Novos caças russos MiG-35 poderão substituir caças F-5 do México

O presidente mexicano Enrique Peña Nieto anunciou uma modernização em larga escala das Forças Armadas nacionais. O processo, que será concluído até 2030, prevê três fases; na última delas, entre 2025 e 2030, serão adquiridos 24 caças.

Embora não tenha sido especificado qual aeronave irá substituir os atuais modelos norte-americanos F-5 Tiger II, a abertura de uma licitação para a compra de caças leves supersônicos pode resultar na comprar de MIG-35 russos, dizem os analistas.

Segundo os projetistas, o MiG-35 é mais seguro, mais eficaz e 50% mais barato do que o seu antecessor MiG-29. Além disso, MiG-35 supera, na relação custo-benefício, seus análogos, como o francês Rafale, o sueco Gripen e o norte-americano F-16.

Apesar das vantagens, os especialistas acreditam que não será fácil entrar no mercado mexicano. “Devemos trabalhar duro para conseguir isso. Há vários fatores que atuam contra Moscou: a dependência do México em relação aos EUA, a falta de experiência mexicana no manejo de aeronaves russas, e as dificuldades associadas com formação de pilotos e pessoal técnico, além da manutenção das aeronaves.

“Por exemplo, quando os peruanos adquiriram MiG-29s em 1990, eles tiveram vários problemas com a manutenção e a operação dos caças. A Rússia deve fazer uma oferta especial para que o México escolha seus aviões”, disse à Gazeta Russa o especialista do Centro de Estudos da Sociedade em Situações de Crise, Aleksêi Krivopálov.

O novo caça multifuncional de geração 4 ++ MiG-35 foi apresentado ao público pela fabricante de aeronaves militares russa Mikoyan no final de janeiro. A diretoria da empresa afirmou que “vários países demonstraram interesse na aquisição do avião”.

Produção local

Em entrevista à edição mexicana da “Forbes”, o diretor-presidente da Mikoyan, Iliá Tarasenko, o objetivo da fabricante de aviões russa pretende expandir sua presença no mercado latino-americano e fomentar sua relação com os países da região.

Além disso, a empresa estaria dispostas a oferecer ao México um “generoso acordo de compensação” que inclui não só a manutenção de pilotos e o treinamento de pilotos e engenheiros, como também a produção de modelos MIG-35 em solo mexicano.

Para os especialistas, a intenção russa de iniciar a produção de caças no território do México aumenta as chances de assinatura do acordo. Ainda assim, o fato político deve pesar sobre as negociações.

“As chances do MIG são pequenas. O México é muito dependente dos EUA e não tem potenciais inimigos. Sua necessidade de caças se limita a duas dúzias de aviões. É improvável que o país que sempre compra tecnologia americana escolha um avião russo, e um modelo que ainda nem tem produção em série”, explica o editor-chefe do portal russo “Paridade militar”, Adrian Nikoláiev.

30 anos de atuação

Há dois anos, quando as Forças Armadas do México celebraram seu centenário, o comandante da Força Aérea Mexicana, general Carlos Antonio Rodriguez Munguia, anunciou que duas a cada dez aeronaves militares do país estavam em serviço há mais de 30 anos e, portanto, deveriam ser substituídas.

A situação dos bombardeiros no país é ainda mais crítica. Dos 12 caças F-5 Tiger II comprados dos EUA em 1982, apenas três puderam integrar o último desfile do Dia da Independência do México.

Durante os seis anos de mandato do ex-presidente Felipe Calderón, concluído em 2012, esses aviões lutaram ativamente contra os traficantes de drogas, interceptando criminosos que tentavam atravessar a fronteira a partir da Guatemala.

TATIANA RUSSAKOVA

Fotos: © Ramil Sitdikov / RIA Novosti – 26 de janeiro de 2017 Território do Complexo da Corporação industrial “MiG” em Lukhovitsy. Apresentação do novo caça multiuso MiG-35 Geração 4 ++.

