenhum segredo que muitas pessoas que participam destes blogs militares daqui trabalham para empresas estrangeiras e vivem em outro países…assim como não é segredo a participação de pessoas de outros países mas que são bem fluente na língua daqui pois trabalham/estão a serviço em filiais de empresas estrangeiras instaladas no Brasil…vc defende e enaltece muito os eua e aquele povo ….só faz aqui lobby desta gente…todos os seus comentários são sempre lobby desta gente….defendendo e fazendo apologia desta gente….se indigna e intervém por qualquer coisa contra esta gente..contra qualquer um que diga algo ou se coloque contra esta gente….

      • seus comentários não só exageradamente enaltecem como chegam a serem ufanistas….se observa no seu comportamento/comentários o mesmo padrão comportamental de estadunidenses ufanistas…

    • “_RR_
      13 de abril de 2017 at 10:07

      A Máquina ( 12 de abril de 2017 at 18:15 )

      Estude a democracia grega e depois estude a democracia americana… Vai descobrir que é incrivelmente similar…”

      Correção: Estude o Neocolonialismo e depois estude a “democracia americana”… Vai descobrir que é incrivelmente similar…

  28. “_RR_
    12 de abril de 2017 at 13:24

    _RR_
    13 de abril de 2017 at 10:07

    _RR_
    13 de abril de 2017 at 9:04”

    aqui esta uma seleção de artigos e estatísticas que comprovam a veracidade do que postei para que possam constatar por si próprios se tiverem interesse:

    Maior população prisional do mundo

    Elevando-se desde os anos 80, a surreal taxa de encarceramento dos EUA é um negócio e um instrumento de controle social: à medida que o negócio das prisões privadas alastra-se como uma gangrena, uma nova categoria de milionários consolida seu poder político. Os donos destas carcerárias são também, na prática, donos de escravos, que trabalham nas fábricas do interior das prisões por salários inferiores a 50 cents por hora. Este trabalho escravo é tão competitivo, que muitos municípios hoje sobrevivem financeiramente graças às suas próprias prisões, aprovando simultaneamente leis que vulgarizam sentenças de até 15 anos de prisão por crimes menores como roubar chicletes. O alvo destas leis draconianas são os mais pobres, mas, sobretudo, os negros, que representando apenas 13% da população norte-americana, compõem 40% da população prisional do país.

    http://g1.globo.com/mundo/noticia/2013/12/populacao-prisional-chega-102-milhoes-no-mundo-diz-instituto.html

    Entre 1890 e 2012, os EUA invadiram ou bombardearam 149 países.

    O número de países nos quais os EUA intervieram militarmente é maior do que aqueles em que ainda não o fizeram. Números conservadores apontam para mais de oito milhões de mortes causadas pelo país só no século XX. Por trás desta lista, escondem-se centenas de outras operações secretas, golpes de Estado e patrocínio de ditadores e grupos terroristas. Segundo Obama, recipiente do Nobel da Paz, os EUA conduzem neste momente mais de 70 operações militares secretas em vários países do mundo. O mesmo presidente criou o maior orçamento militar norte-americano desde a Segunda Guerra Mundial, superando de longe George W. Bush.

    http://www.novae.inf.br/site/modules.php?name=Conteudo&pid=1829

    Os EUA são o único país da OCDE que não oferece qualquer tipo de subsídio de maternidade.

    Embora estes números variem de acordo com o Estado e dependam dos contratos redigidos por cada empresa, é prática corrente que as mulheres norte-americanas não tenham direito a nenhum dia pago antes ou depois de dar à luz. Em muitos casos, não existe sequer a possibilidade de tirar baixa sem vencimento. Quase todos os países do mundo oferecem entre 12 e 50 semanas pagas em licença maternidade. Neste aspecto, os Estados Unidos fazem companhia à Papua Nova Guiné e à Suazilândia.

    http://colunas.revistaepoca.globo.com/ofiltro/2013/05/12/eua-nao-tem-licenca-maternidade-remunerada-conheca-os-direitos-das-novas-maes-em-20-paises/

    http://luciana.misura.org/2007/04/24/licenca-maternidade-nos-eua/

    125 norte-americanos morrem todos os dias por não poderem pagar qualquer tipo de plano de saúde.

