Os homens que lideraram a Alemanha nazista

A história do mundo desde o século 20 seria bem diferente sem a atuação fatídica do Partido Nacional-Socialista Alemão dos Trabalhadores, sua ideologia, propaganda e crimes. Quem eram as principais figuras do movimento?

Joseph Goebbels (1897-1945)

Como ministro da Propaganda, o virulentamente antissemita Joseph Goebbels cuidou para que a mensagem nazista unificada e forjada em ferro chegasse a cada cidadão do “Terceiro Reich”. Ele sufocou a liberdade de imprensa, controlou mídia, artes e informação, e impeliu Hitler a declarar “guerra total”. Goebbels e esposa cometeram suicídio ao fim da Segunda Guerra, após envenenar seus seis filhos.

Adolf Hitler (1889-1945)

O líder do Partido Nacional-Socialista Alemão dos Trabalhadores (NSDAP) desenvolveu sua ideologia antissemita, anticomunista e racista bem antes de assumir como chanceler do Reich, em 1933. Minou as instituições políticas da Alemanha, tornando-a um Estado totalitário, e a partir de 1939 desencadeou a Segunda Guerra, enquanto supervisionava o Holocausto. Adolf Hitler se suicidou em abril de 1945.

Heinrich Himmler (1900-1945)

Como líder da força paramilitar nazista SS (“Schutzstaffel”), Heinrich Himmler foi um dos membros do partido mais diretamente responsáveis pelo Holocausto. O também chefe de polícia e ministro do Interior controlava todas as forças de segurança do “Terceiro Reich”. Ele supervisionou a construção e as operações de todos os campos de extermínio, onde mais de 6 milhões de judeus foram assassinados.

Rudolf Hess (1894-1987)

Três anos após se filiar ao partido nazista, Rudolf Hess participou em Munique do frustrado Putsch da Cervejaria de 1923. Na prisão, ajudou Hitler a escrever “Mein Kampf”. Hess fugiu para a Escócia em 1941, para tentar negociar um acordo de paz, mas foi capturado e mantido em cárcere até o fim da guerra. Em 1946 respondeu a processo em Nurembergue, cumprindo prisão perpétua.

Adolf Eichmann (1906-1962)

Ao lado de Himmler, Adolf Eichmann foi um dos principais organizadores do Holocausto. Como tenente-coronel da SS, geriu as deportações em massa de judeus para campos de extermínio nazistas no Leste Europeu. Após a derrota alemã, fugiu para a Áustria e depois para a Argentina, onde foi capturado pelo Mossad israelense em 1960. Condenado por crimes contra a humanidade, foi executado em 1962.

Hermann Göring (1893-1946)

Participante do fracassado Putsch da Cervejaria, Hermann Göring se tornou o segundo homem mais poderoso da Alemanha depois que os nazistas tomaram o poder. Ele fundou a polícia secreta do Estado, Gestapo, e serviu como comandante da Luftwaffe até pouco antes do fim da Segunda Guerra Mundial. Göring foi condenado à morte em Nurembergue, mas se suicidou na noite anterior à execução.

Edição: konner@planobrazil.com

Fonte: DW

 

 

 

 

6 Comentários

  1. Cara, como é que pode

    Tanta destruição… tanta desgraça

    Quando eu penso que milhares na Ucrânia levavam cartazes desses assassinos… isso é revoltante… em nenhum momento o Ocidente pensou nisso quando resolveram apoiar aqueles carniceiros

    • Seria diferente se eles levassem cartazes de stalin, mao, pou pot e fidel ???… claro que não… são todos GENOCIDAS e FRATRICIDAS… tanto esses alemães em questão quanto os russos, chineses, cubanos e cambojanos que enumerei… de fato, é revoltante o Ocidente ter permitido que esses párias tomassem assento em algum governo do mundo… tinha que liquidar rápido e rasteiro… por isso os Seals tão de plantão… TOTALITARISMO NUNCA MAIS…

      • “Seria diferente se eles levassem cartazes de stalin, mao, pou pot e fidel ???”

        Não
        não seria, Blue Eyes

        ta feliz?
        ta satisfeito?

        pronto

        agora largue esse discurso besta pq já faz 1 década que esse teu script não muda

        já cansou

      • Mimimi ? Eu?

        Já tem 10 anos q o cara é com o mesmo papo

        – Lula
        – Esquerda
        – Bla bla bla

        e eu é quem to de mimimi?

Comentários não permitidos.