VENEZUELA: “Pedido de ajuda à ONU evidencia incompetência de Maduro”

Maduro não esclareceu por que pediu ajuda à ONU justamente neste momento

Presidente venezuelano recorreu às Nações Unidas para lidar com crise de medicamentos. Solicitação é declaração não oficial de que situação é realmente séria, diz jornalista baseado em Caracas em entrevista à DW.

A escassez de medicamentos na Venezuela fez com que o presidente Nicolás Maduro pedisse, na última sexta-feira (24/03), ajuda à ONU para “regularizar” o problema e lidar com a crise econômica que assola o país.

Segundo a Pesquisa Nacional de Hospitais 2017, divulgada neste mês, 78% dos centros hospitalares sofrem com a falta de remédios, e 51% das salas de operações não estão funcionando.

E entrevista à DW, o jornalista Juan Francisco Alonso, baseado em Caracas, alerta que as vidas de 4 milhões de pessoas estão em risco no país. “Na Venezuela, há pessoas que morrem porque não há medicamentos para tratá-las”, diz. “Pedir ajuda é o reconhecimento da incompetência do governo de resolver ele mesmo os problemas.”

Deutsche Welle: Agora é oficial. A Venezuela solicitou ajuda à ONU, apesar de o problema de abastecimento já existir há muito tempo. Por que, precisamente agora, foi feito esse pedido?

Juan Francisco Alonso: Não se conhece a resposta para essa pergunta. Maduro não deu nenhuma explicação por que deu esse passo precisamente agora. Nesta manhã [25.03.] houve notícias de que havia vários barcos carregados nos portos venezuelanos, mas que não descarregaram porque a mercadoria não estava paga. Ninguém quer emprestar dinheiro para o governo nem fiar mercadorias. Mas agora está claro que o governo não pode resolver sozinho esses problemas e, por isso, pede ajuda humanitária. A situação é extremamente crítica, especialmente quanto a medicamentos.

O pedido de Maduro tem precisamente a ver com os remédios. Até que ponto é complicada a situação nos hospitais venezuelanos e quanto a consultas médicas?

Há organizações que calculam que as vidas de 4 milhões de pessoas estejam em risco na Venezuela. Estamos falando de mais de 200 mil pessoas com hipertensão e outras doenças como câncer e infecções com o vírus da aids. A gravidade do problema fica clara se somarmos quantas pessoas estão com acesso restrito ou nulo a medicamentos. Na Venezuela, há pessoas que morrem porque não há medicamentos para tratá-las. Além disso, faltam equipamentos médicos. O governo tem culpa disso tudo, pois ele deve garantir o direito à atenção médica e não o cumpre.

Não é irônico que Maduro se dirija à ONU? Caracas sempre viu o fantasma do imperialismo americano por trás dessa instituição.

Maduro nunca criticou diretamente a ONU. Ele atacou especialmente as pessoas que incentivaram a Venezuela a pedir apoio à instituição. E criticou aqueles que usaram o termo “ajuda humanitária”. Embora ninguém nunca dissesse oficialmente, muitos pensam que a ajuda humanitária poderia abrir as portas para uma intervenção estrangeira. Essas pessoas pensam realmente que, se pedirem comida e remédios à ONU, os capacetes azuis virão ao país para distribuí-los à população.

Mesmo assim, o pedido de ajuda é uma derrota para a política de Maduro.

Certamente. É o reconhecimento da incompetência do governo de resolver ele mesmo os problemas. Eu vejo isso como o que acontece quando se recorre aos Alcoólicos Anônimos. O primeiro passo é reconhecer o vício. No caso da Venezuela, isso significa que o governo deve admitir que o modelo econômico não funciona e mudá-lo. Isso o governo não quer fazer. Mas o pedido de ajuda é uma declaração não oficial de que a situação é realmente séria. E que nunca antes se havia registrado na Venezuela uma situação como a atual. Essas coisas acontecem no Haiti, mas não em um país que, há três anos, ainda tinha receitas abundantes provenientes do petróleo. Naquele momento já havia sintomas de problemas. Agora que o dinheiro não flui mais aos montes, não há nada que possa esconder os problemas, e estes se mostram com toda a sua dureza.