    Se não tiver seguro de saúde (como 50 milhões de norte-americanos não têm), então há boas razões para temes ainda mais a ambulância e os cuidados de saúde que o governo presta. Viagens de ambulância custam em média o equivalente a 1300 reais e a estadia num hospital público mais de 500 reais por noite. Para a maioria das operações cirúrgicas (que chegam à casa das dezenas de milhar), é bom que possa pagar um seguro de saúde privado. Caso contrário, a América é a terra das oportunidades e, como o nome indica, terá a oportunidade de se endividar e também a oportunidade de ficar em casa, torcendo para não morrer.

    http://internacional.estadao.com.br/noticias/america-do-norte,sem-seguro-medico-quase-50-mil-americanos-morrem-ao-ano,437147

    http://www2.planalto.gov.br/noticias/2015/06/brasileiros-devem-se-sentir-extremamente-orgulhosos-do-sus-diz-americano-usuario-do-sistema

    Os EUA foram fundados sobre o genocídio de 10 milhões de nativos. Só entre 1940 e 1980, 40% de todas as mulheres em reservas índias foram esterilizadas contra sua vontade pelo governo norte-americano.

    Esqueçam a história do Dia de Ação de Graças com índios e colonos partilhando placidamente o mesmo peru em torno da mesma mesa. A História dos Estados Unidos começa no programa de erradicação dos índios. Tendo em conta as restrições atuais à imigração ilegal, ninguém diria que os fundadores deste país foram eles mesmos imigrantes ilegais, que vieram sem o consentimento dos que já viviam na América. Durante dois séculos, os índios foram perseguidos e assassinados, despojados de tudo e empurrados para minúsculas reservas de terras inférteis, em lixeiras nucleares e sobre solos contaminados. Em pleno século XX, os EUA iniciaram um plano de esterilização forçada de mulheres índias, pedindo-lhes para colocar uma cruz num formulário escrito em idioma que não compreendiam, ameaçando-as com o corte de subsídios caso não consentissem ou, simplesmente, recusando-lhes acesso a maternidades e hospitais. Mas que ninguém se espante, os EUA foram o primeiro país do mundo oficializar esterilizações forçadas como parte de um programa de eugenia, inicialmente contra pessoas portadoras de deficiência e, mais tarde, contra negros e índios.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Genoc%C3%ADdio_ind%C3%ADgena_nos_Estados_Unidos

    https://cbhd.org/content/forced-sterilization-native-americans-late-twentieth-century-physician-cooperation-national-

    Todos os imigrantes são obrigados a jurarem não ser comunistas para poder viver nos EUA.

    Além de ter que jurar não ser um agente secreto nem um criminoso de guerra nazi, vão lhe perguntar se é, ou alguma vez foi membro do Partido Comunista, se tem simpatias anarquista ou se defende intelectualmente alguma organização considerada terrorista. Se responder que sim a qualquer destas perguntas, será automaticamente negado o direito de viver e trabalhar nos EUA por “prova de fraco carácter moral”.

    http://www1.folha.uol.com.br/mundo/2013/09/1334880-imigrantes-com-green-card-rejeitam-cidadania-americana.shtml

    http://photos.state.gov/libraries/amgov/30145/publications-portuguese/0111p.pdf

    O preço médio de uma licenciatura numa universidade pública é 80 mil dólares.

    O ensino superior é uma autêntica mina de ouro para os banqueiros. Virtualmente, todos os estudantes têm dívidas astronômicas, que, acrescidas de juros, levarão, em média, 15 anos para pagar. Durante esse período, os alunos tornam-se servos dos bancos e das suas dívidas, sendo muitas vezes forçados a contrair novos empréstimos para pagar os antigos e assim sobreviver. O sistema de servidão completa-se com a liberdade dos bancos de vender e comprar as dívidas dos alunos a seu bel prazer, sem o consentimento ou sequer o conhecimento do devedor. Num dia, deve-se dinheiro a um banco com uma taxa de juros e, no dia seguinte, pode-se dever dinheiro a um banco diferente com nova e mais elevada taxa de juro. Entre 1999 e 2012, a dívida total dos estudantes norte-americanos cresceu à marca dos 1,5 trilhões de dólares, elevando-se assustadores 500%.

    http://noticias.r7.com/educacao/fotos/universidades-norte-americanas-chegam-a-custar-mais-de-r-12-mil-ao-mes-veja-ranking-26122013?foto=2#!/foto/1

    • Filhinho, se tudo isso é pra chamar a atenção dos yankes, era só falar que eu a anos já lhe teria arrumado um GREN CARD junto ao escritório da CIA local… 🙂

      • desculpe Zé …mas não me envolvo com facções criminosas…não mexo ou me meto com coisas ruins….rs….

