O Comando do 6º Distrito Naval, durante a Aspirantex 2017, realizou uma Operação Ribeirinha, no Pantanal Mato-Grossense. Os 19 aspirantes do quarto ano da Escola Naval, que optaram pelo Corpo de Fuzileiros Navais, puderam se adestrar nas táticas de combate em ambiente ribeirinho.
O objetivo da “Operação Ribeirinha” foi retomar e controlar um determinado trecho de via navegável e terrestre, invadido por uma suposta “facção criminosa”. No treinamento, de alta complexidade, planejado e executado por militares do Grupamento de Fuzileiros Navais de Ladário, os aspirantes conduziram ações para neutralizar o interposto logístico do “grupo oponente” e restabelecer a lei e a ordem.
Durante a manobra, os aspirantes também contaram com Ações de Superfície, apoio de Fogo Naval, Operações de Inteligência e Táticas de Combate em terra.
A “Aspirantex 2017”, em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, prossegue com exercícios inopinados até o dia 10 de fevereiro, quando os navios da Marinha atracam no Complexo Naval de Ladário.
[embedyt] http://www.youtube.com/watch?v=1K_IBVcVkLk[/embedyt]