E.M.Pinto
Segundo informações da indústria de defesa russa, nesta primavera de 2017 (na Rússia) serão iniciados os testes do míssil hipersônico 3M22 Zircon. Juntamente com os sistemas de arma Onyx o Zircon são projetados para implementar elementos do conceito de dissuasão estratégica não-nuclear.
Em declaração recente a imprensa o representante do Ministério da Defesa informou que sistema de armas será empregado no âmbito da estratégia global de dissuasão não-nuclear, não foram dadas informações sobre qual plataforma realizará os testes de lançamento entretanto acredita-se que seja lançado a partir de um submarino nuclear Yasen-M.
O Zircon está sendo desenvolvido para os Yasen, mas também para os navios de superfície e para a nova classe de submarinos nucleares denominada Husky.
O míssil está sendo projetado no NPO em Reutov, região de Moscou e foi concebido para operar em velocidades hipersônicas de Mach 5 à 7.
A empresa também desenvolve ogivas avançadas para mísseis balísticos intercontinentais do conhecido sistema “Object 4202.”
Algumas fontes afirmam que o alcance do míssil é estimado em 300 km entretanto, o NPO atesta que o míssil possuirá alcance superior à 500 km e que a arma será do tipo multifunção podendo ser empregue a partir de navios, submarinos e baterias de defesa do litoral e aeronaves.
Vamos ver em quanto tempo este missil estara operacional e se vai realmente ser efetivo.