Manifestantes põem fogo no Congresso do Paraguai após Senado aprovar reeleição

Confrontos violentos ocorrem após senadores aprovarem reeleição presidencial em reunião a portas fechadas. Parte da oposição denuncia a medida como um “golpe parlamentar”.

Manifestantes que protestavam no Paraguai contra a aprovação de um projeto de emenda constitucional para habilitar a reeleição presidencial entraram à força no Congresso e queimaram parte do edifício, segundo mostrou a televisão local. A reeleição é proibida pela Constituição de 1992.

Os incidentes começaram depois que um grupo de senadores aprovou nesta sexta-feira (31/03) a reeleição presidencial em uma reunião a portas fechadas, nas dependências da Frente Guasú, do ex-presidente Fernando Lugo, e sem a presença dos demais legisladores e do presidente do Senado, Roberto Acevedo.

No total, 25 dos 45 senadores votaram a favor da emenda que institui a reeleição. A emenda deveria ser ratificada neste sábado pela Câmara dos Deputados, também controlada pelos governistas, mas a seção foi cancelada devido à violência dos protestos. Parlamentares de oposição acusaram a manobra de “golpe parlamentar”.

O partido de Lugo aprovou a emenda para que o ex-bispo possa concorrer nas eleições de 2018, e o Partido Colorado, para que o atual presidente do Paraguai, Horacio Cartes, possa fazer o mesmo. Por outro lado, o Partido Liberal, o maior da oposição, e outras forças opositoras, alegam que a emenda é anticonstitucional como meio de facultar um segundo mandato presidencial.

Confronto violento

Várias centenas de pessoas romperam a barreira policial, destroçaram vidraças do prédio no centro histórico de Assunção e queimaram as portas de entrada, além de lançar morteiros e pedras contra a polícia. As forças de segurança responderam com balas de borracha, gás lacrimogêneo e jatos de água.

Trata-se do segundo incidente violento do dia no Congresso paraguaio, depois que no primeiro ficaram feridos por balas de borracha o deputado Edgar Acosta e o presidente do Partido Liberal, Efraín Alegre. Ao menos 12 pessoas ficaram feridas, a maioria por balas de borracha e golpes de cassetete.

Foto: Edifício do Parlamento paraguaio no centro histórico de Assunção em chamas

Edição: konner@planobrazil.com

Fonte: DW

Presidente do Paraguai pediu calma depois dos tumultos e do incêndio no Congresso

O presidente do Paraguai, Horacio Cartes, pediu à população para manter a calma, após tumultos e incêndio no Congresso Nacional.

“Tendo em vista as ações de vandalismo, realizadas nas últimas horas contra a sede do Congresso Nacional, peço aos cidadãos para manter a calma e que não de deixem levar por aqueles que há meses vem anunciando a violência e o derramamento de sangue”, disse Cartes em um comunicado na sua conta no Twitter.

Ao comentar incêndio, Cartes disse que o fato “prova mais uma vez que um grupo de paraguaios, envolvido na política e na mídia, não poupa esforços para alcançar o objetivo de destruir a democracia e a estabilidade política e econômica do país”.

Neste contexto, ele ressaltou que “a democracia não pode ser conquistada e defendida com violência”.

Ele também prometeu que o Governo do Paraguai “vai continuar a fazer os seus melhores esforços para manter a ordem jurídica da República”.

Nesta sexta-feira, manifestantes invadiram o prédio do Congresso do Paraguai e incendiaram parte do edifício, em meio aos protestos contra uma votação secreta do Senado, no início do dia, para aprovar um projeto de lei que permitiria ao presidente Horacio Cartes concorrer à reeleição.

twitter.com @Horacio_Cartes

Foto: © REUTERS/ Ministério das Relações Exteriores

Edição: konner@planobrazil.com

Fonte: Sputnik News

 

 

 

34 Comentários

  1. Olha que lá foi de verdade … sem panela e nariz de palhaço … coisa igual a isso só nas grandes revoluções como a francesa e a russa …

    ” ♩ ♪ ♫ ♬ ..
    .
    Vem, vamos embora
    Que esperar não é saber
    Quem sabe faz a hora
    Não espera acontecer ..
    .
    ♩ ♪ ♫ ♬ ..”

