Um Simulador de Baixo Custo para Armas Portáteis (SBCAP) é o mais novo aliado no treinamento dos militares do Terceiro Grupo de Defesa Antiaérea (3º GDAAE), e do Grupo de Segurança e Defesa da ALA 2 (antigo BINFA 36 Batalhão Cerrado) localizado na Ala 2, em Anápolis (GO).
O SBCAP foi desenvolvido para melhorar o treinamento de tiro nas modalidades básico e avançado, ambos de pistola. O simulador é composto de um software de código aberto, um computador, uma webcam, um projetor de multimídia e uma réplica da Pistola Taurus PT-92 (Airsoft), com peso aproximado e ergonomia compatível.
“Foi acoplado um emissor laser na pistola que simula a trajetória do projétil e esse feixe laser é capturado por uma câmera de boa qualidade. A câmera transmite o ponto capturado para um software específico que processa todos esses dados. O simulador permite a inclusão dos alvos previstos no Manual de Instrução de Tiro, bem como os cenários do Stand de Tiro da Unidade, possibilitando um treinamento mais realista”, explica o Sargento Wallace Almeida, integrante da equipe de desenvolvimento.
Segundo o Major Flávio Schiatti, Comandante do 3º GDAAE, a utilização do SBCAP pelos militares do Grupo permitirá a melhoria do desempenho do tiro de todo o efetivo da Unidade e terá também outras funcionalidades.
“No simulador, podem ser criados exercícios específicos para o treinamento dos princípios, fundamentos e procedimentos no stand de tiro”, explica.
O novo simulador foi apresentado, por meio de instrução prática, para o Comandante da 1ª Brigada de Defesa Antiaérea, Brigadeiro de Infantaria Luiz Marcelo Sivero Mayworm.
Na ocasião, o Brigadeiro ministrou a aula inaugural do Programa de Instrução e Manutenção Operacional do 3º GDAAE do ano de 2017, sobre Defesa Antiaérea de Longo Alcance, ao efetivo do Grupo e oficiais dos esquadrões aéreos componentes na Ala 2.
Fonte: FAB