O ministro australiano da Defesa, Christoper Pyne, confirmou uma redução de 2,5 % no preço dos caças F-35 a partir de 2014. Em discurso ao Parlamento, Pyne confirmou ter falado com o recém-nomeado Secretário de Defesa dos EUA, James Mattis, sobre a redução de custos do programa JSF.
“Nós [James Mattis e Christopher Pyne] falamos sobre o fato de que o preço para o lote de 10 JSF foi anunciado recentemente e caiu abaixo de US $ 100 milhões pela primeira vez”… “Para a Austrália isso é extremamente significativo e representa uma redução de 2,5 % do preço do caça em 2014, mostrando que o programa está no caminho certo em termos de entrega e eficiência”. O novo acordo surge depois que o presidente dos EUA Trump twittou sobre o projeto em 12 de dezembro de 2016, dizendo que os gastos foram “fora de controle… O envolvimento pessoal do Presidente Trump no programa F-35 acelerou as negociações e aumentou o nosso foco em reduzir o preço“. Afirmou Pyne.
O novo acordo de preços marca a primeira ocasião na qual o preço unitário desses jatos, que têm como contratada principal a Lockheed Martin, chega a valores inferiores a US $ 100 milhões por unidade. A ordem anterior, que incluiu 55 jatos para os EUA e 35 para os parceiros e clientes de venda militar estrangeira, foi de US $ 102 milhões por jato.
O preço agora é de cerca de US $ 95 milhões por aeronave, uma redução total de US $ 7 milhões por caça.
…”uma redução de 2,5 % no preço dos caças F-35 a partir de 2014″…
Já sabiam que Trump ia ganhar ? Aparentemente essa redução de preço já estava prevista, Trump só acelerou um pouco e o pessoal reduziu um pouco a margem de lucro e ai todo mundo ganha. Ganha Trump por dar a impressão de que manda e ganha a corporação, pois esta já ganhou muito e ainda vai continuar ganhando.
Sds