SEGUNDO BRIGADERIO ROSSATO: 36 Gripen são suficientes para tempos de paz

Quando a Força Aérea Brasileira (FAB) começou o projeto FX-2 para adquirir caças mais modernos, o plano era reequipar a Força com pelo menos mais de 100 aeronaves. Em 2014, o então presidente da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (Copac), brigadeiro José Augusto Crepaldi Affonso, chegou a afirmar que a FAB estudava adquirir um total de 108 caças para substituir a frota atual de aviões de combate. De lá para cá, a Força fechou contrato com a sueca Saab para apenas 36 caças e não possui previsão para a ampliação da frota. Em entrevista exclusiva ao site Indústria de Defesa & Segurança (ID&S), o Comandante da FAB, Brigadeiro Nivaldo Luiz Rossato, detalha o projeto do Gripen e a estratégia de defesa do País com o novo caça.

 ID&S: Para que tipo de operações o Gripen será empregado?

Brig. Rossato: O Gripen NG é uma aeronave multimissão, capaz de realizar defesa aérea, ataque à superfície e reconhecimento aéreo. Um dos principais diferenciais da aeronave é inclusive a capacidade de cumprir várias ações distintas em um mesmo voo.

 ID&S: A encomenda inicial dos  Gripen prevê a entrega de 36 aparelhos, mas há em contrato a possibilidade dessa quantidade ser estendida.  Há planos de comprar um número maior de Gripen?   Trinta e seis aparelhos são suficientes para a defesa  aérea do território brasileiro?


Brig. Rossato: A encomenda de 36 unidades é suficiente para a demanda inicial, de substituir os caças Mirage. Vale salientar que o Gripen irá operar, inicialmente, ao lado dos caças F-5 e A-1. Futuramente estes dois outros modelos precisarão de um substituto.

ID&S: A FAB adquiriu 36 Gripen. Esse número supre a necessidade do Brasil em tempos de paz?


Brig. Rossato: O número é adequado para a atual necessidade operacional, lembrando que essas aeronaves irão operar ao lado das frotas de F-5 e A-1, que futuramente também precisarão de substituição.

 

ID&S: Em tempos de guerra, quantas aeronaves o Brasil precisaria ter?


Brig. Rossato: A resposta depende fundamentalmente do cenário. No caso, a Força Aérea Brasileira trabalha hoje com uma análise das capacidades específicas, e a concepção estratégica “Força Aérea 100” lista capacidades a serem adquiridas ou mantidas pela FAB, o que tem sido buscado por meio dos diversos projetos de aquisição e modernização.

ID&S: Se o Brasil precisasse aumentar rapidamente o número de Gripen por entrar em algum conflito, isso é possível pelo contrato feito com a Saab?


Brig. Rossato: O Brasil terá capacidade de produzir parcela expressiva das aeronaves Gripen em território brasileiro.

ID&S: A base do Gripen é em Brasília. Caso haja alguma ameaça ao Pré-sal, os caças Gripen teriam condições de rapidamente apoiar a defesa? E para a defesa da Amazônia, esse deslocamento é possível?


Brig. Rossato: A base na realidade fica em Anápolis (GO). Para essa pergunta, é importante ressaltar a mobilidade como uma das principais características de uma força aérea. Uma aeronave Gripen não apenas tem autonomia para combater a cerca de 1.000 km de distância da sua base, mas também pode ser reabastecida em voo e dessa forma multiplicar seu alcance. Além disso, outras pistas de pouso em todo o País, sejam elas de bases aéreas ou não, são adequadas para a operação dos caças, que podem receber apoio em solo com uma infraestrutura transportável em aeronaves de apoio logístico. Tal tipo de deslocamento já é costumeiramente utilizado pela Força Aérea Brasileira com outros modelos de aeronave, já tendo sido realizados, inclusive, exercícios de operação a partir de rodovias. Destaco que uma das características do Gripen é a simplicidade para operar deslocado.

ID&S: Com os caças Gripen, podemos considerar o Brasil o país melhor equipado da América Latina?


Brig. Rossato: Pode-se dizer que o Brasil contará com um caça multimissão de última geração que permitirá o cumprimento de todas as missões da Aviação de Caça.

ID&S: Qual a porcentagem do orçamento da FAB estará comprometido para manter a esquadrilha de Gripen?


Brig. Rossato: O custo de operação de aeronaves militares é uma informação classificada. Contudo, podemos informar que o Gripen se caracteriza por ser uma aeronave de custo operacional dentro da nossa expectativa.

ID&S: O Gripen foi apresentado no ano passado na Suécia e uma réplica foi exposta em vários locais do Brasil. Qual o objetivo da FAB com essas exposições?


Brig. Rossato: Além de divulgar a Força Aérea, o objetivo é demonstrar a alta tecnologia que está em fase de desenvolvimento com a participação brasileira, e os ganhos que trará para a Força Aérea Brasileira e para o País. A compreensão da sociedade sobre a importância do tema Defesa é fundamental para haver o apoio necessário aos projetos estratégicos, por meio do Congresso Nacional.

ID&S: Para o senhor, quais foram os principais avanços do desenvolvimento do projeto do Gripen em 2016? E qual a expectativa para 2017? O corte orçamentário afetou o cronograma do projeto?


Brig. Rossato: O programa avança conforme seu cronograma. Depois da apresentação do primeiro protótipo do Gripen NG, em maio de 2016, ocorrido na Suécia, outro grande passo ocorreu em 22 de novembro, com a inauguração do Centro de Projetos e Desenvolvimento do Gripen (GDDN, do inglês Gripen Development Network), na sede da Embraer em Gavião Peixoto (SP). É o principal marco no processo de transferência de tecnologia. Trata-se do primeiro da lista de 60 projetos de offset (compensações de natureza industrial, tecnológica ou comercial) avaliados em US$ 9 bilhões. O GDDN deve abrigar em torno de 300 engenheiros e técnicos simultaneamente. Já em 2017 serão ocupadas 150 funções no GDDN. Ao mesmo tempo, há também brasileiros indo para a Suécia. Até 2024 serão 350 profissionais brasileiros com participação ativa no projeto, na Suécia. Cada um deles deve voltar e transmitir seus conhecimentos no GDDN.

Fonte: ID&S

192 Comentários

  1. Basta bombardear as pistas de pouso ou os aviões de reabastecimento, ou tomarem esses aeroportos ou bases aéreas, para cortarem as asas da FAB, e deixarem o EB e a MB de joelhos.

    • Basta também,suspender as peças,motores,turbinas, assentos injetáveis quê o Brasil para.Pois nem temos, uma frota de caças russos e armamentos diversos, para evitar embargos.Dá vergonha, uma entrevista dessa.

      • Caro Renato, a Rússia já faz chantagem com o Brasil, toda vez que há uma divergência e são sempre pequenas, ela ameaça embargar a importação de carne brasileira. Agora imagine se tivermos armamento russo como caças, helicópteros, navios e mísseis? Estaríamos fud…. se dependessemos deles.

      • Ela esta errada ? Ou nós que preferimos estar agarrados ao saco dos EUA ,como este Docinho de sei lá quantas Estrelinhas !!

      • Errados somos nós, que preferimos ser saco de pancada dos americanos, dos russos, dos franceses e até de bolivianos, como fez Luis não tem viva alma mais honesta do que eu Lula da Silva. Baixou a cabeça até pra Bolívia.

      • Países como a Índia, e outros quê não lembro tem caças franceses,americanos,russos e ainda tentam fabricar avião de combate, por conta própria.Mas são países em outro patamar de defesa.A China se rebola,copia,faz,faz ilha no meio do nada,transforma uma sucata em um porta aviões, e lança avião copiado de dois motores de lá.Os iranianos tão de F-14. e outros caças embargado e estão aí.Antes de tudo, tem de ter vontade e nós não temos.

      • Vontade, aí vamos entrar numa área delicada, pois depende de interesse político e em nosso país não existe partido político tanto de direita ou esquerda, mais sim um grupo organizando para saquear o país. Nosso sistema é corrupto e corruptor, e enquanto o povo brasileiro não tiver coragem e vontade de mudar, não importa que partido entre, não importa se militares vão dar um novo golpe, Tudo irá continuar o mesmo, que tem mudar é o povo, mas enquanto tiver cerveja, churrasco, futebol e novela das 8, esquece….

      • O Brasil não tem nenhuma identidade com a política Russa idem as forças armadas…Eles têm grandes chances de estarem em lados opostos em caso de conflito… Então, como o Brasil vai adiquirir armazenamento dá Rússia? Não é inteligente

      • Renato você deve ver a situação de um outro ponto de vista, a Russia e a China podem sim ser bons fornecedores se não a Russia não estaria em segundo lugar como exportador de armas, comprar de um único fornecedor ocidental como quase aconteceu quando íamos comprar os submarinos e os caças da França pode ser um erro fatal outra coisa é que alem de nossos vizinhos mais fracos onde é muito difícil ocorrer um desentendimento temos a França e a Inglaterra como nossos vizinhos também alem dos EUA com uma frota destinada somente para esta região (não queremos uma guerra com eles logico) mas temos que pensar de um modo geopolítico (no passado tivemos um desentendimento com a França na década de 60, fora as Malvinas nos anos 80, o conflito foi com os argentinos mas poderia até sobrar alguma coisa para nós !)

        Resumindo na atual situação é um risco bem maior para o nosso pais um possível conflito com o Ocidente do que com o Oriente.

      • Renato não podemos de forma alguma em caso de conflito entrarmos ao lado dos EUA,eles que se danem sós ,esta conversa que deveremos estar do lado deles ,esqueça, nunca mais ,até porque uma desgraça deles ,nos obrigará a sair do Marasmo que estamos desde 1889,este Marasmo do Deixa a Vida Nos Levar ,foi implantando pelos Golpistas de 1889 ,que com suas Famílias e Quadrilhas assaltaram o Poder e nos Assaltam até hoje ,ao mesmo tempo que se abaixam aos EUA ,para que com mais Dinheiro e menos Problemas ,roubem a Nação mais Tranquilamente ,reparem nestes 127 anos quantas Nações surgiram ,muitas antes Colônias e nos passaram , enquanto IMPÉRIO éramos uma das Quatro maiores Potências do mundo e hoje somos o que esta aí ,Sem Futuro ,somente quem é Cego que acredita que não .

    • Quantos caças desse dava para comprar com 2bi gastos no estádio Mané Garrincha Aqui de Brasília que virou elefante branco e só gera enorme despesas de manutenção? E se pegassemos o dinheiro de outros elefantes brancos espalhados pelo Brasil, será que não dava para financiar o desenvolvimento de um caça? Os EUA reclamam do custo do projeto F35, das falhas dele, mas pelo menos eles estão desenvolvendo tecnologia de ponta…E esses elefantes brancos resultam em quê?

