Trump busca aproximação com presidente da China em carta que promove laços construtivos

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, quebrou o gelo com o presidente da China, Xi Jinping, em uma carta na qual disse esperar trabalhar com o líder chinês para desenvolver a relação entre os países, apesar de os dois ainda não terem se falado diretamente desde que o norte-americano tomou posse.

A carta agradece Xi por sua nota de congratulação pela posse de Trump e deseja ao povo chinês um Ano Novo Lunar do Galo próspero, disse a Casa Branca em um comunicado na quarta-feira.

“O presidente Trump declarou que anseia em trabalhar com o presidente Xi para desenvolver uma relação construtiva que beneficie tanto os Estados Unidos quanto a China”, informou.

Nesta quinta-feira Pequim disse atribuir grande importância aos laços bilaterais.

“Estimamos muito os votos do presidente Trump ao presidente

Xi Jinping e ao povo chinês”, disse o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China Lu Kang em um boletim diário à imprensa.

Indagado se foi esnobismo Trump ter ligado para muitos outros líderes mundiais como presidente, mas não para Xi, Lu respondeu: “Esse tipo de comentário não faz sentido”.

O porta-voz reiterou que a China e os EUA vêm mantendo uma “comunicação próxima” desde que Trump tomou posse, e a cooperação é a “única escolha correta”.

“A China está disposta a trabalhar com os Estados Unidos aderindo aos princípios de não confrontação, respeito mútuo e benefício mútuo para promover a cooperação, controlar disputas e, sobre uma fundação saudável e estável, promover um desenvolvimento maior nos laços China-EUA”, disse Lu.

Trump e Xi ainda não se falaram diretamente desde que o republicano assumiu o cargo em 20 de janeiro, embora tenham conversado logo depois de o norte-americano vencer a eleição presidencial em novembro.

Fontes diplomáticas em Pequim afirmam que a China receia que Xi seja envergonhado no caso de um telefonema com Trump dar errado e os detalhes serem vazados à imprensa norte-americana.

Há uma série de áreas contenciosas nas quais Pequim teme que Trump saia do roteiro, disse um diplomata, ressaltando o tema de Taiwan, que os chineses consideram uma província rebelde, e o comércio.

Trump também ameaçou impor tarifas pesadas às importações chinesas, acusando Pequim de desvalorizar o yuan e de roubar empregos nos EUA.

Ben Blanchard / Eric Walsh

(Reportagem adicional da redação de Pequim e Michael Martina)

Foto: Joshua Roberts / REUTERS – Presidente dos EUA Donald Trump, fala durante uma reunião com o CEO da Intel Brian Krzanich no Salão Oval da Casa Branca em Washington, EUA, 8 de fevereiro de 2017. 

Edição: konner@planobrazil.com

Fonte: Reuters

 

16 Comentários

  1. Donald Trump nos EUA, apregoou antes da eleição para presidente que:

    – Iria procurar defender o modelo tradicional de família – marido, esposa e filhos. E, é contra o aborto puro e simples.
    .
    -Iria procurar observar que todos os povos têm o direito de andar com suas prórpias pernas, ou seja, que cada nação tem seus interreses legitimos e que os EUA tem de respeitar isso.
    .
    -Iria apoiar incondicionalmente o governo israelense em sua legitima batalha contra o esfacelamento deste país.
    .
    -Os valores Cristão são o norte dos EUA e assim deve permanecer.
    .
    Pois bem, em primeiro lugar quero afirmar que, nunca antes a família e seus valores foram tão atacados como nos dias atuais, seja nos EUA ou em qualquer parte do mundo. Por meio das programações televisivas, de livros com doutrinas ideologicas e pensamentos pueris, de filmes que disseminam comportamentos errôneos, é possível constatar, a zombaria e o escárnio destes, com os princípios cristãos, incentivando a precocidade do sexo, o sexo livre, o adultério, a fornicação e o homossexualismo, masculino e feminino em toda a face da Terra.
    .
    Se isso não bastasse, políticos inescrupulosos e inimigos declarados da família natural em todo o mundo têm apresentado projetos perniciosos em suas respectivas câmaras com o claro intuito de satisfazer e privilegiar minorias, ávidas em implantar a total libertinagem no mundo.
    .
    Querem impor uma ditadura. Institucionalizar a devassidão na Terra, incitar a rebelião contra Deus e seus princípios e calar a sociedade e todos que se manifestem contrários às suas filosofias e ideologias.
    .
    Trump em principio é contra tal intento…
    .
    O segundo fato: cada país tem uma identidade própria, logo, anseios com necessidades pontuais, neste caso inclusive os EUA, e desta forma no momento é necessário que os EUA se voltem para sí mesmo(por isso, à America primeiro) e façam seu dever de casa. Outrossim, que cada país faça o mesmo, e coloque sua casa em ordem e não fiquem esperando ad eternum a mão dos EUA(os subservientes odeiam tal idéia…).

