Defesa & Geopolítica

LAAD 2017: Dyneema apresenta no Brasil alta tecnologia para proteção balística e blindagem

Posted by

As novidades da Dyneema® em termos de tecnologia para proteção à vida estiveram entre os pontos altos da LAAD Defense & Security 2017, a maior e mais importante feira de defesa e segurança da América Latina. Além de leve, a Dyneema®, desenvolvida pela DSM, é a fibra mais resistente do mundo já criada pelo homem, sendo cerca de 15 vezes mais forte que o aço e até 40% mais forte que a aramida. Além disso, Dyneema® já é usada em várias aplicações para proteção em diversas instituições globalmente conhecidas, como as polícias alemã, francesa, de Nova Iorque, pelo FBI e pelo setor de operações especiais do Exército norte-americano.

“A Dyneema® oferece uma série de benefícios em diversas aplicações, como coletes balísticos e blindagem de veículos, barcos, aeronaves e equipamentos militares, como escudos e capacetes, por exemplo. Entre os seus diferenciais estão baixo peso, flexibilidade, conforto e alta performance”, comenta Marcio Manique, diretor global da área de Proteção à Vida da DSM Dyneema, que visitará o Brasil durante a feira.

Um dos avanços que a empresa mostrará no evento é a Dyneema® Force Multiplier Technology, que é baseado na fibra de polietileno de ultra alto peso molecular (UHMWPE) e gera benefícios para os produtos de exigentes fabricantes dos Estados Unidos e Europa. No caso dos coletes balísticos, esta fibra gera melhores desempenhos em termos de leveza, flexibilidade, conforto, mobilidade e eficiência. Para os veículos, a blindagem com esta tecnologia mantém o desempenho balístico ao mesmo tempo que reduz o peso do veículo em até 20%, melhorando fatores como proteção, flexibilidade, espaço e economia em comparação com os materiais tradicionais atualmente usados para esta aplicação, como HMPE, cerâmica, fibra de vidro, aramida ou titânio.

No caso dos coletes balísticos, em particular, o fato de ser mais leve contribui para a maior agilidade do policial ou soldado em um evento, além de permitir carregar mais munição, equipamentos e alimentos mantendo o mesmo peso que ele já está acostumado a carregar quando usa os coletes tradicionais. Além disso, esta tecnologia não absorve água e, portanto, não afeta o peso ou o desempenho balístico quando molhado por chuva ou outra ocorrência.

DSM – BRIGHT SCIENCE. BRIGHTER LIVING.™

A Royal DSM é uma empresa global baseada na ciência, com atividades nas áreas de saúde, nutrição e materiais. Ao associar suas competências sem igual em Life Sciences e Materials Sciences, a DSM gera prosperidade, progresso ambiental e avanços sociais para criar valor sustentável para todos os envolvidos. A DSM oferece soluções inovadoras que alimentam, protegem e melhoram o desempenho em mercados mundiais como alimentos e suplementos dietéticos, cuidados pessoais, rações, dispositivos médicos, peças automotivas, tintas, componentes elétricos e eletrônicos, proteção da vida, energia alternativa e materiais biológicos. A DSM e suas empresas associadas têm faturamento líquido anual de 7,92 bilhões de euros, com mais de 20.000 funcionários. As ações da empresa são negociadas na Euronext Amsterdã.

Comments are closed.

shared on wplocker.com