O que a ONU pode fazer para resolver o problema de abastecimento de medicamentos na Venezuela?

Isso pode levar tempo. Porque se trata de recuperar um sistema de saúde por completo. Para aliviar a necessidade mais imediata, seriam necessários duas centenas de navios cheios de medicamentos. Depois, deve ser retomada a produção de remédios. Bayer e outras empresas farmacêuticas têm fábricas no país, mas não produzem nada, porque lhes faltam matérias-primas. Também os equipamentos hospitalares devem ser consertados e, para isso, precisamos de materiais de reposição. Além disso, temos que encontrar substitutos para os quase 19 mil médicos que abandonaram o país nos últimos anos.

Fonte: DW

78 Comentários

  1. Mais um triste capítulo a evidenciar a derrocada do “socialismo do séc. XXI” na Venezuela…..

    Semana passada a polícia deu batidas em todas as padarias de Caracas. Motivo: fiscalizar se elas estavam produzindo Brownies. Isso mesmo, hoje em dia na Venezuela, em virtude da incompetência do regime, as padarias estão proibidas de produzir brownies. Some-se a isso a corrupção endêmica que assola o aparato estatal e as forças armadas terem se convertido em um dos maiores cartéis de drogas do mundo, o Cartel de Los Soles, e temos a receita que avança rapida e perigosamente para o desastre, com um sério risco de ocorrer uma guerra civil.

  2. a onu serve para que pois a venezuela atacada pela revoluçoes coloridas dos estados unidos igual fez aqui no brasil ,ai a venezuela nao pode pedir ajuda para onu que na verdade nao vai ajudar ou vai fingir que ajuda basta ver no iemen ou iraque , ou siria que os estados unidos bombardeiam civis e a onu fica calada
    na verdade a onu é apenas um braço da politica norte americana , aqui colocaram um bando de entreguistas
    como na venezuela eles tentam fazer uma guerra civil no brasil tambem ,pois se a elite pensa que eles os grngos a intermedio desses entreguistas apenas querem tirar os direitos dos brasileiros estao redondamente enganados eles querem fazer uma revoluçao colorida igual na ucrania , libia , siria , egito , algo que dure para curar e coloque o brasil a anos de uma recuperaçao
    a venezuela tem uma forças armadas mais unida que a nossa a nossa ainda esta falando de aposentadoria estao pensando que eles os pau mandado entreguistas irao serem fieis ao acordo , eles mudam as leis na calada da noite acorda oficial estrelado , vi o pronunciamento do comandante do exercito 70 mil soldados novos , sim 70 mil explorados novos sr estrelado , para ficar fazendo papel de policia e depois voltar para morar na favela onde ele puxou guarda
    nem para os praças de carreiras voces liberam o porte imagina para os soldados nb
    acorda praças

      • operacional estou nem ai se você me entendeu ! a mensagem não é para não quem não quer entender , entendeu ??? ou vai ficar ai pagando um sapo de desentendido !!!

      • rs isso mesmo teropodre você compreendeu a informação desestabilização da Venezuela causa vários efeitos nocivosao pais e isso é uma deles
        sabe você é pobre de direita que eu mais gostuuu rs

        o teropodre respondeu essa ai para mim roberto .
        obrigado teropode .

      • A falta de gêneros básicos como o famigerado papel higiênico não é culpa de nenhuma “campanha de desestabilização” mas sim da incompetência do Maduro, que colocou a polícia para dar batidas nas padarias pois agora é proibido fazer Brownies……

        E já que você odeia tanto drogas o que me diz das forças armadas venezuelanas terem se tornado um dos maiores cartéis de drogas do mundo, o cartel de los soles, que inclusive lava o dinheiro na PDVSA a petroleira estatal?

