Estas são as maiores potências militares do mundo em 2016

O site Global Firepower investiga todos os anos as forças armadas em 125 países e produz um detalhado ranking que mostra quais as mais fortes. Veja o resultado

49 Comentários

  1. Pois é né! E tem gente que ainda insiste em falar que gastamos pouco em defesa.
    .
    Oque fazemos é gastar mal. E não é de hoje. Forças armadas viraram cabidão de empregos. Mais de 90% do orçamento gasto com pessoa. Um verdadeiro absurdo.
    .
    Este ano o orçamento teve um aumento real bem maior que nos anos anteriores. Mas isto foi feito simplesmente para honrar a folha de pagamento. Afinal os gastos com salarios, pensões e aposentadorias deverão aumentar no mínimo em 27.9% nos proximos 3 anos e meio. Sem este aumento, não seria possível pagar a folha. Afinal alem do aumento concedido de 27,9% parcelado em 4 vezes, o efetivo continua crescendo e os gastos com inativos também.
    .
    É um absurdo gastar-se tanto e termos forças armadas tão mal equipadas.
    .
    A culpa é deste governo? A culpa é deste e de todos os anteriores, com destaque especial a Lula que e 2009 permitiu o aumento do efetivo da Marinha de 54.000 para 80.000. Os nossos governos não tem coragem de por ordem na bagunça que viraram as Forças Armadas. Os militares também tem muita culpa. É muito corporativismo, muitos projetos mirabolantes. Cada um defende seus interesses, sua fatia no orçamento bilionário e ninguem defende o Brasil. Qual a utilidade de 80.000 militares em uma Marinha que não navega?
    .
    Vamos ver se a Lava jato vai ter coragem de investigar o ProSub, compra de Helicópteros, Gripens, Guarani….Se tiverem coragem, teremos muitos militares investigados. Está mais do que claro que há suspeitas de corrupção nestas compras, basta ver os preços. Torço pra que isto aconteça, mesmo que isto acarrete o cancelamento/suspensão dos programas.
    .
    Precisamos passar este país a limpo. Antes que alguém comece a discutir quem é pior: se coxinha ou mortadela, na real, é tudo feito com carne fraca e farinha do mesmo saco.

    • Só fico abismado quando imploram o retorno de uma gestão militar ao pais. Se não gerem bem a sí próprios. Como irão ser diferentes, e foram?

    • A culpa não e do governo !!!!! O capital financeiro internacional tomou o poder do Brasil ex: vc não esta vendo eles levando nossos empregos para outras nações como por exemplo : a policia federal destruindo nossa industria de carne ,nossa engenharia pesada ,industria naval e o general não da nem 1 puxaozinho na orelha dos órgão de. Controle dos estado brasileiro !!!!!

      • Oh como eu gostaria que essa sua afirmação tivesse algum fundo de verdade… CAPITALISMO SELVAGEM JÁ… essa é a solução pro Brasil sair da escravidão da classe política esquerdista nacional… MENOS ESTADO e MAIS CIDADANIA… é isso ou ESCRAVIDÃO ETERNA…

      • A velha paranóia de colocar toda a culpa na “esquerda”.
        Desde 1500 até hoje, com um breve intervalo de 2002 até 2016, o Brasil foi governado pela “direita”, inclusive com 25 anos de ditadura militar.
        E ainda tem gente que diz que tudo de errado é culpa dos “cumunistas cumedor de criancinhas”.

      • E o que a esquerda fez nesse “breve intervalo”: Surfou em uma onda de commodities sem fazer reformas estruturais importantes, fingiu distribuir renda jogando migalhas aos pobres quando o bolo estava sendo dividido e saqueado em conjunto com seus sócios políticos e também “dazelite” (vide a empreiteira “cumpanhêra”) e levou a cabo uma política fiscal irresponsável que resultou em 13 milhões de desempregados.