      • Será? Ou será a bola vez do Brasil? Que faz falta no Brasil faz.. ate la..so vendo. Pena que o povo Brasileiro è amante da escravidāo idiologica.. escravo da ignorancia.. a culpa è da direita ..a culpa è da esquerda. E esquecem que os grupos maçons estao em tds lados do poder. Esquecem que politico de dias brigam se xigam de noite jantam a mesma mesa viajam para os mesmos lugares.e enquando o povo ser ” dominado” “marcado” feito gado a historia vai ser sempre a mesma. A culpa e a direta ..a culpa e a esquerda e no final o pais a ser estrupado roubado e defendido por quem ganha e lucra com politicos e governantes safado e corrupto

      • Enquanto houver brasileiros com a mentalidade de um tal de “Zé ninguém” que anda postando aqui só para polarizar os comentários, o país continuará sobre o domínio do cabalismo.

  2. os políticos paraguaios abriram o bocao para criticar a Venezuela de dia de noite fizeram uma reunião a porta fechada para aprovar nas escuras um golpe da reeleição rsrs

    e ainda tem a cara de pau de falar em democracia , a democracia é que fez esses lixos todos aparecerem
    critica ai a venezuela agora seus comedias .
    estados unidos conseguiram desestabilizar todo cone sul .fizeram igualzinho a revolução colorida nos países árabes ,

    e as empresas brasileiras que fugiram do brasil procurando estabilidade no Paraguai vao cair do cavalo paraguaio rsrs

    • Estabilizaram? Não vejo estabilidade nenhuma, sabotaram a economia, disseminaram corrupção e consolidaram uma putocracia só com partidos corruptos de aluguel. O máquina trol estava certo de, Zé ninguém, pé de cão, s_88, são perfis falsos para disseminação de panfletagem dá matriz de controle aqui, a chamada guerra hybrids.

      • Pensando melhor, o pé de cão, não pertence a assessoria seleto grupo, mas os demais são a mesma pessoa. Fake profiles

      • “Plínio 171
        1 de abril de 2017 at 12:52

        Estabilizaram? Não vejo estabilidade nenhuma, sabotaram a economia, disseminaram corrupção e consolidaram uma putocracia só com partidos corruptos de aluguel. O máquina trol estava certo de”

        Obrigado amigo Plínio ….

      • plinio 171 o ze ninguém é o zoinho azul blue eyes , hoje ele acertou no nick e virou um ze ninguém rsrs ,mas a real ele não é o ss 88 que tinha o nick de hms tiriless ,ou melhor hms tiririca ou hms tiraleite rsrsrs

        o zoinho azul blue eyes ele é de direita ,mas vou dar um exemplo na época da escolha dos caças ele também gostaria de ver o caça russo vencer a concorrência ou o brasil entrar no programa t50 russo

        essa é a diferença quem não quis a dilma ,ela uma ex guerrilheira que disse que CONFIA NAS INSTITUIÇOES parece ate piada
        ela dilma que vendo todos conspirando contra a suposta democracia ficava andando de bicicleta , ela que podia prender muitos por conspirar no crime de segurança nacional ficou comendo bola , ela que ligou para o lula de um telefone grampeado sendo que o snowdem gritou la da russia dizendo que a dois anos atrás a cia ops a nsa já estava grampeando ela e ela tinha que ligar de telefone criptografado

        então ate o zoinho azul hoje um ze ninguém rsrs gostaria do melhor equipamento caça para o brasil quem não teve moral foi a esquerda

        o zoinho azul fala que não existe direita no brasil , eu vou completar não existe direita nem esquerda ,ta tudo dominado

        sobre o ss88 ele encheu a boca e falou ser sionista acha que defendendo estados unidos e Inglaterra israel estará protegido rsrs mas também não é a mesma pessoa

      • Pé de cão, obrigado pela explanação sobre os tais profiles. Realmente concordo, parece não haver saída, todas as instituições estão infiltradas e controladas pela CIA. Recordo me dê uma canção do Jonny Cash, “there ain’t no easy way out.” Considerando esta abordagem, quem recusar a se corromper corre o risco de ser eliminado, como o Teori, e muitos outros vítima s de “acidentes.” Não fosse a interferência estrangeira esse país tinha uma chance de ser grandioso.

