Segundo a Sputnik “Não há desistência’ da compra dos Pantsir S1 russos pelo Brasil

Segundo o Sputnik News, agência de notícias que congrega a Mídia Oficial da LAAD 2017, o Ministro da Defesa Raul Julgmman respondeu a duas perguntas pertinentes durante o café da manhã de hoje (05/04).

A primeira pergunta foi motivada pelos recentes rumores divulgados pela revista Veja alegando que o Brasil teria se recusado a comprar os sistemas russos de defesa antiaérea Pantsir S1. O ministro Jungmann desmentiu tais  informações alegando que:

“Em primeiro lugar, não há desistência, mas ao mesmo tempo nós não temos hoje, em função da nossa situação orçamentária e financeira, de projetar uma aquisição em um curto prazo. Então, nossa situação é de fato aguardar uma melhoria sobre o ponto de vista fiscal, particularmente no que diz respeito ao orçamento e investimentos para que então nós possamos avançar nesta discussão com os russos. Devo lembrar que nos próximos 26 e 27 [de abril] devo estar na Rússia participando do congresso sobre segurança internacional [VI Conferência de Segurança Internacional de Moscou MCIS 2017]. Oportunidade, onde poderemos conversar a respeito dessas dificuldades e desses problemas com as contrapartes russas.”

O segundo assunto que o ministro aclarou à Sputnik Brasil toca na presença dos pacificadores brasileiros em outros países, nomeadamente no Haiti.

“Bom, há uma indicativa que nós vamos sair [do Haiti] até outubro. A missão deve ser encerrada, deve ser decidido seu encerramento na reunião do Conselho de Segurança da ONU, que está marcada para maio, e a expectativa é sairmos em outubro. Agora, para onde nós vamos? Estamos analisando 16 lugares. Tem cinco deles que são os mais possíveis e desses aí pelo menos três se encontram na África. Agora, a definição definitiva ainda não há”, disse Raul Jungmann.

O ministro não especificou todos os países em questão, confirmando, porém, o Líbano e o Congo.

Fonte: Sputnik

25 Comentários

      • Eu sou a favor de compras e cooperação com a Rússia, mas 3 pantisr por 1,2 bilhões de dólares não dá.

        Isso é preço de S-400.

      • JPC3 e os Mentes Colonizadas mais acima ,este valor faz parte de um pacote bem maior ,licença de fabricação do IGLA S ,lançador e missil , transferência de Tecnologia para um novo sistema de Defesa em Media altura que foi batizado Paraná e transferência e Manutenção dos Mísseis Pantsir ,então não é como o JPC 3 pensa e muito menos que os Mentes Colonizadas acima ,querem que entendamos !

      • “Professor
        6 de abril de 2017 at 2:11

        E qual equipamento ocidental vc sugere no lugar do Pantsir”

        Adivinha só…oras…o que que tu achas?!…rs…mais Gepards….mais refugo superfaturado de sucata alemã…

      • agora que o pais esta tomado de assalto é que a bandalheira vai correr solta…é que vai correr doida meu amigo…

      • Os coreanos tem um sistema parecido, montado sobre lagartas, uma torre com dois canhões de 30 mm, e mísseis e se não me engano 5km de altura e 8 km de alcance, sei que é inferior ao concorrente, porém é uma opção. Seu nome é DOOSAN BIHO 30.

      • Você é mal informado mesmo ou quer apenas tumultuar “Teacher”? O futuro SAM nacional está sendo desenvolvido pela AVIBRÁS em conjunto com a MBDA e será baseado no CAMM, que será o sistema adotado pelas forças armadas britânicas.

    • Não quero defender o lixo Temer, pois acho ele tão escroto como os petistas que o colocaram no poder pelo voto, mas a impressão que tive dele como vice-presidente é que ele era bem envolvido em assuntos militares e já chegou até a visitar a Russia como chefe de estado, só não sei se foi por ordem da Dilma, mas ele sempre me passou a impressão de estar alinhado aos russos. Agora com os PSDB como aliados, era muito previsível uma afastamento de Moscou.

  1. Tem gente que malha pau em tudo que é russo, tudo tão mas tão ruim que foi desenvolvido e é usado por uma das maiores potencias bélicas do planeta. O Brasil ,muito erroneamente na minha opinião, desfaz de muita coisa russa por causa de doutrina, alegando que eles usam outro sistema métrico para equipamentos e tal(no caso de manutenir caças por exemplo) e que isso impactaria muito a operação dos meios ae não compram dos russos, sonham com os produtos ocidentais,muito mais caros, e não compram nada deixando as forças definharem e sucatearem.
    Não defendo produto ocidental ou oriental, defendo que se compre o que é necessário ao cumprir a missão fim, que tenha melhor custo benefício e seja entregue em tempo hábil, mas……….

  2. Eles ficam eufóricos ,quando vamos ao Ferro Velho americano ,comprar Sucatas ,dizem eles ser doado ,mas para coloca-los em funcionamento fica uma nota ,e o principal ,joga os projetos nacionais para escanteio ,Mas os Militares sobretudo os do EB ,gostam de Sucatas .
    Eu estava no Jardim do Meyer ,com amigos estudantes do Cairú em agosto de 1964 ,havia a exposição do Dia do Soldado ,e quase saímos na porrada ,quando um oficial do Exercito ,dizia que tudo aquilo era americano ,que eles eram grandes amigos nossos ,e que nos ajudariam em tudo ,seria uma Beleza Fantástica ; mas vejam, comigo não havia nenhum estudante simpático a esquerda ,mas todos nós éramos nacionalistas ,como quase todos os estudantes a época ,eu já havia completado 15 anos e conhecia muito todos os problemas nacionais ,e já éramos Monarquistas !

  3. Para os que gostam do sistema Monarquico quem seria nosso Rei,faço a todos está pergunta.Estudando história constatei que Dom Pedro Segundo, conseguiu diminuir em muito as diferenças sociais de sua época,sabem como ,mandando negros e escravos melhor os alforriandos e brancos póbres para a Guerra do Paraguai sem treinamento adquado e mau aparelhados.Eu prefiro Parlamentarismo sem Rei e politicos sem foro previlegiado.E falando no Patsirs este já era é passado.Brasil Acima de Tudo só Abaixo de Deus.

  4. A “Operação carne fraca” jogou o Pantsir S1 de volta ao jogo,Russia não embargou a carne brasileira,com certeza forçou a venda ou embargo,pressão ecônomica ainda é uma grande arma.

  5. Esse Pantsir tá igual as Tamandarés,os olhos da cara.
    Deve um sistema de alcance maior e melhor não tão caro,o problema é falta de vontade e compromisso,pois esses era pra olimpíadas,já passou ;agora é pra se pensar nas necessidades e pontos estratégicos que devem ser defendidos no país,e anão mais que sairíamos bem nas fotos do evento e deslegado.

Comentários não permitidos.