      • entendo ss88 ou melhor hms tiraleite
        vocês irão soltar essa agora de que a Venezuela é um pais traficante

        veja bem os estados unidos é o pais traficante e consumista do mundo
        depois da invasão no afeganistao aumentou a produção de papoula
        soldados americanos pegos na coreia do sul com malas de drogas psicotrópicas

        DEA americana entregando armas para carteis mexicanos
        e você ai me fala que a próxima do imprerio do mal vai ser acusar a Venezuela do que os estados unidos fazem

        engana quem não tem um goolge para procurar o que acabei de escrever

      • “S-88
        28 de março de 2017 at 15:26

        E já que você odeia tanto drogas o que me diz das forças armadas venezuelanas terem se tornado um dos maiores cartéis de drogas do mundo, o cartel de los soles, que inclusive lava o dinheiro na PDVSA a petroleira estatal?”

        existe quem vende porque existe quem promove/financia/consome…e adivinha só qual é pais que mais promove, consome e financia o trafico pelo o mundo?!:

        http://paraentender.com.br/george-soros/

    • As únicas desgraças completas são as desgraças com as quais nada aprendemos…a historia nos mostra como a América do Sul sempre foi alvo de incursões e movimentações obscuras de “alienígenas”…e infelizmente isto perdura até os dias presentes pela ignorância e falta de informação das massas…a América do Sul sempre foi palco de disputas de interesses entre players mundiais…e o meu grande temor é que uma certa republica das bananas hoje tomada e aparelhada pelas “forças ocultas” de sempre seja usada como massa de manobra em algum conflito por aqui para defender interesses alienígenas…já que hoje o destino/rumo deste pais não são mais guiados por nós…

      • jpc3 alias deagogó , com tantas matérias passadas aqui você ainda pergunta rsrs

        faz o seguinte pega o note e escreve no google e faz essa pergunta que você acabou de fazer
        fácil assim .

      • A propria existencia americana gera estas ideias bolivarianas , na impossibilidade de-se equiparar a eles em termos tecnologicos ,culturais e economicos , ———- sempre levanta uma ideia genial , mas sempre fracassam , porque nao sao yankes ,nao possuem DNA viking , entao nao eh errado afirmar que os EUA sao os responsaveis por todas as mazelas daqueles que os invejam e sao vira-latas o bastante para nao alcança-los !

      • teropodre e você querendo se embuchar de um viking não mudou nada

        vai la no carnaval ver se encontra algum baitola dos estados unidos para você ganhar um gren card viking

        ainda bem que você existe senão perdia a graça

      • maquina troll , so tem troll no nome ,pois sempre escreve varias verdades
        eu completo seu texto da seguinte forma o pior cego é aquele que não quer ver
        esta na cara de todo mundo ,mas as vezes o medo da realidade faz com que as pessoas se fechem em seu mundo de ilusão

        volto a dizer que quando o plano brasil noticiou que o facebook era a maior arma da cia
        isso 5 anos antes de snowdem da nsa falar qualquer coisa para o mundo na matéria estavam vários descrentes
        hoje els continuam descrentes pois na real já estão de joelhos faz tempo ate o espirito deles vive de joelhos rsrs

      • “PÉ DE CÃO
        28 de março de 2017 at 14:35

        maquina troll , so tem troll no nome ,pois sempre escreve varias verdades”

        Obrigado amigo PÉ DE CÃO….

  3. Nao vemos o mesmo tom crítico com o pedido desesperado do Brasil por medicos cubanos. Alias, o IDH da Venezuela é maior q o do Brasil.

    • Quem audita os números fornecidos pela Venezuela à ONU mesmo? Manaus e Boa Vista estão cheias de Venezuelanos que fugiram do “paraíso socialista” em virtude da falta de comida. O mais provável é que o real IDH de lá esteja bem abaixo de nós.

      • É td parte de uma campanha da Midia contra a Venezuela. Vc sabia q 80% da energia elétrica de Roraima é importada da Venezuela? Vc nao sabe pois é mais uma vitima da campanha de desinformação anti bolivariana.

      • Não existe nenhuma “campanha da mídia contra a Venezuela” e sim a evidente derrocada do “socialismo do séc XXI”. A presença de venezuelanos como pedintes nas ruas de Manaus e Boa Vista é um fato REAL meu caro! E sim, eu sei que grande parte da energia de Roraima vem do chamando “linhão de Guri” mas cabe lembrar que o Estado brasileiro PAGA religiosamente pela energia consumida.