      • Esse é o questionamento correto. o resto é só mimimi. Dinheiro TEM, mas como esquematizar a corrupção sem as grandes empreiteiras é a grande interrogação da máfia no poder a 35 anos. Se eles organizarem uma nova máfia na industria armamentistas (é o que parece que vai acontecer) sairemos das mãos dos empreiteiros para as mãos da industria de armas, como o povo americano está entregue. Dai termos armamentos em excesso e pontes e viadutos caindo aos pedaços. Esse é o grande questionamento que Trump colocou para o congresso americano. F35 ou infraestrutura. Por isso a Odebrecht se adiantou e comprou industrias de armamentos. Já estava sabendo que esse rendez-vous ia acontecer.

    • Mas isso que vc falou e supôs … Cortam as asas de qualquer Força aérea do mundo !!! Rsrsrss … Não há quem resista…

      Se acontecer essa sua hipótese improvável (possuímos extensão continental – vide dispersão) … qualquer país estaria F…ido !!!

      Arrebenta com qualquer um !!!

      Detalhe q vc ignorou.. Os Gripens operam de rodovias !

    • Não é tão simples assim temos uma extenção territorial muito grande e no caso de atacarem nosso territorio ficariam expostos a uma prolongada guerra de guerrilha onde exercitos grandes como o dos EUA se deram mal em selvas bem menores que a Amazonia alem de grandes metropolis etc o nosso pais em si ja é uma fortaleza natural o problema não é o nosso territorio mas sim nosso mar territorial, tinhamos que ter uma grande frota de caças e aviões de patrulha para defender nosso mar e ai que caças como o Su 34 / 35 levam vantagem com seu maior alcance e capacidade de levar misseis anti navio mais pesados.

      Nossas forças armadas cumprem o papel de uma especie de guarda nacional tambem e gastos com equipamentos e pessoal que irão prestar serviços de assistencia social e proteção de fronteiras acaba sendo taxado como gasto militar por exemplo, fora outras situações, só para se ter uma ideia em Israel os aviões de treinamento da força aeria são de uma empresa tercerizada e a propia força areia da Suecia é 7 vezes menor que a nossa mas possui um poder de fogo 7 vezes superior !!

  2. M.Silva é piada né!!!kkk
    Não somos o top em matéria de forças armadas ,mas não seria tão simples assim fazer tudo isso que vc imaginou não ( isso dentro do teatro de operações da América Latina).
    Sobre a entrevista o brigadeiro Rossato enrolou e falou basicamente a mesma coisa várias vezes apenas modificando um pouco as frases. Foi bem sucinto nas respostas e evitou falar demais.
    Sds.

    • Aquele porta aviões,russo quê operou na Síria se chegasse aqui na altura do Rio de Janeiro, com suas escoltas ele interditava o país todo.Ninguém voava.Isso porque nem falei, dos porta aviões top dos americanos quê é onde Brasília vai pedir arrego se alguém vier aqui.

      • NUNCA li nada em jornalismos sérios que indicasse um interesse de QUALQUER país em invadir nosso território; alguns vivem fora da casinha achando que a qualquer momento seremos invadidos; seria muito mais interessante armar a população como faz a Suiça do que gastar rios de dinheiro que não temos em armamento além do necessário; já com a tecnologia penso diferente; quanto mais melhor.

      • Ze ninguem numca vi um comentario tāo ridiculo. Armar civis . Como a Suiça? A Suiça nāo ė a Republica das Bananas que ė o Brasil. O povo Suiço nao tem a mentalidade criminosa. Nāo se matam por um par de tenis nem celular. Seja coerente no minimo

      • Não sejas simplista; não sabe fazer uso do vernáculo? nunca ouviu falar em hiperbole? claro que não estou dizendo qualquer um pode ter um fuzil no Brasil no estado atual de desconstrução em que se encontra; mas se vc ao menos tivesse a mínima noção de segurança pública bem como de guerras assimétricas não teria ficado tão escandalizado. Sugiro pesquisar mais sobre o tema. Não sei se no PB pode colar links externos mas se for o caso peço ao moderador que apague o que vou postar agora como um texto que explica exatamente como pode suceder no futuro as guerrilhas em território brasileiro: http://www.alertatotal.net/2017/02/interessante-artigo-sobre-guerra.html

    • Não é piada.

      Piada é o EB ter munição para 1 hora de batalha, demorar dias para tomar uma decisão ou esboçar uma estratégia (vide o Espírito Santo alguns dias atrás), transportar combatentes e material bélico para o local de conflito, etc.

      Bombardeia os alvos estratégicos de surpresa, toma um aeroporto ou base com paraquedistas, desembarca a artilharia antiaérea, interdita o espaço aéreo, faz um corredor de transporte e pronto: temos uma base inimiga dentro do território nacional atacando outros alvos.

      Ou você pensa que guerra se faz só com avanço maciço por terra? 1941 já acabou…

      Em 12 horas já estaremos com o inimigo entrincheirado em algum estado litorâneo nordestino (a partir da África) ou amazônico (a partir do Caribe). Na cara do gol, e a linha dos zagueiros lá atrás…

      Não estou falando de Bolívia ou Uruguai. Estou falando da China, Rússia, EUA, Reino Unido, França e até Cuba e aliados (Venezuela). Eles precisarão dos nossos recursos para manter alguma outra guerra em outro lugar. Seremos o armazém deles (já somos – vai tudo barato para eles, até nosso feijão de graça para Cuba). Somos predestinados a sermos parasitados.

  3. Tá de brincadeira!Pelo menos 50,e rápido.A sorte é quê não aparece uma treta das grandes.Guardem bem. essas palavras desses militares políticos, para depois cobrar.Ficar se segurando, em 36 Gripen forever mas as tranqueiras de F-5, mais A-1.Só os dirigentes, do nosso país mesmo quê não tem respeito, pelo povo e a nossa terra.Esse Brigadeiro, é o primeiro a correr em caso de guerra com esse armamento ridículo.

    • Renato estas se perdendo aqui ,que dizer o nosso problema serião somente 14 aeronaves a mais ,você e este Brigadeiro são Brincalhões ,uma Força Aérea com um Sujeito desses ,poderia encerrar suas atividades. Meus amigos ,tenho certeza que ele não declarou isso somente de sua Cabeça ,se é ele tem cabeça ,tenho certeza que fomos entregues as Baratas !SR Brigadeiro o que o Senhor faz aí ?Peça Demissão e vá Cuidar de Galinhas ,que pelo menos Voam , o Senhor é uma VERGONHA para a NAÇÃO ,FORA DAÍ ,FORA,FORA ,FORA !!!

      • Renato desculpe se não o entendi ! Mas o NOJO que tomei hoje da situação que o BRASIL se meteu é muito grande ,tu lutas a vida toda desde o tempo de estudante ,para uma Coisa dessas arrumar um Emprego de Entreguista ganhando bem e entregando a Nação ,um tempo atrás este Ministro JUNGMANN já havia dito que não seria bom entramos para o CS da ONU agora ;então muitos aqui puseram panos quentes ,menos eu ,se pararmos de lutar ,outro ou outros conseguirão e nós ficaremos na Saudade ,agora o Docinho da FAB ,realmente entrega o jogo do Governo que esta aí ,da LINHA FHC !

    • Mais 50 MIG 35 ou SU 35, quem sabe 36 T50.
      Só que para ficar perfeito os Russos teriam que construir uma fabrica no Brasil.

  4. por favor, me digam quem foi que colocou esse senhor no comando da fab, que historia é essa de tempo de paz, será que se declarassem guerra ao brasil, o brasil teria tempo de fabricar o numero necessario de caças??? Jesus, que mentalidade é essa de um comandante que foi treinado na arte da guerra, que pensamento é esse???

  5. o pior de tudo, disseram que escolheram o mais barato, mais que iriam fabricar um numero bom de caças para compensar a inferioridade do gripen frente aos outros concorrentes, como não colou ai vieram com a historia de que só o gripen iria transferir tecnologia sensivel. esse é o nosso brasil. lamentavel!!!!!!

  6. Caros , lendo e relendo esta matéria oque me parece ser visto pelos brigadeiros é que os 36 gripens seram o inicio de uma nova doutrina na FAB . Eles seram os primeiros pois teremos sim que daqui uns 10 anos quando o limite das estruturas dos f-5 e a1 chegarem ao limite seram substituídos por outros mais contando que este 36 entram e sairam 12 mirages já estamos no lucro . quem lembra do projeto FX sabe que eram só 12 un e não deu em nada , então o que ao meu ver seria bom , este numero aumentar em mais dois lotes em um numero considerado de um caça mais pesado.

      • Tristeza porque não posso postar tudo que quero e penso, este Docinho é Filhote do Deodoro Entreguista de 1889,já que ele pensa que não precisamos de nada ,peça baixa e vá…!

      • Tinha um cara por aqui que também defendia a volta do império brasileiro; não lembro mais o nick dele; será que era vc?

    • “No jogo mundial existem os que querem ser grandes e os que se contentam em ser pequenos, ou perdedores”

      Farroupilha

  7. Longe de defender governo ,sou contra todos os governos do Brasil enquanto forem está corja de bandidos,Pt,Psol,PC do B,PMDB,PSDB e todos os outros partidos todos bandidos,não tenho bandido preferido,Lula,Dilma,Temer,FHC,Aécio e mais um monte já deviam de estar na cadeia,mas agora falarem que destruirem infra-estrutura como Aerodromos,Rodovias ,estaria nossa força Aéreo inoperante vai longe.Logo teremos uma frotinha merreca de caças e submarinos que poderão inibir zonas maritimas para conter a ameaça de Porta-Aviões,por um tempo resistiria-mos a qualquer invasão,com grandes perdas ,só que a quantidade dispónivel de caças e submarinos é insuficiente para aguardar uma possivel reposição,isto leva anos uma guerra convêncional de invasão de território leva dias ou meses,estamos fada a fatalmente a perder,mas seria só contra uma possivel invasão dos EUA , China ou Russia,fora estes não creio existir outra nação que disponha de recursos e logistica para isso.

    • Já vi que as nossas FFAA existem para EMPREGAR sujeitos como este Senhor Docinho da Força Aérea ,este cara ainda é de origem italiana ,e os de origem italiana têm sangue, nós nos consideramos mais brasileiros que qualquer um outro ;mas na Itália nós chamamos estes sujeitos com um nome de um conhecido tempero !!

  8. Só faltou falar quem e o dono da coleira e quem manda aqui e os falcões de washinton !!!!!………o capital financeiro internacional tomou o poder aqui no brasil e primeira coisa que foi feita foi liberar os vôo militares da Inglaterra ( maior agiota do mundo ) para Malvinas !!!!! Será que as forcas armadas do Brasil apóia o mercado financeiro internacional pra vim aqui e comprar tudo de graça ????? Infelizmente nossas forca armada se alinhou ao mercado financeiro internacional em 1964 ……buy buy Brasil

    • PERFEITO KGB , Tenho Vergonha deste Sujeito Docinho ,ENTREGUISTA , e como a FAB sempre foi ENTREGUISTA desde sua criação ,deveríamos estar esperando isto . SENHOR DOCINHO FORA DAÍ ,VÁ PARA OS EUA ,LÁ É O SEU LUGAR ,DISCÍPULO DOS MILITARES MACAQUITOS DE 1889 !!