      • zé…agradeço o convite…mas não faço muita questão não de viver com sua gente “ordeira”….eu sou uma pessoa simples e humilde…prefiro a praias e mulheres daqui….eu me contento com pouco… 😉

      • Países ricos e de grande IDH são paradoxalmente também os lugares que apresentam umas das mais altas taxas do mundo de suicídio, depressão e consumo de antidepressivos/ansiolíticos…recentemente saiu uma pesquisa atestando que a Noruega é o lugar onde o povo são os mais felizes do mundo…se são tão felizes assim como declaram nas pesquisas…porque este lugar tem taxas tão altas de depressivos?…porque este lugar tem taxas tão altas de consumo de antidepressivos/ansiolíticos?…segundo dados da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) os escandinavos são os que consomem mais antidepressivos…enquanto isso países como Guatemala, Filipinas e Albânia seguem na contra mão…estão no lado oposto com a menor taxa de suicídios…

        Países mais ‘felizes’ têm maiores taxas de suicídio, diz estudo:

        http://www.bbc.com/portuguese/ciencia/2011/04/110426_felicidade_suicidio_mv.shtml

    • A Máquina ( 13 de abril de 2017 at 14:56 )

      Rolls Royce… rsrsrsrs 😀

      Er… Leia de novo o que eu escrevi… Eu estou falando do conflito de 1812…

      A Guerra de Independência ( de 1776 a 1782 ) e a Guerra de 1812 ( 1812 a 1815 ) são conflitos diferentes… Não foram a mesma coisa…

      Não gosto muito de citar wikipédia, mas eles tem um resumo bem legal:

      ttps://en.wikipedia.org/wiki/War_of_1812

      Nesse conflito, os EUA lutaram praticamente sozinhos mesmo.

      —–

      ( 13 de abril de 2017 at 15:16 )

      Não sei se você reparou mas… eu abordei as raízes da questão…

      Tudo isso teve origem com a contra-cultura, e outros movimentos libertinosos, dos anos 60/70, que veio em derivações até chegar as “modinhas” atuais… O que vivemos hoje é reflexo desse ponto de origem…

      Pequeno resuminho:

      ttps://www.conhecimentogeral.inf.br/new_left/

      —–

      ( 13 de abril de 2017 at 15:38 )

      Hilary teve ampla votação nos centros populacionais. Nos Estados mais conservadores, Trump venceu… E mais, ele venceu em Estados tidos como progressistas…

      A democracia americana é distrital. Isso garante representatividade por parcela da população, que tem interesses próprios, diversos, o que é muito mais justo que meros números, que podem ao final indicar uma maioria que não existe na prática… Fosse votação direta, e Hilary teria sido eleita por 1/4 da população apta a votar, o que seria uma minoria de qualquer forma.

      —–

      Neocolonialismo é dominação politico-econômica… Nada a ver com o sistema de governo de quem domina, visto que existem países com sistemas diversos e que ainda assim exercem parte na dominância global..

    • ( 13 de abril de 2017 at 17:17 )

      Tá… E daí…?

      Desde quando a guerra de independência dos EUA ou a guerra de 1812, que é o que estamos abordando aqui, tem a ver com a saúde pública ou o sistema educacional americano…?

      Lamento, mas essa sua prolixidade toda não altera em nada o que eu disse… Não tem qualquer valor com a questão que estamos discutindo…

      Depois reclama “dos outros que querem desviar o foco”… Bah…

      Mas já que é assim… 🙂

      Prisões americanas:

      Na maioria dos países do mundo, a maior parte dos crimes sequer são julgados… A população carcerária é, em grande parte, resultado de um sistema de justiça que funciona…

      O mais, é derivado de problemas sócio-econômicos que nada tem a ver com o sistema de justiça em si.