      • A velha paranoia de afirmar que o Brasil já é capitalista… mas vindo de tipos como vc eu considero normal… ———– acha que o que aprendeu na panfletagem esquerdista no tempo de universidade é o suficiente para entender o mundo… vai nessa… o Brasil nunca foi capitalista, antes um país onde o Estado domina a tudo e a todos e esse mesmo Estado é dominado por uma corja política das mais bestiais que se pode encontrar no planeta… como não por a culpa nazisquerda se ela está no poder desde 1935 e por um curto período foi defenestrada do poder e a mais de 30 anos é hegemônica na condução do país ???… os fatos são os fatos… não adianta espernear…

  2. Bom dia.
    Brasil acima de tudo …principalmente aos desinformados e aos que ainda vive na lei de Gersom.levar vantagem.
    Quem Planta ….colhe.
    Brasil Terra maravilhosa.

    • Israel foi injustiçado.

      Israel gasta o dinheiro melhor,

      treina muito bem todos os seus cidadãos para que sejam a defesa do país (ao contrário dos nossos militares melancias, que sempre desconfiam dos paisanos e os tratam com desprezo),

      permite o armamento com porte de armas para sua população civil (senão, já teriam sido engolidos pelos terroristas)

      e consegue mobilizar, em pouquíssimo tempo, uma força de defesa de alguns milhões de combatentes,

      enquanto nossos militares não sabem o que fazer nem para controlar uma arruaça no Espírito Santo (e levam dias para tomar uma atitude e deslocar seu pessoal para lá).

      Não aprenderam nada no Haiti e pensam com a mentalidade da 1ª Guerra Mundial.

      E deixam nossos políticos lesarem a pátria mais do que invasores estrangeiros – nada fazem e nem reagem (nesse ponto, pensam igualzinho ao seu patrono, o Mal. Deodoro golpista a antipatriótico – porque o Duque de Caxias não merece ser patrono disso, pois é muita desonra para um homem honrado como ele)..

      • Caro M. Silva,

        Esse pais só tem bunda mole, que bate em mulher espanca mendigos e bêbados , na hora do vamo ver no quesito justiçá só tem frouxo.

      • M.SILVA apoio todo teu comentário ,Caxias e Osório ( este sempre foi um Ídolo para mim ) ,devem ter um Tremendo Desgosto de nossos militares ,os do Exercito no Golpe da Republiqueta ,que criou esta Republiqueta Corporativista e os atuais ,que hoje estão mais preocupados com o Futuro de suas aposentadorias : eu até penso que eles tenham um certo ** Privilégio ** ,até por serem eles diferentes das outras Castas desta Republiqueta ,fazem mais pelo Brasil ,as demais Castas somente nos depenam e avançam sobre o Orçamento Público ,deixando o Povo Trabalhador como Párias ,quase como Mendigos da Republiqueta !

    • Rafael, essa lista conta os exércitos por números, não pela qualidade. Temos maior número de soldados, maior número de blindados, de tanks , além de um orçamento em relação ao PIB . Porém essa lista não conta a qualidade de cada equipamento, ou a forma como é gasto. Nosso país tem sim um grande orçamento militar, mais de31 BILHÕES de dólares, porém 70% disso fica com a folha de pagamento e pensões.

  3. Os Políticos e Militares brasileiros agora mesmo é que deixarão a coisa correr ,criaram esta coisa de 15o Poder do mundo :vejo que não estamos no lugar que necessitamos ,mas no lugar que nos puseram no Papel, e Papel e BLABLABLA é a mesma coisa .Alguns aqui já se assanharam ,porém estendam uma coisa ,um País como o BRASIL onde seus militares e autoridades acharem que ter um EXERCITO numeroso vale alguma coisa , na necessidade coitado do País ,será ´posto de joelhos em questão de horas !

