Fox News Afirma que Rússia entregou a Síria 50 sistemas de mísseis táticos Tochka

Segundo notícia da Fox News desta quinta feira, a Rússia entregou à Síria cerca de 50 mísseis táticos Superfície-Superfície  Tochka (nome-código OTAN SS-21). Se confirmada esta notícia esta seria a maior quantidade de embarques de mísseis russos para a Síria desde o início do conflito em 2011.
O envio de 50 mísseis balísticos de curto alcance SS-21 chegou ao porto sírio de Tartus ao largo do mar Mediterrâneo nos últimos dois dias.

[embedyt] http://www.youtube.com/watch?v=lWMtIeFtci0[/embedyt]

O 9K79 Tochka ( SS-21), possui várias versões que, por sua vez, são destinadas para ataques em intervalos de distância de 70-185km. Atualmente a Rússia vem gradativamente substituindo os  sistemas de mísseis Tochka pelo Míssil tático mais moderno recentemente testado Iskander M, SS-26.

Esta substituição segundo os analistas militares, deixa disponível um lote considerável das armas mais antigas o que pode inundar o mercado de armas táticas de curto alcance até 2020, período no qual a Rússia planeja já ter feito a substituição por mísseis da família Iskander.Skander-M – 9M723 cujo alcance oscila entre 400 e 500 km e é capaz de operar em altitude de voo de 6 à 50 km.

O Iskander-M é um míssil furtivo, controlado em todas as etapas, e não possui trajetória de voo balística. Outra variante a Iskander-K – 9M728 é um mísseis de cruzeiro, com altitude de voo de até 6 km, que igualmente possui ajuste automático de trajetória com acompanhamento de relevo  em vôo. Esta arma por sua vez, possui alcance: 1500 km.

Já o R-500 é um míssil de cruzeiro baseado nos sistemas ALCM  3M10 e 3M54 3M14, Kh-101 102 .

1 Comentário

  1. Aparentemente Israel deixou de ser o único país do Oriente Médio sem dissuasão nuclear.

    E ninguém comentou….

    O lançador está lá….Agora é escolher o míssil.
    Saiu o Times de Israel…

Comentários não permitidos.