Edição: konner@planobrazil.com

Fonte: Gazeta Russa

81 Comentários

  1. É o Efeito Donald Trump in action, mas acho difícil, um caça é por pelo menos vinte anos , Trump é, se muito,de quatro a oito anos, mas como no Brasil no FX2, tudo é possível.

    • Meu amigo estas mal informado , o Mexico já usa a muitos anos o SU 27 ; aquele ditado Mexicanos que diz : **Tão Longe de Deus e Tão Perto dos EUA** ! Este Ditado deve passar a ser nosso ,aqui nada pode ser russo ,se não os Colonizados têm Urticária !

      • Talvez não ,mais esta mais avançado em sua Independência que nós aqui . Como postei acima , o Ditado mexicano ,passará a ser nosso ,basta ver um oficial brasileiro ao lado de um outro dos Eua ou ao lado de um da RÚSSIA ,dos Eua parecem um cachorrinho balançando o Rabo, prestem atenção !!

      • Bom, os colegas já responderam por mim, obrigado. E ainda que SU 27 estivesse em operação não afeta o conteúdo da matéria.

    • “stadeu
      22 de março de 2017 at 6:22

      É o Efeito Donald Trump in action”

      Na torcida pra treta descambar de vez e os Mexicanos chutarem o pau da barraca e permitir os Russos e Chineses instalarem bases por lá…. 🙂

  2. Os russos com seus magníficos brinquedo de tecnologia da década de 60 do século passado … parabéns mexicanos, aos poucos vai mostrar ao canastrão de topete que não é bem assim como se esfola um bode .
    .
    O por falar em canastrão … que papelão foi aquele meu D’us do cara !.. não quis apertar a mão do governo democrático da Alemanha .. se com Angela Merkel foi daquele jeito … fico imaginando quando o presidente caramujo rastejante golpista for lá .. será que vai irar os sapatos ou arrear às calças .

    • Agora é mais essa … eu não posso parabenizar os mexicanos mais não ? …HAHAHAH .. será que os mexicanos devem comprara alguma coisa dos russos ? ..HAHAHAH …e se os mexicanos comprarem armas dos russos … eles não farão mal negocio; a final … rsrs .. os russos vendem até para os americanos e porque não podem vender também para os mexicanos ? … agora pronto … HAHAHAHA..

      • Quando os americanos cantam para os nossos militares ** O BOM MENINO NÃO FAZ PIPI NA CAMA ** eles ficam todos orgulhosos !!

      • Parabéns por quê?

        Se você ler o texto vai ver que o méxico não se manifestou, são os russos desejando uma venda.

        O México não comprou nada, nem perguntou nada para os russos.

    • “fico imaginando quando o presidente caramujo rastejante golpista for lá”

      É isso que dá quem não conhece o “livrinho”, continua insistindo que foi “gópi”….rs!

    • Com seus Brinquedos antigos a Europa se C..toda da Rússia ,então com os Novos os europeus sairão correndo da Europa, os pegaremos embarcados em Botes no Atlantico !

      • Pura “viralatice”… Tem “gente” que vive escolhendo um “amo”, de um lado ou do outro…Hay que tener cojones e patriotismo…

      • Patriotismo verdadeiro e pragmático… não esse pra consumo interno dazisquerdas fanfarronas… patriotismo a la TRUMP… esse é patriota mesmo… não indivíduos que pegaram o dinheiro do NOSSO banco de desenvolvimento e DERAM a cumpanheiros a fundo perdido… ALTA TRAIÇÃO contra o povo brasileiro… malditos…

      • Ué mete as Caras com ela ,a Europa sempre se borrou ,quando pensa no Grande Urso ,é só estudares História ,na História ,conheces tudo ,já no achismo !!

      • Esposito, o grande urso é só uma fábula criado pelas izquerdas… eles só tomaram conta de terras arrasadas deixadas pelos combatentes aliados contra as tropas alemãs na 2°GM… queria ver se fosse agora… a realidade é outra… se na época os ocidentais quisessem ter posto os russos pra correr teria sido a coisa mais fácil do mundo, pois o exército de Stalin estava em farrapos… menos, muito menos babação de ovo, meu caro…

  3. Como o representante russo disse, é muito difícil o governo mexicano optar por aeronaves russas devido a dependência mexicana (e porque não dizer da América Latina como um todo) dos EUA !