      • Seus ineptos… vou esclarecer… quem manda no mundo é o SOCIALISMO FABIANO… hora está mais a direita, hora mais a esquerda.

      • concluindo… são esses, os socialistas fabianos, os FHCs da vida, os mais cretinos sob o ponto de vista da HIPOCRISIA EMBUTIDA… são eles que asfaltam o caminho pra que os esquizofrênicos vermelhos cheguem ao poder e arrebentem com tudo, desconstruam o bom e ergam as abominações que nós já sabemos no que vai dar… exemplos de malefícios dos socialistas estão esparramados mundo afora… logo, só há um jeito de enfrentar essa corja: CONTRA REVOLUÇÃO GRAMSCISTA… venceremos porque temos a razão ao nosso lado… simples assim… ainda que leve um certo tempo, O SOCIALISMO JÁ ERA… só sobrarão alguns esqueletos que teimam em não se deitar na sua cova ideológica… 🙂

  3. Ontem eu vi no jornal da cultura uma discussão relativa ao contrabando de cigarros no Brasil. Constatando que a maior fatia do mercado já pertencia ao cigarro “pirata” paraguaio. O comentarista Paulo Saldiva indignou-se indagado quanto a postura do Paraguai relativo ao tema e a incapacidade de fiscalização do estado brasileiro considerando que para cada maço apreendido, outros nove vencem as barreiras fiscais. Hora a resposta é simples, hoje a marca mais vendida no Brasil e maior fabricante do país vizinho do produto é a paraguaia Eight, fabricada pela Tabesa, empresa do presidente Horacio Cartes. O cigarro substituiu o narcotráfico como catalisador do poder político, 49% do cigarro paraguaio contrabandeado para o Brasil corresponde a cinco das 11 marcas produzidas por empresas de Horacio Cartes.

  4. Parabéns aos paraguaios e ao partido liberal, senão depois o Paraguai chegaria na mesma situação da Bolívia e Venezuela onde ditadores se perpetuam no poder. Assim que deveria ter sido feito com o pt e a dilma devia ter sido expulsa do país que nem o ‘presidente’ traidor ucraniano que além de corrupto não passava de um fantoche da Rússia.

    • Sr SmokingSnake. Por acaso o actual presidente Ucraniano o chocolateiro nāo è corrupto e nāo ė um fantoche dos EUA ? Ou fantoches e corruptos sāo so os ligados a Russia?

      • Perdemos a maioria pro Brasil entre os brasileiros, e melhor adotar “O que é bom para os EUA e bom para o Brasil”. Assim talvez nos tornemos um estado associado como a Aliança Cinco Olhos (Five Eyes) ou um autentico estado sargento (o primeiro Cucaracha) da Otan para buscar os nossos (deles) interesses. Ou quem sabe ainda assim por sermos assim tupiniquins toda essa vassalagem não promova nosso IDH ao padrão Germânico ou Canadense e nos dê o destino das dezenas de nações com governos fantoches dominados pelo império Romano da vez. Por mero acaso o “destino” quis que a quase totalidade destes estados fantoches se mantiveram pobres, corruptos, instáveis, agrários ou comodatários, analfabetos, fracos e desiguais.

        http://www.novae.inf.br/site/modules.php?name=Conteudo&pid=1829

        Ora! Fora o destino!

