Exército detém 16 garimpeiros e apreende ouro na Terra Yanomami, em RR

A apreensão ocorreu às margens do Rio Uraricoera nessa terça-feira (28).

O Exército Brasileiro em Roraima deteve 16 garimpeiros que atuavam ilegalmente na Terra Indígena Yanomami (TIY) nessa terça-feira (28) durante fiscalização da operação ‘Curaretinga IX’. Segundo a assessoria do Exército, os garimpeiros portavam cerca de 500g de ouro e um motor quando foram localizados, caracterizando assim a garimpagem ilegal na reserva indígena.

O grupo foi detido na região de Furo do Arame, às margens do rio Uraricoera, no interior da TIY por militares da 1ª de Infantaria de Selva. A ação foi feita em conjunto com a Polícia Federal. O material apreendido e os 16 detidos foram encaminhados às instituições competentes para as providências cabíveis.

Fonte: G1

8 Comentários

  1. Agora que vão saquear mesmo todo o ouro e diamante daquele lugar…minha família por parte de mãe é de lá de Roraima…pergunte pra qualquer Roraimense de lá que eles dirão/confirmarão…já estamos invadidos…ongs estrangeiras fazem o que querem sem qualquer tipo de controle…em algumas áreas/reservas até o exercito precisa de permissão de ong pra entrar…qualquer Roraimense vai te confirmar que estadunidenses estão e sempre estiveram por lá sondando, saqueando e explorando nossas terras….eu cantei a pedra pra vcs aqui senhores….o que vão fazer aqui será o maior saque já feito deste pais na historia dele…

    Toda aquela reserva Raposa Serra do Sol é uma jazida de nióbio..esta reserva toda é uma jazida de nióbio…é sabido há tempos do potencial mineral da região de Roraima…é sabido pelos geólogos a muito tempo da presença de descomunais reservas de minerais como urânio, tório, cobalto, molibdénio, titânio, tantalita, columbita, cassiterita, ouro e diamante, além de vários outros minérios…que o estado de Roraima todo é uma grande reserva de minerais estratégicos/nobres…apenas 9,99% do estado de Roraima não é área protegida ou área de reserva…pra se ter uma ideia…a quantidade de ouro e diamante que acham ou extraem de lá não diminui….e sim aumenta com o passar dos anos…agora vcs entendem porque que esta gente estrangeira e suas Ongs sondam tanto estas reservas indígenas daqui?!…porque esta gente ronda/espreita e tem tanto interesse nas terras do norte deste pais?!….

    a cobiça existe e é antiga… vem desde o tempo de Dão Pedro segundo quando foi defendida a tese da livre navegação do Rio Amazonas…

    • GARIMPEIRO brasileiro é Preso ,mas as ONGs estrangeira fazem o que querem ,Roubam ,controlam ,etc ,onde esta o Exercito para eles ,demonstram claramente que Roraima foi Internacionalizada ,e que o Exercito esta cheio de Cagões !!

    • Quando o ESTADO brasileiro e o Judiciário resolverão a situação da ONG ACWA ,que diariamente fecha a Estrada entre Manaus a Rio Branco as 18 horas ,somente reabrindo as 6 horas ,esta ONG é Estrangeira ,onde também esta O EXERCITO ?onde esta aquele Apátrida Vendido do Aires BRITTO que avalisou a Internacionalização do ESTADO ?onde estão as Unidades do Exercito que deveriam estar localizadas nas Fronteiras do Estado e tão alardeadas pelo Nelson Jobim ,outra desgraça nacional ?

      Outro caso : Souberam que a GOL ,Vítima do Acidente com sua Aeronave ,sobre Mato Grosso ,foi obrigada pelo Judiciário Apátrida a Indenizar os Indios em 4 milhões de Reais por SUA aeronave ter caído em Reservas da União ,ocupada por eles ,estes mesmos Indios que se recusaram a ajudar nas buscas ,só ajudando em troca de Dinheiro ! Grande Judiciário ,Grande REPUBLIQUETA!!!

      • Que ministério público, este órgão está tão controlado pela CIA quanto a nossa ilustríssima polícia federal. Não há mais instituições​ nesse país que funcionem independente, tudo é imparcial, influenciado, infiltrado, sabotado, disfuncional.

  2. Quando eu penso nas pessoas q apoiaram e tiveram a chance de mudar isso e não fizeram NADA, pior, conseguiram deixar oq já era ruim péssimo,eae essas mesmas pessoas saem nas ruas ateando fogo em pneus para bloqueá-las tirando o livre acesso do trabalhador, e ainda depredam o patrimônio público, apenas para chamar aqueles que descobriram a tempo e abriu os olhos q tudo era uma farsa, e ter q escutar é “golpista”, olha, tem q ter sangue frio.

