Os veículos de assalto anfíbio AAV-7 VAO (vehiculos de asalto anfibio a oruga) que atualmente estão em operação no Batallón de Vehículos Anfibios Nº 1 (BIVH).
Os AVV-7 foram empregados pelos fuzileiros navais argentinos no assalto a Port Stanley, capital das Ilhas Malvinas (Falkland, para os ingleses), na manhã do dia 2 de abril de 1982. As viaturas foram transportadas até o arquipélago malvinense pelo navio de desembarque de carros de combate ARA Cabo San Antonio (Q42), que já não existe mais. Foi desprogramado em 1997.
Atualmente a Infanteria de Marina Argentina opera 11 unidades do AAV-7 que no momento passam por um programa de modernização pela empresa Mecatrol.
A ideia é de que o projeto de modernização deixe seu desempenho comparável ao do modelo americano AAV-7A1 – um upgrade que a série original do veículo (desenhada e produzida no início da década de 1970) recebeu em 1982, e, a partir de 1984, foi incorporado ao restante da produção do blindado.
O VAO argentino ganhará:
a) periscópio de visão noturna de 3ª geração desenhado e produzido na Argentina;
b) mudanças no sistema interno de refrigeração;
c) um motor Caterpillar C7 de 6 cilindros em linha, com funcionamento a quatro tempos;
d) reparos no chassis;
e) substituição de tubulações do sistema hidráulico;
f) modificação no sistema de bombas hidráulicas (esgotadoras de água);
g) substituição dos braços da rampa traseira por peças novas, feitas em aço inoxidável, e a instalação de um mecanismo de içamento manual da rampa para casos de emergência;
h) um tanque de combustível flutuante removível;
i) substituição do sistema de aquecimento;
j) modificação completa do chamado “trem de potência” da viatura na água; e
k) recuperação das esteiras.
[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=li_v3N8F_xY[/embedyt]
Pingback: Modernização dos veículos de assalto anfíbio AAV-7 VAO da Argentina | DFNS.net em Português