      • Tem muita diferença entre aliado e fantoche, e essas questões não tem nada a ver se é aliado do país x ou y, tem a ver com a cultura do próprio povo e no Brasil se cultua o jeitinho, a malandragem, a impunidade, a inveja, a ignorância, etc. Enquanto isso não mudar nem intervenção alienígena daria jeito.

      • Eles , a inteligência americana e o Pentágono, não querem o nosso desenvolvimento, é só sabotagem em cima de sabotagem, querem nos destruir de dentro pra fora, tomar os recursos naturais por preço e simbólicos. Não perdem oportunidade em arruinar a nossa economia, aniquilar empresas genuinamente brasileiras, corromper os nossos órgão é governamentais com subornos e ameaças. Você não deve estar falando sério, por um Brasil sem interferência…

      • Nossa industria bélica sepulto-se ao mesmo tempo, nos dois primeiros anos da década de 90. O boicote e a sabotagem politico econômica dos nosso irmão do norte estavam presentes sobretudo no caso Osório, mas houve também especial e “coincidente” participação do embuste plantado no planalto com a faixa presidencial, o globalista (Há época) Collor que cancelou “todos” os projetos do exercito, em nome de abertura comercial e modernização do parque industrial Brasileiro (Em certa medida verdade e necessária, más conduzida de modo irresponsável, comercialmente tendenciosa e suicida). Milagrosamente o AMX-A1 sobreviveu e traçou um novo paradigma a EMBRAER (E “ainda” a considero brasileira). A partir de 1996 o Brasil volta a importar excedentes de guerra para equipar suas Forças Armadas, como fazia trinta anos antes. Após décadas como um dos países de economia mais fechados do mundo o resultado foi absolutamente traumático e repercute até o presente. Hoje parece acontecer uma segunda fase repaginada do mesmo processo e é a vez das Commodities.

      • SmokingSnake FALOU TUDO, meu caro… AQUI é a banânia e o pensamento bananista se conformou ao esquerdista… ou seja, são ineptos e ainda se gabam de sê-los… não sabem nem porque existe o conceito de “escola” e quando a frequentam acabam como ratos na ratoeira… e ficam fazendo a roda do sistema girar como um râmister enjaulado na esquerdopatia… irão morrer sem entender NADA…

  5. os descendentes dos indios guaranis tem sangue quente nas veias… enquanto os descendentes dos daqui sao do indio tonto.

  6. deixa ver se eu entendi direito, o partido do Lugo q é de esquerda votou a favor da reeleição pq quer concorrer em 2018, junto com o partido governista do Horácio q é teoricamente é de direita ? Mas q salada de frutas isso eim !

    Ae os liberais q é oposição foi lá e meteu fogo !!

    liberais ?? Que liberais mais rebeldes esses, tá mais pra conservadores rsrs..

    • revoluções coloridas mesmo modo operante que foi feito no oriente médio e leste europeu usando as redes sociais facebook é uma delas

      uns anos atrás eu disse que os estados unidos passa pelo mundo desenvolvendo guerras e etc e tal
      exemplo asia ,vietinan , coreias ,operação condor e africa apartaid,depois oriente médio afeganistao , depois iran iraque jogou um contra o outro
      hoje tempos atuais voltou para o leste europeu servia ucrania, depois oriente médio criou daesch talibã guerras síria libia , iraque africa novamente

      agora voltou a vez dos latinos simples assim

      e o povo brasileiro treinado em falar direita e esquerda ta tomando um sacode

      povo brasileiro ta comendo transgênicos pois os nobres corretores opa os nobres deputados retiraram a obrigação das empresas colocarem que o alimento contem transgenicos , terceirização o cara demite funcionário para pegar um mais barato , fim da previdência trabalhar ate morrer fim do concurso publico fim de tantas coisas que não esta nem escrito

      agora quanto tempo tem o temer pouco no cargo que ocupa
      o que significa que para destruir é muito mais fácil rápido do que construir
      perdemos de novo mas ,dessa vez não querem apenas podar nosso desenvolvimento eles querem o que aconteceu com a ucrania ou síria libia

      que nos matemos mais ainda pois a guerra das drogas já faz isso é pouco para eles