      • O México usa o Su-30? Deve ser junto com o Gripen bimotor e o gripen com a nova turbina da Volvo Aero que não existe mais…rs!

      • Você poderia provar isso ? Que o México opera SU-30 e que não rezam pela cartilha dos EUA ?
        Por gentileza tire-nos essa dúvida !

    • ZÉ NINGUEM ,estudes História da Rússia e Europa ,depois comente ,só mais uma coisinha para inicio ,as Desgraça da Alemanha foi o ataque Idiota a URSS ( Russia ) ,ela venceu a Guerra ,caso contrário irias fazer Curso de Alemão em Miamiburg !!

    • Concordo contigo e vou além! Seria mais provável que os peruanos adquirissem um número pequeno de células novas mas investissem mais no upgrade das que já estão em serviço.

    • Não é impossivel do Mexico adquirir não,eles não sãosubservientes colonizados como nós e priorizam suas necessidades sem capaxismos

  4. Meus caros,

    um dos objetivos da campanha militar russa na Síria foi mostrar seus modernos aviões multifunção.

    A Rússia agora tem uma vantagem no mercado de aviões G4++. As empresas Sukhoi e Mikoyan têm contratos estrangeiros para mais de 120 aeronaves (Su-30, Su-34, Su-35 e MiG-35), além dos cinqüenta Su-35, 30 Su-30SM, 37 MiG-35 e 34 Su -34 para ser entregue às forças armadas russas durante os próximos quatro anos.

    Pra se ter uma idéia o Egito assinou um contrato em 2015 para comprar cinqüenta MiG-29 e receberá seis deles até o final de 2017. Em seguida, a Força Aérea Egípcia substituirá os últimos F-7s (MiG-21s produzidos pela China) pelo MiG-35 . A China está atualmente recebendo 24 jatos Su-35. Pois é…os china.

    Durante a Singapore Air Show, feira de armas (que ocorreu de 16 a 21 de fevereiro de 2016), a Argélia assinou um contrato para um primeiro lote de doze aeronaves Su-32 (a versão de exportação do Su-34). Argélia pretende adquirir um total de quarenta Su-34s e quatorze Su-35s. Até 2017, a Argélia também deverá receber quatorze aviões russos Su-30MKI multifunção. A Jordânia está em negociações para o mesmo avião Su-32, que tem de substituir o antigo F-16 A / B. A Malásia, que tem dezoito Su-30MKMs em operação, quer comprar o Su-32 e o Su-35. A Indonésia, que detém 19 Su-27 SKM e Su-30MKI / MKK2, também gostaria de ter dez Su-35.

    Os aviões russos custam menos e muitos clientes acham o custo/beneficio muito mais atraente, em comparação com os ocidentais, embora a sua aviônica possa muitas vezes ser inferior. O preço de um MiG-35 é de US $ 35 milhões de dólares e um Su-30 custa US $ 50 milhões. É um preço “camarada” ou não é…!!!??

    Lembrando que entre 2014-2019, os EUA estarão descartando centenas de aeronaves militares. Na lista estão na sua maioria aeronaves de transporte C-130 H e C-17 e aeronaves de ligação / reconhecimento ou transporte VIP: o Cessna Caravan 208B, C-23A Sherpa, C-12R Horned Owl e C-12 MARSS II King Air. Todos foram usados até o osso ​​em campanhas no Iraque e no Afeganistão em pistas mal equipadas e mal mantidas.

    Vinte e um F-16 C/D serão retirados do uso pela Força Aérea dos EUA, mas irão para a Guarda Nacional dos EUA, e não para a OTAN.

