Defesa & Geopolítica

Vale a pena ver de novo: Perde força a tese de que Damasco é o único responsável pelo uso de armas químicas na guerra

Posted by

Tradução e adaptação: E.M.Pinto

A Matéria é de 2013, mas não custa lembrar que no caldeirão do diabo, nem todo o tempero é sal.

ABC 2013

Perde força a tese de que Damasco é o único responsável pelo uso de armas químicas na guerra e Doze rebeldes sírios foram presos na Turquia, com 2,0 kg  de sarin. Vários rebeldes dispararam contra as forças de Assad em um bairro de Aleppo, a confusão sobre quem tem e quem usou armas químicas na guerra civil na Síria se aprofundou ontem um pouco depois da prisão na Turquia de uma dúzia de rebeldes sírios jihadistas que tinham a posse de dois quilos de gás sarin.


De acordo com três jornais turcos, citando fontes policiais não identificadas, os presos pertencem à Frente Al-Nusra, o primeiro grupo rebelde de reconhecer a sua lealdade à rede Al Qaeda. De acordo os jornalistas, os rebeldes tentaram adentrar na Síria transportando sarin.

O incidente acontece poucos dias depois de o jornal francês “Le Monde”, afirmar ter provas de vídeo do uso de armas químicas pelo exército de Bashar al Assad. Os Estados Unidos declarou em várias ocasiões que o uso de tais armas é uma “linha vermelha” que poderiam inclina-lo a intervir militarmente, se for provado que Damasco está usando-os no conflito. Washington tem “nenhuma evidência” que foi , embora o Governo britânico é mostrado Cameron totalmente convencido.


A prisão na Turquia de rebeldes Al Nusra parecem apoiar
a tese dos especialistas equilibrados: tanto o governo sírio quanto os rebeldes estão na posse de armas químicas, mas a capacidade de emprego é mais do que duvidosa.


Em qualquer caso, o aforismo latino “cui prodest” ( “que não conseguem”) inclinado a pensar que alguns grupos rebeldes sírios estão mais interessados ​​em usar erroneamente para provocar uma intervenção militar dos Estados Unidos em seu nome ou pelo menos um mais generosa ajuda de dinheiro e armas Ocidentais.

Fonte: ABC

16 Comments

shared on wplocker.com