  4. Pera ai ! … brazil mais poderoso que a Arábia Saudita ? .. é isso ?
    .
    O Exército brazileiro Vs Saudita ; A força aérea brazileira Vs saudita; Marinha brazileira Vs Saudita .. e ai ? .. com todo equipamento militar saudita de última geração se comparado com as relíquias brazileira .. com tudo isso ? .. é para se pensar. nesta lista da Exame .. rsrs.
    .
    Nem adianta dizer que os saudita levam maior pau lá no Iêmen .. os EUA também levaram deles dos homens das selvas ( Vietcongues ), dos homens das cavernas( talibãs ) e nem por isso deixaram de pousar como bicho-papão do pedaço …. o exército de Israel levaram maior “sal” do hesbolar e nem por isso perderam, a sua mania de valentão para cima dos palestinos .. até a Rússia … levou uma cacetada dos homens das cavernas também .. más pelo menos .. se limpou em cima do ISIS e de quebra, vai colocar um cabresto no jacó .

    • Explica ai o cabresto que os americanos levaram do Talibã?

      Talibã levou uma surra, você nem vai querer comparar as guerras do afeganistão pode ter certeza.

      Outro derrotado foi o exército do Iraque, em 1991 (quando era potência regional) e de novo a partir de 2003, quando começou a guerra em que ele foi destruído.

      • A guerra americana no afeganistão provavelmente não foi vencida. Mas dizer que levaram pau ou perderam em combate não é verdade.

        Só isso.

    • Quem está vencendo na Síria não os russos, são forças sírias, iranianas e locais com o apoio dos russos e sua aviação.

      Quem está lutando nos combates urbanos ( levando tiro e morteiro todos os dias), em sua grande maioria são as forças do Assad.

      Justamente poderia se perguntar porque o exército russo não está no solo.

    • “e de quebra, vai colocar um cabresto no jacó”

      Que cabresto? Israel atacou a Síria três vezes em menos de uma semana e já disse na cara dos russos que não vai parar. Os russos que tratem de segurar o incompetente do Bachar que Israel continuará a atacar os prepostos de Teerã
      .

  5. Boa tarde, primeiro que Brasil e com s e não com z, Brasil é sim uma grande força pena que quem estar no comando não sabe ao menos o significado das forças armadas.
    Brasil acima de tudo.

  6. Lendo os comentários sobre a matéria…me lembro de torcedores de futebol em um estádio…

    O cara fica o dia inteiro escutando esporte no radinho, consegue ler uma ou outra reportagem sobre o assunto…

    Mas chega no estádio de futebol e acha que sabe escalar melhor o time que o treinador, que estudou anos para isso e convive no dia a dia do time…

    vai entender…talvez seja falta de “lenha para cortar”…

    • Depois de treze anos de “Pátria-educadora”, onde a boçalidade foi elevada à qualidade de categoria de pensamento, o que você queria amigo?

      • Em treze anos não se faz uma geração. A burrice vem desde o ano de 1500 e foi consolidada com o golpe da república. Em 25 anos de ditadura não se podia ter opinião contrária a dos militares e todos eram obrigados a desfilar no dia sete de setembro como se fossemos militares.
        Não foi 13 anos que consolidou a burrice dos coxinhas no Brasil, foi a idologia implantada pela classe dominante, totalmente subservientes aos comandos de Wall Streat.

      • Uma criança que estivesse com 5 anos de idade em 2002 completou 19 anos em 2016 ou seja, teve o duvidoso privilégio de experimentar todo o sistema educacional que elevou a boçalidade à categoria de pensamento. Pior: term a grande chance de carregar esses “valores” pelo resto da vida…….

        No mais, continuar insistindo nessa cansada cantilena de “gópi” apenas mostra desconhecimento do “livrinho” e principalmente do funcionamento das instituições…..

        E já que se falou em burrice, burrice mesmo é venerar político populista que se apresenta como “salvador da pátria” ou “pai dos pobres”, que jogou migalhas aos pobres fingindo distribuir renda quando na verdade seus sócios no poder se refestelavam com o grosso do dinheiro, que se acha acima da lei e das instituições a ponto de querer se esconder embaixo da saia da ONU para não ser investigado e que quer colocar a conta do crescimento da economia no povo forçando o seu endividamento.

