China continua se armando mais rapidamente do que os demais países

A China continua se armando mais rapidamente do que outros países, a ponto de estar, em algumas áreas militares, “quase em paridade com o Ocidente”, segundo o relatório anual do Instituto Internacional de Estudos Estratégicos (IISS).

“A superioridade tecnológica militar do Ocidente, considerada consolidada, é cada vez mais desafiada”, afirma John Chipman, diretor do IISS, na apresentação nesta terça-feira em Londres deste relatório anual que faz referência ao equilíbrio das forças armadas no mundo.

Desde 2012, as despesas com a defesa não pararam de crescer entre 5% e 6% ao ano. No entanto, globalmente, o nível caiu 0,4% em 2016, principalmente devido a uma redução no Oriente Médio, cuja economia tem sido prejudicada pela queda dos preços do petróleo.

A China destinou em 2016 um orçamento de 145 bilhões de dólares para a defesa, mais de um terço dos gastos de todo o continente asiático. Muito longe dos Estados Unidos (604,5 bilhões), mas à frente da Rússia (com 58,9 bilhões), Arábia Saudita (56,9) e Reino Unido (52,2).

Símbolo deste progresso, a China, depois de criticar por muito anos os programas da antiga União Soviética ou da Rússia, “possui agora seus próprios canais de pesquisa, desenvolvimento e construção” de armas.

O país, que também investe maciçamente em navios e submarinos, “começa a vender armas ao exterior”, aponta John Chipman.

Foto: Caça Stealth chinês Shenyang J-31 e o caça J-15 em porta-aviões chinês

AFP

Edição: konner@planobrazil.com

Fonte: Yahoo

11 Comentários

  1. “A China destinou em 2016 um orçamento de 145 bilhões de dólares para a defesa, mais de um terço dos gastos de todo o continente asiático. Muito longe dos Estados Unidos (604,5 bilhões), mas à frente da Rússia (com 58,9 bilhões)”

    é impressionante como os Russos conseguem tirar leite de pedra e alcançar paridade com os eua mesmo com esse abismo de diferença de investimentos em defesa entre o dois….

    • Tirando fato de não estarem em paridade na maioria das áreas…

      Embora o que a Rússia consiga seja impressionante e realmente admirável, e até estejam na frente em algumas coisas, eles não tem condições de manter paridade.

      • não só conquistam paridade como superam o estadunidenses em algumas áreas como na dos ICBM’s…os ICBM’s Russos são mais modernos e poderosos que os tridents estadunidenses..

      • Não dá para amar a Rússia sem fantasiar ou distorcer a realidade?

        Não entendo o objetivo desses comentários apaixonados que não se sustentam perante o mínimo de pesquisa.

        Tá cheio de documentários russos no Youtube para você se informar melhor antes de escrever.

  2. Podiamos participar do projeto do J 20 / J 31 mas o Brasil não pode tem que ficar na 4º geração é muito para o nosso pais ! dai não sobra dinheiro para o congresso para a Petrobras.

  3. Se olhássemos pra China e nos aproximássemos deles em curto espaço de tempo estaríamos com corvetas e fragatas no estado da arte e aeronaves também ,mas nossa arrogância por parte dos líderes militares nos impedem.

    Sds.

  4. “A superioridade tecnológica militar do Ocidente, considerada consolidada, é cada vez mais desafiada”
    ——-

    Este é o resultado alcançado por quem investe a longo prazo e consistentemente, em educação, ciência e tecnologia.

  5. Quando se comenta sobre armamentos chineses, ” grandes estrelas” como os aviões stealth e a marinha chinesa, são os mais citados…

    Porém não só em armamentos a China vem ampliando suas capacidades, a China também tem feito realizações significativas no domínio do transporte militar, patrulha marítima de longo alcance e aviões AEW & C.

    Na área de transporte militar se destaca o Y-20, com uma encomenda de 1000 destas grandes aeronaves!

    Embora um pouco menor do que o C-17 Globemaster, como este teve sua produção interrompida pela Boeing desde 2015, o Y-20 é agora o maior avião de transporte militar atualmente em produção.

    Depois de expressar inicialmente a necessidade de 400 destas aeronaves, a Aviação Industry Corporation da China (AVIC) declarou mais tarde que este número foi revisto para 1000.

    A produção em grande escala do Y-20 é uma conquista significativa da indústria de aviação estatal da China, e prevê o desejo crescente da China por uma robusta capacidade de transporte aéreo estratégico.

    Com um peso máximo de carga útil de 73 toneladas ,
    o Y-20 pode transportar o mais moderno tipo de PLA 99A ou Tipo 96 MBTs, e qualquer IFVs e APCs agora em serviço. A aeronave tem uma faixa máxima superior a 10.000 km (6.200 milhas), e pode transportar uma carga útil reduzida de 40 toneladas curtas um alcance de 7.800 km. (4.850 milhas). Alcance com a carga útil máxima de 73 toneladas é de aproximadamente 4.500 km. (2.800 milhas).

  6. A China voltará a importância que tinha antes da Revolução Industrial. Na realidade, não só a China, mas a Índia, a Pérsia (Irã), Turquia e a Rússia eram grandes potências econômicas e políticas antes da revolução industrial. Com a produção em série das indústrias a Europa conquistou o mundo em menos de um século! Ficou muito fácil se montar e equipar um exército – o dinheiro a produtividade das industrias proporcionou isso. Agora que a China está em uma posição de paridade tecnológica com o ocidente (o gap é de 10 anos, 20 no máximo) a China voltará a posição que merece.

    • Pois é Relojoeiro, citando:

      “A China está mais uma vez aumentando para um nível de influência global e importância semelhante ao que tem desfrutado durante a maioria dos seus mais de 5.000 anos de história.

      Uma coisa é clara: a China está desenvolvendo os meios militares para defender sua posição como potência mundial e está enviando uma mensagem clara aos seus pares de que não mais subordinará seus próprios interesses nacionais aos de outros, independentemente de seu status de poder global.

      Essa postura cada vez mais assertiva não precisa levar a um conflito militar; Entretanto os Estados Unidos, ainda mais assertivos, já se irritaram com a possibilidade de renunciar a qualquer controle sobre o que vê como sua esfera exclusiva de influência global.”

Comentários não permitidos.