Defesa & Geopolítica

Força Aérea do Paquistão recebe mais 16 caças JF17 Thunder

Posted by

Neste último dia 16 de fevereiro, a Força Aérea do Paquistão recebeu mais 16 caças JF-17 Thunder alocados no Esquadrão N ° 14 da Força Aérea durante uma cerimônia realizada no Complexo Aeronáutico do Paquistão.

O ministro da Defesa, Khawaja Asif acompanhado do Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica, Marechal Sohail Aman, participou da cerimônia como o convidado especial
Khawaja Asif agradeceu à China por seu apoio na co-produção da aeronaves JF-17 Thunder. Ele disse que esta aeronave não era apenas um exemplo de dedicação do pessoal, mas diz muito sobre a amizade entre as duas nações.

Em seu discurso, o Chefe do Comando Aéreo da Força Aérea, Marechal Sohail Aman, disse que os caças JF-17 possui a capacidade comparável a qualquer aeronave avançada de quarta geração em todo o mundo. A cerimônia de entregar das dezesseis aeronaves foi realizada na base aérea de Kamra.

Atualmente o Paquistão possui cerca de  70 aeronaves do modelo JF-17 Thunder em sua frota e com a chegada destas novas aeronaves este número sobre para 86.

O JF-17 Thunder é um caça multi-função monomotor que foi desenvolvido conjuntamente entre a China e o Paquistão. O seu desenvolvimento teve início em 1999 e o primeiro voo foi realizado em 2003. As primeiras aeronaves chegaram a PAF em 2007, seguidos por seus modelos mais atualizados em 2013.

O caça é considerado pelos militares paquistaneses como o principal elemento de dissuasão aérea da PAF que igualmente opera aeronaves de procedência ocidental como o F 16 Blok 52 e caças da família Mirage III e V.

Após o evento o comandante da Força Aérea Paquistanesa afirmou a imprensa que um novo pedido para 50 novos JF-17 será protocolado ainda no primeiro semestre de 2017. A PAF está planeja incorporar cerca de  150 aviões de combate JF-17 nos próximos anos, os quais são divididos em três blocos de produção: Block-I, Block II e Block-III.

Comments are closed.

shared on wplocker.com