“Rússia não tem pressa para adquirir o caça de 5ª Geração T- 50 PAK FA”

Segundo declarações do Vice-ministro da Defesa da Rússia, Yuri Borisov, as entregas do caça de 5ª Geração T-50 (PAK FA) para as VKS  poderão ocorrer apenas após 2018.

 “Este será provavelmente o próximo programa de armamento do estado, ou seja, 2018-2025”, disse ele em resposta a uma pergunta sobre o possível calendário de entrega do caça da quinta.

Segundo Borisov é necessário primeiro concluir os testes do avião de combate e para isso,

“Não estamos com pressa… Atualmente os caças SU 35S, SU30 M2 e demais componentes do inventário da VKS e Marinha Russa cumprem as exigências das Forças Armadas, não há necessidade de gastar dinheiro na compra de hardware militar caro…Estamos realizando uma avaliação operacional e comprado lotes limitados.Vemos como eles vão operar na prática.Estamos agora revelando todas as desvantagens e fazendo mudanças para garantir que nós compremos produtos comprovadamente eficientes….” disse ele.

O PAK FA é a promessa de sustentação do poder aéreo Russo para as décadas de 20-e 30 deste século e as declarações de Yuri Borisov podem levar a diversas conotações como por exemplo, problemas no desenvolvimento da aeronave, mas também indicam mudanças tanto estratégicas quanto administrativas no governo Russo, muitas delas movidas talvez por uma visão pragmática ou mesmo por adequação à realidade tática e econômica.

O fato dos caças mais modernos como SU 35, SU 30 SM e SU 30M2  estarem em plena marcha de incorporação e seguidas do MIG 35 que entrará em produção a  custos de aquisição e operação muito mais atrativos, dão fôlego ao desenvolvimento mais acertado do programa PAK FA sem a pressa  uma vez que o programa carece de mais tempo de maturação.

Por outro lado, o conflito sírio trouxe ao mundo uma nova visão de gestão da Defesa por parte da administração russa, que agora se pauta em resultados reais da eficiência de suas armas em teatros operacionais. Basicamente cerca de novas 160 armas russas foram avaliadas no teatro Sírio e nas declarações do próprio ministério da defesa russo, nem todas tiveram o resultado esperado, como resposta, alterações e adequações de muitos projetos estão em curso de modo a torná-los de fato efetivos.

Mudanças doutrinárias, emprego e atualizações são previstas para muitos programas e o projeto PAK FA pode ter entrado no grupo de sistemas que precisam “Mostrar”  seus efetivos valores para que possam seguir adiante.

7 Comentários

  1. Em que pesem as inúmeras criticas que certamente irão ser desfiladas por alguns foristas, alegando que os russos não tem dinheiro, não possuem tecnologia nem capacidade para desenvolver um legitimo 5G, que o PAK-FA é um arremedo do SU-30, que se o PAK-FA fosse tudo isso não teriam desenvolvido o SU-35, ou ainda que o PAK-FA é somente um demonstrador de tecnologia ou um mock-up, cabe ressaltar que os russos diferentemente dos americanos não podem se autofinanciar com a missão de títulos da divida, assim não podem amargar deficits orçamentários gigantescos, ou ainda maquiar a existência de um gigantesco deficit fiscal.

    Desta forma, s russos tem que ser pragmáticos e fazer das tripas coração se desejarem ter um força moderna e coesa, ou seja, para que vão comprar um de enorme de caças se desde que iniciaram o desenvolvimento sabiam que os motores e os radares definitivos não estariam completos quando do fim dos testes da aeronave.

    Não se aprece lógico ou sensato comprar 50 ou 100 aeronaves de pré-produção se estas terão de ser modernizadas com dois ou três anos de uso, sendo correto aguardar-se para adquiri sim um lote de aeronaves já completas com motor e aviônicos capazes de explorar as capacidades do vetor, ainda que seguindo a doutrina russa, em 2030 teremos o PAK-FA M, SM, MT iu seja a tradicional sopa e letrinhas da indústria russa de aeronaves, posto que ao contrário dos ocidentais, os russos exploram a capacidade de seu modelos ao máximo.

    • Só discordaria em um ponto.

      “ao contrário dos ocidentais, os russos exploram a capacidade de seu modelos ao máximo.”

      Se observarmos o F-4 e até o F-15 que ficará 50 anos em serviço passando por diversas modernizações e melhorias estruturais, fica pouco claro o que você quis dizer.

      Outro exemplo seria Hornet transformado em Superhornet, que é outra aeronave, mas preserva a aerodinâmica e alguns componentes.

      Mas isso não é muito relevante para este post.

    • Outro ponto a se destacar sobre o postergamento do programa (de um ano, pois estava programada a aquisição para 2017.2 até 2024 as entregas, e agora será de 2018 até 2025) é na similaridade entre o PAK FA e o Su-35S no presente momento, onde possuem mais de 60% de seus componentes em comum, tornando a aquisição do PAK FA (US$ 100 milhões) agora uma burrice se comparado ao Su-35S (US$ 65 milhões) logo, o governo russo vai esperar os componentes finais (Radar e Motor) para começar a aquisição do caça, lembrando que tais componentes serão únicos, diferenciando ele de todos os outros caças. Está programada entrega a dos motores em 2018.1 e Radar 2018.2/2019.1.

  2. Que interessanta , a alguns meses atras falavam em esquadroes prontos aparetir de 2017 ,deixando a tietagem em polvorosa , mas agora aceitam e ateh ajudam justificar o adiamento deste caça, a INDIA deve estar adorando isto tudo pois eh o fiofo dela que ta na reta, a imprensa e alguns blogs russos dizem que ele ja vai nascer soperado pelo F22 ,sim o velho F22 eh considerado pelos russos como sendo superior em tecnologia ao Pak fa , portanto o choro eh livre , os russos nao sao abestados ,percebendo a increnca para se produzir o caça , resolveram desacelerar o projeto , ruim pra india pessima para os amantes da aviaçao !

Comentários não permitidos.