      • “Doug385
        27 de março de 2017 at 19:30

        Porue não vai morar lá então? Recomendo que leve comida e papel higiênico daqui.”

        e porque vc não vai morar também lá pela síria pra ver e sentir na pele como é a “democracia tipo exportação” dos teus “heróis” ?!…vc ta precisando viver um pouquinho na Síria e na Ucrânia pra ver o que seus “Paladinos da Democracia e da Liberdade” fazem com nações/povos pelo o mundo…a cultura ocidental não apedreja por questões religiosas…mas bombardeia, tortura ou mata por poder e questões econômicas…neste caso as pessoas acham normal e algumas até aplaudem..o pior é ver vira-latas desta republiqueta de bananas DEFENDENDO atrocidades/crimes de uns enquanto CONDENAM as atrocidades/crimes de outros…

        Vejam como está a Ucrânia depois da revolução Maidan:

        Ucrânia compra gás 30% mais caro da UE em comparação quando comprava da Rússia;
        A moeda ucraniana se desvalorizou 350% em relação ao dólar;
        A inflação em 2015 foi de 43%;
        A indústria de defesa perdeu 80% de sua renda e agora na Antonov os trabalhadores trabalha UMA vez por semana;
        O governo ucraniano cortou laços econômicos com bancos russos e perdeu 9 bilhões em remessas dos ucranianos na Rússia, maior investimento direto que tinham.
        Pelos termos do FMI a ucraniana terá de pagar sua divida até 2041 com as gerações futuras dando metade do crescimento do PIB para os ocidentais se este chegar a 4% ao ano;
        De cada 5 empresas agrícolas na Ucrânia, 4 estão falidas.
        Padrão de vida nos ucranianos caiu 50%.
        Apenas 72 empresas agrícolas podem exportar para UE e desses 36 já exportaram tudo que podiam esse ano;
        Poroshenko tem uma popularidade menor que o seu antecessor,
        85% dos ucranianos não confiam no primeiro-ministro.

        Reportagem completa está no The Guardian.

      • The Guardian? É esse seu tipo de fonte?
        Há uma diferença entre mim e você: eu defendo o modo de vida ocidental, os valores morais que criaram nossa civilização. Já você cospe no prato em que come do conforto do seu teclado.
        Se acha que a Ucrânia está na pior agora, sugiro então que pergunte a um ucraniano o que ele sente sobre o Holomodor.

      • “Doug385
        28 de março de 2017 at 2:36

        The Guardian? É esse seu tipo de fonte?
        Há uma diferença entre mim e você: eu defendo o modo de vida ocidental”

        eu sei a “agenda” que tu defende teleguiado…rs..

        “Nada mais cretino e mais cretinizante do que a paixão política. É a única paixão sem grandeza, a única que é capaz de imbecilizar o homem.

        Como são parecidos os radicais da esquerda e da direita. Dirá alguém que as intenções são dessemelhantes. Não. Mil vezes não. Um canalha é exatamente igual a outro canalha.”

        Nelson Rodrigues.

    • E o que que isto tem a ver com aquilo ???… logo aparece mais um apregoando que a culpa é dazelites ou duzamericanus… normal… 🙂

    • Pq não se muda para a Venezuela ? Não tem papel higiênico, as filas são enormes dobram quarterões, falta alimentos e produtos básicos, e é até proibido fazer doces “caros”.
      Vai pra lá e nos poupe de alienação.

      • isso e parte da estrategia da midia para provocar a estrumentalizaçao humana anti social por la e seguir o sucesso brasileiro (do golpe) black friday da soberania nacional !
        faltando papel higienico eles sao obrigados a comprar jornal que nao ta ´´valendo nada la´´ mas tem que evitar que façam muito uso apropriado do mesmo por isso a falta de comida principalmente doces `caros` assim no seu tempo vago (fila que dobram quarteroes) podem ter aceso a visao politica de cidadoes de sucesso e cultos do mundo e sabem o que fazer de melhor (para si e para o´´mundo´´) com os recursos estrategicos da nacao

      • “NIcolas_RS
        27 de março de 2017 at 19:39

        Pq não se muda para a Venezuela ? Não tem papel higiênico, as filas são enormes dobram quarterões, falta alimentos e produtos básicos, e é até proibido fazer doces “caros”.”