    .
    E, como estou já cansado, deixo as demais observações para os senhores pensarem e chegar a um denominador comum…

    .
    Fato é que, Trump não é nenhum santo, ao contrario é sim um gentio, mas, ainda assim, demonstra noção de coerência com tal idéias totalmente ligadas a realidade universal, e contemporânea de seu país. E, por essas coisas está sendo execrado pela mídia mundial infestada de lobos em pele de cordeiro mancomunados com o hades que a pretexto de defender a liberdade, a diversidade, ser contra o preconceito e etc, procura o deixar nas cordas para que não mexa naquilo que estes conseguiram implementar nos EUA e no mundo na era do Clinton e Obama. Infelizmente a humanidade tem se feito ingênua e não é capaz de enxergar o alçapão a sua frente colocado…

    .
    Grato.

    • Todo cristão é chamado à castidade…O cristão se há “revestido de Cristo” (Ga 3, 27), modelo de toda castidade…Todos os fiéis cristãos são chamados a uma vida casta segundo o seu estado de vida particular…No momento do seu Batismo, o cristão se compromete a dirigir a sua afetividade na castidade…Segundo a doutrina Cristã as relações sexuais somente são castas dentro da união conjugal…Fidelidade é amor e respeito ao próximo e a Deus, é ser sincero aos seus compromissos e escolhas, é abnegação aos desejos da carne, a cobição pelo proximo e ao alheio…Ser fiel é ter compromisso, e não apenas envolver-se…Segundo a moral cristã a castidade purifica o amor e o eleva, é a melhor forma de compreender e sobretudo de valorizar o amor…A castidade conjugal para os casados significa fidelidade ao cônjuge e aos compromissos assumidos no matrimônio…Para o casado significa também, mas não só, manter-se fiel ao matrimônio… Até porque o conceito de fidelidade é, per se, muitíssimo mais abrangente do que o concebe a compreensão ordinária..Fidelidade é um atributo elevado, primeiramente da pessoa para consigo mesma, interior, de tal modo que “se alguém é fiel a outrem, certamente o é pelo fato de primeiramente o ser em seu íntimo…quem é fiel é casto e vice-versa…

      Para os solteiros que aspirem ao matrimônio requer abstenção absoluta até o casamento, significa portanto abstinência…Para o solteiro, castidade, pela sua abrangência conceitual, tem, também o sentido de manter-se virgem até o casamento, komo se o entenda na cultura onde vive….Dentro da doutrina Cristã a prática homossexual…não a homossexualidade…é considerada pecado mas desde que não vá contra a virtude da castidade e da castidade conjugal…pois komo já colocado aqui as relações sexuais somente são castas dentro da união conjugal..portanto a prática homossexual não é pecaminosa se dentro da virtude da castidade, da união conjugal, da castidade conjugal e da fidelidade..

      se o indivíduo homossexual assim komo o heterossexual se manter na virtude da castidade até a sua união conjugal e manter a castidade conjugal, as relações sexuais serão castas..se constituirão castas…O verdadeiro amor conjugal onde a relação sexual é vivida dignamente, só é possível graças à castidade conjugal..Na vivência deste amor, a sexualidade e o sexo torna-se humana e totalmente humanizada tornando-se também na grande expressão deste amor recíproco…A prática homossexual assim komo a heterossexual fora desses contextos se constituem komo expressões do vício da luxúria..komo pecado da luxúria…A castidade é uma virtude moral que permite a integração positiva da sexualidade na pessoa…Esta integração tem por objetivo tornar possível a unidade interior do homem no seu ser corporal e espiritual supondo por isso de uma aprendizagem do domínio de si, que é uma pedagogia da liberdade humana…A alternativa é clara…ou o homem comanda as suas paixões e alcança a paz ou se deixa dominar por elas e torna-se infeliz…A virtude da castidade gira na órbita da virtude cardinal da temperança…A contrariedade à lei natural é superável através de práticas komo a adoção e a caridade…

      é uma mentira quando estabelecem que em quaisquer circunstâncias o homossexualismo ou sua pratica é pecaminosa..o sexo homossexual não é pecaminoso se vivido dentro da união conjugal e da castidade conjugal..pois a Bíblia é clara..se ela diz que qualquer forma de sexo só é casto dentro da união conjugal e da castidade conjugal…então o sexo homossexual não será pecaminoso dentro destas circunstâncias…quem diz o oposto esta mentindo mal-intencionadamente…e pregando a falsa palavra….Perante Deus somos todos iguais…Deus não faz distinção entre seus filhos…tenho certeza que entre um hétero preconceituoso e iracundo que não faz nenhuma boa ação e um gay amoroso que pratica o bem… que busca ajudar e unir as pessoas… Deus escolheria o segundo pra levar ao seu Reino…Porque Deus é amor e misericórdia….