      para sustentar um pais do tamanho da gulodice dos estados unidos precisa 3 planetas terras , ele precisa destruir seus adversários pelo mundo

      sempre foi assim , estão fazendo direitinho ,e as forças armadas estão ai para segurar a ordem na senzala

      por isso que ele querem uma diferença na aposentadoria pois capitão do mato tem que usar uma bota não pode ficar descalço rs so a bota mesmo

      esses assaltos a empresas de valores a tv fala em 20 mentira o de santos foi mais de 100 tudo de fuzil e ponto 50 abriram os comandos para os cara passarem pois não iriam bater de frente com o bonde nem os águias decolaram de santos para diadema são 60 km tinha tempo pra caramba

      agora para onde vao 200 milhões roubados , para comprar mais armas e como não conseguem prender porque tem peixe grande

      não esqueçam os mexicanos descobriram a DEA fornecendo armas para os carteis mexicanos

      aqui no brasil no rio pediram para a dea ajudar a monitorar os container via marítima para ver quem esta fornecendo armas para o comando vermelho
      deram a chave do galinheiro para raposa ate hoje estão la não resolveram nada isso foi no começo do ano retrasado

      estão armando o nosso daesch molecadinha que não tem ideologia nenhuma ,geração ostentação ,que ta mordida

      e para completar o brasileiro paga em uma arma de chumbinho o preço de um fuzil em qualquer pais decente rsrsrs

  7. O que esperar de um narco-estado que tem um contrabandista como presidente !
    A maioria do povo la nem pode comprar as quiquilharias vendidas em Ciudad Deste cotadas no dolar ou seja a zona franca deles é em beneficio de seletos e por incrivel que pareça 90 % dos comerciantes estrangeiros dessa zona franca são naturalizados Brasileiros,guardam suas fortunas no Brasil ja prevendo uma reviravolta por la.
    Agora virou moda classificar a insatisfação popular de subversiva,potencial terrorista. Nesses regimes neo-nazistas recem implantados na America do Sul é praxe golpes parlamentares e ate golpe no golpe tão grande as traições contra seus proprios póvos
    O comunismo e o capitalismo são duas merdas com validade vencidas.
    Evidencia-se a necessidade de criação de novo sistema com propria identidade,sem beneses,sem previlegios,alicerçado em constituições forjadas no interesse nacional e leis severas atualizadas. O extrito cumprimento das leis solidifica uma sociedade,não presta mais a humanidade esses padrões vigentes embasados na ganancia,no olho grande,na prostituição.
    Adentramos novo seculo e as regras permanecem as antigas desatualizadas de sistemas covardes desumanos sem comprometimento com justiça.
    A America Latina é um cancro que prolifera vermes e necessita urgentemente de creoulina.
    A mim pouco importa ummonarca,um parlamento ou unicamente um presidente eleito democraticamente.
    Perdeu-se ate osentido de democracia,não confundam capitalismo com democracia e nem comunismo com socialismo.
    Se voce se diz Cristão,cre em Jesus saiba que Ele era contra a ganancia,contra as covardias e genocidios e praticava uma politica socialista no sentido justo.
    Inadimissivel vermos verdadeiros traidores de suas proprias Pátrias dando sequencia ao exterminio de seus póvos praticando um nazismo segregacional simplismente para prevalecerem suas ideologias e convicções politicas sempre serviçais sempre custando a escravização da maioria pobre que é justamente a que produz,paga encargos e impostos e arrecada aos cofres publicos,enquantoa minoria Ariana sonega,escraviza,genocida e so quer beneses dos Estados.
    Voce não temdireito de questionar ou de protestar,voce é logo taxado de comunista,de terrorista,de subversivo. Como se eles fossem seus senhores seus Deuses.
    Infelizmente em toda a historia da humanidade jamais a maioria oprimida se prevaleceu sem o derramamento de sangue ! Querem sangue que role sangue em nome da verdadeira justiça,em nome da liberdade.
    Escravidão não mais.