      Saúde nos EUA:

      ttp://mercadopopular.org/2015/07/entenda-o-sistema-de-saude-publica-dos-eua-sim-ele-existe/

      Medicare e Medicaid são programas do governo para pessoas de baixa renda e idosos, e já existem a décadas. Ocorre que o cidadão tem que se enquadrar exatamente nos requisitos.

      Melhores universidades:

      ttp://exame.abril.com.br/carreira/estas-sao-as-10-melhores-universidades-do-planeta/

      Que é complicado entrar em uma universidade, é fato. Que todas elas são pagas, é fato. Mas que todas conservam uma verdadeira elite desenvolvedora de conhecimento, isso também é fato incontestável…

      Índios:

      A parte mais sombria da história americana, na minha opinião… Mas…

      ttp://www.ufrgs.br/nuparq/news/leia-o-artigo-201csobre-a-presenca-indigena-nos-estados-unidos201d-por-jorge-eremites

      —–

      Metonímia – quando o sujeito toma a parte como sendo o todo…

      Não adianta ler meia duzia de artigos sem buscar a contra-parte a eles…

      Tese e antítese pra gerar uma síntese, caríssimo… De outro jeito, é simples metonímia…

      • “_RR_
        14 de abril de 2017 at 11:24

        Lamento, mas essa sua prolixidade toda não altera em nada o que eu disse… Não tem qualquer valor com a questão que estamos discutindo…”

        Ah…Não me diga que concorda comigo….Quando as pessoas concordam comigo tenho sempre a impressão de que estou errado….. 🙂

      • “_RR_
        14 de abril de 2017 at 11:24

        Metonímia – quando o sujeito toma a parte como sendo o todo…

        Não adianta ler meia duzia de artigos sem buscar a contra-parte a eles…

        Tese e antítese pra gerar uma síntese, caríssimo… De outro jeito, é simples metonímia”

        rsrsrsrs….suas tergiversações não tem mais credibilidade… a não ser para a turma do Zé ninguém…… 😛

      • “_RR_
        14 de abril de 2017 at 20:29

        Ah tá…

        Olha quem me fala isso”

        pra vc tudo o que é contra os eua é mentira ou fonte não confiável…vive enaltecendo esta gente…parece dar mais valor a eles do que ao próprio pais onde vive…pra vc é uma nação imaculada…que nunca sofreu perda..nunca conheceu derrota ou ficou pra trás em nada em sua historia…assim vc perde a credibilidade e a moral em seus argumentos pois são escrachadamente parciais e clubistas…

      • “Zé Ninguém
        15 de abril de 2017 at 3:06

        Jogastes pérolas aos porcos…”

        o correto é “não alimente os Trolls”…..hihihihi…. 😀

      • A Máquina ( 15 de abril de 2017 at 17:57 )

        Aff…

        Me poupe…

        Apenas fiz um contra-ponto aos seus comentários expondo fatos. E só…

      • “_RR_
        15 de abril de 2017 at 18:58

        A Máquina ( 15 de abril de 2017 at 17:57 )

        Aff…

        Me poupe…

        Apenas fiz um contra-ponto aos seus comentários expondo fatos. E só…”

        me desculpe mas todas as minhas respostas dirigidas a vc estão sustentadas em artigos e estatísticas de fontes confiáveis…enquanto as sua respostas só se baseiam em achismos pessoais seus…vc não expôs fatos alguns…e sim apenas egocentrismo ideológico sustentado em falácias como invenção ou distorção de fatos….

      • As fontes estão lá no meu comentário, caso não tenha reparado. Veja por si mesmo e descubra o que é fato ou não…

        Egocentrismo ideológico é quando alguém usa fonte única para discutir… Daí que uso mais de uma fonte pra me embasar… Observe melhor o conceito, sim…

      • “_RR_
        16 de abril de 2017 at 17:32

        E não teve de fato ajuda francesa nenhuma nesse conflito, como você insistiu lá em cima… Os americanos lutaram sozinhos contra todo mundo ao seu redor…Qualquer livro de história digno desse termo ou que aborde a história americana contém as informações que postei…No mais, esse papinho pra mim não cola… O que cola é argumento, baseado em fontes históricas”

        Falácias da explicação:

        Invenção de fatos

        Consiste em mentir, dar falsa resposta ou apresentar informações imprecisas. Invenção de fatos é uma falácia que consiste em mentir ou formular informações imprecisas sobre Saldo y ocorrência de fatos.