    • Será realmente que estaríamos melhor se NÃO tivéssemos nos “alinhados ao mercado financeiro internacional em 1964”? tenho minhas incontestáveis dúvidas.

  9. Um abaixo assinado para este brigadeiro ( docinho ) seja suspenso de tudo na Força Aérea e no Brasil,ele esta ali apenas pelo seu Salário e eu me recuso a pagar Impostos para ter um desgraçado desses como funcionário público ,não passa de um Entreguista ,Apátrida . Já por diversas vezes postei aqui que enquanto nós aqui bem ou mal, nos importamos com a Nação ,estes Idiotas riem-se de nós ,pois o que lhes interessa ,são os seus Salários e Benesses !!

    errata: acima seriam 14 aeronaves ( penso em me alienar do BRASIL seriamente ,estamos entregues a ENTREGUISTAS VENDIDOS E APÁTRIDAS !!

  10. Segundo os meus cálculos, nem 120 gripens seriam capazes de nos garantir a segurança do espaço aéreo, mas serão suficientes para manter o corte de verbas e mau uso de verbas do MD pelos próximos 100 anos.
    Segundo a minha visão a FAB poderia começar cortando as estrelas e excessos de Oficialato que só serve pra lustrar desfile militar numa força que perdeu a capacidade combativa já nos anos 80 e não tem razão pra manter tanto QG e tanto taifero servido 2 3 e 4 estrelas de uma força aérea sem asas…

      • Porque não peça logo para nos entregarmos aos EUA e pronto ,pagamos Impostos a eles e não para mantermos gente aqui ,nos iludindo ,atrapalhando a Nação ,Entregando a Nação ,Vendendo a Nação ,pra ti não poderíamos manter estes aviões ,etc etc ,mas como a Rússia faz o que faz com pouco mais da metade de nosso PIB , e como que só para Bolsas que não nos levarão a nada, há mais Dinheiro que para as FFAA,mais do que Tecnologia ,para Atividades de Pesquisas Espaciais , já que pelos teus cálculos tudo seria pouco ,entreguemos o País ,mas antes tiramos o Docinho sem sangue de onde esta !!

      • A REALIDADE É UM SOCO NA CARA, meu amigo; melhor termos condições de pagar nossas obrigações sociais ou empobrecer de vez a nossa nação gastando o que não temos NO MOMENTO com material que AINDA não nos faz falta geopoliticamente; já bastam uma COPA e uma OLIMPÍADA que sugaram o restinho do cofre corroido pelo desgoverno dos ultimos tempos com a carnificina das empreiteiras cumpanheiras; e NUNCA solbe que os EUA quisessem invadir a banania; antiamericanismo infantil tem que ser revisto; não progredimos porque nossa cultura é escravagista intelectual; mas nossos senhores moram aqui mesmo; ultimamente alguns caudilhos quiseram tentar dividir o bolo com os antigões e se deram mal; vc me entende.

      • Zé ninguem,é uma pena que digas que Copa e Olimpíadas foi o que nos fizeram estar assim ,tua analise é deprimente ,e se não fosse a Copa ,Olimpiadas ,visita do Papa ,Copa das Confederações, etc ,o dinheiro que sobraria como tu dizes seria desviado ,a Reforma do Rio de Janeiro não existiria ,mas o Estado do Rio de Janeiro já teria falido DEZ ANOS antes , até porque o ESTADO nunca produziu Petróleo algum e com a Manobra de Produtor , fez com que Políticos Ladrões Safados se apropriassem do Rayalties e mais rápido destruíssem o ESTADO ,somente quem de nada entende posta culpando Olimpíadas e Copa ,devereríamos e ter mais estes Eventos ,coitados dos Cegos !!

    • Errado meu amigo, o conceito que o Gripen emprega é diferente daqueles que a maioria imagina, “guerra centrada em rede”, onde o caça é apenas mais uma engrenagem na máquina de guerra, é não mais a espada. Guerra centrada em Rede, possibilita que diversos meios sejam empregados de maneira coordenada visando alcançar determinados objetivos, via informação ou seja datalink, o que resulta menor quantidades de certos equipamentos porém maior coordenação de diversos meios. Essa visão possibilita que apenas 108 aviões, mais uma boa defesa antiaérea baseadas em terra ou navios defendam um vasto territórios com uma ação bem coordenada. Está chegando ao fim a ERA das forças aéreas gigantescas, pois os caças de 5° geração vem para trabalhar nesse sentido, em resumo : “mais com menos”.

    • Infelizmente as pessoas costumam olhar uma peça e esquecem de todas as outras engrenagens ao julgar os problemas de defesa, vai além, vai mais fundo, nossas forças armadas são meros gastões de benefícios previdenciários e como vc citou, funções desnecessárias, que gastam a bagatela de 69 bilhões de reais,ou se preferirem, US$ 23 bilhões, valor este que é maior que todo o orçamento militar do Canadá, e o mesmo valor gasto pela Austrália, o país mais poderoso do hemisfério sul.
      Nosso país tomou doses cavalares de ignorância, desde 64, quando tínhamos alguma chance de lançarmos bases verdadeira para uma nação forte, parte de nossos compatriotas traiu a causa, e com isso, temos um sistema falido, um MD ineficiente é apenas consequência de décadas de demência governamental, e a tendência é só piorar.

  11. O Brasil é um país Continental, e isso é um ítem a nosso favor. Tirando os EUA, não vejo nenhum outro país capaz de ter logística suficiente para nos impor um bloqueio naval, por enquanto. Nem China, nem a Rússia conseguem. Com muitas perdas, mas seriam aniquilados em questão de horas. A não ser que viessem toda a OTAN para cima de nós.

    • Vamos anexar o BRASIL aos EUA e não precisamos mais de um DOCINHO na FFAA entregando o País ,ficaria mais barato .Este Sujeito e´Vergonhoso ,discípulo dos Militares Macaquitos de 1889 ,creio que fizeram MACUMBA para o BRASIL ,não há outra explicação ,recebemos uma Herança de Portugal que nenhuma outra Nação recebeu ( ainda falam dos portugueses ),mas estamos jogando tudo no LIXO !

    • A Síria começou assim,e eles não tinham esse pensamento.Há tinha gente da OTAN,roubando petróleo deles.

      • Falou exatamente o que penso; pensamento infantil e fora da realidade. Corremos o risco sim, é com guerilhas e guerra de 4° dimensão; mas isso é outro tema.

      • ““Lula tem 25%, Marina 15% e Aécio 11%, mostra Datafolha para 2018

        12 de dezembro de 2016”

        Num se preocupem que o nosso Rei Lula ista voltando em 2018…pra cuncertar tudo isso viu…. hihihihi… 😀

    • “É um pais desejoso de ser reconhecido como igual no concerto das nações mas que tropeça sucessivamente em sua baixa auto-estima. Esta na Educação o “remédio” para o atraso deste pais. O trabalhador brasileiro é sinônimo de garçom ou peão de construção civil. Nossa única profissão exportável mesmo assim não qualificada pela educação formal é como todos sabem a de jogador de futebol. Vencer este complexo de inferioridade reforçado pelos sucessivos escândalos de corrupção nos quais o governo brasileiro esteve envolvido nas últimas décadas só poderá ser satisfatoriamente resolvido através da educação.”

      Manuel Bomfim

  12. O governo golpista está perdoando mais de dois trilhões em dívidas para grandes proprietários de terra e colaboradores de campanha, a mídia fascista e corrupta abafa tudo. Quando investem 6 bilhões para esse punhado de grimpetes para um prazo a perder de vistas querem fazer até CPI. Já passou da hora de dar um basta nessa lambança. Malditos políticos, maldita imprensa, maldita justiça. Estruturas podres, corrompidas, ineficientes, e deploráveis. Num país onde a educação é uma aberração, cortes no orçamento levarão esse povo ao cúmulo da desinformação e imbecilidade. O que aumentará ainda mais a eficiência do sistema de controle, (mídia). Deve ter sido orientação de Washington, preocupado com os protestos de rua, não querem que o feitiço vire contra o feiticeiro, afinal, manter a maioria das populaçao com uma mentalidade menos crítica é fundamental para o controle psicológico.

    • Vamos entregar todas as grandes fazendas produtivas ao minifundio, as fabricas aos trabalhadores braçais, os bancos e os sistemas educacionais e de saúde aos tecnocratas do novo estado e tudo estará resolvido em um estalar de dedos. Quem sabe dá certo, pois isso NUNCA foi tentado antes na historia da humanidade; quem sabe dá certo. 🙂

      • Meu amigo Ze ninguém, nunca foi tentado é por certo uma grande mentira, temos os exemplos de Cuba, Venezuela e korea do Norte….

  13. Traduzindo: serão só 36 Gripens a serem adquiridos e nada mais!

    E não duvido que lá pelos anos de 2032 ainda manteremos pelo menos meia dúzia de F-5M operacionais…

    • “Parabéns FAB….com essa incrível modernização estaremos preparados para nos defendermos das grandes potências regionais (Paraguai e Bolívia). Garantindo a nossa soberania, protegendo nosso país por um longo tempo de guerra (Sei lá, umas 5 ou 6 horas). se der alguma M… mais séria, encomenda-se armas para os jatinhos…”

      Rudel41

  14. Simples ideia de tempos de Paz, mostra que estamos completamente despreparados tanto em termos bélicos quanto de comando. No mundo de hoje onde os recursos minerais são escassos, a guerra se anuncia em vários tipos de protecionismo. Me surpreende nosso brigadeiro não estar preparado para guerra e apenas para a ¨PAZ¨.

    • “Controlando o petróleo, se controlam os países. Controlando a alimentação, se controlam as populações.”

      Henry Kissinger

      https://www.youtube.com/watch?v=H3G4peEuYhg

      Está chegando o dia em que a humanidade terá tudo…menos comida e água….E dinheiro nenhum no mundo vai poder comprar comida e água…..E ninguém vai poder comer bombas pra matar a fome……Segundo avaliações da ONU o século 21 será marcado por graves conflitos entre as Nações com origem numa única causa…a escassez de água potável….são coisas como estas que tornam a nossa Amazônia ainda mais estratégica pois em seus rios estão 21 % da água doce mundial sendo a maior reserva hídrica do mundo o que já lhe confere valor incalculável….Somente o Rio Amazonas despeja diariamente mais de 10 % de toda a escassa água doce do planeta no Oceano Atlântico….