        e porque vc não se muda pra Síria?!….pra ver e sentir na pele como é a “democracia tipo exportação” dos teus heróis e paladinos da justiça e da democracia?!…vá para lá viver junto com os Sírios na liberdade e na democracia que tanto defende e enaltece…rs…

  4. ……………… a ONU é pau mandado dos EU….desse tipo de pau mandado bem babão, subserviente mesmo…..está lá m Nova York num belo prédio as margens do rio Hudson, infelizmente com pinturas o Portinari….um autentico monumento ao niilismo cujos funcionários vivem em stress com medo dos EU cortar a verba com a qual paga parte de seus medíocres empregos …tá pior que sua predecessora, a Liga das Nações…só implementa aventuras dos EU como invasão do Iraque e quase manda bombardear a Síria por “suspeitas de que ela usaria gás venenoso contra sua população” aliás, tem uma porção de presepadas dos EU encobertas pela ONU….porque ela não pune os EU pelo bloqueio a Cuba??a ONU é o “piniqueiro” dos Estados Unidos………

  5. não foi por falta de aviso q isso acabaria assim.

    gentinha de baixo escalão q idolatra esse tipo de ideologia, assim como o nazismo, o socialismo seja qual for o nível de estupidez, tinha q ser crime, deveria estar na lei de todos os países.

    Nos livramos dos marxistas, mas ainda temos q nos livrar dos fabianos q estão no poder nesse país, esses são a esquerda chic q toma chá das 5, mas são iguais aos marxistas quando se trata de roubar, manipular, sabotar e boicotar o Brasil !

  6. Venezuela sempre foi uma “mer….” governada por uma minoria e casta “branca”, e é uma “mer…” ainda. Não tem industria alguma e importa quase tudo que consome (e este é sem duvida o maior problema da Venezuela) com crise preço do petróleo a conta deixou de fechar (com os sem o maduro) e o país entrou em metástase de um sistema que já era assim antes e perdura até o momento. Neste caso incompetência história e dependência absoluta do petróleo. Trocar por um governo inovador, realista e desenvolvimentista e que reduza na medida do possível essa dependência seria o ideal. Agora! Voltar a mesma “casta” que sempre os governou com igual incompetência e mero ciclo vicioso ideológico que os deixará permanentemente pequenos, pobres e desiguais.

    • PRONTO… aconteceu… como sempre A CULPA É DAZELITES BRANCA e DUZAMERICANUS… rsrsrsrrsrsrsssssss… se fosse a elite africana e os russos tudo estava resolvido ——– … rsrsrrsrsssss… essa é a gente que quer governar o mundo com esse tipo de mentalidade… 🙂

      • Meu amigo o “Branca” (entre aspas) e metafórico e não literal, não há problema algum se próximo líder venezuelano for suecodescendente, veja a composição de nosso congresso nacional e perceberá que majoritariamente a cadeiras são ocupadas por gerações da mesmas famílias (alguns estão lá desde a republica velha). Essa elite é de pensamento exacerbadamente conservador (não estou falando de costumes) até hoje, não quer um desenvolvimento real e uma classe média majoritária. Prefere uma economia agraria e uma classe dominante estável no poder que governa para si (Há exceções!). E isso se repete na Venezuela e em muitos países sul-americanos. Neste contesto trocaram um senhor por outro e voltar com velho senhor só trará o velho sistema, e melhor partir para novo. Mas integração continuará a ser uma sociedade empiricamente de castas.

  7. mas eu acho engraçado que aqui todo mundo acha ruim a Venezuela, mas ninguém quer ir pra Síria se mudar pra lá…pra ver e sentir na pele como é a democracia tipo exportação da “terra da liberdade e da democracia”….falam da Venezuela mas ninguém aqui quer ir viver lá junto com os Sírios na liberdade e na democracia levada pelos eua……mas são essas coisa que eu não entendo nessa caboclada daqui…rs..