      Infelizmente, há uma imensa parcela de religiosos que conhece a Bíblia, mas não vive o que o livro prega, que é o amor e o respeito ao próximo e agem como se tivessem procuração de Deus para julgar e condenar…e infelizmente a maior parcela dos gays de hoje acabam descambando para ideologias extremistas/radicais de base secularista como o neo ateísmo, feminismo e marxismo por conta destas coisas…acabam seguindo estes movimentos em ressentimento…pois em vez de acolhe-los e orienta-los para o caminho de Deus……os marginalizam e os descriminam…os condenam….reprimem e não aceitam sua condição…uma condição que é natural deles…pois nascem assim…

      “Homem aplica golpe de R$ 22 milhões em banco e põe culpa em Jesus

      8 de fevereiro de 2017”

      Deus é a maior vítima de calúnia e difamação que eu conheço…Todas as mazelas que a humanidade causou foi “Vontade de Deus”…

    • “PRAEFECTUS
      9 de fevereiro de 2017 at 16:29

      Querem impor uma ditadura. Institucionalizar a devassidão na Terra, incitar a rebelião contra Deus e seus princípios e calar a sociedade e todos que se manifestem contrários às suas filosofias e ideologias.

      Trump em principio é contra tal intento…”

      Como diz um ditado…De boas intenções o inferno está cheio…rs…

      • Maquina,
        .
        você está enganado como muitos. Não vou me estender….apenas lhe alertarei para que leia 1 Corintios Cap 13 até o versículo 7 apenas. Atente para aquilo que diz que o AMOR “Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade”.
        .
        O homosexualísmo e lesbianismo subvertem a verdade natural…levando quem envereda por tal comportamento a cometer uma violência contra sí mesmo, ou seja contra seu próprio corpo…
        .
        Se entender isso, que bom….a verdade já começa a te libertar. Não endureça seu coração…
        .
        Grato

      • PRAEFECTUS,
        .

        Apenas corroborando seu comentário, ao citar o Apóstolo Paulo, veio em minha mente sua carta aos cristãos em Roma, mais especificamente o trecho que compreende do versículo 22 até o versículo 27 do capitulo Primeiro (1).
        .
        Saudações,
        .
        konner

      • “Konner
        10 de fevereiro de 2017 at 16:39”

        ~~

        “Não pensem que vim trazer paz à terra; não vim trazer paz, mas espada.”

        Mateus 10:34

        Jesus Cristo nesta passagem da Bíblia faz esta afirmação. O que vcs interpretam desta passagem?!. Que Jesus veio como um Messias da guerra para ser como Barrabás?!. Como se uma simples leitura da Bíblia pudesse ser colocada como um estudo. Ler a Bíblia é uma coisa, já interpreta-la é outra bem diferente e mais complexa! Dai a necessidade de um estudo/entendimento sobre hermenêutica. Alguns vêem Jesus como “tudo de bom, paz e amor”. Sem dúvida Jesus quer paz e amor para com todos. Mas, nem todos querem a paz que vem só com o domínio de Deus. Muitos o querem como Salvador. Mas, para isso temos que aceitá-lo também como Senhor. É aí que começa a grande divisão. A partir do momento em que deixamos Jesus determinar nossas decisões e escolhas, o que faremos, para onde iremos, o que aceitaremos e o que rejeitaremos – começa uma separação. É inevitável que o conflito venha. Colegas, amigos, e parentes que se acostumaram com o velho eu – com escolhas, atitudes e ações de acordo com os padrões deles – vão entrar em choque com o novo eu, que só segue o que Jesus quer. Jesus não quer afastar ninguém. Ele queria que todos se aproximassem. Mas, a escolha que nós fazemos de seguir Jesus inevitavelmente é uma escolha para rejeitar os padrões e valores de homens. E isso os homens não gostam. Por isso Jesus pode dizer com toda franqueza que ele traz uma espada. Nas mãos de homens, frequentemente a espada tem sido para dominar e matar. Nas mãos de Jesus é para libertar e levar à vida. E a paz que Jesus traz é verdadeira e eterna.

