COMANDO MILITAR DA AMAZÔNIA (CMA) REALIZA AVALIAÇÃO OPERACIONAL EM AERONAVE TWIN OTTER.

O Comando Logístico (COLOG), em cumprimento aos Objetivos Estratégicos do Exército (OEE), contidos no Plano Estratégico do Exército (PEEx) 2016-2019 (Ampliação das capacidades de mobilidade e elasticidade; Prosseguir na estruturação da Aviação do Exército; e Apresentar estudos para adoção de Aviação de asa fixa no CMA), está realizando, por meio do CMA, testes em aeronaves.

Dentre as várias aeronaves estudadas, a Viking, fabricante da aeronave Twin Otter, está realizando um circuito no Brasil para uma avaliação operacional por parte do Exército Brasileiro.

O CMA estará, nos dias 21, 22 e 23 MAR 17, realizando testes de módulos logísticos para verificação das possibilidades e limitações da referida aeronave.

16 Comentários

    • Na certa esse Relojoeiro —— prefere que o EB voe tranqueiras soviéticas da Guerra Fria como aquele Antonov AN-4 ou algum “solta pecinha” xing ling…Entretanto continue comentando seu Relojoeiro,suas pérolas são tão incoerentes e engraçadas quanto seus amigos esquerdófilos…

  1. O Twin Otter é como um “sherpa” da aviação: pode fazer trabalhos difíceis e desafiadores com relativa tranquilidade. Mas A capacidade de Carga e Tropa.qual seria ??? E em regioes de Clima Amazonico ou Equatorial.como se comporta ???
    Qual a Versao disponibilada para este Evento pelo Brasil ???
    veja videos de suas Variantes pelo Mundo.

    Forte candidato…mas O meu Preferecial e outro.com capacidade de Transporte de Tropa e Autonomia ainda maior.

    https://www.youtube.com/watch?v=imQ05OVN0wI

  2. Sinceramente, entendo que a melhor opção seria um tipo com rampa traseira, para facilitar operações com carga.

    E dentro do que o EB parece querer, só existe duas opções: CASA 212 e C-23B…

    • Esse avião tem sim uma vantagem, possui uma versão com flutuadores que poderia muito bem usado na Amazônia e no Pantanal.

      • Perfeito Mestre Ricardo André,

        Ele possui versão com flutuatores o que seria muito bom para a região…embora o gran caravan tambem possua…este tipo de avião é simples e robusto, STOL.

        Muito importante que tenham capacidade de decolagem curta em pistas sujas e improvisadas naquelas bandas…

    • Ricardo, carvalho2008,

      Flutuadores limitam por demais a performance da aeronave. Eram extremamente importantes na época do CAN, que foi um tempo de desbravamento. Hoje, nem tanto. As missões de reabastecimento, na sua imensa maioria, ou são realizadas em campos de pouso ou lançam sobre as tropas por paraquedas.

      No que tange a capacidade STOL, os tipos que citei acima são excepcionais. E são aeronaves incrivelmente simples e robustas.

  3. boa noite irmãos, eu pessoalmente gostaria que o exercito realmente escolhesse duas versões uma na versão com flutuadores e outra para terra com rampa traseira, pois se tiver que descarregar ou carregar algo grande como vão fazer???

  4. a versão com flutuadores tbm tem suas vantagens, pois pode ser que onde eles tenham que pousar não tenham pista ou nenhuma clareira e é só descer com uma equipe através do rio com um desses com versão com flutuadores é o que eu penso.

  5. O EB quer avião bimotor, pela segurança de continuar voando mesmo monomotor. Já retiraram do CMA os Esquilo mono por causa disso.

  6. O vídeo postado pelo BrCometa deixa claro as capacidades extraordinárias (STOL) desse vetor. Seria um acréscimo e tanto às capacidades do EB no cenário amazônico. Mas, a meu ver o melhor é o M28, que por sinal possui porta traseira (clamshell). Além da óbvia rusticidade e capacidades STOL, as forças especiais dá USAF vão disponibilizar algumas unidades este ano, que continua em produção com uma subsidiária Sikorsky (PZL – Polônia), ao contrário do Sherpa.
    Pensando bem, são pra ontem, então que venham​ logo, qualquer que seja.

  7. Pelo andar da carruagem vai ser os aviões americano mesmo ainda mais depois que o en deixou o golpe passar e estão entregando o file todo do Brasil pros gringo.

  8. E imprescindível que o EB tenha seus aviões e a MB tb sem restrições,acabar com a utilização de so poder opetar aeronaves que sejam orgànicas a PA.
    Quanto ao EB que tb olhem aeronaves de treinamento e reconhecimento.

Comentários não permitidos.