    Em vez disso, em torno da Base da Força Aérea de Davis-Monthan, a Força Aérea dos EUA criou uma enorme área para armazenar aviões de caça bem preservados, com um Time Before Overhaul de cerca de 1.000 horas de vôo. Esta área é administrada pelo 309 AMARG (Grupo de Manutenção Aeroespacial). Eles estão conservando 290 F-16 A / B e 180 F-16 C / D que voaram por 5-12 anos.

    Países da OTAN como a Romênia, a Polônia (que manifestaram interesse em pelo menos 90 F-16), Bulgária, Croácia e outros membros estão interessados ​​em comprar F-16s de segunda mão. Eles preferem obter aviões armazenados, torná-los aptos a voar novamente, e, eventualmente, modernizá-los.

    No final de 2016, Israel retirou seu último avião F-16 A / B Netz, que tinha 36 anos. Cerca de setenta F-16 A / B Netz são preservados e podem ser revitalizados e modernizados pela indústria aeronáutica de Israel, se houver clientes para eles.

    A tendência de devolver esses aviões de 4ª geração usados ​​ao inventário aumentará nos próximos 10 anos, mesmo quando a 5ª geração de aeronaves for adotada em grande escala por aquelas forças armadas que podem pagar altos preços por eles.

    Grato

    • “Os aviões russos custam menos e muitos clientes acham o custo/beneficio muito mais atraente, em comparação com os ocidentais, embora a sua aviônica possa muitas vezes ser inferior. O preço de um MiG-35 é de US $ 35 milhões de dólares e um Su-30 custa US $ 50 milhões. É um preço “camarada” ou não é…!!!??”

      Já li por aí que o MiG-35 poderia custar 15 milhões… Só qd ele começar a vender mesmo é q teremos uma ideia do seu valor real.

      • Somente o baixo custo de obtenção do caça não significa que será vantajoso a médio/longo prazo sua aquisição… N fatores entram no cálculo… é preciso analisar tudo antes de bater o martelo…

      • Meus caros,

        gostaria de agregar mais informações sobre o Mig-35.

        Em 26 de janeiro de 2017, a Força Aérea russa começou a testar um lote de pré-produção do novo MiG-35, que é um derivado do MiG-29. O protótipo do MiG-35 foi primeiro voado em 2007; Agora a aeronave foi totalmente alterada e equipada com nova aviónica.

        O MiG-29 entrou em serviço em 1982. Houve 1.600 unidades produzidas. No combate militar, o MiG-29 foi ultrapassado pelo F-15 e F-16 devido a seu sistema inferior de aviônica. A razão para isso foi que, até 2004, a Rússia não dispunha dos fundos necessários para a investigação no domínio da aviônica, a fim de melhorar e substituir os equipamentos antigos.

        Ao contrário da RAC MiG, a Lockheed preferiu fazer melhorias contínuas no F-16, especialmente em aviônicos, em vez de projetar outra aeronave de geração de 4º ++. Desde 1978, eles construíram 4.500 aviões, em todos os modelos: F-16A / B (Block 1/5/10/15/20) e F-16C / D (Block 25/30/32 / 40/42 / 50/52), sendo o F-16E / F (Block 60) a versão mais recente – apresenta grande parte do equipamento da 5ª geração de aviões F-35. A Força Aérea dos EUA tem 900 F-16.

        Para aumentar o desempenho do MiG-29 próximo ao F-16, a RAC MiG Sokol fábrica de aviões em Nizhny Novgorod (400 km a leste de Moscou) criaram modelos atualizados, como o MiG-29M / M2, MiG 29 SMT e MiG 29 K / KUB (transportado por via aérea). O MiG-35 é a última versão do MiG-29 e não é concebido como um jato interceptor, pois é inferior ao F-22, F-35 e F-15. Com o MiG-35 C, os russos têm como objetivo reduzir o custo do vôo 2,5 vezes, aumentar a capacidade do MiG-29 de atingir alvos terrestres e defender-se de aeronaves de geração 4ª ++, como o F-16 C / D, Saab Gripen, Rafale, Eurofighter Typhoon e o F-18C / D.

