General apoiado pela Rússia inicia ofensiva na Líbia

CAIRO, 14 MAR (ANSA) – Forças do general Khalifa Haftar, apoiado pelo Egito, pelos Emirados Árabes Unidos e pela Rússia, lançaram nesta quarta-feira (14) uma ofensiva para tomar dois terminais petrolíferos na Líbia, país que vive fragmentado desde a morte de Muammar Kadafi, em 2011.

Segundo a “BBC”, que cita um porta-voz do homem que comanda o leste da nação africana, forças de terra, mar e ar combatem para assumir o controle das refinarias de Ra’s Lanuf e Sidra, que estão nas mãos de milícias ligadas ao primeiro-ministro Fayez al Sarraj, apoiado pela União Europeia.

A ofensiva acontece no mesmo dia em que aviões de reconhecimento dos Estados Unidos identificaram uma aeronave e um drone russos em uma base aérea no oeste do Egito, perto da fronteira com a Líbia. Contudo, não se sabe se os veículos pertencem às Forças Armadas de Moscou ou estavam apenas prestando serviço.

“Não temos informações sobre isso”, afirmou o porta-voz do presidente Vladimir Putin, Dmitry Peskov. No momento, Haftar e Sarraj são os principais adversários na disputa por poder na Líbia, que ainda conta com um parlamento não reconhecido e liderado por Khalifa Ghwell.

Sarraj, baseado na capital Trípoli, é o chefe de um governo de união nacional referendado pelas Nações Unidas e fruto de um acordo assinado em dezembro de 2015, no Marrocos. Contudo, o gabinete não é reconhecido por Haftar, que tem sua fortaleza em Tobruk e representa as forças contrárias ao islã político.

O atual premier aceitaria integrar Haftar a seu governo, desde que ele fosse subordinado a um poder civil, mas o general, que comanda um conjunto de milícias chamado de Exército Nacional Líbio, pleiteia ter plena autonomia.

Já Ghwell chefia facções inspiradas na Irmandade Muçulmana e comandou Trípoli entre 2014 e 2016. Desde que perdeu espaço, já tentou expulsar Sarraj da capital em ao menos duas ocasiões.

(ANSA)

Fonte: ISTOÉ

5 Comentários

  1. “” Forças do general Khalifa Haftar, apoiado pelo Egito, pelos Emirados Árabes Unidos e pela Rússia”

    “”aviões de reconhecimento dos Estados Unidos identificaram uma aeronave e um drone russos em uma base aérea no oeste do Egito, perto da fronteira com a Líbia. Contudo, não se sabe se os veículos pertencem às Forças Armadas de Moscou””

    Identificaram um drone e uma aeronave Russos mas contudo nāo se sabe se pertencem as Força Aerea da Russia? Que jornalismo barato tendecioso e michuruca.
    Como diz o Trump: Fake News

  2. Meus caros,

    uma série de especialistas russos se encontram na região leste da Líbia deste
    o final de 2016 para apoiar as forças de Khalifa Haftar.

    O apoio russo conta com a anuência dos Emirados Árabes Unidos e assistência egípcia.

    O objetivo aqui é mobilizar as forças de Haftar, renovar o sistema de armas que eles têm e reformular os sistemas de defesa aérea e naval dos mesmos.

    Todo o sistema da força aérea usado pelas forças de Haftar foi revisto pelos especialistas russos.

    Muitas reuniões entre o governo de Tobruk e autoridades russas foram realizadas no Cairo no ano passado, resultando nesses acordos.

    Em fevereiro a Sociedade Nacional de Petróleo da Líbia (NOC) assinou um acordo de cooperação petrolífera com a petrolífera russa Rosneft, à margem da reunião London Petroleum Week, que incluiu as mais importantes empresas petrolíferas da Europa…

    Ainda de acordo com informações a Rússia havia concordado em equipar Khalifa Haftar com armas no valor de dois bilhões de dólares, usando a Argélia como intermediária. Segundo consta em 1 de fevereiro, após combates que ocorreram cerca de 70 soldados feridos do Exército Nacional da Líbia sob o comando de Khalifa Haftar voaram para Moscou para tratamento médico…

    Grato.

    • A relação da Rússia com Haftar é o resultado de uma equação muito simples a Rússia apoia Egito, principal apoiante de Haftar(um governo secular) que declarou guerra contra o terrorismo e isso coincide com objetivo principal da Rússia na região:.. Acabando com a ameaça terrorista representada pelo Estado Islâmico.

      A Rússia não está enviando suas tropas para ajudar Haftar e é improvável que o faça no futuro próximo.

      Em vez disso eles vem contando com empresas privadas de segurança e seus mercenários. Afinal empresas privadas são muito convenientes por não oferecerem implicações políticas…

      A Rússia está interessada em estabelecer uma posição na Líbia e ter alguma influência lá, mas comprometer recursos como na Síria é uma questão diferente.

      A propósito, há relatos de que a Rússia estaria negociando a construção de uma base militar no Egito, na fronteira com a Líbia, em troca do fornecimento de ajuda econômica ao país dos faraós…

      Grato

Comentários não permitidos.