      Mas o mundo não está de olho apenas sobre as águas da Amazônia….Ela também é uma reconhecida fonte de minérios a qual é estimada em mais de US$ 50 trilhões com depósitos de ouro, estanho, cobre, bauxita, urânio, potássio, terras raras, nióbio, enxofre, manganês, diamantes e outras pedras preciosas, e petróleo….Muitos depósitos de minério ferrosos (minério de ferro e suas pelotas, e manganês, entre outros) e não-ferrosos (níquel e cobre, entre outros) de toda monta ainda serão descobertos….O Brasil é detentor de 98 % das reservas mundiais de NIÓBIO para não dizer que é o seu dono exclusivo….

      Se demonstras força, todos
      querem ser teus aliados.

      Ao contrário, se mostras fraqueza,
      ninguém te dará importância.

      E, se tendo riquezas, não demonstras
      força, atrairás sobre tua cabeça
      todas as ambições do mundo.

      (Ciro, Rei da Pérsia)

      • EXATO…as decisões nacionais deveriam ser feitas pelo povo e não por representantes (internacionais entreguistas e boas vidas)…primeiro deveríamos mudar este sistema representativo que domina não somente nosso país,mas todos…instaurar no Brasil um sistema governamental direto, onde todas as decisões e projetos elaborados e colocados em prática sejam feitos diretamente pelo povo discernido e patriótico (acabar com esses representantes que não nos representam)…essa seria a mudança mais importante e inicial (arrumar os pilares)…após isto, criar um centro tecnológico nacional, com os melhores engenheiros, técnicos e especialistas, contratados por concurso público, para desenvolvermos tecnologia nacional para todos os setores (independência) … colocarmos valor agregado em nossas mercadorias desenvolvendo o mercado de trabalho e ao mesmo tempo controlando o acesso internacional à bens estratégicos que possam ser usados contra nós mesmos (caso do nióbio = nenhuma aeronave turbinada é construída sem o nióbio que o Brasil possui 98% dos depósitos do mundo)…somente estas modificações já matariam todos os coelhos numa paulada só…após isso, o progresso em todos os setores serão consequência…do dia para a noite… 😉

  15. 36 Gripen, apenas…
    Alguma coisa me diz que caiu a ficha na FAB de que fizeram uma má escolha…

    Agora, é tarde.

    • ”O Brasil não precisa de Marinha nem de Exército , basta uma guarda costeira e uma guarda nacional“

      FHC

      • Ele não errou se considerar a mentalidade da população em geral Máquina, o Brasil precisa progredir como sociedade para entender que defender com mão forte os seus interesses requer uma defesa eficiente, mas estamos longe desse caminho, e seguindo essa mentalidade que temos hoje nas massas, só precisamos de uma guarda nacional e costeira mesmo. O Brasil precisa decidir, desperta ou dorme de uma vez por todas o sono eterno nesse berço esplêndido.

      • Quem disse ksso foi o Sem Vergonha do GREENPEACE sobre a Defesa Nacional , a Rede Globo conhecida como CNN EM PORTUGUES , fez um programa sobre defesa e foi perguntar aoe Grandes Entendidos o GREENPEACE e o Trambiqueiro ONGUEIRO , com se grande conhecimento disse que so precisamos de Guarza Costeira , deve ser discipulo deste Cara ai da FAB !!

      • “Jose luiz esposito
        4 de março de 2017 at 0:22

        Quem disse isso foi o Sem Vergonha do GREENPEACE sobre a Defesa Nacional”

        foi esta mesma gente ai que anunciou agora a pouco ao mundo a descoberta de espécies de recifes de corais que vivem no Rio Amazonas..quer dizer…esta gente conhece mais da nossa fauna e flora do que nós…rs…

        e na pagina deles o titulo da reportagem da descoberta esta exatamente assim : Corais da Amazônia: “Nosso” tesouro recém-descoberto e já ameaçado

        DUVIDA?!..ESTA AQUI:

        http://www.greenpeace.org/brasil/pt/Noticias/Corais-da-Amazonia-Nosso-tesouro-recem-descoberto-e-ja-ameacado/

        Povo Desprotegido…

      • ONGs como o GREENPEACE ,ACWA,WWF ,apareceu uma outra chamada de GOTA DE OCEANO ,que parece ser uma Filial do GREENPEACE e outras centenas delas ,trabalham debaixo do nariz do GF ,Judiciário ( o pior do mundo ) ,Legislativo e FFAA ; elas conseguiram Inviabilizar o Estado de Roraima,expulsar brasileiros que lá produziam e davam Empregos .Esta ACWA diariamente as 18 horas fecham a BR que liga Manaus a Rio Branco e Venezuela com um Correntão e só a reabrem as 6 horas da manhã e nada e ninguém Reverte a Situação,vocês acreditam que conseguiriam fazer isto em algum outro país ,mesmo Bolívia e Paraguai ?

      • Já a algum tempo esta Desgraça de ONG queria que abdicassemos da Exploração de Petroleo no Pré -Sal ;porque estas ONGs não existem na Rússia que as colocaram para Correr e na CHINA ,mas aqui todas se dão bem? Alguém pode explicar , como também a ONG ACWA fecha a Manaus / Boa Vista as 18 horas e só a Reabre as 6 horas ,diariamente , com a Palavra os nosso Grandiosos Comandantes ,queremos uma Explicação ??????????

  16. A Ficha da FAB desde pequeno eu já conhecia ,sempre foi uma ** FORÇA ** Entreguista ,agora tenho certeza que o BRASIL KAPPUT !!

  17. 36 gripen o BRASIL tem uma extensão territorial de com uma área de 8 514 876 km²
    No mínimo 200 aviões o Brasil em tempos de paz isso mais parece piada eas rebelioes nos presidios com uso da. Forçá nacional e caos instaurado no espirito santo Polícia parada quase 200 assassinatos em tempos de paz sr brigadeiro o brasil vive numa crise não quero nem pensar se esse numa guerra civil

  18. Calma pessoal? Para um País declarar guerra para outro, não é assim tão fácil e nem do dia para noite! O Brasil tem os seus aliados, principalmente, aqueles que, tem bilhões de dólares investidos no Brasil. Certamente esses países, não desejariam ver seus investimentos ruírem aos seus olhos, bem como seus interesses. Mas, acho que o país, deveria estar melhor preparado.

  19. Brigadeiro apenas afirmou o obvio .. serão 36 gripen pra agora .. e ta bom … mais deixou claro .. q esses mesmo 36 serão baseados em Anapolis .. substituto dos Mirage e so .. deixou claro tb q esse primeiro lote visa uma operação em conjunto com os f-5 .. e AMX .. ou seja .. o q todos ja sabem.. novos gripens serão encomendados visando a substituição dos AMX e F-5 … .. primeiro lote do fx ; vai ser entregue entre 2019 e 2024 … em 2024 e o ano q nossos F-5 vao começara dar baixa de fato (de 45 unidades temos 27 em uso continuo .. da pra segurar )+ um lote …… em 2028 o AMX deve ser retirado de fato . dai mais um lote .. relaxem

    • Os F-5EM já atingiram o fim da sua vida útil. Estão na “prorrogação”…
      36 vetores agora é algo abaixo das nossas necessidades.
      Considerando o fato de que o voo do 1º protótipo ainda não se deu, o que representa um atraso real no cronograma de desenvolvimento, não seria uma impropriedade afirmar que a FAB irá receber as suas 4 primeiras aeronaves no ano de 2022…
      Faça as contas!

      Deveria ser contratado para já um lote subsequente. Isto certamente seria feito se houvesse confiança no vetor…
      Sejamos realistas.

      • Os F-5 M aguentam mais uns 8 anos ( apesar dos problemas com a Embraer e a vida dos jatos ) ja o AMX tem mt vida util pela frente ainda (uns 10 anos ..na torcida pra q a FAB pegue os amx italianos .. seria uma bela aquisição ) ..agora ..n pegamos nem esse 1 lote ainda .. n da pra negociar outro lote ja ….vontade ha … tem esse fator complicador .. outra coisa q entra no jogo e como a Embraer vai estar daki a 5 anos o rumo q essa empresa vai tomando deixa uma ar de duvida no ar …mais esse fator …. quanto ao atraso .. vida q segue .. acho q o cronograma foi mantido …a FAB vai receber seus Gripens a partir de 2019 ..(made in Suecia ainda ) …dai ja com toda a base industrial do Gripen tanto aki quanto na Suecia ja maduras .. produzir novos Gripens vai se tornar mais rápido

  20. sera que ninguem leu direito ou eu entendi mau ?

    ID&S: A encomenda inicial dos Gripen prevê a entrega de 36 aparelhos, mas há em contrato a possibilidade dessa quantidade ser estendida. Há planos de comprar um número maior de Gripen? Trinta e seis aparelhos são suficientes para a defesa aérea do território brasileiro?

    Brig. Rossato: A encomenda de 36 unidades é suficiente para a demanda inicial, de substituir os caças Mirage. Vale salientar que o Gripen irá operar, inicialmente, ao lado dos caças F-5 e A-1. Futuramente estes dois outros modelos precisarão de um substituto.

    acho que esse paragrafo e bem esclarecedor, Gripen irá operar, inicialmente, ao lado dos caças F-5 e A-1. Futuramente estes dois outros modelos precisarão de um substituto.

    • Leleu, o próprio brigadeiro fala de lotes adicionais num futuro, o problema é que este futuro mais uma vez será jogado pro futuro e custa a crer que esta opção será lançada frente a realidade que estamos vivendo. Tristemente corremos o risco de repetir a estratégia dos Mirage que pararam ali nos anos 70 e procurar mais um tampão par aos próximos 100 anos.

      • Ate precisarmos de um novo lote .. se deus quiser ..o Brasil vai estar numa situ bem melhor q e hj .. como novos atores no gov e nas forças armadas

      • “BrunoFN
        3 de março de 2017 at 18:33

        o Brasil vai estar numa situ bem melhor q e hj .. ”

        vai…vai melhorar sim…o pais com mais de 12 milhões de desempregados…vc vai ver só como vai melhorar…vc vai ver só o que é bom pra tosse..mas o pais tá uma maravilha..tá rumo ao pugresssu….rs..