        Pois bem, a cabine do MiG-29 foi redesenhada. O MiG-35 possui um EFIS (Sistema de Instrumento de Voo Eletrônico) que contém três visores coloridos MFD (display multifuncional) que exibem dados de navegação, assim como leituras sobre a situação tática, controle de motores, combustível e equipamentos especiais. Além disso, ele tem o HMTDS (Helmet-Mounted Target Designation Systems) e HUD (Head-Up Display) no pára-brisa. Ele usa um sistema de controle de vôo fly-by-wire com três canais. O sistema de comunicação MiG-35 inclui duas novas estações de rádio, uma delas também servindo como uma linha secreta de dados. A linha de dados transmite, via satélite, informações de pontos de comando e controle baseados no solo e em navios, e de aeronaves Airborne Warning and Control System (AWACS / AEW). Isso dá ao MiG-35 informações adicionais e confiáveis ​​sobre a situação no ar, o que aumenta a probabilidade de cumprir sua missão.

        Os dois motores RDN-33 TVN têm um impulso aumentado de 9.000 kg. cada. Ao contrário do MiG-29, os motores do MiG-35 foram equipados com BARK (sistemas de monitoramento e controle digital), têm um consumo específico baixo, não emitem fumaça e têm uma assinatura infravermelha muito pequena. Os motores RDN-33 TVN têm bocais de impulso vetorizados que lhe permitem mover-se para cima e para baixo e para a esquerda em 15-30 graus. Esses aperfeiçoamentos permitiram que o MiG-35 voasse a velocidades muito baixas sem limitações de ângulo de ataque e assegurou que também permanecerá controlável em velocidade negativa (tail-forward) por períodos sustentados. O empuxo Vetorado permite a execução de manobras bruscas com grandes sobrecargas para evitar mísseis ar-ar ou terra-ar. Além disso, existem tanques de combustível instalado dorsalmente (atrás do cockpit) onde as asas encontram a fuselagem. A capacidade interna de combustível foi aumentada para 950 litros, aumentando a faixa de vôo normal para 2.000 km.

        A principal fonte de dados terrestres e aéreos é o radar Zhuk-AE. Um radar AESA (sistema de varredura eletrônica ativa), pode detectar alvos aéreos a uma distância de 160 km e a 300 km para navios. O radar pode rastrear 30 alvos simultaneamente e atacar 6 deles. Radares do tipo anterior, PESA, tinha uma antena em forma de cone girada 360 graus para direcionar as ondas do radar em um feixe mais estreito. O painel de antena do radar AESA no MiG-35 é composto por 1.000-2.000 módulos TR (transceptores). Os módulos são dispostos no nariz, asa ou fuselagem, e funcionam independentemente uns dos outros. O feixe de radar é digitalmente modelado e moldado em um espaço delineado muito estreito por um computador. O computador seleciona a potência da radiação emitida por cada módulo TR em alguns milionésimos de segundo. Além disso, cada módulo TR pode ser programado para operar apenas como um transmissor ou apenas como um receptor, executando diferentes funções em paralelo. Dois computadores CIP (Common Integrated Processor) ajudam o radar.

        O MiG-35 tem um sistema de direcionamento / navegação combinando inércia, rádio e equipamentos GPS. O equipamento de navegação inercial BINS-SP2 é produzido pela KRET em cooperação com a SAGEM Defense-France e é baseado em três giroscópios a laser e três acelerômetros de quartzo. Este equipamento está ligado ao subsistema para condições de baixa visibilidade e para dirigir armas. Nos aviões F-22 e F-35 da 5ª geração americanos, o equipamento de navegação e os sistemas de orientação de armas de precisão já não estão instalados nos pontos de montagem por encaixe; O MiG-35 copia a solução de 5ª geração e estes dispositivos são incorporados no avião. Um sistema de controle de fogo OLS-35 do tipo IRST é montado no nariz e é usado em combate aéreo. OLS-35 pode localizar uma aeronave depois de descobrir uma emissão de calor em 50 km no “hemisfério frontal” e em 90 km “de frente para o hemisfério traseiro.” O MiG-35 é equipado com um pod interno FLIR (forward-looking infrared) Montado sob o motor direito do avião. Isto é para a navegação noturna e exibe uma imagem do terreno que está sendo sobrevoado, permitindo a identificação de alvos. O pod FLIR também fornece orientação autônoma de munições de precisão, como em aeronaves militares americanas. O pod FLIR tem um rangefinder laser para medir a distância para o alvo (até 20-30 km) e um projetor de laser para guiar bombas e mísseis.