      • …inteligentes e espertos mesmo foram os governos socialistas/comunistas da ex-URSS, dos paises do antigo Leste Europeu, dos governos bolivarianos da Venezuela, Bolívia, Argentina…

        …o Brasil escolheu o caminho errado na tua opinião né?…

        cada um que me aparece…

  7. O Brasil não prescisa de exercito!!!! E só chamar a policia federal que destrói tudo a mando do capital financeiro internacional sem nenhum vergonha na cara …parabéns PF……pelo menos o povo brasileiro já sabe que foi golpe mesmo !!!!! Alo alo tio sam destruirão mais um mercado no Brasil e os empregos já já ta chegando aí pros americanos !!!!as verdinhas$$ não falha .

  8. Que dizer que a Rússia com um orçamento 90 % menor que o americano faz o que quiser no planeta e os americanos não pode fazer nada para deter o urso …….o putin deve morre de rir !!!!!

    • E o que o a Rússia faz no mundo?

      Por que não invade a Ucrânia e pega Dombass de uma vez? Ou você acha que Putin não gostaria de fazer isso???

      Onde a Rússia faz o que ela quer? Na síria que é um dos poucos países aliados? Aí pode ser.

      Por que não derruba os aviões da OTAN que jogam armas para os rebeldes?
      Ou impedem Israel de bombardear a Síria?

      Tem muitas coisa que ela não faz porque não pode.

      • Tirando os americanos, os russos são a única potência com atuação militar 24 horas por dia por todo planeta Com seus avioes bombardeios nucleares estratégicos voando sobre nossas cabeças E avisando se fizer tudo que os yankees querem iremos te destruir sem piedade e os yankes nada fará !!!!!!

      • Concordoestritamente comteu raciocineo KGB. Tem gente que parece ate torcedor de facção criminosa do Blog Crimes News,fãboyzada subserviente.

      • “” E avisando se fizer tudo que os yankees querem iremos te destruir sem piedade e os yankes nada fará !!!!!”””

        Quem por exemplo?
        Porque até agora não vi eles atacarem nenhum aliado dos EUA.

  9. Japão em setimo tenho minhas duvidas e Brasil a frente de Israel tambem tenho minhas duvidas pois somos um pais que não atuamos em conflitos recentesentão analises a nós certamente se dão por numeros e suposições.

  10. Aos imbecis ideológicos que poluem esta coluna de comentários:

    Foi no Lula que os investimentos na nossa Base Industrial de Defesa foram retomados. Retomada esta que está sendo enterrada pelos assaltantes do poder, reunidos nas siglas PMDB e PSDB, auxiliados pelos ativistas judiciários do Ministério Público e Justiça Federal, do qual se destaca um pequeno juiz de Curitiba, afamado por se deixar avistar de maneira festiva e alegre em companhia de delatados do PSDB, estes, jamais investigados,

    Lembro que para o PSDB o Submarino Nuclear Braslieiro era um “elefante branco totalmente desnecessário”…

    O PROSUB existe apesar do PSDB/PMDB…

    Portanto, não me venham aqui com críticas aos 13 da presença da esquerda política no poder em um governo de coalizão. Já está na hora dos fan-boys se calarem!

    • Chamar outros de imbecis ideológicos não vai atrair simpatizantes à sua causa……

      E já que se fez aqui a conhecida propaganda então vamos discutir o assunto sim!? Por que ao invés de promover a consolidação da indústria de defesa colocando o BNDES como agente financiador da formação de conglomerados de defesa (EMBRAER e AVIBRÁS seriam os primeiros) o governo anterior preferiu colocar no mercado de defesa as empreiteiras que eram suas sócias no assalto à Petrobrás, com os resultados desastrosos conhecidos?

      A verdade meu é que para enfrentar os cenários adversos que podem vir e também para melhorar sua competitividade no mercado internacional faz-se necessária a consolidação da indústria de defesa nacional através da formação de conglomerados de defesa. E nesse processo o BNDES desempenharia papel fundamental.