      • “PRAEFECTUS
        10 de fevereiro de 2017 at 13:43

        .O homosexualísmo e lesbianismo subvertem a verdade natural…levando quem envereda por tal comportamento a cometer uma violência contra sí mesmo, ou seja contra seu próprio corpo…”

        E disse Jesus Cristo: Vós julgais segundo a carne; EU A NINGUÉM JULGO…Disseram-lhe, pois; Onde esta teu Pai? Jesus respondeu: Não me conheceis a Mim, Nem a meu Pai; Se vós me conhecêsseis a mim, também conheceríeis a meu Pai…Bem sei que sois descendência de Abraão; contudo, procurais matar-me, porque a minha palavra não entra em vós…Responderam, e disseram-lhe: Nosso pai é Abraão. Jesus disse-lhes; Se fósseis filhos de Abraão, faríeis as obras de Abraão…Mas agora procurais matar-me, a mim, homem que vos tem dito a verdade que de Deus tem ouvido; Abraão não fez isto…Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai, ele foi homicida desde o principio, e não se firmou na verdade, porque não a verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira….Isto vos mando: Que vos ameis uns aos outros…Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vos, me odiou a mim….LEMBRAI-VOS DA PALAVRA QUE VOS DISSE: NÃO É O SERVO MAIOR DO QUE O SEU SENHOR. SE A MIM ME PERSEGUIRAM, TAMBÉM VOS PERSEGUIRÃO A VÓS; SE GUARDARAM A MINHA PALAVRA , TAMBÉM GUARDARÃO A VOSSA….MAS TUDO ISTO VOS FARÃO POR CAUSA DO MEU NOME, PORQUE NÃO CONHECEM AQUELE QUE ME ENVIOU…TENHO-VOS DITO ISTO, PARA QUE EM MIM TENHAIS PAZ; NO MUNDO TEREIS AFLIÇÕES, MAS TENDE BOM ANIMO, EU VENCI O MUNDO…

  2. (…)
    “Os americanos tentaram insuflar os vizinhos contra as ocupações chinesas das ilhotas e atóis no Mar do Sul da china, conseguindo inicialmente um posicionamento enfático das Filipinas e a condenação chinesa, pelas ocupações, por parte de um tribunal europeu, em um julgamento desconsiderado pela China.

    Logo em seguida, a diplomacia chinesa resolveu magistralmente o conflito, de maneira absolutamente pacífica, levando os filipinos a abdicar de suas pretensões e demonstrando a inconveniência do intrometimento do tal tribunal (que tinha baseado sua decisão em um acordo internacional repudiado pelos EUA, aliás).

    Dado o desinteresse dos filipinos pela região, os americanos resolveram insuflar os vietnamitas, povo aguerrido, contra a ocupação chinesa das tais ilhotas. Após uns poucos pronunciamentos irados, de militares vietnamitas, a diplomacia chinesa conseguiu apaziguar o país que não tem manifestado preocupação com as ocupações.

    O desinteresse dos vietnamitas, então, levou os americanos a apelar para os japoneses, que também possuem ambições em parte da área. Na semana passada, o secretário de defesa americano recém empossado esteve no Japão para insuflá-los contra os chineses. Tendo reconhecido o hálito do monstro que um dia soprou sobre Hiroshima e Nagasaki, os japoneses perceberam o tamanho da enrascada em que estavam sendo metidos, desarmados, no meio do fogo cruzado entre as duas grandes potências, e trataram de colocar panos quentes na contenda, amenizando o tom ameaçador que os americanos estavam impondo às ameaças contra a China, recusando participar de exercícios militares conjuntos na região.
    (…)
    Tendo apaziguado praticamente todas as pretensões de seus vizinhos, restando apenas os EUA, que nenhuma relação têm com o caso, a espernear sobre o que alegam consistir em um expansionismo chinês, razão pela qual ameaçam bloquear o acesso dos chineses às suas ilhas, enquanto continuam a buscar um parceiro local para justificar a própria presença, despropositada, na região.”

    (por Gustavo Gollo)

    • Alvez8O.
      Exatamente isso, é a tal dita “guerra justa” muito utilizada pelos Romanos contra seus vizinhos e tentada pelos EUA na região.
      E o fato é que a China além de uma boa diplomacia e um bom arsenal também tem dinheiro para apaziguar a vizinhança.