    Esses mesmos apoiadores das causas falidas, q apoiaram e continuam apoiando bandidos q assaltaram o nosso país, que quase nos transformaram numa Grécia sul americana, tem o cinismo e a cara de pau de ficar nas redes sociais, blogs e sites chamando quem desmascara essa gentinha de “entreguistas” e de falar q “agora é que vão saquear mesmo” rsrs.. só rindo pra não chorar

    é muito cinismo, chega ser impressionante !!! Deve ter faculdade para cinismo em algum lugar no Brasil e eu não to sabendo, pq oq to vendo de gentinha com doutorado nessa área não é brincadeira.

    Mas vamos lá, sobre o post

    oq eu falo há tempos, o problema tá no brasileiro, sempre é o infeliz do brasileiro q faz as coisas erradas. Se tem gringos entrando e índio com esse monte de terra demarcada, e se deixando se explorados por eles, quem são os lazar#$% q deixou ?

    Todo mundo sabe oq tem q fazer, não precisa nem explicar pq já foi debatido isso em tantos forums, blogs e sites especializados em defesa sobre esse tema, mas brasileiro é uma raça lazar#$%¨@ demais.

    o inimigo tá aki dentro, e ele precisa ser contido a todo custo, tem q atacar na RAIZ do problema, senão não adianta.

    lembrei de uma piada sobre o povo brasileiro pra terminar descontraído o comentário.
    ____________

    Certo dia, Deus estava pensativo no Céu, diria até um pouco entediado, quando o Anjo Gabriel reparando o semblante de Deus, se aproxima e pergunta o que O aflige…

    – Não sei, estou querendo fazer algo mas não sei o que ainda… – responde Deus

    – Huumm! – responde Gabriel, que pensa por uns instantes e completa – Porque o senhor não faz o que mais gosta, crie um mundo novo complexo e bem feito como tudo que o Senhor faz!

    Deus Levanta uma das sobrancelhas pensa por uns milésimos de segundos e sorri – Boa idéia meu Anjo! fique ao meu lado e veja a criação desse novo mundo…

    – Vamos definir a forma do mundo… Quadradro? Não.. triangular? Não… creio que redondo… isso redondo levemente achatado nos polos!

    O Anjo Gabriel ficava a observar o Mestre trabalhar e via o mundo sendo formado e mudado em cada palavra que Deus ia falando.

    – Gelo nos dois pólos – continuava Deus entretido em sua criação – Água, muita água, com muita vida: animais aquáticos de todos os tipos e tamanhos. Terra… Creio que farei algumas porções de terra para criar novos seres… isso… 5 grandes porções de terras que serão chamados de continentes… Essas terras ao norte do planeta terão desertos, rios, riquezas minerais intercalando terras ricas e terras pobres. Esses ao sul do planeta terão um clima tropical agradável, e esse aqui (apontando para o que um dia seria chamado de Brasil) terá um clima perfeito, tropical, grandes florestas, terras férteis…

    Nesse momento, o anjo Gabriel começa a ficar um pouco incomodado em seu local de observação e Deus continua em sua empolgação…

    – Ao norte terá épocas de furacões aqui… terremotos ali… tsunamis acolá… e nesse pais ao sul, mares calmos, um enorme litoral ensolarado, belos rios, petróleo em terra e mar…

    Nesse momento, o anjo Gabriel não se conteve e soltou: – Mas Senhor!

    E Deus percebendo que algo incomodava o seu auxiliar pergunta – Que foi ? algo lhe encomoda ?

    – Desculpe Deus, sei que o Senhor escreve certo por linhas tortas, é onipresente, onisciente e onipotente… e tudo mais…mas…

    – Pode falar meu querido, o que o aflige ?

    – Creio que o Senhor está a fazer uma certa injustiça nesse mundo novo, reparei que em todos os locais o senhor balanceou riquezas e pobreza, coisas agradáveis com algum tipo de tragédia…

    – Sim, fiz isso – responde Deus.

    – Mas reparei que nesse local ao sul do Planeta o senhor não fez isso, lá você colocou terras férteis onde plantando tudo nasce, água doce em abundância, enormes matas tropicais, rios caudalosos, subsolo rico em minerais, petróleo no mar e na terra, um litoral imenso e lindo, clima tropical o ano todo, alimentos em todos os cantos, e lá não terá guerras, terremotos, inundações, pragas, fome.. nada ???

    Deus olha nos olhos do arcanjo Gabriel, coloca sua mão em seu ombro em sinal de afeição e sorrindo fala :

    – Calma Gabriel… Você vai ver o povinho que vou colocar lá!!!”

Comentários não permitidos.