Defesa & Geopolítica

FAB PÉ DE POEIRA: Pelotão de cães da Força Aérea realiza faro em presídios da região Norte

Posted by

Missão solicitada pelo Ministério da Defesa foi cumprida por militares da Ala 8

Militares do Grupo de Segurança e Defesa da Ala 8 ( Batalhão de Infantaria de Aeronáutica Especial de Manaus BINFAEMN – Uiruuetê) realizaram, entre os dias 17 e 21 de fevereiro, uma missão de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) na Casa de Detenção José Mário Alves da Silva – mais conhecida como Urso Branco -, localizada em Porto Velho (RO). O objetivo da atividade foi detectar a existência de materiais ilícitos dentro dos presídios, como armas brancas, drogas, celulares, entre outros. A missão foi solicitada pelo Ministério da Defesa.

A equipe contou com três cachorros do Pelotão de Cães de Guerra com seus respectivos condutores. Esse animais são treinados para o faro e, de acordo com a Tenente Veterinária Raquel Tomé, estão sempre prontos para acionamentos. “Nossos cães vivem em condições de atuar em qualquer missão de faro de entorpecentes ou explosivos, devido aos treinamentos realizados diariamente no Grupo de Segurança e Defesa. Para missões específicas são realizados, dias antes da operação, treinamentos em conjunto com todas as equipes que estarão atuando, como Polícia Militar, Exército, Bombeiros, Polícia Civil, entre outros”, explicou a oficial.

A 2º Tenente Veterinária Raquel Tomé do BINFAE MN com o cão Bolt.

Este ano já foram realizadas outras operações dessa mesma natureza em outras penitenciárias. Uma delas ocorreu na Penitenciária Agrícola de Monte Cristo, situada em Boa Vista (RR). Na ocasião, foram utilizados três cães de faro de entorpecentes e um cão de faro de explosivos. Em outra missão, foi realizada a varredura na cadeia pública Raimundo Vidal Pessoa, sediada em Manaus (AM). Nesta, a equipe contou com dois cachorros, um para farejar drogas e outro para explosivos.

Durante as ações, foram encontradas substâncias entorpecentes e explosivos. As atividades vêm sendo realizadas de forma integrada com o Ministério Público, Exército Brasileiro, Polícias Civil e Militar, Secretarias de Estado de Justiça (SEJUS) e Bombeiros.

Fonte: FAB

Edição Pé de Poeira

One Comment

shared on wplocker.com