  21. “O Brasil precisa de vergonha na cara, principalmente a midia, para “reconstruir dos destroços” de uma sociedade de economia e política que sempre foi oligárquica, elitista e corrupta, com tendências a esbórnia”

    Victor Moraes

  22. Normalmente consigo ler a lista de comentários aqui, sem maiores eventos, mas hj, neste post, acredito que o pessoal passou um pouco dá conta…
    Comentários desprezíveis acontecem, mas sempre se consegue peneirar uma informação pertinente ao assunto ou relevante em alguma medida. Mas hoje, nada.
    Que horror, meu pai.
    É preciso lembrar que isso aqui não é pra desabafo. É pra discussão inteligente, ponderada.
    Olha, vou te contar, o que li aqui hoje me deu vontade de assistir a TV Senado…

    • “Arautos do atraso, críticos dos que ousam sonhar. Fiquem aí sentados, remoendo suas amarguras, enquanto os que tem sangue nas veias vão à luta. Ainda bem que um único Casimiro Montenegro Filho vale por mil desses inúteis”

      JT8D

  23. ridículo , fazem o jogo dos entreguistas para poder ter uma aposentadoria diferenciada ledo engano serão tragados junto ao povo .

    os estados unidos não querem apenas empobrecer ,miséria fome , morte etc e tal eles querem fomentar uma guerra civil , já dividiram o povo em coxinha e mortadela
    antes era esquerda e direita
    e quando eles os gringos conseguirem isso a patente dessa turma não vai valer de nada vai ficar igual a síria libia ou qualquer outro pais na africa

    essas academias militares formou ótimas pessoas para trabalhar no itamaraty

    MONARQUIA ANTES TARDE DO QUE NUNCA .

  24. Sendo o Brasil um pais de dimensāo continental .como seria feita a colocaçāo dos 36caças?
    Como o Brigadeiro afirmou ” tempo de paz” qual o sentido de continuar a operar o museu voador A-1 e a lata velha F-5 que tenhem um custo de manutençāo alto um custo alto para operar? Ter caças so para fazer numero e so servir de vergonha ? Nāo seria mais logico poupar algum $ e investir em sistemas de radar e sistemas anti-aereos de medio alcance dando uma maior largura de defesa do espaço aereo e visto que os custos de operar e de manunteçāo sāo 1/5 dos caças?
    36 caças..qual o numero de Brigadeiros , Generais , Coroneis?? Ha que poupar dinheiro com a defesa para pagar as mordomias desses srs.

  25. Meu… To revoltado com o nível desses “militares” é pérola atrás de pérola. Se eu nao fosse brasileiro estaria caindo na gargalhada.
    108 já era pouco imagina 36 para o Brasil todo, ahm sim tem o poderosos F-5 e AMX, tenho pena dos americanos com seus F-22 e F-35 (cof cof).

  26. Eu mudaria o que ele propôs assim:
    36 Gripens ATIVOS são o suficiente para tempos de paz, mas precisaríamos de um estoque com mais 100 para uma reação rápida contra possíveis crises

  27. Vocês não se cansam de ficar discutindo em vão? Façam um partido, tomem uma decisão, enfrentem uma campanha politica, lutem? Pois amam o Brasil ou não? Não me importa se vocês são de esquerda ou de direita! São Patriotas ou não? O Brasil é um Pátria imensa e multicultural, isso não vai mudar, o Brasil gosta de Futebol? Que bom os americanos e os russos também têm lá seus esportes favoritos, o Brasil tem o carnaval, ainda bem, pois pelos evangeloucos importados de US já não teríamos mais. Quem é brasileiro, que preserve esse país, suas características culturais, mas que mude sua mentalidade. Que sejamos implacáveis com os bandidos, e não saíamos apoiando um bandido como o Bolsonaro, com um irmão corrupto, ah ele não sabia? Eu já ouvi essa frase. Bando de tolos, querem fazer algo vamos montar um grupo no Whatsapp, montar um partido, discutir o Brasil, ir ás urnas e ganhar o coração e a mente do povo brasileiro, como Hitler fez com a Alemanha, vamos erguer o Brasil, não para invadir ninguém, pois ao contrário deles temos territórios, não para mandar ninguém a campos de concentração, pois nós somos ao contrário deles multiculturais, mas para sermos um país que se dê ao respeito! Ninguém aí fala do mais importante!!! Podemos ter 10000 gripens, eles não fazem o estrago de uma Bomba H que os países de verdade possuem! Ou você acha que o Kim é um louco com as suas sucatas? Ele consegue entregar uma Nuk em Seul, fim de jogo! Destruição mútua assegurada! Nossa primeira proposta! Rasgar o TNP, Nosso Slogan de Campanha o Brasil Primeiro! Nosso programa! Proteger a indústria e o desenvolvimento nacional! Utilizar a demanda militar como dínamo para recuperar nossa economia e indústria. Os empregos voltam, até o dono do Bar vende mais cachaça, é isso o que o povo quer, é isso que nós dará o apoio para colocar o Brasil em seu devido lugar, no panteão das superpotências. Vamos usar ardis, terminemos o VLS, terminemos o Sub Nuc, depois disso, dois anos de sanções, muitos caças e submarinos convencionais para evitar uma invasão a curto prazo. 2 anos de sanções e temos nossas Nucs. Sem nióbio para o mundo, sem urânio, retalhamos as sanções em meses boa parte do mundo já terá levantado as sanções e o presidente do Brasil terá uma bonita maleta preta nuclear ! Mas tudo isso só vai acontecer se tivermos o poder! Por isso foco na tarefa, fundar um partido, tomar o poder, mudar o Brasil !

    • Filipe Fernandez Brasil ter a pasta preta? Ter Nucs? Logo logo vai ter bonecas estericas que gostam de beijar a parte roxa( como diz o KNOLL ) dos EUA. A chamar de comunistas intriguistas agitadores terroristas chavistas.. 10..9…8..7..—>
      O Brasil nāo faz nada sem a autorizaçāo do seu Amo.. alias e so o Amo soltar umas Propinas e a camarilha toda obdece

    • PERFEITO FELIPE FERNANDES ,mas os nossos militares estão bem ,com a vida ganha ,estão a rirem-se de nós aqui ,que lutamos pelo País !

  28. Tem que mandar esse Brigadeirinho e mais uns 30 Almirantes – Generais para casa urgente.
    Por isso que as FFAA estão na MERDA, eles os comandantes pensam pequeno, e assim vemos nossas formas armadas de dissuasão mingarem a ponto de comprometer a soberania nacional.
    OU ELES PEDEM PARA IR PARA A RESERVA, OU OS COMANDADOS O FARÃO DE OUTRA MANEIRA.
    TÁ FALTANDO AKILO ROXO NO MEIO DAS PERNAS DOS NOSSOS COMANDANTES.
    TODOS UNS CAPADOS.OU BROXAS. ESSA É A VERDADE.
    QUANDO O BRASIL VAI SE CORRIGIR???
    JÁ perdi minhas esperanças.

  29. A democracia americana foi instalada aqui foi pra brasileiro nenhum manda em nada aqui ….que manda são os branquinhas dos norte…..viu como mudarão a lei do pre sal com 2 semanas para entregar o petróleo as empresas estrangeiras e nações estrangeiras e os militares daqui do Brasil ficarão quietinhos …psdm e pmdb são partido do mercado financeiro internacional então pode sucatiar tudo e faltar até comida no quartel que os militares ficao quietinhos …esqueceu o que o romero juka disse :: já conversei com o general …….o general ta só preocupado de passear na Disney com fuas filhas e andar na sua Ferrari em new york ….esqueceu pra que serve o consulado americano :::comprar as pessoas importante do governo …..viu o que aconteceu na Turquia ….. Mandarão soltar ladrão de galinha e mandarão prender juiz ,general …pq o governo americano $$$$ já tinha aparelhado todo o sistema de governo com suas verdinhas !!!!!

  30. Diz o Brigadeiro ” Futuramente estes dois outros modelos precisarão de um substituto.” A pergunta que me incomoda ė Futuramente Quando? Todos sabem o tempo que levou o FX-2 desde 2006???
    Mais quanto tempo para decidir a retirada de vez do F-5 e do A-1 e a compra de um caça moderno e capaz? Dez anos ?Quinze anos ?
    Está o mundo todo a se armar ate aos Dentes ( desde os EUA RUSSIA CHINA IRĀ paises da OTAN A.Saudita Turquia Vietnam Argelia Egipto na A.Latina PERU CHILE COLOMBIA VENEZUELA) E veem essa Raridade falar em Tempos de Paz e dos ” modernos stelfi” F-5 e A-1?
    Veem essa Raridade falar em ” O Brasil terá capacidade de produzir parcela expressiva das aeronaves Gripen em território brasileiro” em caso de conflito?? Que C@#@%₩¥ de piada ė essa? Um Caça ė alguma lata de feijāo?

    • 2006 não 1998 ,este ano foi entregue pelo tal Geraldo Quintão um estudo para 40 aviões que seriam o Mirage 2000,deste ano em diante ,quase 20 anos para ainda não haver nenhum ,se comprássemos os tais Mirages ,eles já estariam perto do Fim de Vida ,mas tudo continua como Dantes no Quartel de Abrantes !!

  31. Deve haver alguma informação ou desinformação, tanto da notícia quanto dos comentários políticos…ele não falou nada de apenas 36 caças…estes seriam para substituir os mirages ( que eram 12 ) e que os F5 e A1seriam substituidos depois…os comentários são extremamente tendenciosos e parece feitos por analfabetos funcionais e que não sabem ler realmente o que esta escrito…lamentável…

    • vc tem razão mesmo…trata-se de mais um factoide elaborado para criar/falsear uma campanha de apelo pela aquisição de f-18s para a fab….na realidade tudo isso não passa de mais uma campanha de marketing da boing feita em esquema com a fab….rs…

  32. A fala deste arremedo de “brigadeiro” chega a dar saudades do Brigadeiro Sato.
    Com ele eram 3 x 36 = 108 Gripens.

  33. na verdade o gripe vai se fracasso teremos compra prateleira porque vamos ter compra os F18 para estrutura nossa forças urgente.

