2º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral apoia atividades na área do Com4ºDN

Exercício do Rebocador de Alto Mar “Almirante Guilhem” com aeronave

De 8 de fevereiro a 13 de março, o Comando do 4º Distrito Naval contou com o apoio de uma aeronave UH-15 “Super Cougar”, do 2º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral, para operar a partir da base aérea de Belém (PA), com o propósito de levantar dados operacionais para a futura criação de um esquadrão de helicópteros. Durante a missão, o destacamento aéreo realizou uma série de adestramentos e operações e, ainda, acompanhou a rotina de manutenção e operações do 1º Esquadrão do 8º Grupo de Aviação (Esquadrão Falcão), da Força Aérea Brasileira (FAB).

Exercício de rapel com militar e cadela do 2ºBtlOpRib

Nos dias 22 e 23 de fevereiro, o Navio Auxiliar “Pará” e o Rebocador de Alto Mar “Almirante Guilhem”, do Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Norte (ComGptPatNavN), participaram pela primeira vez de exercícios com a aeronave “Super Cougar”, no rio Pará, para manter a qualificação das equipes de manobra dos navios na realização de operações aéreas.

imagens aéreas do Farol da Ilha do Medo, em São Luís (MA), feitas da aeronave UH-15

Em seguida, entre os dias 24 de fevereiro e 3 de março, o 2º Batalhão de Operações Ribeirinhas realizou o Adestramento para Mestre de Lançamento, com o emprego da aeronave, o que permitiu a realização de ações específicas de infiltração em regiões de mata densa, que impedem o pouso e a aproximação do solo, tendo colocado em prática as técnicas de rapel, fast rope e helocasting. O adestramento contou, ainda, com a participação de mergulhadores do ComGptPatNavN e da cadela “Hidra”, que pertence ao canil militar do Batalhão.

Autoridades do Estado do Pará ao conhecer a aeronave

Já no período de 6 a 8 de março, a aeronave apoiou o Centro de Levantamentos e Sinalização Náutica da Amazônia Oriental, conduzindo equipes de inspeção para o Farol da Ilha do Medo e para o canal de acesso à Ponta da Espera, em São Luís (MA). Por oportunidade, também foram realizadas visitas técnicas em outros faróis sob responsabilidade da Capitania dos Portos do Maranhão.

No dia 10 de março, na Base Aérea de Belém (PA), foi realizada uma apresentação sobre a aeronave para autoridades paraenses, seguida de sobrevoo pela orla de Belém (PA) e pela área do Porto de Vila do Conde (PA). Participaram do evento o Senador Paulo Rocha; o Comandante Militar do Norte, General de Exército Carlos Alberto Neiva Barcellos; o Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Pará, Desembargador Ricardo Ferreira Nunes; a Presidente da Sociedade Amigos da Marinha (SOAMAR-PA), Sônia Guedes; o Vice-Presidente da SOAMAR-PA, Carlos Nascimento; o Consultor Jurídico Substituto da União no Estado do Pará, Antonio Chagas Rodrigues; entre outras autoridades e civis.

Finalizando a missão, no dia 11 de março, pela manhã, o “Super Cougar” ficou aberto à visitação.

Fonte: MB