        Ex.: A causa da gripe é o consumo de arroz.

        https://pt.wikipedia.org/wiki/Inven%C3%A7%C3%A3o_de_fatos

      • “_RR_
        16 de abril de 2017 at 17:32

        Egocentrismo ideológico é quando alguém usa fonte única para discutir… Daí que uso mais de uma fonte pra me embasar… Observe melhor o conceito, sim…”

        Egocentrismo ideológico

        Realizar um argumento de forma parcial e tendenciosa. Egocentrismo ideológico é uma falácia que consiste na incapacidade de sair de um ponto de vista e ver as coisas de modo imparcial.

        Ex.:

        O liberalismo é o ideal, pois Smith disse que…
        O marxismo é o ideal, pois Marx disse que…

        A pessoa só consegue pensar de seu ponto de vista.

        https://pt.wikipedia.org/wiki/Egocentrismo_ideol%C3%B3gico

  29. “é Ninguém
    13 de abril de 2017 at 13:19

    “Zé Ninguém
    12 de abril de 2017 at 12:23

    Basta um embargo as linhas navais chinesas e em seis meses entregam os pontos…”

    Basta um embargo de terras raras e em seis meses entregam os pontos….

  30. Vcs viram o desfile da Coreia do Norte hoje?

    https://www.youtube.com/watch?v=9vn57jxF9Ow

    Os caras tem ICBMs lançados por submarinos ?! 😮

    É ISSO MESMO, PRODUÇÃO?

    Os caras tem esse grau de tecnologia ?

    Eu to com a cara no chão

    Um pais em bargado e lascado ja tem mais poder que o Brasil sil sil sil

    que usa F-5 da decada de 50

    • os Chineses devem estar repassando muito Know How deles pra Coreia do Norte…com toda certeza…a China deve estar ajudando e prestando auxilio a Coreia do Norte na evolução…no aumento de força e capacidade de sua defesa…pois os Norte Coreanos são os mais importantes aliados estratégicos dos Chineses…

  31. Boa analise, a Coreia não aguenta o EUA, mas pode fazer um grande estrago em seus vizinhos do sul e japão,
    Coreia do norte seria possivelmente destruida, lembrando que ela tem metade do estado de são paulo,
    Mas ficaria nisso, pois duvido de uma invasão com botas no chão,

  32. O problema da galera é não aceitar que o adversario tem qualidades….

    exemplo:

    – A Russia vai ser pra sempre um país quebrado e cheio de sucatas da era soviética
    – A China vai ser pra sempre um país que produz produtos de má qualidade
    – A Coreia do Norte só faz misseis de isopor

    Pqp

    Rapaz… os caras lançaram um ICBM a partir de submarinos

    O que é que custa reconhecer o avanço dos caras?

    Vcs acham oq:

    – Que só existem cientistas nos EUA?
    – Que só os EUA conhecem as leis da física?
    – Que só os EUA tem universidades?
    – Que só os americanos conseguem fazer conta?

    Isso não existe
    Ainda mais quando se tem a China ajudando por debaixo dos panos

  33. “Alessandro
    12 de abril de 2017 at 18:59

    eu me preocupo sim com o povo sírio, tanto é que torço para o Assad cair

    Olha a única coisa q concordo com vc, é que há civis inocentes morrendo devido a interesses lá, e os EUA não é santo nessa história.

    Já vc, vc torce por essa ideologia assassina e totalitária e não tem coragem de assumir, não é homem pra isso !

    a minha ideologia q resolvi defender (liberdade e democracia) mesmo q para vc não represente nada, depois que vence, dá sim o direito de ESCOLHA, mesmo q ainda não seja o ideal, a sua NÃO ! ”

    vc só fez comprovar tudo o que eu disse…que apoia em cumplicidade com todas aquelas atrocidades e desgraças perpetradas por aquela gente pra derrubar um governo a todo custo…quem apoia/torce ideologia assassina e totalitária aqui é descaradamente vc sua alma sebosa…

    “Mais vinte tiros e teremos uma democracia.”

    André Dahmer

    Almas Sebosas…

Comentários não permitidos.