  34. Um assunto relevante que eu vou comentar com um textão, é inevitável, uma coisa leva a outra, é complexo, os os riscos envolvidos estão camuflados num emaranhamento de eventos dissociados.
    # A. Se não passar de 36 caças adquiridos toda essa estrutura criada para transferência tecnológica não sobreviverá, pois vão estender a vida desses gripens uns 40 anos, e o principal comprador Brasil não garante comida no prato. E de onde virão os recursos para manter a força de trabalho e estrutura fabril criada, como elas se renovarão? Financiar o aperfeiçoamento das mesmas é essencial porque sem pesquisa de novas tecnologias se perde tudo no tempo por obsolescência. Vão exportar? Pra quem? Nesse mercado concorrido onde americanos, russos, franceses, chineses e outros digladiam oferecendo suas opções bastante competitivas. Vai sofrer do mesmo mal do MBT Osório que não teve apoio interno e morreu? A primeira diretriz para manter uma indústria bélica nativa é: as encomendas das forças armadas do país devem ser suficientes para manter economicamente esta mesma indústria, através de contratos substanciais e com periodicidade mínimas capazes de prover os recursos para pagamento do custo fixo, pesquisas de novas tecnologias e claro um lucro para os acionistas pois ninguém é de ferro. As exportações, quando conveniente forem, devem ser um extra bem vindo não a fonte principal.
    B. Se não passar de 36 o custo de desenvolvimento se diluirá em poucas unidades, que serão mais caras, e a perda por acidentes prevista estatisticamente será mais custosa aos cofres.
    C. Se não passa de 36 caças quando estourar uma guerra não dará tempo de construir unidades de uma hora pra outra mesmo que tudo fosse fabricado no Brasil, com grande parte vinda de fora pior ainda. Um porta aviões Norte Americano, russo, francês ou chinês tem mais caças que isso. Um porta aviões é uma pequena ilha, nosso território têm 8,5 milhões de Km². Falar em +500 caças pro Brasil não é utopia basta uma boa administração patriota voltada aos brasileiros. Tem países muito menores com esse número por aí.
    D. A demanda das forças armadas no mundo é uma das principais fomentadoras de novas tecnologias em materiais e sistemas, por consequência fomentadora de industrias nativas que demandam trabalhadores de alto nível de conhecimento. Um ciclo virtuoso se cria e as tecnologias daí advindas beneficiam todo resto da indústria com produtos derivados: transistores, internet, avião, etc. O Brasil quando atrofia suas forças armadas atrofia toda cadeia industrial que é obrigada a pagar por tecnologias patenteadas por outros ao invés de receber royalties. E os empregos de alto nível nunca se ampliarão. Sempre seremos reféns tecnológicos. Não quero dizer que a indústria tecnológica dependa somente das forças armadas para surgir localmente, e pesquisar, mas ela precisa de um start provido pelas contratos de modernização dos meios bélicos que atraem e fomentando o processo tecnológico.

    # Muita gente do Brasil fala com orgulho das conquistas tecnológicas russas, norte americanas e outros, exibindo as qualidades dos países que eles admiram como os nativos dos mesmos. Não tem nada demais admirar estas conquistas mas menosprezar o nosso país e querer que ele se dane é estúpido. Os problemas que nosso país está sujeito são muitos, mas esses problemas demandam soluções e daí surge as tecnologias e o desenvolvimento. Um problema é uma oportunidade para quem tem visão e atitude, criando soluções que se tornam negócios. Estes negócios dão empregos, pagam impostos e dividendos para novos investimentos. Todo problema no Brasil demanda uma solução e ao invés de ficarem esperando uma solução do governo, ou divina, busquem por conta própria.
    1. Imagine o problema: um povo que herdou de seus antepassados, a duras penas, uma terra vasta, rica em recursos naturais e hoje tem grande população, portanto vasta mão de obra, que não cuida dessa herança e deixa na mão dos ratos. Isso não vai acabar bem, com certeza. Solução: este povo deve tomar o controle da nação, expulsar ou exterminar os ratos, tornar-se empreendedor, incentivar a busca do conhecimento e investir na segurança através das polícias e forças armadas para que a ordem prevaleça e os empreendedores progridam.
    2. Imagine outro problema: o sistema político administrativo brasileiro com margem a corrupção e traição da pátrira. Solução: um novo sistema que pensei https://drive.google.com/file/d/0B32AEqzRyySySkJsclByd21Bb00/view?usp=sharing

    # Um assunto que parece não ter nada haver com o tema, o direito ao aborto, haverá de ter porque não adianta defender algo, mesmo que com 500 caças, se a pátria está sendo corroída por dentro:
    1. Do meu ponto de vista, ateu, a diferença entre um feto e um indivíduo adulto consiste na
    sabedoria adquirida. Essa sabedoria é um conjunto de conhecimentos, procedimentos para acessá-los e processá-los (processamento através dos algoritmos construídos através do erro e do acerto). Tudo armazenado quimicamente no cérebro. Portanto um feto é igual a um indivíduo adulto diferindo no tempo de gravação de sua sabedoria quimicamente no cérebro. Não podemos autorizar um indivíduo de 70 anos a matar um indivíduo de 14 anos, ao bel prazer, só porque ele adquiriu sabedoria e armazenou no cérebro quimicamente por mais tempo. Pelo mesmo motivo um indivíduo adulto não estará autorizado a matar um feto. Por dedução lógica sou contra o aborto.
    2. Do ponto de vista religioso, católico que eu professava por influência familiar até uns 14 anos quando a lógica prevaleceu, o feto tem alma portanto é um indivíduo com o mesmo direito a vida dos adultos. Se eu não concordo com esse pressuposto devo deixar essa religião pois uma de suas dez leis diz não matarás. Por coerência deveria ser contra o aborto.
    3. Do ponto de vista ético se um adulto pode matar um feto, ao seu bel prazer, abre-se uma série de possibilidades. Digamos que a pesquisa do genoma humano identifique genes que levam a uma tendência de comportamento gay ou lésbico através de um teste laboratorial. Os pais munidos do direito ao aborto decidem matar o feto por esse motivo. Do mesmo modo podem matar um feto com genes que levem a uma tendência a miopia, calvície, impotência, unha encravada, não têm limites. Tirando os casos de risco de vida da mãe e deformidades graves no feto, onde ele não sobreviverá, a ética me diz que o aborto livre não é uma opção. A mãe natureza testa todas as variações para selecionar as melhores. Se começarmos a abortar indiscriminadamente estaremos atrapalhando o trabalho de um mecanismo evolutivo de bilhões de anos podendo nos levar a extinção. Por concluir que as leis da natureza são mais perfeitas que os conceitos filosóficos humanos sou contra o aborto.
    4. Do ponto de vista geoestratégico, propaganda que induz a aprovação do aborto, é um mecanismo que os inimigos da nação usarão se puder para nos dominar e destruir. A Europa, devido ao baixo índice de natalidade dos europeus nativos, influenciados também pela propaganda abortista, está em risco de sobrevivência, quando os migrantes do Oriente médio e África com índice de natalidade muito superior tendem a substituí-los, a médio prazo. Uma invasão de dentro para fora. Aqui no Brasil, a nova lei de imigração redigida por Aluízio Nunes do PSDB (motorista de Mariguela e novo ministro de relações exteriores de Temer chapa PT/PMDB), abre a porteira para todos imigrantes que não poderão ser deportados quando pisarem no país. Independente do que forem, terroristas extremistas, islâmicos, ladrões, derrotados de guerra, viciados, bolivarianos e miseráveis esta nova lei de imigração dará direito a previdência e bolsa família, e sem nunca terem pago um centavo de imposto no Brasil. Servirão estes migrantes de exército para os partidos de esquerda, até não darem mais conta de controlá-los. Quando a sharia será a lei. Junto com uma possível aprovação do aborto, pelo congresso ou a revelia pelo supremo tribunal federal, a nova lei de imigração contribui para uma invasão de dentro para fora, o começo do fim. Seremos substituídos, nosso território e recursos naturais expropriados. Pra destruir o Brasil tem dinheiro, pras Forças Armadas e Policiais que defendem a população não. Por geoestratégia sou contra o aborto.
    Portanto, pelos motivos 1, 3 e 4 sou contra o aborto.

    # A debilidade do Brasil é culpa do próprio brasileiro que entrega o comando da nação aos bandidos, se alguém estiver disposto a criar um grupo de patriotas para tomar o controle do país a curto ou médio prazo vamos organizar algo. Pra que esperar o mundo acabar vamos promover ações de todos os tipos, iniciar algo.

    Brasil acima de tudo…

  35. “Brig. Rossato: A encomenda de 36 unidades é suficiente para a demanda inicial, de substituir os caças Mirage. Vale salientar que o Gripen irá operar, inicialmente, ao lado dos caças F-5 e A-1. Futuramente estes dois outros modelos precisarão de um substituto.”

    ou seja este gripphen esta oficializado como o nosso “Hi”?!…como a ponta de lança/bala de prata de nossa defesa aérea?!…..é com isto que nos preveniremos contra Su-30s Venezuelanos e futuros T-50s Peruanos?!…enquanto nações como o Peru buscam T-50 como sua bala de prata para a defesa aérea este pais aqui elege para isso um caça do nível de um f-16 modernizado?!…..o que vão nos entubar como o “Low” ?…como os substituto de nossos f-5s?….não existe no ocidente então tudo isso na realidade dos fatos trata-se de mais um espetáculo circense para promover o super tijolo f-18 e criar uma campanha de apelo
    para justificar sua aquisição..

    • o esquema…é nos entubar grippens mais f-18s…assim a boing lucra com nós em dobro…TÃO LIGADOS?!..o esquema trata-se de um factoide elaborado para criar/falsear uma campanha de apelo pela aquisição de f-18s para o pais….na realidade tudo isso não passa de mais uma campanha de marketing da boing feita em esquema com a fab……..isso ai não passa de uma campanha de apelo para nos entubar mais um cavalo de Troia superfaturado e chipado…. 😉

      • “assim a boing lucra com nós em dobro”

        Correção: assim a boing lucra em cima de nós em dobro…

      • são 2 hipóteses…ou é isto ou então pretendem substituir os f-5s por FC-1 Chineses ou FA-50 Sul Coreanos…a KAI até já negocia em abrir filial por aqui…é isso ai mesmo senhores…a nossa defesa aérea do futuro são isso ai mesmo…FA-50s mais os gripphens amx…não precisamos de caças como o T-50 ou SU-30…pois como declaram os nossos governantes e a fab…somos uma nação pacifica…uma nação da paz sem potenciais inimigos ou ameaças externas…e ninguém sonda e jamais sondou as riquezas deste pais…nenhuma nação estrangeira jamais incurso de alguma forma contra este pais…

        “No fim das contas, certo estava FHC e nós não sabíamos disso!!!”

        RomauBR

      • são 2 hipóteses…ou é isto ou então pretendem substituir os f-5s por FC-1 Chineses ou FA-50 Sul Coreanos…a KAI até já negocia em abrir filial por aqui…é isso ai mesmo senhores…a nossa defesa aérea do futuro são isso ai mesmo…FA-50s mais os gripphens amx…não precisamos de caças como o T-50 ou SU-30…pois como declaram os nossos governantes e a fab…somos uma nação pacifica…uma nação da paz sem potenciais inimigos ou ameaças externas…e ninguém sonda e jamais sondou as riquezas deste pais…nenhuma nação estrangeira jamais incurso de alguma forma contra este pais…

        “No fim das contas, certo estava FHC e nós não sabíamos disso!!!”

        RomauBR

      • O ‘Gripen NG’ está em um patamar muito diferente de um F-16 modernizado; e mesmo de uma nova variante do caça americano… São claramente distintos, com o Gripen sendo um conceito consideravelmente mais avançado e racional.

        Considerando que a Boeing ainda queira vender alguma coisa a FAB… ela lucra em dobro onde…? Se está falando dos componentes americanos do NG, não é a Boeing que fabrica…

        Não sei se a FAB vai mudar de ideia daqui pra frente, mas ela já deixou claro várias vezes antes que não vai ter ‘Hi’ ou ‘Low’. A ordem é padronizar… Não está prevista sequer a aquisição de aeronaves LIFT… Todo o treino será nos biplaces e em simuladores, com as fases iniciais do caçador sendo realizadas no Super Tucano e nos treinadores básico e avançado da AFA ( como já é hoje, aliás… ).

