Carabineros de Chile detiveram na madrugada de hoje, 2 militares e 7 funcionários da Aduana Boliviana na região de Cariquima.
Os bolivianos detidos, dentre eles dois militares ( um capitão e um sargento), foram surpreendidos por Carabineros em território chileno, em Panavinto, região norte de Tarapacá, enquanto controlavam veículos de carga.
Informações oficiais dão conta de que policiais da subcomissaría* de Colchane enquanto patrulhavam nas imediações de Cariquima, reportaram que militares bolivianos estavam controlando o tráfego de veículos de carga em território chileno, na área de Salar de Coipasa, a leste da região conhecida como Panavinto.
No local que fica próximo da fronteira com a Bolívia, os dois militares e sete funcionários da Aduana Boliviana foram flagrados pelos Carabineros no momento em que apreendiam um caminhão. Todos foram presos e encaminhados para a submcomissaría de Colchane.
Pelo menos 5 caminhões com militares bolivianos adentraram em território chileno, provocando uma situação de tensão com a polícia na fronteira.
Segundo autoridades chilenas, ainda não está claro se, se tratava de uma perseguição dos bolivianos por contrabando ao caminhão; ou se o interesse era em apropriar-se da carga transportada. O caminhão apresentava ao menos duas perfurações por tiros.
Com os bolivianos foram apreendidos todo o armamento que portavam e os veículos que utilizavam.
Com informações de: El Deber
5 Comments