Ministério da Defesa nega pedido para prorrogar permanência das Forças Armadas no RJ

Pezão fez a solicitação nesta terça-feira (21), mas não foi atendido. Objetivo era ter reforço na segurança até depois do carnaval.

 

O Ministério da Defesa negou nesta terça-feira (21) o pedido do Governo do Estado de permanência das Forças Armadas nas ruas do Rio de Janeiro até o fim do carnaval. A informação foi veiculada com exclusividade pelo RJTV.

O governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, tinha feito a solicitação ao Governo Federal para manter o reforço da segurança, mas não foi atendido.

“O policiamento está em total capacidade, não há descontrole, não desordem e, portanto, não há necessidade da permanência das tropas”, disse o ministro Raul Jungmann, em entrevista exclusiva ao RJTV. O ministro afirmou ainda que o período durante o qual os militares ficaram no Rio gerou despesas de R$ 26 milhões, de alimentação, gasolina, entre outros.

Um ofício do Ministério Público Militar sobre o tema, e encaminhado ao presidente Michel Temer, afirma que o emprego das Forças Armadas em operações de garantia da Lei e da Ordem, “quiçá banal, sem o atendimento do seu pressuposto mais básico, além de criar precedentes perigosos no sentido do desvirtuamento de suas missões constitucionais e da “policialização” das Forças Armadas, carrega componente prático bastante grave”.

Em seu Twitter, a PM comentou a saída das Forças Armadas. “A saída das Forças Armadas era uma possibilidade. A PMERJ segue com o planejamento e seu compromisso com a população”, diz o texto.

Tiroteios nesta terça e no segundo dia da operação

Nesta terça-feira, militares do Exército trocaram tiros na Avenida Brasil com suspeitos que saíam do Conjunto de Favelas do Chapadão, na Zona Norte do Rio.

Não foi o único episódio de confronto envolvendo as tropas. Já no segundo dia de atuação das Forças Armadas reforçando a segurança do Rio de Janeiro, os militares tiveram que atuar em dois episódios de assalto na Zona Portuária do Rio. No primeiro, um homem suspeito de roubar uma moto acabou baleado e morto. No segundo, militares apontaram armas e o suspeito fugiu.

As ações criminosas aconteceram em um intervalo de três horas na manhã do dia 15 de fevereiro. Enquanto a perícia da morte de um assaltante era realizada, outros criminosos aproveitaram o trânsito parado para tentar roubar motoristas e até pedestres, a cerca de 100 metros do cerco realizado por mais de 30 fuzileiros navais.

Imagens feitas pelo G1 mostram o instante que o tumulto ocorreu. Pouco depois, um homem que passava no local foi revistado por militares. A Polícia Militar chegou a enviar uma viatura para fazer buscas do suspeito na região. De acordo com um agente, o local representa riscos diários para pedestres e motoristas. “É sempre assim”, afirmou.

Locais de atuação dos militares

Os fuzileiros navais, que foram destinados a fazer o patrulhamento da orla carioca durante o reforço das Forças Armadas na segurança do Rio de Janeiro, ocuparam seus pontos estratégicos. Em Copacabana, Zona Sul do Rio, os militares atuavam em duplas no calçadão da praia.

Ao todo, nove mil homens do Exército e da Marinha já estavam nas ruas para ajudar na segurança do Rio, Niterói e São Gonçalo. A vinda das Forças Armadas ao estado foi um pedido do governador Luiz Fernando Pezão ao presidente Michel Temer.

O exército ficou responsável por atuar na TransOlímpica do Recreio até Deodoro, na Avenida Brasil, Niterói e São Gonçalo. Já os fuzileiros navais vão patrulhar o Caju, Cais do Porto, aeroporto Santos Dumont, Marina da Glória, Aterro do Flamengo, Copacabana, Lagoa, Leblon e Ipanema.

Em todos esses locais, as Forças Armadas vão substituir os PMs e vão ter poder de polícia, inclusive, revistando passageiros nos ônibus na operação nas praias no verão. Não terá patrulhamento das Forças Armadas em comunidades nem na Baixada Fluminense.

Fonte: G1

5 Comentários

  1. A Cidade do Rio de Janeiro ,que pode receber o dobro ou o triplo de Turistas, tendo uma economia altamente dinâmica e chegando ao pleno emprego com a atividade ,mas o Estado brasileiro ,Legislativo ,Executivo e Judiciário estão preocupados com o Bandido ,sua proteção ,direitos ,etc abandonando o cidadão . A pouco tempo logo após as Olimpíadas uma jornalista da Globo News disse, que esteve preocupada com a Pressão sobre as Favelas naquele Período , creio que esta tal Pressão não era contra o Trabalhador residente nestas Favelas ,e sim contra a bandidagem que lá se esconde,mas como até a Imprensa Corrompida do Brasil ,escolheu o Bandido ao Cidadão ,tudo bem !

  2. Tá certo pelos motivos apresentados como também que o governo do Rio se entenda com os policiais que não vai ter buchicho, além disso diminui-se as chances de certas “”contaminações”” , afinal quando se limpa fossa sempre respinga na cara, rua é rua meu véio.

  3. O ministro está certíssimo. Não há mais necessidade de tropas nas ruas do Rio e só o fizeram como forma preventiva em relação ao que aconteceu no ES e que tentaram ,muito veladamente, no Rio.

    • No ES,o problema é quê a polícia perdeu a moral.No início da greve,tinha nas portas dos batalhões dizeres assim;Chama o Batman,Chapolim e a sociedade, se sentiu traída.Depois eles baixaram a bola, pedindo nos cartazes aumento para todos.Mas o estrago já tinha sido feito.A unica forma agora é demitir os grevistas e fazer concurso para a PM.Pois agora o policial, fica sem moral pois tudo quê se pode cometer de delitos eles fizeram ou estão fazendo.Tomara quê a PMERJ, e outras polícias do resto do país não caia, nessa armadilha quê aconteceu no ES.

Comentários não permitidos.