Ensaios de testes do Míssil hipersônico Russo 3M22 “Zircon” serão iniciados neste ano

E.M.Pinto

Segundo informações da indústria de defesa russa, nesta primavera de 2017 (na Rússia) serão iniciados os testes do míssil hipersônico 3M22 Zircon. Juntamente com os sistemas de arma Onyx o Zircon são projetados para implementar elementos do conceito de dissuasão estratégica não-nuclear.

Em declaração recente a imprensa o representante do Ministério da Defesa informou que sistema de armas será empregado no âmbito da estratégia global de dissuasão não-nuclear, não foram dadas informações sobre qual plataforma realizará os testes de lançamento entretanto acredita-se que seja lançado a partir de um submarino nuclear  Yasen-M.

O Zircon está sendo desenvolvido para os Yasen, mas também para os navios de superfície e para a nova classe de submarinos nucleares denominada Husky.

O míssil está sendo projetado no NPO em Reutov, região de Moscou e foi concebido para operar em velocidades hipersônicas de Mach 5 à 7.

A empresa também desenvolve ogivas avançadas para mísseis balísticos intercontinentais do conhecido sistema  “Object 4202.”

Algumas fontes afirmam que o alcance do míssil é estimado em 300 km entretanto, o NPO atesta que o míssil possuirá alcance superior à 500 km  e que a arma será do tipo multifunção podendo ser empregue a partir de navios, submarinos e baterias de defesa do litoral e aeronaves.

1 Comentário

Comentários não permitidos.