      • é tão mais avançado e racional que os estadunidenses sondaram em usa-lo como treinador….rsrsrsrsrs….. 😀

        realmente esta em outro patamar do f-16 senhor RR… 😉

      • RR…olhe o que você mesmo diz antes de dar pitaco nos outros…preste atenção a matéria…esta declarado que os gripphens serão para substituir os Mirages desativados e que os f-5s serão substituídos no futuro por um outro caça que ainda não sabem qual será…

      • OS EUA jamais pensaram em usar o Gripen NG como treinadores, tanto que a Boeing desenvolveu um aparelho completamente novo junto com a SAAB. É isso que dá você ser filho mal-parido da pátria educadora minha cara “Máquina Troll”!

  36. Atentem ao Pior , este Cara da FAB, a FAB , o Baixinho seu Ministro do Exterior Serra , agora o Terrorista , devem estar Prestes a ENTREGAR a Base de ALCANTARA aos EUA!!

  37. Nem li a matéria TD, pois já não gostei do que o brigadeiro falou 36 caças são suficientes,hora como um cara com essa patente fala uma besteira dessas, 36 caças não dão nem pra proteger um região do Brasil , pelo amor de Deus ,esse cara é brigadeiro mesmo , não vivemos em um país do tamanho do Uruguai não , vivemos num gigante e TDS sabem que esses números não dão pra nada , meu Deus já não basta a incompetência política , agora olha o que o brigadeiro fala, no mínimo 100 estava bom pra uma região nossa , e 800 para TD a nação sem falar em outros modelos , hora o que está havendo , a falta de inteligência parece que está atingindo a tds

  38. Aos histéricos: o Canadá e bem ao lado dos EUA e nunca foi invadido por americanos, antes por latinos e chineses; os EUA sim, são invadidos por mexicanos e brasileiros diariamente; revejam seus conceitos infantis. Quem pensa um pouco não será levado por essa enxurrada de dispalpérios antiUSA. O negócio é tentarmos adquirir e desenvolver tecnologias próprias e esquecer o mundo lá fora. Empenho em uma educação SÉRIA e sem fetiches humanista, focada em EXATAS e educação técnica. Os chineses fizeram isso e estão se dando bem. Simples assim.

    • “”Zė Ninguem O negócio é tentarmos adquirir e desenvolver tecnologias próprias e esquecer o mundo lá fora. “”
      Oh grande supra( hoje com o nick de Zė )..sabio dos sabios..como vc ė incoerente!
      Veja bem seu comentario. Vc ė o primeiro a correr defender e falar beijar as maos ou as parte que vc prefere dos EUA e depois fala em esquecer o mundo la fora?assim fica dificil de ser levado a serio. Rsrsrs

      • Ficaria mais do seu agrado se eu beijasse as maõzinhas dos russos, dos chineses, dos gauloses ou dos paraguaios? discutir geopolítica com torcedores de futebol dá nisso. Te aconselho a ouvir o discurso do Trump para vc aprender o que é pragmatismo e deixar de ter um espírito de perdedor nato. Vc acha mesmo que o mundo deixará de ter os americanos como ponta de lança pelos próximas décadas sendo trocados por chineses ou russos ou qualquer um outro só porque vc quer? então vc é extraterrestre que não sabe decodificar ondas de tv que correm no espaço infinito a mais de 8 décadas e não aprendeu nada com a história humana recente; mas terrestre vc definitivamente não é.

      • Ao contrario do sua santidade nao beijo mao de Russo nem Chines nem Americano. Beijo sim o melhor para o Brasil. Ha quem goste de usar trela.. tar de 4 o que nao ė meu caso. Veja o crescimento na aerea da defesa que teve a China a India ..Israel ..Turquia.. nenhum deles se atrelou a um so pais.. correram atras e fizeram parcerias com quem ” dava mais” com empresas e estados que os fizeram crescer.. ao contrario do Brasil com parcerias que prejudica o estado. Com parceria em troca de muito pouco..

      • Ah ah ah.. vc se basseia em ondas de tv.. voce se baseia em midia? Eu me baseio em factos. Nao meu caro. Eu tenhi a liberdade para pensar por mim e pesquisar em ver as diferenças.. nao o que a midia diz ..nao o que A ou B. Na sua sabedoria o Brasil deveria ser capacho dos EUA nāo por ser benefico nao porque o Brasil ia crescer na aerea da defesa..simplesmente porque nos proximos seculos os EUA vāo continuar a reinar e a abusar dos mais fracos.
        Meu caro velhote da Disney retire seu oculos de penafiel.. e veras que teu Brasil esta a ser enganado roubado e estrupado..

      • E ja agora meu caro. o facto nāo ser nem servir de beijador de māos e outras partes dos EUA. nāo faz de mim Pro-Russo nem Pro-Chines.
        Esta ė a grande diferença. Eu tenho a capacidade de escolha o direito de nāo aceitar nem A nem B.

        Lembra se? ” Zé Ninguém 4 de março de 2017 at 4:19
        Só porque não é russófilo é entreguista?”
        Entāo eu pergunto. So porque nāo sou beija māo nem beija outras partes de Americano faz de mim entreguista? Comunista? Agitador? Como disse se mais coerente para ser levado a serio.

      • Um ultimo reparo..

        “”Zé Ninguém 5 de março de 2017 at 6:09
        Te aconselho a ouvir o discurso do Trump para vc aprender o que é pragmatismo e deixar de ter um espírito de perdedor nato.”
        Nāo podia ouvir falar de Trump ganhar as eleições .. e hoje veem falar de Trump?
        Hilariante… “cumpanheiro” quem leva vc a sério??

      • “Oh grande supra( hoje com o nick de Zė )..sabio dos sabios..”…

        Cumpanheiro, eu não tenho culpa de ter tido acesso a fontes educacionais ferteis, a me dedicar com afinco na busca pela verdade, a persistir na evolução das ideias e a instigar meu senso de observação dos fatos. Isso é o preço que se paga para satisfazer uma intelectualidade superior. Mas não se preocupe; vc é 10, também; ainda mais nesse país das jabuticabas, onde bonito é ser feio. 🙂

      • Sua verdade ė sempre mais verdade dos demais. Suas fontes de pesquisa sāo melhores com as dos demais.. voce ė o dono da Razāo dono da Sabedoria. Voce ė superior neste pais das jabuticabas. Grande mestre do sabe tudo

    • Os Chineses fizeram isso e sabe como? Porque nāo tinha trela de pais nenhum.. porque os Chineses nāo foram capachos nem lambe saco de ninguem.. porque os Chineses nāo baixaram as calças.. .porque os Chineses fazem suas escolhas e nāo outros. Porque os Chineses nāo tiveram medo de copiar imitar e recriar.

      • Falastes bem Chineses ;mas nós aqui somos brasileiros ,aqueles que seus Militares e sua Oligarquia Corrupta e Venal ,jogaram no LIXO toda a Herança que Portugal nos Legou ,Grandiosidade ,Unidade , mas o principal o IMPÉRIO DO BRASIL! Nos impuseram esta Republiqueta de Bananas Corporativista de Bandidos com suas Famílias e Quadrilhas Goela Abaixo, e os brasileiros debatem qual será o Próximo Salvador ,esperam uma Grande Mudança ,para que tudo Continue como esta !!

      • Porque ninguém (principalmente a ONU) embargou a China por suas cópias, sua expansão industrial, armamento nuclear, abusos policiais e violações de direitos contra seus cidadãos, desastres ambientais, imperialismo e porque EUA e Rússia a estão transformando numa potência e porque os donos do dinheiro assim o querem para acabar de vez com o ocidente.

        O Brasil é apenas o derrotado da vez graças às poucas e péssimas opções permitidas aos eleitores para votarem.

      • E vocês acham que gente que quer garantir seus benefícios faria alguma intervenção militar para retomar a ordem? Nunca! Só se os ganhos e aposentadoria fossem ameaçados.

        Estamos nas mãos de mercenários, o pior tipo de defesa. Só patriotas defenderiam a pátria.

      • Até o século passado eles eram exatamente isso que vc citou: capachos e ignorantes; e sabe porque eles deixaram de ser? não; não foi com a revolução marxista; foi com o GOLPE que fizeram internamente em 1975, derrubando a ala marxista tacanha interna e colocando um CAPITALISMO DE ESTADO ligado sabe a quem? ÀS MULTINACIONAIS AMERICANAS; ai eles deslancharam; não ficaram tentando inventar a roda; foram pragmáticos; pronto, falei; quem sabe o Temer tenha-os tomado como exemplo e quem sabe ainda tenhamos salvação. 🙂

    • A situaçāo no Leste da Europa esta aquecer ( NATO & RUSSIA) No mar do Sul da China esta aquecer ( China & EUA & PAISES DA REGIĀO.) No medio Oriente a situaçāo esta a 60c° ( RUSSIA IRÃ TURQUIA YEMEM EUA A.SAUDITA) No norte de Africa a corrida por bases vai a diante( EUA CHINA FRANÇA E UK) A Penisula da Korea ė um barril de povora( K.SUL EUA JAPĀO & KOREA NORTE CHINA).. No polo Norte e polo Sul as grandes potencias se movimentam ate a CHINA quer seu pedaço. So Falta onde?
      E tem raridades que falam em tempo de Paz

  39. Trinta e seis realmente é pouco, e se as coisas esquentarem pelo Atlântico Sul?
    Tá na cara que dependendo do adversário a aquisição virá de prateleira, não haveria tempo hábil para fabricação além do embargo, claro, aí chegaria material russo, chinês ou marciano, inércia não haverá, acredite.

  40. “Zé Ninguém
    4 de março de 2017 at 4:52

    Aos histéricos: o Canadá e bem ao lado dos EUA e nunca foi invadido por americanos, antes por latinos e chineses; os EUA sim, são invadidos por mexicanos e brasileiros diariamente; revejam seus conceitos infantis. Quem pensa um pouco não será levado por essa enxurrada de dispalpérios antiUSA. O negócio é tentarmos adquirir e desenvolver tecnologias próprias e esquecer o mundo lá fora. Empenho em uma educação SÉRIA e sem fetiches humanista, focada em EXATAS e educação técnica. Os chineses fizeram isso e estão se dando bem. Simples assim.”