        Tendo se afastado do uso de pontos de montagem para o equipamento opto-eletrônico, o MiG-35 aumentou o número de montagens rígidas de 6 para 9, com a carga útil máxima aumentando de 4.800 para 7.000 kg.

        O EW Equipment (Equipamento de guerra eletrônica) compreende um receptor de radar de alerta de banda larga com uma antena disposta sobre toda a superfície das asas e fuselagem. O MiG-35 possui sensores ópticos do tipo MAWS (sistema de aviso de aproximação de míssil), no espectro ultravioleta, montados na fuselagem, cauda e asas, que alertam o piloto de qualquer míssil ar-ar que se aproxima. O sistema EW também pode detectar o lançamento do MANPADS (sistema portátil de defesa aérea) ou um sistema de superfície-ar de curto alcance (10 km), um sistema de superfície-ar de médio ou longo alcance (30- 50 km). O microprocessador EW estima o tempo de impacto dos mísseis inimigos e controla o equipamento de contra-medidas eletrônicas ativas ou passivas. O equipamento EW é fabricado pela empresa italiana Elettronica (que incorpora o dispositivo ELT / 568-V2, o “jammer de auto-proteção para a auto-defesa da artilharia antiaérea controlada por radar”).

        O teste do MiG-35 deve ser concluído em 2018, com o primeiro lote de 37 MiG-35s entregues aos militares russos em 2019. A Força Aérea Russa opera cerca de 250 MiG-29 e planeja substituí-los por 170 MiG-35 . A primeira ordem estrangeira para o MiG-35 é do Egito, que assinou um contrato em 2015 para a compra de 50 aviões MiG-35, no valor de US $ 2 bilhões.

        Começou bem as vendas…

        Grato

      • Parabéns pelos comentários PRAEFECTUS. São comentários desse nível que me fazem frequentar o Plano Brasil.

    • Praefectus,

      Esses preços que expôs para ‘Fulcrum’ e ‘Flanker’ são provavelmente “fly away”, e certamente contando com um bom subsídio… Tirando isso, não creio que custariam muito menos que as opções ocidentais.

      Outro ponto é com relação a custo operacional. O que é barato na entrada, pode ser caro na saída… Não acredito que um Su-35, por exemplo, custe menos pra voar que um F-15 C/D…

      O mais, concordo…

      • _RR_ meu caro,

        até concordo em parte contigo com o “fly Away” e custo operacional por exemplo de um Su-35…

        Mas você há de convir comigo que adquirir um Su-35 é infinitamente mais fácil do que um F-15….

        Grato.

      • Carro popular pode ser vendido sem problemas a qualquer um… já uma Ferrari F50 só pra clientes especiais… capiche ???…

      • Zé Ninguém: seus comentários são péssimos. A maior parte está imundada por ideologia e são muito rasos. Dão pena para uma pessoa que parece gostar geopolítica.

      • Caríssimo, com toda a vênia, foi uma colocação de minha parte, modesta por sinal, esclarecendo que a visão russa de venda de arsenais é mais simples que dos “americanboys”, pois o nível de tecnologia embutida é menor ou mais acessível que dos americanos… peço desculpas a vc se não estou no nível de conhecimento técnico de sua pessoa, mas comentaristas do nível do PRAEFECTUS, que entendem profundamente da parte tecnológica de armamentos modernos, não pode se dar ao luxo de baixar ao nível aos demais leigos e usar adjetivos como “americanboys”… mas isso JAMAIS desqualifica suas aulas que enobrece muitíssimo esse espaço… ele tem meu respeito e admiração… grande abraço e saudações…

  5. Nem adianta insinuarem mimimi nem efeito Trump os Mexicanos sempre se interessaram por caças Russos e defesas aereas Russas.
    Essa é a diferença de um pais soberano na fronteira dos EUA,que depende dosEUA e apesar de toda dependencia nunca foram capaxosde Yankes no assunto defesa.
    Um verdadeiro tapa na cara do Brasil pais que sempre foi convidado por Russos para ser socio em suas tecnologias e avanços.
    A diferença de quem prioriza soberania com independencia de quem prioriza soberania com dependencia.

