Defesa & Geopolítica

Iveco Guarani faz sua estréia nas Forças Armadas do Líbano.

Posted by

Anderson Barros exclusivo para o Plano Brasil

No inicio do ano de 2017, a Viatura Blindada de Transporte de Pessoal – Média de Rodas Guarani desenvolvida em conjunto com o Exército Brasileiro e a Iveco fez sua estreia no Líbano.

Em 2014, foi noticiado que a Iveco (Iveco Defence Vehicles ) havia  fechado a primeira exportação confirmada de 10 unidades do VBTP Guarani  para o Líbano. O valor do contrato foi 30 Milhões de Euros, que incluía além das 10 unidades do VBTP-MR Guarani, 25 veículos leve multifuncional (LMV, sigla em inglês), Lince. 5 unidades dos veículos de proteção média (MPV, também em inglês), usados para o transporte de tropas, também fazem parte da encomenda. Soma-se ainda outros 40 veículos fornecidos para a polícia libanesa.  A expectativa de entrega era entre 2016 e 2017.

Com isso a linha de montagem do Guarani, em Sete Lagoas/MG, foi ocupada com a construção das viaturas para exportação junto com as viaturas encomendadas pelo Exército Brasileiro.

Localizado em região conflituosa, o Líbano faz fronteira com a Síria e com Israel. O país tem recebido armamento financiado por outros países para contribuir no fortalecimento militar. Apoiador do regime sírio de Bashar al-Assad, o reforço militar visa ajudar tropas libanesas a impedir qualquer ofensiva do Estado Islâmico e o braço da Al-Qaeda na Síria, Frente Al-Nusra.

A  Viatura Blindada de Transporte de Pessoal – Média de Rodas Guarani entrou em operação nas Formas armadas do Líbano no início desse ano no qual recebeu as 10 unidades encomendadas a Iveco e fabricadas no Brasil. Segundo informações os blindados foram transportados para a Itália para depois enviado ao Líbano.

No Líbano o VBTP-MR Guarani está operando nas Forças de segurança Interna ( Internal Security Forces) na unidade de elite Panthers (Al Fouhoud). A unidade Panthers e uma Brigada de elite das Forças de Segurança Interna libanesa. Os veiculos VBTP-MR Guarani que operam nessa unidade receberam uma pintura de cor azul-marinho.

Outro operador e o Exército Libas (Lebanese Army ) que opera o VBTP-MR Guarani nas suas unidades blindadas. No exército o Guarani utiliza uma pintura dor de areia padrão do Exército libanês.

Segundo informações o Exército Libanês estuda a aquisição de mais unidades do VBTP-MR Guarani para compor mais uma unidade blindada.

A produção do VBTP-MR Guarani favorece mais de 100 empresas nacionais e sua exportação representa o pagamento de royalties para o Exército Brasileiro, já que o Guarani é fruto das especificações da força e, portanto, essa possui a propriedade intelectual do projeto.

[embedyt] http://www.youtube.com/watch?v=LmdRNDc0dko[/embedyt]

Imagens gentilmente cedidas  para o Plano Brasil por Joe Bejjany e Samer Kassis

shared on wplocker.com