Misteriosa ‘espaçonave’ X37-B fica em órbita por 677 dias e ninguém sabe o motivo

Uma ‘espaçonave’ robótica misteriosa está em órbita há 677 dias e os Estados Unidos ainda não revelaram o que está acontecendo lá em cima.

O Boeing robótico X-37B, também conhecido como Orbital Test Vehicle 4, realiza missões de longa duração em órbita e possui uma carga confidencial.

Observadores têm especulado que o veículo espacial pode ter sido projetado para destruir satélites ou até mesmo funcionar como um satélite “móvel”.

Foto: Twitter / Reprodução

Quando pousou, após uma missão anterior, ele foi recebido em terra por um grupo que usava trajes com proteção contra riscos biológicos, despertando a possibilidade de sua carga ser radioativa.

A nave tem uma envergadura de menos de quatro metros e meio e é levada para o espaço a bordo de um foguete, mas volta para a Terra como qualquer outra nave espacial.

A NASA disse que há materiais experimentais a bordo da espaçonave, mas o conteúdo de sua carga permanece um mistério.

Durante as missões anteriores da espaçonave, astrônomos amadores detectaram o padrão orbital da X-37B, que incluiu voos sobre a Coreia do Norte, Iraque, Irã, Paquistão e Afeganistão, aumentando a suspeita de que o veículo estaria sendo usado para vigilância.

Rob Waugh

Yahoo News UK

Edição: konner@planobrazil.com

Fonte: YAHOO

7 Comentários

  1. Nada mais irresponsavel q a militarização do espaço. So os EUA para fazer experimentos tao perversos e nocivos a humanidade.

      • rsrsrs ! gostei , deve tá fazendo experimento com a carne da friboi pra descobrir como brasileiros sobreviveram, resolveram levar pro espaço pra não contaminar os americanos comendo tal carne podre.

      • Eu pessoalmente acho que essa nave executa funções de espionagem ou seja, nada diferente do que russos, chineses e outros fazem com satélites. Mas daí a ser militarização do espaço como o —– acima afirmou vai uma longa distância.

    • rsrsrsrsssssss… que peninha… coitadinho dos frascos e comprimidos humanos… tão inocentes !!!… e esses americanos feios bobos e maus mandando brinquedinhos ridículos para o espaço enquanto a mãe Rússia, visando o benefício de toda a humanidade, mandou uma ESTAÇÃO ESPACIAL inteira para as estrelas… e claro, sem qualquer intenção de uso militar… a próxima a intervir no espaço de maneira nobre, sempre pensando no bem da humanidade toda é a China… qnta benevolência dessas nações euro-asiáticas para com a humanidade !!!… 🙂

  2. Меus caros,

    sobre о X-37В a natureza de suas missões e objetivos praticamente nada se sabe…

    O que se ventila é que a bordo há sistemas de radar, câmeras de vídeo de alta definição e outros equipamentos de inteligência, que é normalmente instalado em satélites espião e etc.

    Algo que é consenso é que a nave espacial não tripulada reutilizável foi projetada para realizar tarefas de reconhecimento normalmente confiadas aos satélites. No entanto, ao contrário dos satélites, que têm uma vida relativamente curta (são destruídos ao deixar sua órbita), o X-37В pode ser reutilizado e economizar bilhões de dólares para as forças armadas americanas.

    De acordo com informações de observadores, por vezes a trajetória da aeronave coincide em vôos sobre as mesmas áreas da superfície da Terra a intervalos de 2 a 4 dias. Tal comportamento, de acordo com observadores é típico de satélites de inteligência dos EUA.

    O desenvolvimento dos veículos X-37B foi efetuado pela divisão de Defesa, Espaço e Segurança da Boeing em El Segundo, Califórnia, centro da empresa para todos os sistemas espaciais e satélites governamentais e comerciais.(uma divisão que desenvolve satélites que são usados ​​para a previsão do tempo, para serviços de navegação, comunicações e inteligência).

    A espaçonave X-37B tem um compartimento de carga útil do tamanho de uma carroceria de caminhão toco. Ele tem um peso de lançamento de 11.000 lbs. (4.990 Quilogramas) e é alimentado em órbita por células solares de arseneto de gálio com baterias de lítio-íon. Com essa ajuda, ele pode permanecer meses e meses em órbita.

    Os EUA cuidadosamente buscam ocultar a natureza de suas missões e objetivos, mas de acordo com informações entre a gama de eventos que podem ter sido efetuados pelo OTV, estaria a de testar algumas novas tecnologias de satélites, a destruição e coleta de objetos no espaço exterior, teste de sistemas de armas com uso a partir do espaço..

    Foram identificadas algumas cargas úteis a bordo da espaçonave.

    Por exemplo, a Aerojet Rocketdyne anunciou que seu XR-5A Hall Thruster havia completado o teste inicial de validação em órbita a bordo do avião espacial X-37B. Sabe-se também que o veículo transportou experiências de materiais avançados da NASA, bem como um sistema de propulsão experimental desenvolvido pela Força Aérea(USAF).

    Embora nenhumas especificidades tenham sido oferecidas sobre o X-37B pela força aérea americana desde que começou a voar em 2010, aparentemente o total de suas missões até aqui, indica terem obtido sucessos em seus intentos… Já que, essas missões longas dão a entender, que, os americanos estão tendo todo tempo para ver o que este veículo tem há oferecer em termos de “capacidades.”

    Afinal, qual militar nã gosta de ter muitas flechas em sua aljava…

    Grato

Comentários não permitidos.