Trump pressiona China a respeito da Coreia do Norte antes de visita de Xi aos EUA

(Reuters) – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, cogitou no domingo a possibilidade de usar o comércio como ferramenta para garantir a cooperação da China contra a Coreia do Norte, e insinuou que os EUA poderiam lidar por conta própria com os programas de míssil e nuclear de Pyongyang, caso necessário.

Os comentários, feitos em uma entrevista publicada no domingo no jornal Financial Times, pareceram ter como objetivo pressionar o presidente chinês, Xi Jinping, antes de sua visita a Trump no resort Mar-a-Lago, na Flórida, nesta semana.

“A China tem grande influência sobre a Coreia do Norte. E a China ou irá decidir nos ajudar com a Coreia do Norte ou não irá. E se eles o fizerem isso será muito bom para a China, e se não o fizerem não será bom para ninguém”, disse Trump, de acordo com uma transcrição editada publicada pelo jornal.

Indagado sobre que incentivo os EUA têm a oferecer à China, Trump respondeu: “O comércio é o incentivo. Tudo diz respeito ao comércio”.

Perguntado se cogitaria uma “grande barganha” com a qual Pequim pressionaria Pyongyang em troca de uma garantia de que mais tarde Washington retiraria tropas da península coreana, Trump teria dito ao diário: “Bem, se a China não for resolver a Coreia do Norte, nós o faremos. É tudo que digo a você”.

Não ficou claro se os comentários de Trump irão sensibilizar a China, que adotou medidas para aumentar a pressão econômica sobre Pyongyang, mas não tem se mostrado disposta a fazer nada que possa desestabilizar o Norte e provocar uma debandada de milhões de refugiados através de sua fronteira.

Tampouco ficou claro o que os EUA poderiam fazer por conta própria para impedir que o regime recluso amplie sua tecnologia nuclear e desenvolva mísseis de alcance cada vez maior e a capacidade de lançar ogivas atômicas.

Os assessores de segurança nacional de Trump finalizaram uma análise das opções norte-americanas para tentar conter os programas de míssil e nuclear da Coreia do Norte que inclui medidas econômicas e militares, mas se inclina mais a sanções e a uma pressão maior para que Pequim contenha seu vizinho, disse uma autoridade dos EUA.

Embora a opção de ataques militares preventivos aos norte-coreanos não esteja descartada, a análise prioriza passos menos arriscados e “tira a ênfase na ação militar direta”, acrescentou o funcionário, dizendo que não se soube de imediato se as recomendações do Conselho de Segurança Nacional chegaram a Trump.

A Casa Branca não quis comentar as recomendações.

Fonte: Reuters

 

19 Comentários

  1. É mister Pyongyang, está com os dias contados.
    Só não deixou de existir ainda porque a CHINA da proteção, senão já tinha acabado com SADAN.
    Acho que a Coréia do Norte não dura um semestre lutando contra Estados Unidos, Japão e Coreia do Sul.

    • Os Chineses já devem estar de saco cheio do gordinho. Daqui a pouco vão chegar para ele e dizer: “Se vila nos tlinta!”

      • Ta.. blz… mas oq vão fazer em relação a isso?

        Eu fico curioso…

        Se os chineses derem de ombros… oq os EUA farão?

        R: Nada

        Não é prudente mexer com esses caras

      • S-88, tem menos de 50 anos? tá contente com a Reforma da Previdência? kkkkkkkk

        Não se preocupa não, trabalha até os 65 a com alegria, porque você vai estar contribuindo para o livre comércio, a democracia e a grandeza da América!!!

        kkkkkkkkkkkkkkkk

      • É o certo… ou vc acha justo alguns trabalharem e outros ficarem mamando nas tetas do Estado providencia “igualitarista” ???… ou vc acha que o Estado fabrica riquezas ???… não… não… espere… é claro que vc acha isso… que bobagem minha… rsrsrsrssss… vc é socialista… não sabe produzir NADA… 🙂

    • Só PODE quem não tem previdência pra carregar nas costas, meu caro… ai POOOODE !!!… é a questão dos EUA, China e outros que não tem previdência do bem estar social para arcar pela eternidade… 🙂

  2. Destruir o Iraque de noite para a CNN ou BBC transmitir e fácil ….agora quero ver fazer isso e a CNN mostrar os míssil intercontinental com ogiva nuclear norte coreano subindo e sabendo que vai acerta algum lugar na América ……O jogo nao e para amadores !!!!! Em briga de pit bull o vencedor sempre perde muito sangue!!!! Resumindo : deixa o povo americano tranquilo e larga aquele gordinho maluco quieto lá …….vamos lá pro Brasil o pais mais rico do mundo que lá o nao tem míssil nucleares e é só mostrar as verdinhas que eles entregao tudo na cara do povo e aceita sucata pra pra se denfender do Paraguai Argentina Colômbia Bolívia e ainda o general fala pro povo que pro cenário sul-americano ta bom d+ na cara do povo …… Lá e mão com açúcar !!!!!!

  3. Já é mais que sabido que a Coréia do Norte é fator positivo para os EUA e demais potências e suas industrias armamentistas. E é uma das principais desculpas para as bases americanas no Japão e na Coreia do Sul.
    Total chuva de confete para mídia esse alarido do Trump sobre a Coréia do Norte.
    No fundo a Coréia do Norte tem servido extraordinariamente bem para o status quo das grandes potências. Acabar com ela seria péssimo.
    E bem diferente do Iraque de Saddam, muçulmano, os norte coreanos e seu líder não pertencem a nenhuma seita assassina que se diz religião para o mundo.