    • E qual caça russo e defesa aérea russa eles compraram?

      México é outra ———- de país, o fato de terem comprado alguma coisa da Rússia não quer dizer nada.

    • Comprar maquinário de guerra russo não é certeza de soberania e independência tecnológica… aliás, conceitos que o Sr. parece desconhecer a profundidade…

    • Perfeito ,mas enquanto houverem colonizados ,os mesmos que deram o Golpe da Republiqueta ,continuarem nesse Marasmo ,e nossas FFAA as Rainhas da Sucata ,Salven los Macaquitos !!

  6. As promessas de Trump foram revitalização dotrabalho e geraçãode serviçose para isso vai endurecer com corporações globalistas Yankes. Tera de alavancar exportações e necessita de algumas materias.veremos então o que o Dracula nutrido a sorvete de chocolate Belga fara no jogo do interesse nacional.
    Quanto aos mexicanos parabens,demonstram comprometimento.
    Muitos os tem como terceira potencia continental e as vezes ate penso que podem estar superiores a nós.

  7. PELO AMOR DE DEUS, as Forças Armadas do México são muito, mas muito inferiores do Brasil, e não usam caças russos!!!!!

    Só voam de F-5 velho e obsoleto, poucos ainda funcionam.

    Pelo menos a FAB modernizou os seus e tem um índice de disponibilidade superior a 50%!

    • A noção de geopolítica das pessoas:

      O méxico voa F-5, mas os cidadãos acham que é um país soberano e independente apenas porque se enganaram pensando que eles tem caças russos.

      Agora que souberam do F-5 vão falar mal do méxico de novo.

    • E quem disse em contrário ,mas mesmo assim seus militares e políticos ,escolhem o que devem escolher ,queria saber que Histórioa e Geopolítica as nossas Escolas de Formação Militares ministram a seus alunos ,incluindo a ECEME e a ESG ?

    • Em se tratando de Marinha e Foça Aerea sim mas possuem bom exercito bem armado e bem treinado mas como sites fazem calculos com numeros os colocam atraz de outros do continente.
      comexceção dos EUA os unicono continente com espertiase de guerra atualizada.
      No meu entender numeros de armas,tanques,canhões,blindados e etc não decidem guerras.
      A Colombia tem exercito maior que onosso com 50 anos de provação em combate.

  8. se eu fosse presidente do México deixaria de ser entreguista e não compraria mais nada dos EUA, só da Rússia, TUDINHO! ae eles vão deixar de ser entreguistas

    Brasil tbm tem q ir para o mesmo caminho, precisamos parar com esse entreguismo para os americanos e europeus, temos q ser patrióticos e amar nossa verdadeira mãe pátria rus…Brasil

    Só assim o Brasil e a américa latina deixará de ser subservientes dependentes, e ter opinião própria.

    ps: fim do stand up

    • Tenha certeza que opensamento dele é esse ele não é um capaxo subservientecomonossospoliticos.
      Se eu foce ele alem da compra dos Migs ainda instalaria linhade manutenção e montagem,a Russia vai adorar estar respirandono cangote Yanke.

  9. Falando sério agora

    acho q seria uma boa para o Brasil oferecer os gripens NG ao México, bom caça, custo mais acessível para eles, se nossos governos fossem um pouquinho sério e preocupado com nossa econômica, iria dar um pulo no México pra se aproveitar desse momento conturbado na relação deles com os EUA.

    Aproveita q os mexicanos estão mais “acessíveis” nesse momento, procurando por acordos comerciais com outros países, quem sabe volta de lá com alguma coisa boa para ambos os países.

