LAAD 2017: Technicae apresenta EE-11 Urutu atualizado e repotencializado

Imagens: Plano Brasil

Desenvolvido a partir do final dos anos 70, o ENGESA EE-11 Urutu, foi por quase quatro décadas a viatura blinda 6×6 padrão do Exército Brasileiro, tendo sido utilizado por mais de uma dúzia de nações mundo afora. Atualmente em substituição no Exército Brasileiro pelo Guarani da Iveco.
Entretanto muitos dos veículos encontram-se em operação em diversos países e o projeto de atualização do Urutu M VI pode ser interessante para seus operadores.

A Technicae levou para a LAAD um veículo modernizado blindado, que inclui a mudança do motor diesel V-6 de 260cv para um OM 366 A, um turbodiesel fabricado pela Mercedes-Benz que fornece 186 cv, a atualização do veículo se estende também à completa substituição do conjunto de freios por um sistema à disco bem como, da caixa de transmissão, incorporação de um sistema de controle pneumático desenvolvido pelo fabricante para aumentar a dirigibilidade aumentando a agilidade.

A Technicae Projetos e Serviços Automotivos, é uma empresa subsidiária brasileira da ST Kinetics de Cingapura, foi contratada em janeiro de 2017 para atualizar 17 veículos para o Exército Brasileiro elevando-os para o  Urutu para o padrão E-11M VI que ainda vão operar por um bom tempo no EB.  O Urutu e o Cascavel foram grandes sucessos de exportação da empresa, ambos veículos possuem muitos componentes em comum, a viatura é um blindado leve que possui capacidade anfíbia.

3 Comentários

  1. E uma pena nao haver recursos para incorporar mais guaranis para substituir de vez os urutus. Considerando a penuria orcamentaria, reviver o monstrego pode ser uma saida, nao ideal, mas necessaria.

Comentários não permitidos.