    É provável que por trás dos holofotes, os dois combinem o que fazer para preservar a atual família no Poder da Coréia do Norte. Inclusive seu líder precisa casar e deixar um substituto de prontidão.
    Por enquanto é melhor deixar tudo como está.

  4. olha não sei não, acho q o Trump não tá blefando.
    a Coreia do Norte ainda não tem misseis intercontinentais com alcance nos EUA, apenas podem atingir a Coréia do Sul e Japão, mas isso para os americanos é o que menos importa, eles querem é proteger seu território.

    Os americanos pra fingir que se importam, instalaram lá na coreia do sul o THAAD, e o Japão tbm já tem suas baterias anti-aéreas, mas duvido muito q seria 100% eficaz numa guerra nuclear.

    A coréia do Norte está a um passo de conseguir ter o alcance e a tecnologia desejado por eles, por isso q desconfio que o Trump vai pra cima com tudo dos nortes coreanos, pq o tempo está contra eles.

    A China é empecilho ? Sim, mas eles vão tentar barganhar com os chineses, e talvez deixar claro q é “tudo ou nada” para os americanos, será q a China se arriscaria nesse “tudo ou nada” pela coréia do norte ? Lembrando que tem Taiwan que não tem nada haver com a história mas a China é obcecada e paranoicos pela ilha, não abrem mão de jeito algum, mas pq eu to dizendo isso ? Só pra efeito de uma comparação de “paranoia” q talvez a coréia do norte pode estar causando nos EUA.

    Vamos pensar com calma, quem tem mais a perder com uma coréia do norte com ogivas e ICBMs de longo alcance, China ou EUA ? Claro q a resposta será EUA, afinal os nortes coreanos é aliado dos chineses, é ae que digo q pode haver a “paranoia” nessa história, e isso pode impulsionar os americanos para o “tudo ou nada” com eles.

    é a mesma coisa se fosse o contrário, os EUA ir para o “tudo ou nada” com os chineses por Taiwan, que sentido faria isso para os americanos ? nenhum !!
    “Ah mas Taiwan é aliados dos americanos” rsrs… eu to falando de guerra nuclear meus amigos, D-U-V-I-D-O que os americanos iriam colocar em risco todo seu modo de vida por Taiwan pq é um aliado rsrs.. fala sério.

    e é por isso q eu tbm D-U-V-I-D-O q os chineses iriam colocar em risco a extinção do seu país pela coréia do norte q fica ameaçando veladamente os americanos e seus aliados.

    posso estar errado ? claro, e quero estar errado pois eu torço pela PAZ, espero q esses MALUCOS (todos eles) se entendam diplomaticamente, pq se houver uma guerrra nuclear, é THE END para todo nós !!!

    • “Alessandro
      3 de abril de 2017 at 23:18

      olha não sei não, acho q o Trump não tá blefando.
      a Coreia do Norte ainda não tem misseis intercontinentais com alcance nos EUA”

      não sei não …mas eu acho que o povo do Havaí e do Alasca não levam muita fé/segurança nisso que vc jura não viu……

      • Havaí e o Alasca apesar de serem territórios americano, tem uma parte ínfima da população, quando eu digo território estou falando do continente, é lá q está toda a estrutura q move o país.

      • “Alessandro
        4 de abril de 2017 at 2:27

        Havaí e o Alasca apesar de serem territórios americano, tem uma parte ínfima da população, quando eu digo território estou falando do continente, é lá q está toda a estrutura q move o país.”

        Havaí: População: 1.360.301

        Alasca : População: 738.432

        Além da grande população em ambos os lugares se encontram diversas bases militares importantes/estratégicas dos estadunidenses…a Ásia/Segunda Guerra Mundial motivou os eua a construir diversas instalações militares na região de ambos os lugares….durante a Segunda Guerra Mundial a posição estratégica do Alasca próximo a Ásia motivou os eua a construir diversas instalações militares na região…em 1942 três das ilhas do arquipélago das Aleutas foram capturadas pelos japoneses sendo essa a única região dos eua a ser invadida por forças do Eixo durante a guerra…a localização estratégica do Havaí no meio do Oceano Pacífico fez com que o governo estadunidense iniciasse a construção de uma base naval no Havaí através de uma grande expansão das instalações portuárias de Pearl Harbor durante a Primeira Guerra Mundial…

      • sim, claro q tem alguma coisa lá, eu não disse q não tem nada, mas ainda comparando com oq tem no continente é ínfima, apenas as suas posições q são estratégicas.

        Mas nada q escudos anti misseis balísticos não resolva (coisa q eu duvido q tem 100% de eficiência) contra China e Rússia, mas acho q contra a coréia teria por eles estarem mais atrasados em relação aos dois ultimos.

        é por isso q eu acho q não atacaram ainda os coreanos, e o relógio está contra os americanos. Por isso q desconfio q eles podem sim atacar os coreanos num futuro próximo, espero q não mas ninguém sabe o amanhã.

  5. O assunto é Corea doNorte e tem ——- ainda lembrando de Saddan kkkkkkk
    Quando o assunto é um medieval pais governado por um ——- com acesso nuclear o buraco é bem mais embaixo.
    Derrota-los é ate facil mas prever onde sera o choque atomico é que é dificil.
    Vai chegar Sushi radioativo na California kkkkkk
    Tenhoquase certeza que Trump honrara o historico fato de presidentes Americanos cometerem cagadas,hoje mesmo ja deu declarações que sua posição sobre a Siria esta mudando.
    Eu to nem ligando para o que se sucedera e quero mais que o circo pegue fogo todinho i quando o palhaço for a figura mais triste estarei sorrindo.
    Que voe tudo pelos ares e que não reste particula que possa assentar-se.

Comentários não permitidos.