    O problema é será q nossos governos tem o “feeling” de perceber isso ?

    o gripen NG cairia como uma luva para os mexicanos

    • CORRETO… mas azisquerda só sabem escravizar o povo… fazer comércio não é com ela… são incompetentes acima de tudo… competentes só pra mamar nas tetas do Estado providência…

      • não vi um desses socialistas “patrióticos q tem opinião própria” nos comentários, dar a ideia de ir lá no México e oferecer o gripen NG para eles.

        só babaram ovo para os russos, e ficaram com essa briguinha boba q tudo da Rússia é bom e dos EUA é coisa do capiroto rsrs..

        ——–

      • Alessndro aprenda a entender o que escrevemos ,ninguém disse que dos EUA é inferior ,postamos que o BRASIL e nossas FFAA ,primeiro só gostam de Sucatas ,poucas coisas desenvolvemos e quando desenvolvemos ,no mínimo as verbas em conta gotas fazem ma coisa demorar tanto ,que já nascem obsoletas ou quase ,a Rússia a China e a Ìndia podem nos oferecer coisa tão boas e por um preço muito melhor ,inclusive o desenvolvimento conjunto ,etc ,mas a desculpa é sempre a mesma ,Despadronização ,e até cego sabe que não é Verdade ,apenas para ser delicado ,brasileiro não gosta de ser chamado de Mentiroso ,prefere que o digam que Faltam com a Verdade . Enquanto isso o Poderoso país do IMPERIAL ,de Império caiu para República e para a Republiqueta Corporativista do BRASIL ,o País de Castas igual a Índia ,que a esta abandonando !!

      • Ele teve educação colegial deficitaria como ele mesmo ja informou. Leitura de texto,interpretação nele é nulo kkkkkk

      • Qual a sua formação, mesmo ???… pra entendermos como vc tem, em tese, mais capacidade educacional que os demais…

      • ZE NINGUEM ,penso que tu não sabes o que é esquerda e direita ,eu sempre fui antiesquerdista e para isso nunca precisei segurar no Saco dos EUA **inimigo dos Povos **,ainda não prestaste atenção ,mas eu ,me porto como um Nacionalista ,o mais perfeito que minhas condições me permitem,sempre os Interesses do Brasil estarão a minha frente .; mas como a Própria Rede Globo trata o Nacionalista Pejorativamente

      • Se vc prestasse atenção também, veria que eu não sou contra ou a favor de A ou B, desde que, de forma PRAGMÁTICA e não político/ideológica, qualquer relação econômica e geopolítica nos favoreça de alguma forma… o que não dá é escutar ladainha de iníquos querendo convencer que os culpados por nossa lastimas são uzamericanus e não a malta esquerda que nos governa… é simples assim… se um dia os direitistas tomarem o poder e fizerem as mesmas cacas que estes, levarão cacete também de minha parte… understand ???… o que não aceito é dourar a pílula do desconstrutivismo nacional e criar inimigos externos fictícios… saudações…

    • E se o contrato que fizemos ,dispor que não poderemos vender para o Mexico e somente os Suecos o podem vender !

      • Jose ate onde sei nossa area no comercio Gripen é no continente Americano e paises Africanos aos quais temos dominio comercial.
        O contrato la atraz não é so de compra e sim de associação noprojeto.
        Os proprios Suecos afirmavam que o vetor NG é exclusivo do Brasile ate eles para te-lo deveriam se dirigir a nós.
        Existe muita confusão a blogosfera trata apenas como compra e não é compra e sim associação no projeto inclusive com compartilhamento de novas criações e melhorias.
        O Gripen NG como a Saab mesmo afirma É EXCLUSIVO PARA O BRASIL.
        ja disponibilizei aqui trocentas vezes os links com o video deles se comprometendo nos termos que falei. quem quiser que pesquise e veja. Não perco mais meu tempo replicando mesmices nem ideologismos.
        Carinhosamente beijinhos nas nadegas de todos.

Comentários não permitidos.