    • Podemos dizer o mesmo dos que vivem metendo pau no inferno que é os EUA, sem saúde pública, sem previdência pública, sem educação pública, mas se esquecem que multidões põem a vida em risco diariamente para irem ao inferno, ao invés de permanecerem nos paraísos que são os seus países latinos com todas as sua benesses socialistas… OH POVO MASOQUISTA !!!… 🙂

      • “Zé Ninguém
        28 de março de 2017 at 7:38

        Podemos dizer o mesmo dos que vivem metendo pau no inferno que é os EUA, sem saúde pública”

        mas lá não tem saúde pública mesmo não….vc tem que pagar por tudo…e pago caro…sem dó…..até as mulheres após o parto se quiserem abraçarem seu filho recém nascido tem que pagarem …é serio mesmo…cobram até isso…porque toda mulher após o parto quer ver e abraçar o recém nascido… tirar foto ou filmar…e lá se cobra por estas coisas…é por isso que multidões de estadunidenses com aids e câncer vem para cá se tratarem nos SUS…pois aqui tratamentos como o de câncer e o de aids são de graça pelo SUS…ao contrario de lá…portanto quem reclama do SUS aqui…que vá para aquele lugar pra ver só o que é bom pra tosse…. 😉

        https://www.youtube.com/watch?v=VoBleMNAwUg

        “mas se esquecem que multidões põem a vida em risco diariamente para irem ao inferno”

        o fato de haver vira latas que arriscam a vida e se sujeitam a limpar latrinas desta gente só pra viver entre eles…não significa que eu seja do mesmo jeito…eu valorizo e respeito quem me valoriza e me respeita…simples assim…pois foi esta a educação que recebi de berço….eu estou me lixando para aquela gente e para aquele lugar deles…eu estou me lixando se eles são a pica das galáxias…se eles tem a Disney ou não sei o que…até porque eles estão se lixando pra este pais e para o povo daqui…e eu aprendi a respeitar apenas a “FORÇA MORAL”…a única coisa que eu aprendi a respeitar e a valorizar foi a A PALAVRA DE DEUS/RELIGIÃO(acima de tudo), A MINHA FAMÍLIA E AO QUE TENHO E AO QUE SOU…

      • “…mas lá não tem saúde pública mesmo…”

        Desde os anos 60 que os americanos contam com o Medicare, para idosos, e o Medicaid, para pessoas de baixa renda, que são sistemas de saúde inteiramente financiados pelo Estado. Há também o Veterane Affairs, que é para veteranos americanos.

        Tanto no Medicare quando no Medicaid, empresas privadas prestam o serviço, mas o Estado arca com os custos.

        Fora esses, existem mais dois sistemas de saúde mistos e o sistema de saúde privado.

        O atual sistema de saúde americano somente está essa loucura hoje por causa do próprio governo Obamista… Antes de intervenções estatais estabanadas, os planos de saúde eram bastante acessíveis a classe média… Agora é que virou bagunça…

        —————————————————-

        “…vem para cá se tratarem nos SUS…”

        Fontes, por gentileza…

      • Repito:

        O atual sistema de saúde americano somente está essa loucura hoje por causa do próprio governo Obamista… Antes de intervenções estatais estabanadas, os planos de saúde eram bastante acessíveis a classe média… Agora é que virou bagunça…

        ________________________

        O seguro americano somente cobre americanos natos ou pessoas com visto de residência permanente. Turistas estão fora… Não que ache correto…

        No mais, leia direito o que você mesmo posta.

        ttp://blogs.oglobo.globo.com/pagenotfound/post/turista-recebe-conta-apos-dar-luz-nos-eua-2-4-milhoes-555115.html

        “O plano de saúde da família… …está se recusando a pagar a conta. A empresa alegou que uma “condição pré-existente” a liberar de arcar com as despesas. A companhia afirmou, ainda, que a cobertura dada a Jennifer não se estende ao bebê.”

        Ou seja, é rolo do próprio plano de saúde.

        ______________________

        Cadê as “multidões” de americanos que vem aqui se tratar…? Não postou uma fonte disso ainda…

        O que vem pra cá, isso sim, são multidões de pessoas carentes dos países vizinhos…

        _______________________

        Licença maternidade nos EUA é 12 semanas, que é o mesmo para os pais… A legislação americana não obriga remuneração, mas isso varia de Estado pra Estado, com rendas que variam… A California, por exemplo, é um Estado que tem licença remunerada.