  8. E`muita covardia se pegar o exemplo de uma sociedade nazista altamente racista como a Americana e querer fazer disso um padrão para a America Latina que ao inverso dos EUA a maioria é pobre e miiscigenada.
    So teremos verdadeiramente nossas liberdades exterminando essa minoria prostituida e covarde do nosso meia para que tenhamos verdadeiramente liberdade.
    Patriotismo é alicerçado no principio de justiça e devoção nacional e nãoinstrumente de covarde genocidio prevalecendo ideologias.

    • Você acaba de provar que não conhece a sociedade americana.

      Além do mais, o padrão americano não foi imposto ao povo no golpe de 1889?

      E ignora o fato de que o patriotismo brasileiro jaz sepultado no fundo do oceano.

      A única coisa que nosso povo, do mais miserável ao “capitalista de compadre”, defende é a lealdade individual a si mesmo e ao próprio conforto e conveniência própria, isto é, a maioria é que é prostituída e covarde.

      Um incêndio no Congresso ou no STF nunca acontecerão – a menos que não haja mais futebol, carnaval, novela cerveja aguada, música ruim e carne envenenada para churrasco.

      • Vc mora e vivenos EUA ou é apenas um fãboy que curte a distancia.
        Se a sociedade Americana aceita ser escrava semdireitos trabalhistas de uma maioria BRANCA NAZISTA e escravagista problema deles.
        Não é justocometer essa covardia de uma maioria la contra sua minoria mestiça ou negra.
        Aqui é Brasil meu camarada o oposto de la porque aqui os BRANCOS NAZISTAS sãouma minoria envelhecida e carquetica que visa sobreviver as custas da grande maioria miscigenada que se torna roubada,enganada,traida e escravisada.
        O patriotismo Brasileiro hoje é sinonimo de justificativa de traição. O Patriotismo Brasileiro é usado por essa minoria carquetica escravagista como meio de rotulação,se discordas é traidor comunista,se compactuas é patriota nacionalista.
        Voces tem inversão de valores e deturpação de carater e principios.

  9. Senadores votando a portas fechadas, e sem a presença do presidente do senado, ou seja, na ausência de seu superior direto e outras coisitas mais. Cafajestes!
    Um VIVA! Aos paraguaios que gritaram um sonoro NÃO a esses cafajestes.

    A melhor democracia é a que promove substituição contínua de seus agentes. A tal reeleição para um mesmo cargo é o pior câncer, e totalmente ilógico, para este regime, que deve ser integramente do povo, e não de lideranças grudentas.
    Gente boa e honesta sempre terá para substituições periódicas em cargos de representatividade “temporária”, em qualquer sociedade.
    Esse é o ideal… engenheiros, professores, empresários etc dedicando 5 anos de suas vidas maduras, no bem servir geral de suas comunidades, em cargos representativos. Foi lá, fez um bom ou mal serviço, cai fora e cede a vez a outro cidadão ilibado.
    Esse é o detalhe atual da Democracia, ela ainda possui defeitos de forma. Ela precisa evoluir para se tornar corretamente justa e eficiente. Para a sociedade futura esse regime ajustado ainda é a melhor solução para organização e progresso social.

    Não se deixem levar por falsas promessas socialistas (socialismo não é comunismo). O século passado e início deste já mais que provaram a canoa furada que é qualquer regime de “amigos”.
    Democracia com meritocracia e alternância sistemática de seus agentes é a melhor, única, forma de governo realmente promotora de melhores homens e sociedade de lambuja.

    EM FRENTE PARAGUAIOS RAÇUDOS! Chicote nos vampiros de sua nação.

    • Alternancia sistematica de agentes kkkkkkkk isso invibializa programas por não se ter sequencia nos mesmos . Voces usam retoricas do politicamente correto sem enxergarem entrelinhas kkkkk.
      Acabar com a estabilidade publica é o que proporciona a melhoria por comprometimento e da oportunidades a todos que as mereçãm.

Comentários não permitidos.