    “Ao contrário do que os brasileiros pensam, a Amazônia não é deles, mas de todos nós. Oferecemos o perdão da dívida externa em troca da floresta”. Al Gore (Vice-Presidente dos EUA, 1989)

    “O Brasil precisa aceitar uma soberania relativa sobre a Amazônia”. François Mitterrand (Presidente da França, 1989)

    “Caso o Brasil resolva fazer uso da Amazônia, pondo em risco o meio ambiente nos Estados Unidos, temos que estar prontos para interromper este processo imediatamente”. General Patrick Hugles (Diretor da Agência de Inteligência de Defesa dos EUA, 1998)

    “A floresta amazônica e as demais florestas tropicais do planeta deveriam ser consideradas “bens públicos mundiais” e submetidas a uma gestão coletiva pela comunidade internacional”. Pascal Lamy (Comissário de Comércio da União Européia, 2005).

    “Obviamente, existem problemas de soberania, mas o desmatamento é um assunto enorme… e qualquer plano, mesmo que seja radical, é digno de ser avaliado”. David Miliband (Ministro do Meio Ambiente do Reino Unido, 2006)

    Se demonstras força, todos
    querem ser teus aliados.

    Ao contrário, se mostras fraqueza,
    ninguém te dará importância.

    E, se tendo riquezas, não demonstras
    força, atrairás sobre tua cabeça
    todas as ambições do mundo.

    (Ciro, Rei da Pérsia)

    “Jose luiz esposito
    4 de março de 2017 at 0:22

    Quem disse isso foi o Sem Vergonha do GREENPEACE sobre a Defesa Nacional”

    foi esta mesma gente ai que anunciou agora a pouco ao mundo a descoberta de espécies de recifes de corais que vivem no Rio Amazonas..quer dizer…esta gente conhece mais da nossa fauna e flora do que nós…rs…

    e na pagina deles o titulo da reportagem da descoberta esta exatamente assim : Corais da Amazônia: “Nosso” tesouro recém-descoberto e já ameaçado

    DUVIDA?!..ESTA AQUI:

    http://www.greenpeace.org/brasil/pt/Noticias/Corais-da-Amazonia-Nosso-tesouro-recem-descoberto-e-ja-ameacado/

    Povo Desprotegido…

    • “Jose Luiz Esposito
      4 de março de 2017 at 11:14

      ONGs como o GREENPEACE ,ACWA,WWF ,apareceu uma outra chamada de GOTA DE OCEANO ,que parece ser uma Filial do GREENPEACE e outras centenas delas ,trabalham debaixo do nariz do GF ,Judiciário ( o pior do mundo ) ,Legislativo e FFAA ; elas conseguiram Inviabilizar o Estado de Roraima,expulsar brasileiros que lá produziam e davam Empregos ”

      aquela reserva Raposa Serra do sol é toda uma jazida de nióbio..esta reserva toda é uma jazida de nióbio…é sabido há tempos do potencial mineral da região de Roraima…é sabido pelos geólogos a muito tempo da presença de descomunais reservas de minerais como urânio, tório, cobalto, molibdénio, titânio, tantalita, columbita, cassiterita, ouro e diamante, além de vários outros minérios…que o estado de Roraima todo é uma grande reserva de minerais estratégicos/nobres…..apenas 9,99% do estado de Roraima não é área protegida ou área de reserva…pra se ter uma ideia…a quantidade de ouro e diamante que acham ou extraem de lá não diminui….e sim aumenta com o passar dos anos…agora vcs entendem porque que esta gente estrangeira e suas Ongs sondam tanto estas reservas indígenas daqui?!…porque esta gente ronda/espreita e tem tanto interesse nas terras do norte deste pais?!….

      • Estes militares Frouxos deixara. Que Inviabilizassem o Estado de RRoraima Caladinhos. nao tem sangue e nao tem VERGONHA E SANGUE , tomemVERGONHA!!!

    • Estou até hoje esperando essa tal invasão da Amazônia pelos americanos; mas pelo que parece ela vai ser invadida mesmo é pela orda de descamisados e perseguidos políticos venzuelanos. 🙂

      • já estamos invadidos…ongs estrangeiras fazem o que querem sem qualquer tipo de controle…em algumas áreas/reservas nem o exercito entra …rs… a cobiça existe e é antiga… vem desde o tempo de Dão Pedro segundo quando foi defendida a tese da livre navegação do Rio Amazonas…

      • Invasões sempre houveram; veja o caso dos EUA; invadidos por latinos, chineses, arabes e outros; entendeu porque do muro? ou vc é contra a construção do mesmo pelo Trump?

      • Claro que Sim…e espero que o México faça aproximações e alianças com os Russos e Chineses para que instalem bastante armas e bases na vizinhança daquela gente vil e maldita….

      • Até que enfim pôs suas entranhas para fora; como eu já previa, suas elocubrações não tem nada de factuais ou racionais; são apenas alicerçadas no mais infantil e descabido antiamericanismo fútil. COISA DE CRIANÇA BIRRENTA; não era vc que vivia dizendo que entre nações não há amizade e sim interesses? então TÁ NA HORA DE CRESCER; ou pelo menos parecer que é adulto e parecer pensar como um. Nós somos zés ninguém porque fomos enganados pelo conto da sereia barbuda marxista e não pelo conto do capitalismo selvagem; se tivessemos sido eleitos como os japoneses, alemães e coreanos com a vacina do capitalismo, hoje seríamos um grande país; mas com zés ninguéns como vc, não espero isso jamais; nosso fim é triste; uma cuba continental.

  41. as decisões nacionais deveriam ser feitas pelo povo e não por representantes (internacionais entreguistas e boas vidas)…primeiro deveríamos mudar este sistema representativo que domina não somente nosso país,mas todos…instaurar no Brasil um sistema governamental direto, onde todas as decisões e projetos elaborados e colocados em prática sejam feitos diretamente pelo povo discernido e patriótico (acabar com esses representantes que não nos representam)…essa seria a mudança mais importante e inicial (arrumar os pilares)…após isto, criar um centro tecnológico nacional, com os melhores engenheiros, técnicos e especialistas, contratados por concurso público, para desenvolvermos tecnologia nacional para todos os setores (independência) … colocarmos valor agregado em nossas mercadorias desenvolvendo o mercado de trabalho e ao mesmo tempo controlando o acesso internacional à bens estratégicos que possam ser usados contra nós mesmos (caso do nióbio = nenhuma aeronave turbinada é construída sem o nióbio que o Brasil possui 98% dos depósitos do mundo)…somente estas modificações já matariam todos os coelhos numa paulada só…após isso, o progresso em todos os setores serão consequência…do dia para a noite… ?

  42. Se pensarmos bem, daqui a 15 anos os aviões de 5ªG estarão amadurecendo mundo afora.

    Portanto, não valeria a pena adquirir uma grande quantidade de Gripen NG. Seria sim, interessante, o Brasil absorver a tecnologia do Gripen NG para aplicá-la em um projeto de 5ª G, conjunto com outro(s) país(es).

      • Melhor seria ter aceito a proposta russa que envolvia a aquisição do Su-35 e entrada no programa T-50…

        Hoje, o Su-35 equipa os esquadrões da VVS e conquistou clientes no exterior. O programa T-50 segue o seu curso com 5 protótipos voando…

        Já o NG apresenta atraso no voo do seu primeiro protótipo, voo este que ainda não se deu.

        Que coisa, não?

      • Você fala do T-50 cujo programa sofre contínuos atrasos, cujos motores definitivos eram para serem entregues esse ano e agora apenas serão entregues no ano de 2018 se não atrasarem novamente? E você também esqueceu que o Su-35 foi ELIMINADO na primeira fase do FX-2? Pelo visto ser lambe botas de Moscou está turvando o seu juízo…rs!

      • E o escolhido foi um caça de 4ª geração que aina não voou…

        Que deverá ser entregue aos nossos esquadrões em 2022…

        O Su-35 já equipa a VVS, já teve os primeiros exemplares entregues aos chineses e foi encomendado pelos EAU…

        O T-50, que é um caça de 5ª geração, que deverá receber motores novos, possui cinco protótipos voando e o atraso do programa é algo esperado em projetos desta natureza…

        Ora, ora, quem foi que escolheu um caça de 4ª geração cujo primeiro protótipo ainda não voou.

        Você é um troll vazio de conhecimento, bater-lhe faz bem ao ego, mas, isto é para os outros, não para mim… Digo-lhe, apenas:.
        cala-te!

      • O Troll aqui é você meu caro! E ainda por cima pratica trollagem por capachismo aos interesses russos. Antes de mais nada os EAU não encomendaram o Su-35 mas apenas e tão somente assinaram uma promessa de compra atrelada ao auxílio no desenvolvimento de um vetor de 5ª geração. Ocorre que a imprensa especializada está a cogitar que isso na verdade é apenas uma forma de pressionar os EUA a venderem o F-35 ao país árabe visto que esse intento tem sido fortemente obstacularizado pelo lobby israelense no Congresso americano.

        Quanto ao T-50, chega a ser hipócrita você dizer que são “normais atrasos dessa natureza” ao mesmo tempo em que critica os atrasos do F-35, bem mais inovador que o aparelho russo. A verdade que lhe incomoda é que a previsão inicial era de que os motores definitivos estariam prontos em 2015, depois foi postergada para 2016 e agora para 2018. E nada garante que não haja novo atraso a levar a entrega desses motores definitivos para mais além.

        Então meu caro, cala-te tu!

      • Que coisa né!

        Muito bem lembrado: a proposta do Su-35 e a entrada no programa T-50 foi rejeitada pelo governo de Luís Inácio Lula da Silva, cujo cidadão citado NADA FEZ para reverter a decisão do seu finado ex (um ex tem mais poder de decisão que um presidente?).

        Irônico para não dizer trágico: foi no governo PTista que o Su-35 foi eliminado e não fosse o escândalo do caso Snowden, a companheira presidenta impichada teria se inclinado à proposta da Boeing, uma empresa Russa (SQN)… 😉

        Que coisa, não?

  43. Estou rindo muito.

    Todos os óbices que apontei quando da escolha do projeto Gripen NG estão a acontecer…

    Pois é, eu avisei.

  44. No meu ponto de vista de leigo o pais tem que produzir suas armas,importar é muito perigoso e esse negocio de “transferência de tecnologia”não existe, máximo que fazem é trazer uma planta montadora e as peças já prontas para montar,a Embraer é limitada para vender só com permissão devido essas embarcações do exterior.
    Argentina na guerra das Malvinas os “amigos” ocidentais deram um chute no regime,claro que apoiariam a Inglaterra,deixando os hermanos com “paus e pedras”nas mãos.

    • Infelizmente não temos corpo técnico para desenvolver tecnologia militar de excelência; o esquerdismo destruiu a capacidade intelectual das escolas e universidades nacionais; e pensar que o patrono da educação brasileira é um socioconstrutivista desconstrutivista; tinha que dar no que deu; “A GENTE SOMOS INUTIU”. 😉

1 Trackback / Pingback

  1. SEGUNDO BRIGADERIO ROSSATO: 36 Gripen são suficientes para tempos de paz | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.