      Sds

  3. O mais engraçado é ver brazileiros defendendo “muro de Trump” e ainda falar mal dos Mexicanos… do tipo “esses pobres”, “esses latrinos cucarachas”…caboclada e o que vocês acham que Trump pensa dos brazileiros!?… Acham que ele pensa diferente do Brasil em relação ao México!?…. Pois também somos latinos….e ele publicamente chamou/tachou os latinos de porcos e baratas….Para ele e para boa parte desta gente dele nós estamos no mesmo saco de farinha que os Mexicanos…Para eles nós também somos “faveleira”….se amam e defendem tanto esta gente vil e apóstata que promovem golpes em nações, guerras e genocídios por interesses econômicos e status quo…que vão pra lá pra ganhar a vida de limpar as latrinas deles…porque quem defende gente assim é porque deve ser porco ou barata mesmo…deve ter muito espírito de porco mesmo…rs…..

    • Vc fala muito sobre pessoas e pouco sobre ideias… que pena!

      A propósito: quando mesmo que o Brasil irá comprar os Su-35? Porque, afinal, tipo…. tivermos um governo nacionalista que sempre pensou na defesa do país, durante seus 14 anos no poder… né verdade?

      Ah… e o México está a pleno vapor com o seu muro na fronteira da Guatemala…rs!

      • “Warpath
        9 de fevereiro de 2017 at 20:33

        Vc fala muito sobre pessoas e pouco sobre ideias… que pena!”

        é porque eu sou uma pessoa canalha e mal caráter mesmo senhor Warpath….

  4. O Trump pode ser tudo mas cristãos ele não é não, é nem sei se ele respeita a instituição família ou quem quer que seja ! A verdade é que ele vai ter que baixar a bola, tá muito fresco no quesito relações exteriores !
    Tá achando que tá brincando de macaco disse com o mundo.

    • 1 Tim 6:10 Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores.

      1 Cor 15:33 Não vos enganeis! “As más companhias corrompem os bons costumes”.

      e por acaso alguém já viu extrema direita ter princípios ou valores?!….vc acha que tem princípios ou valores uma gente que odeia, persegue e mata pessoas, mesmo mulheres e crianças, por ser de raça ou nacionalidade diferente?!…esse tal de “conservadorismo” que eles tanto militam nada tem a ver com princípios ou valores…a família e seus valores são atacados nos dias atuais..hoje se dissemina comportamentos errôneos… se zomba e se faz escárnio com os princípios Cristãos incentivando a promiscuidade, o sexo livre, o adultério e a fornicação porque a APOSTASIA toma conta do mundo hoje…satanás não tem lado, partido ou ideologia…pois ele é o mestre da subversão…o mal não tem raça, nacionalidade ou orientação sexual….se encontra em qualquer meio ou lugar….pois satanás é o pai da mentira….fez muitos praticarem o mal e caírem na perdição em nome de Deus…levou muitos a perdição…fez muitos sucumbirem ao Flegetonte…ao pisa neve e ao esfola cão….em nome da “moral e dos bons costumes”….e ainda o faz…como testemunhamos pelo o Oriente Médio hoje….o mundo vive hoje em uma sociedade globalizada onde o mundano é cultuado como uma religião e a meta da existência é a gratificação dos sentidos…o hedonismo amoralista…o distanciamento da “Palavra de Deus” …dos princípios e valores das Religiões é cada vez maior na humanidade por causa da APOSTASIA que é crescente no mundo hoje….e o retrocesso causado é cada vez maior e mais crítico…isto é o anticristo….a própria expressão se auto explica….o anticristo não é um indivíduo, grupo, nação ou bloco…é a APOSTASIA…e o falso profeta é o pastor que pratica a Simonia….é o padre pedófilo e corrupto….o monge budista que foi flagrado/descoberto recentemente com mais de 4 milhões de dólares em comprimidos de Metanfetamina escondidos em seu mosteiro….

  5. Será que Trump nunca ouviu falar de Dwight D. Eisenhower e seu discurso sobre alguns financiadores de campanha ? O próprio Trump praticava essa “pressãozinha” nos presidentes, afinal de contas o Estado minimo serve para dar dinheiro para essa patota muito bem intencionada. Trump esta correndo o risco de ser uma decepção maior que Obama, ai “cai a fixa” de vez do cidadão médio dos EUA que Ele não vive em uma democracia e sim um plutocracia.
    Quem diria que estão (tentando) botando o arreio no “omi”, esse pessoal (dono do arreio) tem muito deputado e senador, e em um Pais em que se elege apenas com dinheiro o pessoal sabe quem manda.

    Sds

Comentários não permitidos.