        Na verdade, isso pode variar de empresa para empresa…

        ttp://exame.abril.com.br/negocios/ikea-licenca-maternidade-paternidade-eua/

      • pfff…me poupe sujeito…vá com suas tergiversações e sofismas pra cima de outro..tudo o que expus aqui esta sustentado por fontes… deixe/pare de Egocentrismo ideológico….e tome vergonha nessa cara…

      • Pois é maquina… como eu disse: EITA POVINHO MASOQUISTA… saem desse nosso paraíso idolatrado até pelos americanos (sic) para tentarem a todo custo entrar no inferno yanke… 🙂

      • esta esperando o que?…vá para lá limpar latrinas daquela gente pra viver…já que sonham tanto assim em viver entre eles…porque pra eles…vc lá jamais prestara pra nada mais que isso.. rs….

      • “Bullying”….”Sexting”…adivinha só qual foi o lugar onde estas coisas foram inventadas e disseminadas para o mundo…tudo que perverte, subverte, que é ruim e que desgraça a vida hoje no mundo vem desta gente…inúmeros jovens neste pais e no mundo hoje se suicidam por conta/causa desta “moda” disseminada por esta gente pelo o mundo todo…porque as pessoas copiam e imitam…pois querem ser como eles…querem ser iguais a eles…

      • Como eu já havia previsto, pessoas como vc são doentes… vc ter divergências com o governo americano e até ódio a cultura dos mesmos é até aceitável sob a óptica que uma lavagem cerebral é capaz de fazer em mentes frágeis… mas dai a querer que todo um povo seja aniquilado por ódio descontrolado é sandice… esse, sim, é DISCURSO DE ÓDIO… o resto é bobagem… sério… vc precisa de tratamento psiquiátrico urgente… vc e outros antiamericanos que estão fora da casinha… lamentável… o que décadas de tosquiamento ideológico dazisquerdas não fazem em uma nação !!!… cria monstros inomináveis de concentração de desinteligência…

    • Que comparação tem a Venezuela com a Guerra civil na síria?

      Por que não compara a Venezuela com o Chile? Ou coréia do sul que são democracias de verdade em países que tinham tudo para serem fracos e atrasados?

      Ainda fico na espera para você dizer quais a sabotagens e embargos os EUA estão fazendo com a Venezuela!

      Como os americanos estão sabotando a economia deles?

      • “JPC3
        28 de março de 2017 at 13:16

        Que comparação tem a Venezuela com a Guerra civil na síria?”

        eu não estou comparando a Venezuela com a Guerra civil na síria…estou comparando é essa democracia tipo exportação que os eua estão levando pra Síria com o que vcs tanto reclamam na Venezuela….

  8. o mais engraçado é pobre de direita os famoso mendigo de direita mandando o outro morar na Venezuela cuba etc
    vai tentar morar no prédio do trump para ver se alguém quer vocês lacucaracha
    querem falar da Venezuela mas estamos no mesmo caminho e ate mais rápido pois os gringos fizeram o mesmo que fizeram la e conseguiram ludibriar vários otarios la também, e aqui idem
    que acham que aqui existe uma esquerda e uma direita e na verdade tem um bando de pobre governado por uma elite politica que depois de ver que foram tudo grampeado pela sna irão fazer o que os gringos madarem do jeito que mandarem para continuar a mamar nas tetas do governo
    so falta colocar a escravidao de volta no pais e vao
    assim revoltaram o povo que pode entrar em conflito igualzinho síria libia , iemen ,
    e ainda tem gente que pergunta o que isso tem haver
    a vai catar coquinho MOCORONGO rsrs

    • E os pobres de esquerda, que apenas servem de massa de manobra para a esquerda caviar continuar filosofando justiça social e arrotando populismo enquanto se locupleta do erário público como bem vem mostrando a Lavajato?

      • o hipócrita a jato ou
        o engana a jato ou
        o afunda a jato
        que você esta dizendo ? rsrs
        caiu que nem um patinho da fiesp

Comentários não permitidos.