      Ainda dentro do processo de consolidação da indústria uma ENGEPRON privatizada poderia assumir os Estaleiros EISA e não apenas terminar os Navios Patrulha cuja construção foi interrompida como também comercializá-los no mercado internacional. De igual a ENGEPRON privatizada poderia obter a concessão das instalações do AMRJ oferecendo serviços aos civis quando estivesse fora dos períodos de manutenção dos navios da esquadra.

      • Ele só esqueceu de dizer que o PROSUB afundou a MB e por isso estamos atolados e sem condições de se defender no momento… e que toda a farsa desenvolvimentista do governo larápio caiu como um castelos de cartas quando as contas foram abertas… ele deve estar bravinho porque devia ser o ministro de propaganda do governo defenestrado… é compreensível… 🙂

    • “do qual se destaca um pequeno juiz de Curitiba, afamado por se deixar avistar de maneira festiva e alegre em companhia de delatados do PSDB, estes, jamais investigados,”

      É nessas horas que um maior conhecimento do “livrinho”evita certos constrangimentos! O político do PSDB que estava sentado ao lado de Sérgio Moro (Aécio Neves) é Senador da República. Ou seja, possui foro por prerrogativa de função (STF)

      “Lembro que para o PSDB o Submarino Nuclear Braslieiro era um “elefante branco totalmente desnecessário”…”

      Caso trágico onde um caudilho esperto e sua sócia a empreiteira “Cúmpanhêra” se aproveitaram da ingenuidade e da megalomania de alguns almirantes para se dar bem. E somente eles se deram bem pois a Marinha vai rapidamente ficando sem esquadra e quanto à baleia branca atômica das profundezas, se um dia ficar pronta vai no máximo servir para gerar energia elétrica para a base de Itaguaí, a não menos megalomaníaca “Murmansky dos trópicos”….

    • kkkkkkk concordona integgra contigo Ilya kkkkk e agora a solução pra falencia trazida por comunistas é entregar de bom grado o Brasil aoscafetões dos fãboys e concordar com a escravizaçãodos Brasileiros kkkkk.
      Se falar algo alem disso vc é comunista.
      Deveriamos era passar o rodo geral e acabarmos com essa Republica de Ratazanas cléptocatras.
      Brasil o maior puteiro do mundo.

  11. Vou soltar a letra mais uma vez.
    Jaa muito tempo se é consenso de quando o bicho pegar de novo geral mas geral
    mesmo vai de ralo.
    Depois nãoacusem nossos guerreiros de anti-democratas ou comunistas.
    Não vai sobrar nada inteiro e nem de pé.
    Bordunada neles todos Cobrada sem dó nem piedade. Pela honra e pela gloria do Brasil.

    • Fazem mais de 10 DEZ anos que ouço a mesma coisa e até hoje não entendi quem são esses “guerreiros”… devem ser os mesmos que cortaram 64 cabeças lá em Manaus… ou então outras no Nordeste… porque os militares brasileiros é que não são… muito menos nossos policiais… será que iremos ser invadidos pelas farc e só vc tá sabendo ???!!!… e passada uma década, vai demorar mais quantas ainda ???… 🙂

  12. Esta pontuação é muito temerária, o site analisa população, economia junto, por isso o Brasil ta muito bem posicionado. Contudo nos dias atuais as Guerras são muito rápidas, se formos levar de fato a contagem de pontos só pelo equipamentos e homem ativos o Brasil ficaria muito abaixo desta posição… tem país pequeno da Europa com mais carros de combate ou caças de primeira linha que nós, e mais modernos.

    Não se iludam com estes sites, inclusive os números de equipamentos estão cheio de erros, afinal é complicado demais atualizar os mesmos sendo mais de 100 países…

    Israel tem um poder de fogo muito maior e detem muito mais tecnologia, não há comparação.

1 Trackback / Pingback

  1. BRASIL está entre as 15 maiores potências militares

Comentários não permitidos.